Desafio dos 100 dias #13 – Marketing é tudo

Você já ouviu falar de pessoas que cobram para guardar lugar em filas para outras pessoas, certo? Mas você sabia que tem gente que é paga para ficar em filas? Veja do que o marketing é capaz!

filaNão, você não leu errado! Há ações de marketing em várias cidades do mundo em que pessoas são pagas para formarem fila em frente a uma determinada loja chamando a atenção das pessoas que transitam pela região. Essa fila aí é em Nova York, onde estive na semana passada e vi pessoalmente. Mesmo com temperaturas abaixo de zero as pessoas não arredavam o pé da fila, afinal estavam sendo pagas para isso!

Funciona assim: os figurantes pagos ficam horas formando filas na rua com as portas da loja fechadas. Isso atrai clientes de verdade, que também entram na fila achando que farão o melhor negócio da vida delas (já que tem tanta gente, os preços devem estar ótimos!). Toda a encenação só faz aumentar a curiosidade das pessoas e as filas dobram quarteirões imensos.

A concorrência nos Estados Unidos é brutal. As lojas estavam realmente em promoção, mas isso não é o bastante. As vitrines estavam realmente deslumbrantes e com preços rebaixados, mas isso não é o bastante. Os vendedores parecem modelos de capa de revista (muitos são mesmo modelos profissionais), mas isso não é o bastante. As redes competem entre si arduamente e ganha quem tem a melhor estratégia.

O que quero dizer com isso tudo é que não basta fazermos o melhor, temos que mostrar que fazemos o melhor. Você pode ser muito competente no que faz, mas se não souber trabalhar seu marketing pessoal, provavelmente outra pessoa vai passar na sua frente, pois isso não é o bastante.

Você tem que saber “vender o seu peixe”, mostrar suas qualidade e competências sem ser esnobe, egocêntrica ou exibida. É possível fazer isso sem nem mesmo abrir a boca.

imagesCerta vez uma advogada me escreveu dizendo que é  competente e estuda muito para ser a melhor advogada da empresa. Ela dizia que preferia mil vezes estudar o caso do cliente do que “perder tempo” com cabelo e unhas. Pela manhã, saía até com o cabelo molhado e sempre de sapato baixo, pois andava muito. Porém, as outras advogadas eram sempre mais requisitadas só porque se vestiam melhor. Ela reclamava que os clientes se preocupavam primeiro com a aparência e depois com a competência.

Cá entre nos, todas nós somos assim! Você prefere comprar pão e leite numa padaria mequetrefe caindo aos pedaços ou numa bem iluminada, com balcões brilhando e atendentes bem vestidos? O pão e o leite são os mesmos, mas aonde você iria?

Invista em si mesma. Seja cuidadosa com sua aparência, com seu modo de falar, com a forma de representar seu cliente, seu negócio, sua empresa ou seu chefe. Nós buscamos sempre a melhor imagem, ainda que inconscientemente então, vamos transmitir a melhor imagem possível.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Rosângela do Nascimento Candinho diz:

    Colocarei em prática este desafio! Abraços.

  • Angela diz:

    Olá Paty, bom dia!
    A primeira impressão é a que fica, temos que caprichar pois não há chance de uma segunda impressão, fico boba com pessoas que capricham para irem em uma entrevista, são aceita na empresa e depois mal pentea o cabelo para ir trabalhar, temos que ter uma boa impressão sempre!

    No meu ultimo emprego em um escritorio de contabilidade, a dona do escritorio iria receber um importante empresario para fechar uma parceria, ficamos dois dias para “dar um jeito” na bagunça, para ficar tudo lindo, ele veio e viu tudo arrumadinho, dois dias depois estava tudo bagunçado porque precisavamos dos documentos para trabalhar, e se sem avisar este empresario aparecesse como seria a cara da patroa???

    Temos que ser organizadas sempre.
    bjo
    Angela

    • Patrícia Lages diz:

      Sim, é muito comum “maquiar” a bagunça e criar um cenário “quando é preciso”, mas na verdade, se o escritório fosse arrumadinho sempre não seria necessária essa correria.

  • Carolina Nogueira diz:

    É verdade. Eu prefiro a padaria chique. Lógico que se depois de provar, o produto não for bom eu não vou mais comprar. Aí vou procurar outra. E novamente o que vai me fazer escolher é a aparência. E mesmo se for indicada por um conhecido, se a aparência for ruim eu não entro. O conteúdo é o mais importante, mas o que me chama atenção e faz eu querer conhecer o conteúdo? A embalagem.

  • Luciana diz:

    Oi Pati, vc podia falar mais sobre marketing pessoal? e sobre etiqueta com clientes?rs, bjos!

    • Patrícia Lages diz:

      Sim, é um assunto que gosto muito! 🙂

  • Marta diz:

    Excelente postagem, muito interessante e é a pura realidade, pois a nossa aparência conta bastante.

  • Luiz diz:

    Oiieeee Paty….
    eu sempre soube de pessoas que cobram para guardar lugar em filas para outras pessoas.
    mas não fazia nem ideia de que tem gente que é paga para ficar em filas para atrair clientes!
    Poxaaa … aprendi muito com esse post e adoreeeeii esse conselho que você disse: Invista em si mesma. Seja cuidadosa com sua aparência…. vou colocar em prática também floor!
    Concordo com a Angela que disse que temos que ser organizadas sempre.
    Estou firme no Desafio dos 100 dias e amandoooo todas essas dicas maravilhosas que você sempre dedica o seu precioso tempo para ajudar a nós suas Blindetes!!!! … isso não tem preço que pague!!! …. aprendemos muito com isso!!!

    Deus a abençoe grandemente.

    beijinhoooooss

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada por estar sempre por aqui, Romerita! 🙂

  • Bianca diz:

    Adorei Pati! Temos realmente que fazer nosso próprio marketing, mostrar que somos competentes! E além de cuidar de ter conhecimento, de crescer, é preciso sim se importar com a aparência!
    http://mundocoloridodebia.com/

  • Stephanie Martins diz:

    haahaha quase aluguei um pra guardar meu lugar na fila do INSS kkk. Adorei o que vc falou. No ramo imobiliario tb existe uma competicao entre os inquilinos interessados. Varias pessoas vao visitar os apartamentos e varios aplicam. Mas no final ganha o que se apresentar melhor. passa sinal de confianca e de condicao. Ultimamente tenho na cara dura pedido o povo pra se arrumar direitinho e aprendido sobre eles, seus trabalhos e condicoes pra poder vender o peixe deles na hora de conseguir alugar um apartamento. Osso mais necessario.

  • Francisco Carlos Freire diz:

    Bom dia Patrícia Lages gosto muito dos seu trabalho e gosto muito mais quando voçê incrementa com exemplos ou dicas de oportunidade de negócios como por exemplo cobrar para guardar fila e até comprar guardadores de filas para lojas em promoção e etc… DEUS te abênçõe. Fico no aguardo do próximo post enquanto isso faço um tour nos post anteriores.

  • Gislaine Tavares diz:

    Que legal esse negócio de filas esquematizadas!

  • Leticia Vianna diz:

    poxa gostei do post, passei por uma situação parecida , pois sou uma ótima funcionaria , mas preciso começar a mostrar isso através da minha imagem.

  • CARMEM LUCIA diz:

    falou e disse !

  • joselene lima diz:

    Amém!

  • Gislaine- Sorocaba SP diz:

    Dando o nosso devido valor, cuidando e fazendo o melhor sempre!!!Bjs.

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