Você sabe por que nós brasileiros temos que ter tantos documentos? E qual deles é o mais importante? Vamos analisar o assunto?

Identidade, CPF, passaporte, PIS, título de eleitor, carteira de motorista, carteira de trabalho e por aí vai… São muitos os documentos e, uma vez que algum deles esteja em desordem, sua vida pode virar de cabeça para baixo!

Mas para que tantos? Bem, nossos documentos, independentemente da função direta que tenham, servem para que o Governo nos controle. Seu RG comprova quem você é, certo? Mas, antes disso, ele gerou um número pelo qual o governo segue seus passos. Seu CPF mostra sua situação com as finanças. Sua habilitação prova que você pode dirigir etc. etc.

No meio de tantos, qual o mais importante? Bem, todos são importantes e sem passaporte, por exemplo, você não viaja ao exterior (a não ser entre os países do Mercosul). Só que há um deles que, diferente dos demais, serve para que VOCÊ CONTROLE O GOVERNO: seu título de eleitor.

É com ele que você define quem estará no comando, lembrando que, uma vez lá, são eles que comandarão as regras do jogo. Você já ouviu que a culpa pelo nosso país estar assim é de todos nós, afinal, nós que os colocamos lá. E é verdade. Por isso, não fique alheia às eleições e tenha seu título em dia. Se você tem 16 anos (ou vai completar até 5 de outubro), já pode tirar seu título. Se você vota em outra cidade, transfira para seu endereço atual para poder votar e não se conforme em apenas justificar sua ausência. Não deixe a chance de escolher seus representantes passar.

MAS ATENÇÃO: o prazo para tirar, regularizar ou recadastrar-se no sistema biométrico (para algumas capitais apenas) é até esta quarta, dia 7 de maio.

Seja esperta e não fique esperando. Pesquise no Google se sua cidade terá o sistema de biometria e vá se cadastrar, caso haja na sua. Pesquise os documentos que tem que levar ao cartório para tirar ou regularizar sua situação e vá em frente. Exerça seus direitos, pois isso está diretamente ligado ao seu futuro. Se vivermos em um país próspero, seremos prósperas.

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Ta certo Patricia! Eu me mudei para Goias ha apenas tres meses, mas ja transferi o meu Titulo de Eleitor para ca, pois tenho consciencia da importancia do meu voto.

  • D.Patricia….Fiz isso a duas semanas atras …transferi meu título pra votar nos homens de Deus Que Pode
    defender nossas ações morais diante de um mundo tão pobre.
    Há alguns anos eu estava apenas justificando…e esse ano decidi transferir pq tenho argumentos diante da sociedade e justificando apenas como vou impor os meus direitos? Não teria razão pra tal atitude.

    Boa Dica Para nós Brasileiros.
    Regularizar Seus Documentos.

  • Já fiz o meu há algum tempo e espalhei para a minha rede de contatos sobre a biometria!
    Abraços

  • O meu já está certinho 🙂

    Abraço guria

    Dai.

  • Oieee Paty …
    o meu já está tudo certinho !
    mas é tão difícil escolher quem estará no comando!
    só Deus para nos orientar na hora de votar!
    …. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *