Desafio dos 100 dias #13 – Marketing é tudo
15/12/2014
Você já ouviu falar de pessoas que cobram para guardar lugar em filas para outras pessoas, certo? Mas você sabia…
Você já ouviu falar de pessoas que cobram para guardar lugar em filas para outras pessoas, certo? Mas você sabia que tem gente que é paga para ficar em filas? Veja do que o marketing é capaz!
Não, você não leu errado! Há ações de marketing em várias cidades do mundo em que pessoas são pagas para formarem fila em frente a uma determinada loja chamando a atenção das pessoas que transitam pela região. Essa fila aí é em Nova York, onde estive na semana passada e vi pessoalmente. Mesmo com temperaturas abaixo de zero as pessoas não arredavam o pé da fila, afinal estavam sendo pagas para isso!
Funciona assim: os figurantes pagos ficam horas formando filas na rua com as portas da loja fechadas. Isso atrai clientes de verdade, que também entram na fila achando que farão o melhor negócio da vida delas (já que tem tanta gente, os preços devem estar ótimos!). Toda a encenação só faz aumentar a curiosidade das pessoas e as filas dobram quarteirões imensos.
A concorrência nos Estados Unidos é brutal. As lojas estavam realmente em promoção, mas isso não é o bastante. As vitrines estavam realmente deslumbrantes e com preços rebaixados, mas isso não é o bastante. Os vendedores parecem modelos de capa de revista (muitos são mesmo modelos profissionais), mas isso não é o bastante. As redes competem entre si arduamente e ganha quem tem a melhor estratégia.
O que quero dizer com isso tudo é que não basta fazermos o melhor, temos que mostrar que fazemos o melhor. Você pode ser muito competente no que faz, mas se não souber trabalhar seu marketing pessoal, provavelmente outra pessoa vai passar na sua frente, pois isso não é o bastante.
Você tem que saber “vender o seu peixe”, mostrar suas qualidade e competências sem ser esnobe, egocêntrica ou exibida. É possível fazer isso sem nem mesmo abrir a boca.
Certa vez uma advogada me escreveu dizendo que é competente e estuda muito para ser a melhor advogada da empresa. Ela dizia que preferia mil vezes estudar o caso do cliente do que “perder tempo” com cabelo e unhas. Pela manhã, saía até com o cabelo molhado e sempre de sapato baixo, pois andava muito. Porém, as outras advogadas eram sempre mais requisitadas só porque se vestiam melhor. Ela reclamava que os clientes se preocupavam primeiro com a aparência e depois com a competência.
Cá entre nos, todas nós somos assim! Você prefere comprar pão e leite numa padaria mequetrefe caindo aos pedaços ou numa bem iluminada, com balcões brilhando e atendentes bem vestidos? O pão e o leite são os mesmos, mas aonde você iria?
Invista em si mesma. Seja cuidadosa com sua aparência, com seu modo de falar, com a forma de representar seu cliente, seu negócio, sua empresa ou seu chefe. Nós buscamos sempre a melhor imagem, ainda que inconscientemente então, vamos transmitir a melhor imagem possível.
Nos vemos!
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Colocarei em prática este desafio! Abraços.
Olá Paty, bom dia!
A primeira impressão é a que fica, temos que caprichar pois não há chance de uma segunda impressão, fico boba com pessoas que capricham para irem em uma entrevista, são aceita na empresa e depois mal pentea o cabelo para ir trabalhar, temos que ter uma boa impressão sempre!
No meu ultimo emprego em um escritorio de contabilidade, a dona do escritorio iria receber um importante empresario para fechar uma parceria, ficamos dois dias para “dar um jeito” na bagunça, para ficar tudo lindo, ele veio e viu tudo arrumadinho, dois dias depois estava tudo bagunçado porque precisavamos dos documentos para trabalhar, e se sem avisar este empresario aparecesse como seria a cara da patroa???
Temos que ser organizadas sempre.
bjo
Angela
Sim, é muito comum “maquiar” a bagunça e criar um cenário “quando é preciso”, mas na verdade, se o escritório fosse arrumadinho sempre não seria necessária essa correria.
É verdade. Eu prefiro a padaria chique. Lógico que se depois de provar, o produto não for bom eu não vou mais comprar. Aí vou procurar outra. E novamente o que vai me fazer escolher é a aparência. E mesmo se for indicada por um conhecido, se a aparência for ruim eu não entro. O conteúdo é o mais importante, mas o que me chama atenção e faz eu querer conhecer o conteúdo? A embalagem.
Oi Pati, vc podia falar mais sobre marketing pessoal? e sobre etiqueta com clientes?rs, bjos!
Sim, é um assunto que gosto muito! 🙂
Excelente postagem, muito interessante e é a pura realidade, pois a nossa aparência conta bastante.
Oiieeee Paty….
eu sempre soube de pessoas que cobram para guardar lugar em filas para outras pessoas.
mas não fazia nem ideia de que tem gente que é paga para ficar em filas para atrair clientes!
Poxaaa … aprendi muito com esse post e adoreeeeii esse conselho que você disse: Invista em si mesma. Seja cuidadosa com sua aparência…. vou colocar em prática também floor!
Concordo com a Angela que disse que temos que ser organizadas sempre.
Estou firme no Desafio dos 100 dias e amandoooo todas essas dicas maravilhosas que você sempre dedica o seu precioso tempo para ajudar a nós suas Blindetes!!!! … isso não tem preço que pague!!! …. aprendemos muito com isso!!!
Deus a abençoe grandemente.
beijinhoooooss
Obrigada por estar sempre por aqui, Romerita! 🙂
Adorei Pati! Temos realmente que fazer nosso próprio marketing, mostrar que somos competentes! E além de cuidar de ter conhecimento, de crescer, é preciso sim se importar com a aparência!
https://mundocoloridodebia.com/
haahaha quase aluguei um pra guardar meu lugar na fila do INSS kkk. Adorei o que vc falou. No ramo imobiliario tb existe uma competicao entre os inquilinos interessados. Varias pessoas vao visitar os apartamentos e varios aplicam. Mas no final ganha o que se apresentar melhor. passa sinal de confianca e de condicao. Ultimamente tenho na cara dura pedido o povo pra se arrumar direitinho e aprendido sobre eles, seus trabalhos e condicoes pra poder vender o peixe deles na hora de conseguir alugar um apartamento. Osso mais necessario.
Bom dia Patrícia Lages gosto muito dos seu trabalho e gosto muito mais quando voçê incrementa com exemplos ou dicas de oportunidade de negócios como por exemplo cobrar para guardar fila e até comprar guardadores de filas para lojas em promoção e etc… DEUS te abênçõe. Fico no aguardo do próximo post enquanto isso faço um tour nos post anteriores.
Que legal esse negócio de filas esquematizadas!
poxa gostei do post, passei por uma situação parecida , pois sou uma ótima funcionaria , mas preciso começar a mostrar isso através da minha imagem.
falou e disse !
Amém!
Dando o nosso devido valor, cuidando e fazendo o melhor sempre!!!Bjs.