Gostou das dicas da Sandra Lages na semana passada sobre o uso do vinagre branco na limpeza das roupas? Hoje ela traz dicas para usar esse produto na limpeza do banheiro. Confira!

Iman

Olá, queridas leitoras! Na semana passada trouxe algumas dicas de como economizar usando o vinagre branco no cuidado das roupas (para ler, clique aqui).

Hoje, as dicas de como são para a limpeza do banheiro, pois o vinagre é um grande agente de limpeza e um excelente desinfetante. Você vai deixar seu banheiro impecável sem gastar aquela dinheirama com um monte de produtos. Anote aí!

 

  • Vaso Sanitário: Jogue vinagre dentro do vaso, em toda a volta, e deixe por 30 minutos. Esfregue as áreas manchadas com uma escova própria. Para remover manchas mais difíceis, coloque bicarbonato na escova.
  • Pia ou lavabo: Embeba toalhas de papel em vinagre e coloque-os sobre as manchas da pia e sobre os depósitos minerais que ficam ao redor da torneira e do ralinho. Deixe por 1 hora, passe uma esponja úmida e esfregue os cantinhos com uma escova de dentes. Faça o mesmo em torneiras, registros e banheiras.
  • Banheira de hidromassagem: uma vez por ano encha a banheira de água e despeje uma garrafa de vinagre. Ligue-a e deixe o vinagre agir, pois isso impede que os resíduos de sabonete ou minerais tapem os buraquinhos dos jatos.
  • Captura de pantalla 2013-12-31 a la(s) 11.45.44Chuveiro: Os buraquinhos do chuveiro entopem pelos depósitos minerais da água. Para removê-los e ter seu chuveiro com jatos fortes, retire a parte da ducha por onde sai a água e coloque de molho em 500 ml de água quente e 500 ml vinagre. Deixe as duchas de metal por 20 minutos  e as de plástico por 1 hora. Depois passe uma escovinha para remover os detritos.
  • Box: Misture 1 parte de água para 2 de vinagre em um borrifador e jogue em todo o box, seja de vidro ou acrílico, e deixe secar. Uma vez seco, volte a borrifar, esfregue com uma esponja e seque com um pano macio. Se estiver muito sujo, repita a operação antes de secar.
  • Cortinas de box: elas acumulam resíduos de shampoo e sabonete, o que provoca aquelas manchas de mofo desagradáveis. Retire-as e borrife as partes manchadas com a mesma solução de água e vinagre do box. Deixe agir por 15 minutos e esfregue com uma esponja. Uma vez retirada toda a sujeira, você poderá mantê-las sempre limpas borrifando as cortinas (penduradas no lugar) 2 ou 3 vezes na semana. Habitue-se a fazer isso sempre depois do banho, pois não será necessário enxaguar e isso evitará que volte a mofar.
  • Vidros, espelhos e janelas: Misture ½ xícara de vinagre em 4 xícaras de água e borrife sobre os vidros (pouca quantidade) e esfregue com jornal amassado. Seus vidros e espelhos ficarão brilhando.
  • Captura de pantalla 2013-12-31 a la(s) 11.50.27Remover mofo de azulejos ou paredes: Misture 1 parte de água para 2 de vinagre em um borrifador, jogue nos rejuntes dos azulejos e deixe secar. Repita o processo do box e esfregue os rejuntes com uma escova de dentes. Nas paredes, molhe um pano na solução e vá passando sobre o mofo, se for superficial. Se estiver mais impregnado, borrife, deixe agir por 15 minutos, volte a borrifar e esfregue com uma esponja.
  • Para desentupir canos: Misture vinagre e água em partes iguais e acrescente 2 colheres de bicarbonato de sódio. Jogue na pia, lavabo ou tanque e deixe agir a noite toda. Pela manhã, abra a torneira e deixe a água correr. Estará desentupido e sem mau cheiro.
  • Pisos: Em um balde, coloque 1/3 de litro de vinagre, 1/3 de litro de álcool, 1/3 de litro de água e 5 gotas de detergente. Despeje pouco a pouco sobre o piso e esfregue normalmente com a vassoura. Enxague com água e seque. Importante: Nunca use vinagre sobre mármores, pois pode danificá-los!

Gostaram? Na semana que vem trago mais dicas de economia, fiquem atentas!

Beijos e até sexta 😀

Sandra Lages

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • boa tarde!!!
    pense numa pessoa desorganizada? eu. rsrrs vc não faz ideia qto tem me ajudado. obrigada! saiu navegando entre seu blog o de cris, o de marelis, vanessa, e muitos outros. e eu me dei conta de uma coisa. a gente bebe realmente do que damos atenção ou seja no que colocamos o nosso espirito. por isso o mundo exige tanto a nossa atenção e o nosso ibope.

  • Amei as dicas Sandra! Ajudou muito!! Algumas coisas já não estava mais sabendo como limpar, obrigada pelas dicas tão preciosas!!

  • Gente, nunca pensei que o vinagre fosse tão bom pra tudo isso. é economia na certa!

  • Muito obrigada pelas dicas ,economia certa!!!Dicas como usar limāo ,a senhora conhece? Deus abençoe

    • Olá Cidalia, farei uma pesquisa e quem sabe em uma dessas sextas trago pra vocês! Obrigada, beijos.

  • Oieeee Sandra, tudo bem?
    ameeeeei as dicas da (2ª parte) do Economizando Tempo e Dinheiro com as dicas do vinagre!!!
    até gostaria de saber se é só o vinagre branco ou pode ser com os outros também?
    Vou experimentar na mancha da minha pia… porque tem algumas manchas ao redor do ralinho e não conseguia tirar de jeito nenhum!!!
    gostei muito da dica de limpar os buraquinhos do chuveiro também!
    Enfim…suas dicas são sempre maravilhosas e sempre aplico no meu dia a dia!!!
    Só tenho que lhe agradecer por estar sempre nos ajudando com essas preciosidades que tantos benefícios proporcionam a todas que acessam este maravilhoso blog!
    Deus a abençoe muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *