Desafio da Prosperidade # 33 – Smart shopper, o que é isso?

18/08/2014

Desafio da Prosperidade # 33 – Smart shopper, o que é isso?

Hoje você vai aprender mais um termo que define muito bem o que é fazer economia na prática. Aceita o…

Hoje você vai aprender mais um termo que define muito bem o que é fazer economia na prática. Aceita o desafio?

Smart shopper é um conceito muito difundido nos Estados Unidos e em várias outras partes do mundo e que nós, aqui no Brasil, também devemos conhecer e seguir. Saiba o que é e como ser uma smart shopper ouvindo o áudio com o Desafio #33. A duração é de 13 minutos, clique aqui e confira!

Nos vemos!

31 comentários

    Olá Patrícia. Adorei o seu post de hoje. Há algum tempo ( uns 2 ou 3 anos) eu tenho procurado me organizar com relação as compras, mas ainda ainda tenho dúvidas de como considerar quando algo é investimento e quando não é. Por exemplo a compra de produtos de beleza como shampoo, maquiagem… eu procuro comprar os mesmos produtos que já uso pois sei que atendem a minha necessidade mesmo que seja mais caro do que a média e esporadicamente eu compro algum diferente para testar. Gostaria de saber se é uma forma correta de se pensar. Esse semestre me dei como meta a troca do meu guarda-roupa ( que na verdade foi uma coisa que me prometi quando emagreci muitos quilos e não cumpri, e isso já faz 4 anos e minhas roupas estão muito velhas) e gostaria de saber qual seria a melhor forma de fazer essas compras. Eu iniciei fazendo uma lista do que desejo comprar e agora tenho buscado saber o que realmente fica bem em mim, para não comprar uma coisa que não fica bem e depois não vá usar. Eu sou a rainha da lista de compras…. tenho uma lista geral de compras e conforme tenho condições ou vejo alguma promoção que vejo valer apena eu compro…deixo também por prioridades e todo mês reavalio a listo. Sempre que vou fazer compras levo a lista do que preciso, pois gasto menos. E se vou comprar em loja física, dou uma pesquisada antes na internet e também vejo o valor do frete para saber se vale apena. Gostaria de saber se esses raciocínios estão certos. Obrigada e um grande beijo.

      Esqueci de perguntar uma coisa rs… se no caso da compra das roupas, é interessante contratar um profissional, um personal stylist. Pensei nessa opção para me orientar corretamente e são informações que usarei para sempre. Pensei como um investimento. Está certo? Obrigada e beijos.

        Oi, Adriana. Vc já tem muitos atributos de uma smart shopper, parabéns! Eu creio que usar os mesmos produtos é uma boa, mas como sempre estão saindo coisas novas e melhores, é bom que vc continue testando outros sim. Quanto às roupas, temos um capítulo inteiro do livro falando sobre elas e sobre como comprar bem. Mas enquanto ele não chega (está perto!), conhecer seu corpo é uma das melhores coisas a se fazer, pois aí vc comprará só o que realmente vai ficar bom. Mas tb tem uma questão de estilo e outras dicas mais que vc pode encontrar na internet ou esperar um pouquinho pelo Bolsa Blindada 2!
        Se você tem como contratar uma personal stylist seria ótimo, mas é preciso tomar cuidado para que ela não imponha gostos pessoais e faça de você outra pessoa, entende o que quero dizer? Bjs!

          Ah! obrigada =)… aprendi tudo sozinha rs. Sobre a personal eu entendi sim… por isso venho buscando modelos estudando por conta. Eu consigo esperar até o livro sair, estou aguardando sair o 2º volume, não vejo a hora =). Eu ainda não tenho filhos, mas acho que é legal colocar dicas sobre compras de material escolar, roupas, calçados para os filhos pois aqui em casa somos 3 adultas hoje, mas meus pais sofreram mtu com isso. Um grande beijo.

            Dica bacana! Obrigada 😀

    Difícil achar material em português sobre o assunto. Teria alguma dica de site que trate do assunto em português? O sistema de cupons utilizado no exterior é bem interessante, mas aqui não há essa forma de tentar economizar. Na prática, o que se vê por aqui são promoções disfarçadas, com quase nada de desconto. Mas acredito que alguns procedimentos simples possam trazer economia. Por exemplo: compras em supermercado. É melhor fazer a compra do mês ou comprar toda semana? É melhor fazer compras em atacadões? Roupas: é melhor investir em roupas mais caras que tenham maior durabilidade?

      É verdade, Bianca. Em português não há muita coisa, mas pode deixar que a gente vai apresentando aqui um portfolio de ações para sermos smart shoppers. Quanto às suas perguntas, todas serão temas futuros, ótimas sugestões! Bjs

    Olá Patrícia,

    Este tema é muito interessante. Aqui em Portugal, finalmente já se começa a poder fazer compras com recurso a promoções e cupões. Inclusivé, tem alguns blogs que todos os dias fazem posts com as promoções. Eu própria já tenho aproveitado compras com 100% de desconto, ou seja, trazer artigos de graça para casa, ainda é raro estas possibilidades, mas possível – já tenho as prendas de aniversário e natal compradas para os próximos tempos! Não só poupei muito dinheiro, como também o stress de ultima hora.

    Existe um programa na televisão também engraçado, nos EUA, Extreme Couponing, onde mostra pessoas que levam compras de valores de milhares de dólares e pagam apenas alguns dólares. Essas pessoas acabam por ter um stock em casa de vários produtos, quase como um minimercado. Normalmente o que eu faço, quando vejo alguma promoção boa é também acumular stock, claro que de produtos que uso e não perecíveis, por exemplo artigos de higiene e limpeza,

    P.S. Comprei o livro Bolsa Blindada quando visitei o Templo de Salomão aquando a sua inauguração no final de Julho, ainda não comecei a ler, mas claro vou lê-lo rapidinho. Estou a ver que tenho de programar mais uma visita ao Brasil para comprar o Bolsa Blindada 2 em breve.

    Fico a aguardar as novidades do próximo mês!
    Beijinhos

    Patrícia, estudando umas coisa tive u ideia que pode ser útil. Penso nessa questão de investimento ou não, penso que quando compramos algo pensando em investimento, tbm temos que zelar para que aquilo realmente seja um investimento. Então um post sobre a manutenção, vamos dizer assim, no que investimos como roupas, sapatos, equipamentos de cozinha entre outros também é importante para fazer com que aquilo realmente seja um investimento. Espero ter ajudado. Um grande beijos.

      Seria cuidados com as coisas que compramos, tipo: como cuidar das roupas, calçados, manutenção de carro, essas coisas assim? Se for, já gostei!!! Tenho vááááárias dicas!!

        Isso Patrícia. Vejo que nós mulheres investimos em bolsas caras mas não guardam devidamente, ou tem zelo. Compram roupas de marcas e caras e não usam um cabide adequado se quer para guardar e deforma toda a roupa. Agora eu lembre desses, mas acho que podemos ampliar a tudo, conservação de notebook e tablet, roupas, a própria manutenção de carros como vc colocou, os cuidados para a maquiagem durar mais, perfumes… ah tudo! rs – são tantas coisas rsrs… Acho que tem bastante para vc brincar rs.. dá até para escrever o Bolsa Blindada 3 rs. Se quiser ajuda para escrever, eu tbm tenho várias dicas. Beijos e mais uma vez obrigada.

    ola Patricia achei essa dica de supermercado muito legal
    Cuidado com a localização dos produtos nos corredores e prateleiras
    Muitas empresas pagam aos supermercados para deixar seus produtos em destaque, tanto nos corredores quanto nas prateleiras. Não deixe de visitar a seção específica daquele produto em promoção para verificar se realmente aquela é uma boa oferta. Nas prateleiras, olhe atentamente os produtos na parte de baixo. Eles costumam ser mais baratos, pois geralmente são de marcas menos conhecidas.

    Boenas!

    Muito tri esse assunto, vou aproveitar esse desafio e me aprofundar nesse assunto, quero ficar mais informada que gerente de funerária 😉
    Um abraço pra ti guria.

    Dai.

      kkkkkkkk… O cara da funerária tem que estar bem vivo, senão o negócio dele é que vai morrer!! 😀

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Oi Patricia, tenho 53 anos, fiz ontem, et em crise. Venho de uma familia com mts dificuldades financeiras,
    já li o seu livro, achei ótimo. Mas, continuo com problemas financeiros. Me organizo com listas de prioridade,
    mas qd et com td sobre controle, aparecem coisas onde eu vou gastando e qd vejo estou totalmente endividada. Já pensei até em procurar um terapeuta, pois sozinha não estou conseguindo, me ajude.
    Obgd

      Me passe mais detalhes pelo Contato aqui do blog, ok?

    Paty amei! Desculpa não estar deixando meus comentário,mas é que uns Desafios tem me consumido ,rs..mas graças a essa educação financeira,rs,tenho conseguido me aplicar ,e o que e melhor,consigo passar ajuda a outros.
    E vou te confessar,sabe a “Garota do echarpe verde” ? Me senti ela quando estava ajudando,rs..só que não!
    Posso falar do que tenho lutado e me esforçado para mudar tudo,sim revolução.
    Quando vc começou a falar,eu já pensei vou pesquisar.
    Agora quero deixar uma perguntinha, tenho trabalhado com um grupo de amigas,e nós estamos nos policiando em tudo,entre essas coisas,e quitar dívidas,como esse grupo de pessoas ,consegue entrar ,em algo para conseguir quitar suas contas? Ou isso só entra em produtos? Já aprendemos que aquele que tem dívidas,trabalha para quita-las,neste caso,ele tem algum beneficio para quitar?
    Bjnhos Miguxa.. já estou amando o novo livro,novo site,já estou pensando ,tipo como a Eduk,kkkk,quero participar de tudo,lembra -se de nós,ok?!
    🙂

    Oi Pati!
    quero ver esse post mas … não estou usando o micro de casa onde eu costumo ouvir, (está quebrado) mas sinceramente, eu prefiro ler e gostaria de pedir pra vc colocar escrito também.Eu fiquei curiosa sobre esse assunto e nem tem em português no google!!
    Eu acho q ler é mais prático e rápido! Enfim, é meu gosto! Beijinhos!

    SmartShopper é um pequeno banco de dados para facilitar a vida de pessoas que querem gastar seu dinheiro mais eficientemente em lojas – seja em comidas, computadores, roupas ou outra coisa. Ajuda a fazer listas com tabelas formatadas para comparação de preços.

    Boa tarde amada. ..esta demais este desafio de bom… uma dúvida tenho como baixar a planilha de gastos no smartphone..bjs e obrigada

    Olá Patricia , pesquisei e só tinha realmente em outras linguas ,então pesquisei em portugues (comprador inteligente) e lembrei em que mes de junho à agosto estava sem microondas ,pois não estava funcionando , então me coloquei em uma posição de analise o que seria melhor , mandar arrumar , comprar um de segunda mão ,usar o cartão de credito que a muito tempo não utilizava para parcelamento, pegar minha economia na poupança ou juntar e pagar a vista pedindo desconto ou usar as panelas com o gas do fogão e passando o tempo lavando, secando e guardando as louças (tudo ficaria atrasado )até ganhar um quem sabe.Então eu coloquei em ordem estas questões como um quebra cabeça se encaixando direitinho com paciencia bem racional , levei o microondas para consertar, ja tinha o orçamento não usei a emoção pedi para aguardar um pouco e mesmo sem tempo entrei no site , porem eu queria proximo ao valor do conserto do meu antigo frete grátis mas um pequeno detalhe existia a potencia do produto , e eu já estava na situação de lavar as panelas descartei a hipótese de permanecer nesta situação ,bom , eu estava procurando preço , necessidade e qualidade , fui ao shopping lá estaria centralizado todas as lojas em um só dia e eu iria para o xeque mate fui em todas as lojas somente uma marca conhecida tinha em uma loja , com uma potencia bem maior que todas as marcas vistas , e o preço bom ,hora de saber como pagar aprendi que dinheiro é melhor que cartão então porque não negociar com o dinheiro , lá dizia o valor a vista e parcelado em 10 * no cartão sem juros então pedi para falar com o gerente ,” pago a vista POREM EM DINHEIRO pegar ou largar ou quer que eu faça em 10* no cartão” disse a ele sei que não compensa e vendi o que ele necessitava era dinheiro no caixa e necessidade para eliminar o estoque atendendo a demanda ele aceitou abaixou 20% e ainda ganhei um cupom para concorrer ao carro okm , ha o antigo foi vendido ao técnico que ajudou a pagar o novo com garantia estendida só uma coisa faltou a entrega , mas eu mesmo levei pra casa de ônibus kk .
    Só gostaria de saber sua opinião, se foi uma boa a garantia estendida .
    bjs e obrigada por tudo

      Olá, Carmem. Vc foi uma tremenda smart shopper!!! Usar o dinheiro da venda do antigo para a garantia estendida foi uma ótima ideia. Infelizmente, os produtos de hoje não são feitos para durar e muitos quebram antes da garantia normal (de um ano) acabar. Porém, já aconteceu comigo duas vezes de quebrar um eletrodoméstico poucos dias depois da garantia vencer. Se eu tivesse garantia estendida não teria tido que pagar o conserto (um deu pra arrumar, mas o outro não teve conserto!). Hoje em dia creio que, dependendo do investimento, é melhor mesmo optar pela garantia estendida. Beijos e parabéns!!

    VALEU UHUUU!

    Olá Patricia! Quando comecei a escutar o áudio sobre smart shopper, na hora veio a minha irmã na cabeça. Ela mora no Estados Unidos e sempre fala que só compra com ticket. Sempre brinquei com ela, falando que ela parece a Rochelle, a mãe do personagem do seriado: Todo mundo odeia o todo mundo odeia o chris (rs).
    Por enquanto na cidade aonde moro, a única “opção” sobre smart shopper é em supermercado. Aonde você levando o panfleto do concorrente, eles fazem o preço igual. É pouco, mas é um começo rs. Bjs!!!

      Sim, já começou!!

    Confesso que não fiz a tarefa de casa, mas achei um artigo mais que ótimo e se encaixa muito no assunto: https://vidaorganizada.com/bem-estar/organizando-um-orcamento-mensal-para-roupas/ se verem os outros posts ela ensina outras formas de organização que nos leva a sermos uma smarth shopper, vale mtu a lida. Espero que gostem. Um grande bjo.

      Arrasou. Até eu vou conferir as dicas!! 😀

        Obrigada… esse blg é mtu bom, vale apena ler as matérias. Depois me conta o que achou das outras matérias… bjão

          Adorei a dica do blog, Adriana! Já coloquei em meus favoritos. rs É um complemento perfeito da nossa querida página Bolsa Blindada. 🙂

    O blog https://vidaorganizada.com/ que a Adriana citou mais acima é maravilhoso! Tem várias dicas “smarts”! Vale a pena conferir. 😉

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.