Inteligência X disciplina – 5 de 90

05/01/2021

Inteligência X disciplina – 5 de 90

Há quem pense que somente a inteligência e um QI elevado são a fonte de todo o sucesso, mas a…

Há quem pense que somente a inteligência e um QI elevado são a fonte de todo o sucesso, mas a disciplina pode levar qualquer um além.

Inteligência X disciplina

Renato Cardoso, autor do livro “Sucesso é o destino dos disciplinados” – que já adquiri e estou aguardando a chegada ansiosamente – deu uma palestra em São Paulo onde afirmou que:

Todas as áreas da sua vida que você acrescenta disciplina, aquela área vai melhorar. Você não precisa ser um PhD, um Albert Einstein… uma pessoa com QI lá em cima, com duas, três faculdades, pós-graduação para ser uma pessoa de sucesso.

É exatamente isso que a disciplina faz:

Ela coloca qualquer um em pé de igualdade com pessoas mais inteligentes e mais capacitadas.

 

 

E, em alguns casos, a disciplina pode colocar você até mesmo em vantagem sobre essas pessoas.

Sobre isso, Cardoso diz:

Você pode ser uma pessoa com inteligência mediana, mas se for disciplinado no que fizer, vai ultrapassar pessoas mais inteligentes que você que não são disciplinadas.

Creio que você conheça pessoas muito inteligentes, mas que, como se diz, “não deram certo com nada”.

São pessoas que não se destacam no trabalho, que não constituíram família e que, talvez, até dependam da ajuda de terceiros para sobreviver.

Mesmo que tenham condições de usar a capacidade intelectual que dispõem, elas simplesmente não saem do lugar.

E a pergunta é: por quê?

Observe se essas pessoas são disciplinadas ou se são relapsas no que fazem.

Certamente, depois de analisar o comportamento delas, você concordará com a fala de Renato Cardoso.

Isso porque, ainda que a pessoa seja tenha uma inteligência acima da média, se ela não fizer o que precisa ser feito, a inteligência por si só não fará milagres.

Decerto terá muito mais sucesso aquela pessoa que age, que vai atrás, que se esforça, mesmo não tendo tanta capacidade intelectual.

 

O sucesso é de quem faz

Já mencionei em outras ocasiões que o jornalista mais brilhante com quem trabalhei, eu mesma tive de demití-lo não uma, mas duas vezes.

Apesar de ele ser muito inteligente e ter um talento incrível para a escrita, era alguém extremamente indisciplinado.

Embora seu trabalho fosse impecável, raramente cumpria prazos, não comparecia às reuniões e não se esforçava para interagir com os colegas de redação.

Como podíamos continuar com alguém que fazia um trabalho excelente, mas que trabalhava apenas de vez em quando?

A vida não nos permite ditarmos todas as regras, pois há muitas que cabe a nós cumprir.

Não me refiro apenas a bater cartão no horário e cumprir com as obrigações, afinal, isso é o mínimo que se espera.

Quem quer alcançar o sucesso precisa manter uma disciplina rígida consigo mesmo e, além disso, precisa saber que para ir além é preciso fazer mais.

Portanto, não pense que o que falta a você é mais um curso, mais um doutorado, mais um mestrado se, no fundo, o que lhe falta é disciplina.

O sucesso não é alcançado por quem apenas pensa, mas sim, por quem faz.

Nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

36 comentários

    Bom Dia!!!!
    “”O sucesso não é alcançado por quem apenas pensa, mas sim, por quem faz””
    É boa essa frase…..atitude e disciplina.

    Bom dia! Isso mesmo, conheço pessoas bem próximas que são altamente inteligentes, mas são indiciplinadas e isso atrapalha bastante, a vida ñ flui. ??

    Pati bom dia!

    Sei que o livro foi escrito para o público masculino kkkk, mas não aguentei, li um pouco da amostra gratuita do livro digital e vou ja adquirir também.

    Esta incrível!!

    Trechinho que me chamou atenção: “disciplina é fazer, consistentemente, o que você não quer, para ter o que quer”.

    Grande abraço e excelente terça feira pra você.

    Bom dia. Grande lembrete este, obrigada.
    Ontem já comprei um caderno, estou anotando o ensinamento e o q eu estou fazendo.
    Terminei o dia super bem, fiz minhas tarefas q tinha planejado. Antes por não me planejar ficava com a sensação de não ter feito tudo q precisava. Att amanhã ??

    Bom dia!
    Esta noite foi difícil de dormir. Não estou sendo sábia no controle do meu dinheiro.
    Fiquei tanto tempo contando moedas que, ao investir em roupas e sapatos (fiz algumas compras bem erradas, confesso), não tenho tanta certeza de ter agido com sabedoria.
    Tenho muitas outras coisas que preciso comprar, sem contar a reforma aqui de casa…. mas é urgente a mudança de hábito!
    A propósito, comprei minha agenda física! Pombo!!
    Beijos

    Uauuuuu Era algo exatamente assim que eu precisava ler hoje. Neste novo ano tenho repensado muitas coisas, e ainda não tinha conseguido encontrar um “norte” mas este texto me abriu os olhos. DISCIPLINA é a chave! Obrigada Patrícia.

    Perfeito !!!

    O sucesso não é alcançado por quem apenas pensa, mas sim, por quem faz.

    Sem mais ….

    Ok. ??. Um ótimo dia.

    Maravilhoso este post. Eu estava pesquisando sobre este livro ontem. O que eu gostei mais do clube da leitura e que hoje você fez novamente é a quebra de salsos paradigmas enraizados na maioria das pessoas.
    Exemplo: “Portanto, não pense que o que falta a você é mais um curso, mais um doutorado, mais um mestrado se, no fundo, o que lhe falta é disciplina.”
    Eu já ouvi até em reportagens recomendações das pessoas fazerem cursos e mais cursos. Cursos da moda para profissões que estão dando bons salários no momento. E as pessoas correm para fazer estes cursos visando o salário e não sua afinidade e seus talentos. Eu já fiz isso. E a maioria dos certificados estão em uma pasta. Desperdício de dinheiro e tempo. Deixo claro que o problema não é fazer cursos e sim fazer cursos sem objetivo, planejamento, sem pesquisar se há compatibilidade com a carreira,…Eu já fui a pessoa do vídeo procurando o negócio que me daria lucro e que eu pudesse investir. Acredita que eu queria vender produtos para pets, porém eu nem gosto tanto de animais assim? Só porque estava dando lucro no momento.

    Muito interessante! Sempre achei que minha falta de sucesso na vida financeira era por causa da minha falta de inteligência rsrs. A partir desse vídeo, comecei a pensar e pesquisar no que posso melhorar para alcançar a vitória. Obrigada Patricia! Deus te abençoe!! Bjos

    É verdade sobre disciplinas, tenho um irmão que sempre foi muito inteligente porém ele não conseguiu chegar a canto algum, e que já ia influência no seu filho mais novo e eu falei com o filho , já estudar e segue um caminho de sucesso, não faça igual a seu pai. Conclusão hoje ele é fisioterapeuta e muito bem. Ele sempre fala o meu tio é terrível e cruel com esse assunto .

    Muito bom Paty!! Como tem me ajudado essas palavras… tenho certeza que logo mais os resultados aparecerão!!! O importante é darmos o primeiro passo!!

    Bom dia Patrícia!
    A disciplina é fundamental na nossa vida, conheci pessoas maravilhosas e super inteligente mais sem disciplina realmente não dá, tive um negócio que faliu e sempre gostei de contratar pessoas que cumprissem o horário e que não me deixava na mão, só tinha duas pessoas para me ajudar e quando faltava uma eu tinha que me virar nos trintas para cumprir os contratos que tinha com os clientes. Aprendi muito nesse empreendimento a ter disciplina e agora aprendendo aqui muito mais e mais.

    Grande abraço.

    Oi Patrícia bom dia, é verdade, o sucesso não vem apenas com a inteligente, não basta apenas ser inteligente, ter várias faculdades, mas precisa ter disciplina em tudo que fizer. Confesso para você que tenho lutado comigo mesma para manter a disciplina, pois sei muito bem que não é algo fácil de realizar, mas depois de ler vários livros, posts iguais ao seu srsrrsr, artigos e vídeos sobre disciplina hoje tenho plena certeza que se eu quiser alcançar meus objetivos preciso ser mais disciplinada em tudo. Já me considero uma pessoa disciplinada, mas vejo que ainda preciso melhorar, porque as vezes deixo a preguiça me vencer e não faço o que precisava ser feito… Bjss fica com Deus.

    O sucesso não é alcançado por quem apenas pensa, mas sim, por quem faz.
    Realmente, o poder do fazer é que trás a transformação de vida, do ambiente, da convivência. Mais um aprendizado pra conta! E vamos colocar a mão na massa para que o amanhã seja ainda melhor.

    Bom dia Pat
    Realmente tem pessoas que são inteligentes, porém se esquece que ser disciplinados é coisa que tem que ser primordial em tudo que realizamos no dia a dia.
    Eu mesma gosto da disciplina e da organização , tenho um caderninho que comprei em seu blog e anoto tudo que quero , referente as tarefas diárias.
    Amei esse posto

    ??⭐❤️

    É igual prova de concurso pra polícia. Não adianta ir bem na prova escrita e não ter fôlego para a prova de resistência física. As duas coisas precisam andar juntas.

      É bem isso, Adri. Quase nunca dá para investir em uma única coisa. A cada dia mais precisamos ser multitarefas!

    Que desafio desafiador! Disciplina é a ordem do momento! Aliás, sempre foi, mas no dias de hoje, é muito mais do q importante, é necessário! Post maravilhoso!

    simplesmente maravilhoso…. leio todos os dias e cada dia melhor,,, parabéns

    Verdade! O que me falta é disciplina!

    Boa tarde, no meu caso e isso mesmo, falta disciplina.

    uau não sabia do livro vou ver agora mesmo…. Muito boa sua reflexão…

    Para mim o ano de 2021 tem que ser o ano da disciplina mesmo! Acredito que é isso que falta para mim, mas não adianta eu só falar, tenho que por a disciplina em prática!

    Boa noite!
    Acredito que esse ano de 2021 vai ser meu ano, que mudarei todos os hábitos ruins que até hoje tinha na minha vida. Já comecei investindo, mesmo não sabendo muita coisa, mas creio que no decorrer aprenderei como investir melhor.

    Paty, uma pessoa ruim também pode alcançar seus objetivos por ser disciplinada, assaltantes de bancos, presidentes sem estudo, até diretor de empresa já vi no cargo por conta da disciplina em puxar saco do prefeito, sem mesmo ter formação superior!

    Realmente, a disciplina é poderosa, mas depende da intenção pra ser boa.

    Sabe de uma coisa? Lendo o texto, percebi que me falta disciplina. Sou inteligente, mas no meio do caminho me acaba o combustível… 🙁 Claro que isso me atrasa a vida. Mesmo com listas, metas, diários, ainda assim, chega uma hora em que eu fico sem energia. Faço tratamento endócrino e psiquiátrico há quase um ano, tive um grande pico de melhora, mas logo o pico foi negativo! :,(

    Que aprendizado para toda a vida este assunto que você comentou Inteligênca x Disciplina, realmente as vezes conhecemos pessoas com QI alto, mas que infelizmente não sabe valorizar e nem aprimorar o seu dom.
    Estou seguindo com a minha disciplina, fácil não esta sendo, mas ja começei a perceber resultados positivos com as mudanças de organização na minha vida.
    Para mim é melhor fazer menos mais com qualidade e assim vou me adaptando a minha nova realidade e percebi que não estou mais anciosa para fazer tudo ao mesmo tempo, e assim podendo perceber os resultados, que antes fazia fazia, mas no final nada estava feito.

    Olá Patrícia! Simples assim, o post de hoje é “um tapa na cara com luvas de pelica”. Abraços!

    Olá Patricia.
    Ontem estava a meditar sobre os ladrões de tempo que têm-me impedido de desenvolver em diversas áreas da minha vida e cheguei a conclusão que todos se resumem à indisciplina. Pois por causa de certas indisciplinas não tenho tempo para fazer exercício, não tenho tempo para resolver assuntos pendentes, para tirar momentos para meditar, para desenvolver, etc…
    Eu considerava-me uma pessoa disciplinada por cumprir horários e prazos, cumprir com o que falo, ser esforçada no trabalho, mas comigo mesma, no que se trata de cuidar da minha saúde e bem estar físico e espiritual, identifiquei várias “pequenas” indisciplinas que no seu todo estão a prejudicar-me. Já estou a lutar contra elas.
    Beijinhos

    Disciplina é fundamental para alcançar o resultado almejado.
    Patricia vc arrasa em todos os posts.
    Amo!!!

    Muito bom! Rumo à disciplina!

    Oi Patricia, boa tarde

    Amo seus ensinamentos, mas hj mexeu comigo, estou muito indisciplinada com meus vencimentos. Mas me prometo ser a partir de hj disciplinada. Abraços

    A disciplina é a liberdade de vida que poucos alcançam, pois as pessoas entendem disciplina como obrigações, como uma prisão. O que torna tudo chato, assim ninguém quer fazer. O que mostra que não há um objetivo real, algo pelo que lutar.
    Disciplina sem objetivo não leva a lugar nenhum, pois a pessoa é certinha mas não tem rumo. E objetivo sem disciplina é só um sonho acordado.
    Vivemos em um tempo de tanta informação sobre tudo, que parece que isso fortaleceu a indisciplina, pois as pessoas ficam ainda mais perdidas em um emaranhado de conteúdos na internet e não saem do lugar.

    Concordo.

    Para nunca esquecer : ” o sucesso é de quem faz” . Patrícia Lages.
    ?

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.