Desafio Detox 17 – Mentira X carreira profissional

Muitos a consideram comum, outras a usam em casos de “necessidade” e alguns dizem que é impossível viver sem ela.  Até onde a mentira é algo aceitável nas relações de trabalho?

abre_cropO chefe manda dizer que não está. O funcionário inventa uma desculpa para justificar seu atraso. O fornecedor não entrega o trabalho no prazo e coloca sua culpa em alguém. O cliente diz que vai pagar, mas não aparece.

Nada disso é raro nas relações profissionais e alguns até dizem que é impossível conviver sem ela: a mentira.

Parece que a mentira virou uma ferramenta de trabalho, que “ajuda”  as pessoas a se livrarem de várias frias. Ela evita uma bronca, um cancelamento de contrato, um mal estar, uma demissão.

Na verdade, a mentira é uma moeda barata, por isso é tão presente na sociedade. Mas a pessoa que mente para se livrar das consequências da verdade, deve saber que terá de enfrentar as consequências da mentira.

A mentira, que parece não custar nada, pode sim trazer um alívio imediato, mas a seu tempo, cobrará seu preço. Cabe aqui a expressão “o barato sai caro”.

  • Quanto vale a sua palavra? Menos que uma bronca?
  • Quanto vale o seu caráter? Menos que assumir um erro?
  • Quanto vale a sua credibilidade? Menos que uma promoção?

mentiraQuando você obedece seu chefe e mente dizendo um simples “ele não está”, demonstra que o medo de perder seu emprego é maior do que a verdade. A mentira é dele, sim, mas também de quem a contou. Não se exima da culpa, assuma a mentira ou a verdade, pois mentir e ainda querer jogar a culpa nos outros acaba sendo pior.

Quando você mente que pegou trânsito, quando na verdade se atrasou por ter acordado tarde, demonstra que uma bronca é maior que a verdade (e essa é tão velha que ninguém mais acredita…).

Quando você inventa uma mentira para não entregar um trabalho no prazo, sendo que poderia se tivesse mais empenho, demonstra que é irresponsável.

Quando você não paga o que deve, podendo arcar com o compromisso, demonstra que o dinheiro é maior que a sua palavra.

E, mais do que isso: saiba que ainda que as pessoas finjam que acreditam, a considerarão como mentirosa. Você sabe quando um fornecedor diz que irá ligar, mas não pretende fazê-lo. Você percebe quando alguém está enrolando para ganhar tempo, então por que acredita que os outros também não percebem?

Cedo ou tarde seu emprego estará em jogo pela mentira (aquela que aparentemente a salvou do desemprego). Cedo ou tarde seu cliente vai perceber que não pode acreditar em você e seu contrato será cancelado. Cedo ou tarde seu crédito será cortado por ter prometido pagar o que nunca honrou.

Pior que isso tudo será a fama de mentirosa. É incrível que as pessoas digam que “todo mundo mente”, mas se ofendem quando são chamadas de mentirosas. Quem não acha que mentir é uma ofensa, não deve se ofender de ser chamada de mentirosa, não é verdade?

Se o adjetivo mentirosa ofende, não conjugue o verbo mentir!

Portanto, o desafio da semana é dizer um não bem redondo a todo tipo de mentira, seja pequena ou grande. Assuma a verdade, pois ela vale mais do que emprego, dinheiro e tudo mais que possa ser considerado valioso nesse mundo. Esse é só para as fortes!

 

11111043_10206932329776224_4616312558384648986_nAproveito para agradecer a todas as blindetes que estão mandando mensagens fofas sobre o Controle de Gastos Bolsa Blindada.

Algumas estão até mandando fotos de seus caderninhos e eu estou amando ver como vocês são disciplinadas. Esse da foto é da Ana Cristina dos Reis, que publicou no Facebook assim que recebeu em casa! 😀

Se você quer adquirir ainda na promoção com frete grátis, é só clicar aqui e encomendar. Em breve teremos mais novidades… 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Vilma diz:

    Com certeza D.Patrícia. A mentira cedo ou tarde gera uma consequência não muito agradável. Vamos ser sinceros…não tem coisa melhor!

    Deus abençoe…

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    … resolvendo pendências…. obrigada, Paty!

  • Monique diz:

    Falou tudo!!!
    Tenho até feito sempre isso em qualquer trabalho que passo, como sou autônoma eu sempre procura fechar com minha de obra em empresa melhor… E poço dizer que meu ex-chefe até hoje tem um respeito enorme por mim por causa disso… Quando ele pedia para eu atender as ligações e se fosse para ele falar que ele não estava eu na mesma hora colocava o telefone sob a mesa e falava desculpa mais não posso mentir… na hora ele fica muito chateado… só que com o passar do tempo um dia ele já não acreditava na própria filha e falava: – só acredito aqui nas coisas que a Monique fala… até hoje não trabalho mais para ele só que tudo que tem que resolver para a empresa dele a filha dele me liga e me pergunta (ela diz: – acredito em você por que fala a verdade)… eu faço até hoje a seleção de quem deve ser contratada para trabalhar lá e quanto eles tem que pagar de comissão Rs… eles tem muita confiança em mim!!! Hoje eu vejo que vale a pena ser fiel a Deus e não mentir.

  • Bianca diz:

    Bom dia Patricia,

    Eu sou secretaria e passo por essa situação diariamente. Mas não nego a verdade pra mim é sim sim ou não não.

    Bjuss

    • Patrícia Lages diz:

      Isso já aconteceu comigo, pois tb fui secretária. A primeira vez que disse ao meu chefe que não iria mentir, ele me ofendeu, ridicularizou na frente de todos e eu fiquei muito constrangida. Ele quis me obrigar a pegar o telefone e mentir na frente dele. Mesmo com todo constrangimento eu me recusei. Conclusão: ele não me demitiu e passou a respeitar tudo o que eu dizia, pois sabia que era verdade. Sempre vale a pena pagar o preço. Na hora fiquei vermelha feito um pimentão e muito, mas muito envergonhada por ter virado chacota na empresa. Mas depois todos tiveram que respeitar. 😀

  • vanessa diz:

    verdade, não podemos considerar normal mentir por menor que seja, a verdade é sempre a opção mais inteligente 🙂

  • Mariana diz:

    É verdade Patrícia, aqui onde trabalho é pura mentira, umas mentiras descaradas… Uma funcionária mesmo falou que ia viajar pra ver a filha e pra outro funcionário disse que foi pra 25 de março ! Eu finjo que nem ouço porque mentira tem perna curta mesmo.
    Patrícia, você poderia fazer um post sobre como aguentar chefes difíceis? Meu chefe acaba com o clima do setor, se acha o dono da verdade, quando ele não esta nós trabalhamos até melhor. Sei que você tem uma grande experiencia profissional e poderia nos ajudar.

    Obrigada!!

    • Patrícia Lages diz:

      Ok, ótima sugestão!

  • Gislene - Santos SP diz:

    Já passei por situação no trabalho,que o patrão me mandava mentir, o próprio Espirito Santo me alertava, me sentia muito, mais muito mal ao fazer, até que um dia falei pra minha encarregada que não faria mais isto, mesmo que custasse o meu emprego, hoje até eles aderiram o que o Espirito Santo me dirigiu pra fazer.Temos que ser exemplo.

  • Daiana Schemes (Rio Grande do Sul) diz:

    Boenas Pati!

    Perfeito amiga, é muito importante esse desafio, pois as vezes sem perceber, podemos estar cometendo um grande erro de caráter e de palavra.

    Forte abraço guria, quem sabe tu não vem aqui pra serra gaúcha apreciar um pouquinho desse frio hehehe 🙂 😉

    Bjs.

    • Patrícia Lages diz:

      Bah, guria. Tava só esperando teu convite!! 😀

  • Karla Melo diz:

    Patricia,
    Estou muito feliz de ler diariamente seus artigos e da sua irmã. Ja li os seus livros e têm me ajudado bastante na organização das finanças e o mais importante é que vc me dá forças todos os dias para seguir de forma justa nesse mundo cruel, de pessoas ambiciosas e mentirosas.
    Bjo no seu coração e que Deus te abençoe sempre.
    Como faço para vc vir para Aracaju/SE? ☺️

    • Patrícia Lages diz:

      Eu adoraria ir aí! 😀

  • Denise Angeli diz:

    Olá Patricia.
    Concordo 100% com tudo o que disse.
    E há quem me ache uma chata por causa disso, mas nem ligo.
    Ter palavra está ligado diretamente ao caráter da pessoa. Pra mim, dizer a verdade é uma questão de honra até.
    Não dá pra abrir exceções e incluir uma mentirinha aqui e ali.
    Ter um bom nome e palavra, são coisas das quais não posso abrir mão jamais.
    Seria ferir a mim mesma e ao nosso Deus.
    Muito bom o artigo, que as pessoas, enfim, entendam o alto valor que isto tem na vida diária.
    Beijos.

    • Jaqueline diz:

      *da casa da minha irmã!

  • Jaqueline diz:

    Já faz muito tempo que fiz esse propósito comigo,desde que eu era adolescente e quebrei um porta retrato da casa da minha chiquérrimo e fiquei com medo de ouvir uma bronca.Coloquei no lugar e pensei que nunca iria perceber que a pontinha estava quebrado.Só que nada foi como eu imaginei e quando dei por mim a babá estava sendo acusada e eles descontariam do salário dela.Pense Paty,me senti muito mal e tive que revelar pra minha irmã o ocorrido.
    Depois desse dia eu me proibí de menti pois aprendi da pior forma onde a mentira pode chegar.

    • Patrícia Lages diz:

      Corrigiu a tempo e é isso que importa. Parabéns! 😀

  • Dayane Joon diz:

    Não vejo a hora de saber as novidades!! rsrs
    Sobre o post, comigo já aconteceu várias vezes em que o chefe me pediu pra mentir sobre algo, mas nunca acatei e sempre fui admirada por isso, como se fosse algo surreal, hoje em dia quando fazemos algo que não é mais que nosso dever, somos elogiados por isso, por que se tornou raro de se ver, infelizmente, não deveria ser assim…

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: