Ensinando aos filhos o valor que as coisas têm

20/10/2017

Ensinando aos filhos o valor que as coisas têm

Vivemos a era do desperdício, onde quase tudo se tornou descartável. Mas ainda assim, podemos passar bons exemplos para as…

Vivemos a era do desperdício, onde quase tudo se tornou descartável. Mas ainda assim, podemos passar bons exemplos para as crianças. Confira o post da Isabela Munhoz desta semana!

IMG_3444

Filha de japoneses, minha avó materna, Dona Nina, era uma pessoa sensacional! E hoje vou falar de uma entre tantas características maravilhosas que ela tinha: a de não desperdiçar!

Como seus pais viveram num país em guerra, foram acostumados a aproveitar ao máximo todos os recursos que tinham, pois não sabiam o que esperar do dia seguinte. E foi nessa cultura anti-desperdício que minha avó nasceu e cresceu.

Anos mais tarde, ao se tornar viúva, minha avó teve que fazer render ao máximo o pouco que possuía para criar sozinha os seis filhos pequenos. Trabalhou duro a vida toda e conseguiu ver sua família crescer e se tornar bem-sucedida.

Mesmo depois de alcançar condições melhores, ela nunca mudou seu jeito de otimizar tudo o que podia. Vou listar algumas coisas que ela fazia:

  • Guardava o que sobrava das refeições – era comum abrirmos a geladeira da casa da minha avó e encontrarmos um monte de coisas pequenininhas embrulhadas em plástico: meio bife, alguma sobra de verduras, um pedaço de fruta;
  • Aproveitava material orgânico desprezado para fazer adubo: casca de ovo, pó de café utilizado, casca de banana etc;
  • Reaproveitava o óleo das frituras e fazia um sabão maravilhoso para lavar louça;
  • Utilizava jornal velho para forrar cestos de lixo, no lugar de saquinhos plásticos;
  • Fazia suas próprias roupas (ela era uma costureira muito talentosa e foi com esse ofício que sustentou a família);

Minha avó fazia muitas outras coisas usando pouco ou reaproveitando o que pudesse. Ela nunca me falou sobre não desperdiçar, mas me ensinou muito através do seu exemplo.

Ensinar nossos filhos ainda pequenos sobre economia, através de pequenas coisas do dia-a-dia, com certeza os ajudará no futuro com suas próprias finanças e em sua consciência de que podem ser agentes para tornar o planeta mais sustentável.

Sou muito grata a minha avó Nina por ter me passado, além dos olhos puxados, o exemplo de quem dá valor para as coisas, num mundo em que tudo se torna cada dia mais descartável.

Até a semana que vem!

Isabela Munhoz
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

4 comentários

    Lindo exemplo a ser seguido. Parabéns pelo seu trabalho, conheci seu site a pouco tempo e achei super legal, estou aprendendo muito.

    Amei este post da Isabela Munhoz, pois tb sou neta de orientais e lendo este, me fez voltar no tempo …minha batiam tb fazia muito destes exemplos sobre o desperdício e costurava tb , inclusive fazia colchas e tapetes com retalhos dos tecidos; com certeza foram exemplos de mulheres fortes e inesquecíveis e que devemos dar continuidade mostrando para nossos filhos como serem futuros cidadãos de um planeta sustentável de forma consciente.

    Feliz aquele que tem estas inspirações e valorizam todas estas lições.
    Linda foto… Parabéns pelo post.

    Olá,

    Amei o post, tenho essa preocupação de passar esses valores e conceitos aos meus filhos, principalmente hoje em dia pela velocidade das mudanças, das informações e de tudo ser tão efêmero. Temos que realmente dar o exemplo!
    Bjos!

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


TV Patrícia Lages

Não foi fornecido um URL válido.


Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.