Vocês pediram mais desafios e este bloguinho que vos fala atendeu! Teremos o Desafio Arrumação com 2 semanas de posts para você deixar tudo na mais perfeita ordem. Quem topa?

Desafio arrumação 1 – Organização do guarda-roupa

Muitas pessoas pediram que continuássemos com os desafios aqui no blog, pois eles servem como um direcionamento passo a passo para o crescimento.

Concordo plenamente que quando temos um plano a seguir a coisa flui muito melhor.

Ainda mais quando alguém já fez algo que deu certo e conta sua experiência.

E esse é o caso do Desafio Arrumação.

Você que me segue sabe que não sou Personal Organizer profissional.

Mas acabei desenvolvendo técnicas próprias de organização simplesmente porque não funciono com bagunça!

Para esta nova série estou prevendo 6 posts (incluindo este), para que você organize 6 áreas da sua vida para facilitar o seu dia-a-dia.

O objetivo desse desafio é deixar as coisas mais fáceis para que você não perca tempo.

Dessa forma, você terá mais tempo para se dedicar a coisas mais produtivas.

Então aqui já vai uma dica de ouro para você ter sempre em mente:

Organização não é perda de tempo. Ao contrário, é facilitar a sua vida nas tarefas cotidianas para que você tenha mais tempo para investir em coisas produtivas.

 

Dito isso, vamos à tarefa número 1 do nosso Desafio Arrumação:

Guarda-roupa arrumado, manhãs mais leves!

Para nós, mulheres, roupa é assunto sério!

Quando saio com a roupa errada parece que meu dia fica “preso”, pois tem alguma coisa me atrapalhando.

Por isso, tenho que ter tudo muito bem organizado.

Tenho mais roupas do que normalmente as pessoas têm devido à natureza do meu trabalho.

Preciso de roupas para:

  • TV e vídeos do meu canal YouTube 

    – quem trabalha em TV sabe que é preciso ter uma gama de cores bem completa porque não pode ir com a mesma cor ou estampa da apresentadora/convidados (tem que levar opções), não pode ir com a mesma cor do cenário (mais opções), não pode usar xadrez ou listras pequenas por questões técnicas, não pode ser uma blisa de tecido muito mole porque o microfone não para, e por aí vai… Atualmente estou no Mulheres da TV Gazeta (quarta-feira sim, quarta não) e aos sábados na Record TV, na Escola do Amor. Fora isso, tenho, no mínimo, mais 2 vídeos no meu canal do YouTube. Só aí, são 4 looks por semana para vídeo (fora as opções a mais!).

  • Palestras

    – dependendo do local o tipo de roupa muda muito, pois, como eu sempre digo, sua roupa comunica uma mensagem antes de você abrir a boca. Aliás, amanhã teremos um video sobre isso no meu canal e eu vou colocar o link aqui para você conferir, ok? Se vou a uma escola para alunos do Ensino Médio o look é totalmente diferente de uma palestra em uma empresa mais formal. Então, haja roupa!

  • Workshops

    – geralmente são 4 ou 6 horas de aula e preciso estar apresentável, porém, confortável. Vou passar muitas horas em pé, mas no final, sempre tem sessão de selfies e preciso estar bem para sair nas fotos! 🙂

  • Eventos de lançamento – viajo o Brasil todo fazendo sessões de autógrafos e preciso ter roupas para todo tipo de clima, afinal, a roupa que uso em Porto Alegre ou Curitiba jamais vai dar certo em Belém do Pará ou Manaus! Sendo assim, repito: haja roupa!

Fiz esse relato para que você perceba que, se eu não for organizada, vou levar a roupa errada para o lugar errado, posso esquecer de viajar com o que necessito e arruinar o meu dia por uma bobagem!

Se o sistema que uso dá certo para mim mesmo com toda essa demanda, tenho certeza de que vai dar para você também.

Ainda que você não tenha tantos compromissos, ter suas roupas arrumadas vai te ajudar a multiplicar seus looks (também temos vídeos no canal sobre isso, vou deixar os links abaixo).

Anote as dicas para que você já comece a se programar para essa tarefa!

Como arrumar o seu guarda-roupa

As dicas que eu uso e que me facilitam muito é:

  • Eliminar as roupas que não vai usar – não adianta guardar e entulhar o armário com coisas que você não vai usar. Separe para doação ou venda, mas não as deixe tomando espaço.
  • Separar as roupas de dobrar e as de pendurar – quando você pendura uma roupa que deveria ser dobrada (como um tricô, por exemplo), pode deformar a peça. E quando dobra uma roupa que deveria pendurar, vai acabar não usando porque ao desdobrá-la vai perceber que está toda amassada e que você não tem tempo de passar antes de sair.
  • Guardar as peças separadas por estilo – guardo camisetas com camisetas, polos com polos, regatas com regatas etc. Assim, quando penso em usar uma polo, vou direto à pilha de polos. Isso me economiza muuuuuito tempo!
  • Guardar as peças separadas por estilo – também separo por cor, mas dou preferência ao estilo. Por exemplo, se quero uma blusa preta sei que está na pilha das pretas. Mas se for uma polo preta (que no meu caso tenho de várias cores) estará na pilha das polos.
  • Categorizar por estação – aqui em São Paulo podemos ter todas as estações do ano em uma mesma semana (haja saúde!), mas mesmo assim, separar por estação ajuda. Isso porque, se o dia estiver quente, vou direto nas roupas de verão. Se está mais frio, já busco uma blusa ou blazer.

Seguem algumas fotos para você poder entender melhor como funciona na prática.

Na foto abaixo você vê um lado do armário onde coloquei todas as saias e os vestidos que podem ser pendurados pela cintura.

 

 

 

Aqui nesta área coloquei as roupas de inverno.

É importante não lotar demais porque as roupas (principalmente de inverno) precisam respirar.

Essa “estratégia do cabide torto” é para eu saber que tem uma peça faltando.

Neste caso, esqueci no carro, mas serve para quando a peça está na lavanderia também! 🙂

 

Esta parte do closet é aberta. É ótimo para que as roupas respirem.

O cuidado neste cômodo é deixar sempre a janela fechada para não pegar pó.

Também não deve bater sol direto nas roupas porque podem desbotar.

 

Esta parte também é aberta (sem portas) e serve para pendurar peças que não podem ser dobradas, mas que são mais longas.

 

 

Defina o seu método

Basear-se no método de alguém é bom, mas melhor ainda se você criar o seu.

Afinal de contas, ele vai ficar com a sua cara!

O método de dobra da Marie Kondo, por exemplo – a número 1 em arrumação – eu não gosto.

As roupas ficam lindas na gaveta, mas como ela dobra demais (até virar um pacotinho que pare em pé), quando você desdobra para vestir estão muito amassadas.

Por isso, ainda que sejam dicas de uma expert, só você vai poder desenvolver o que é melhor para si mesma!

Para se inspirar, confira o vídeo 10 peças, 30 looks abaixo!

 

IMPORTANTE!

CONTINUEM DEIXANDO UM COMENTÁRIO NOS POSTS!

Ainda que seja um OK ou um emoji.

Lembre-se que, se você apenas ler e não interagir, o Google entende que não foi relevante para você!

Com isso, acabamos ficando mal posicionados nas buscas.

Sua ajuda vale muito para manter este trabalho. 🙂

 

Nos vemos na quarta ara o próximo desafio!

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Poxa estou fazendo os desafios 2019 do Godllywood, suas dicas vão me ajudar em um dos desafios. Obrigada! ❤️😘

  • Eita, que coincidência. Essa semana fiz uma limpa no guarda roupa e tirei peças que não uso. Até vi um vídeo seu que ensina a vender essas peças em sites. Vou fazer fotos melhores e tentar vender.

  • Ótimas dicas, Paty! Sonho com um closet onde eu possa visualizar tudo o que tenho. Por enquanto, a realidade são só 2 portinhas e 3 gavetas do guarda-roupa que divido com meu marido… Mas tentarei categorizar melhor, seguindo suas dicas.

  • No meu guarda roupa mantenho apenas o necessário. Como trabalho 1/2 vezes por semana (viajo e volto), tenho poucas opções que me bastam. Então tenho mais roupas de usar em casa, pra andar na praia, levar filho na escola, roupas mais básicas. Mas depois que organizei, mesmo tendo pouca roupa fica muito mais fácil quando vou usar.

  • Paty,

    você pode dar dicar para organizar a lavagem de roupas sem acumulo?!

    Deus te abencoe!

  • Concordo com você “O método de dobra da Marie Kondo, por exemplo – a número 1 em arrumação – eu não gosto.
    As roupas ficam lindas na gaveta, mas como ela dobra demais (até virar um pacotinho que pare em pé), quando você desdobra para vestir estão muito amassadas.”, minha arrumação é bem parecida com a sua!! Sem contar que se dobrar demais, quando for vestir acabar desistindo e for pegar outra peça, na correria muitas vezes não vai dobrar igualzinho para colocar de volta no lugar, precisa ser organizado e prático!

  • Oi Patrícia !! Amo esse tema e já deu vontade de tirar os excessos do meu armário, mas tenho uma pergunta : onde vc colocou as camisetas , tem alguma coisa atrás ? E porque eu tenho uma parte com cabides bem pequenas e uma outra parte só de prateleiras , mas acontece que ficam roupas esquecidas atrás e que não sei mais o que fazer .. vc tem alguma sugestão ?! Obrigada !

    • Atrás das camisetas não cabe muita coisa porque meu armário não é muito profundo (isso ajuda muito a não esconder as coisas!) Mas eu coloco atrás coisas que uso só de vez em quando, como: Camisetas de grupos de voluntariado, roupas especiais que eu uso para gravar (dolmã de chef de cozinha, aventais etc.).

  • não digo q vou participar do desafio, mas estou sempre aqui lendo os seus posts! Bjos!

  • Uau Patrícia, muito obrigada! Topo demais estaremos juntas , preciso muitíssimo ! 💙👍🏼😊🙏🏼

  • Eu já tenho meu método bastante parecido com vc, mas sempre é bom saber mais e melhorar. Parabéns!!!! Amei 😍

  • Oi Patrícia, fiz um destrave no meu armário e troquei com amigas cerca de dez vestidos que eu não usava mais. Resultado dez roupas “novas” velhas.

  • Adorei o desafio. Gostaria de saber a sua opinião sobre separar as roupas por estação de forma a não deixar o armário tão cheio. Bjs

    • Como vc vê nas fotos, eu separo, mas não deixo de ter tudo a mão porque aqui em SP o clima muda muito. Não é como no exterior que vc pode guardar as roupas de inverno no verão e vice-versa! Bjs

  • Aprendi muito com suas dicas, sempre me motivam a pensar se realmente é necessário ter isso ou aquilo! Consumo com consciência é qualidade de vida! 😉

  • Acabei de ler seu post e gostei muito. Eu estou começando a descobrir como organizar meu guarda-roupa roupa de uma forma que seja mais útil pra mim mas que também me dê alegria. Patrícia eu gosto muito de entrar no meu quartinho e ter minhas peças disponíveis num espaço bonitinho e organizado. Só de ver já fico feliz e a escolha do roupa nem demora muito.

  • Gostei do desafio, pois adoro temas sobre organização! Parabéns!

  • Uma arrumação muito boa. Concordo consigo, pois não gosto mesmo nada do método de arrumação de Marie Kondo. Para o estilo de vida de onde ela tem origens deve de ser muito bom. No meu caso acho que minha mãe me deu ensinamentos muito valiosos para o resto da vida (pena não ser do tempo da Internet, ou não). Obrigada pela sua partilha, vou continuar aqui.

  • Oba amei esse tema !!!! Assisti o Marie Kondo na Netflix e vi muitas mudanças nos participantes por conta da arrumação e fico feliz por vc também colocar desafio com esse tema!!!!

  • Muito boas e úteis estas dicas.
    Saio cedo para o trabalho, então sobra pouco tempo para escolher o modelo ideal para cada dia. Logo, melhor organizar para economizar.
    Beijos!!

  • Gostei muito do post, as fotos para ilustrar o tema ficaram ótimas. Parabéns!

  • Seus post e dicas são todos maravilhosos! Nem sempre deixo comentarios aqui mas sempre compartilho no face, espero que seja de grande ajuda para outras pessoas assim como tem sido pra mim. Obrigada Patricia seu trabalho é excelente. 😍😘

  • Eita Paty, mais um desafio! Adoooorooo! E esse é bem prático, mostrando como você faz, pra mim é maravilhoso. Pois aprendo muito mais vendo como as pessoas colocam em prática aquilo que estão falando, o famoso “quer que eu desenhe?” ;D Obrigada mais uma vez por todo esse empenho em ajudar as suas leitoras. Beijo grande.

  • Meu guarda-roupa tem peças separadas por estação e por cor. Amei estas dicas!

  • Show
    🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️😉😉😙😙😙

  • Ameiii e obrigada por me enviar todas ideais maravilhosa e aprendi mas e mas e quero aprender com vc coisas incríveis que vc ensina para todos expectadores.
    Parabéns Patrícia Lage e Deus te abençoe sempre.
    🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️😉😉😙😙😙

  • Olá! Adorei as dicas! Mas uma coisa que sempre me incomodou é que nossos armários são muito profundos, e eu nunca sei se vale a pena fazer 4 pilhas de roupas, sendo que duas ficarão escondidas, ou se faço apenas duas para ficar mais na frente…. A maioria das dicas de arrumação que eu encontro, os armários tem mais gavetas do que prateleiras, o que foge da minha realidade e eu acabo ficando bem perdida na hora de organizar. Inclusive estou precisando dar uma super geral no meu, pois está simplesmente deplorável 😭

    • Mas para isso, trago dicas!! Rs…rs… Vc pode comprar cestas ou usar caixas para criar gavetas, assim vc coloca as roupas dentro e puxa para poder ver o que tem atrás. Fiz isso nos meus armários de cozinha e ficou ótimo! Bjs

  • Menina, sério que vc ainda encontra tempo pra academia ou as roupas estão lá pra usar nas férias? 🤔

    • Não estou fazendo academia, mas eu e meu marido caminhamos nas ruas do bairro! 😀

  • 🙂 separação por estilo também uso, acho mais fácil…
    bjs

  • O seu canal tem me ajudado muito! Vim aqui no blog conferir mais dicas.
    Muito obrigada!

  • Gostei muito também, faz tempo que preciso organizar meu guarda-roupa e da minha filha rsrs. Valeu as dicas.

  • Patrícia! Amei as dicas. Eu já havia feito uma faxina no meu guarda roupa. Como sou casada e recentemente tive bebê, o guarda roupa era ocupado por parte das fraldas do chá de fraldas que fiz e tem a parte do meu marido. Até perguntei a ele qual a mudança que ele gostaria que eu fizesse. E ele falou pra separar as roupas de casa e as de sair. E na parte onde tinham os pacotes de fraldas coloquei as toalhas de banho e rosto, lençóis com elásticos, lençóis de inverno, fronhas, edredons, todos separados um ao lado do outro. E na minha parte coloquei como vc falou, no cabide roupas de acordo com as cores, até as calças jeans pendurei pra não amassar. Dobradas coloquei somente as roupas de casa, são de malha e não amassam. Obrigada pelos detalhes nas dicas foi muito importante pra mim. Bjos.

  • Paty, bom dia!
    Como seus posts são claros e me ajudam tanto. Esse ano decidi te acompanhar diariamente, às vezes não dá tempo mas na primeira oportinidade corro aqui pra ler tudo e ver tudo rsrs…
    Obrigada pela ajuda, afinal essa é uma das minhas tarefas pra esse trimestre do Godllywood e já estou melhorando o que havia feito.

  • Tô nessa essa semana e agora vendo esse POST fiquei mais animada que já estou meio caminho andado em organização,só falta um closet maior.

  • Recebi apenas três dias do desafio! Não tem mais???

  • Adorei a dica , agora é só a regaçar as mangas e mãos a obra

  • oi sempre aprendo mais com vc dicas ótimas apesar de ser um pouco organizada não suporto gurda roupa bagunçado é tudo separado

  • Patrícia, suas dicas são extremamente muito úteis e parabéns pelo canal e blog. Nunca pare de postar e dar dicas pra nós.

  • Oi Paty, amei as dicas e concordo plenamente com vc, cada uma deve organuzar de acordo com seu dia a dia, o que facilita para cada uma e a quantidade de compromissos, continua fazendo posts nesse estilo, minha dica é: vc já tem assuntos de sobra para vários novos livros rsrsrs ( eu tenho todos seus livros rs). Beijinhos Patricia Lages. Deus abençoe ainda mais. Muito sucesso e felicidades mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *