Depois da viagem maravilhosa para o lançamento do Bolsa Blindada em Brasília, aqui estamos novamente para dar continuidade ao Desafio #4. Você é uma das fortes que ainda permanecem? Então vamos em frente!

MoneyUma coisa é certa: nem todo mundo nasceu para ser rico. Cada uma de nós é diferente e viemos a este mundo com propósitos diferentes.

A Bíblia nos deixa isso bem claro quando diz, em Romanos 14, que uns têm fé para comer carne e outros legumes, mas aquele que tem fé para comer carne não deve criticar aquele que tem fé para comer legumes. Ou seja: cada um na sua. Mas sempre respeitando as diferenças.

Porém, independentemente das diferenças, todos temos algo em comum: obrigação de mantermos nosso caráter de forma irrepreensível. Você pode não ter o desejo de ganhar dinheiro a ponto de ficar rica, mas tem a obrigação de honrar com seus compromissos.

Se você tem filhos, sabe que não adianta falar o que eles têm que fazer se você mesma não faz o que diz. A sua palavra pode fazê-lo pensar em agir corretamente, mas é a sua conduta que vai fazê-lo agir corretamente. Mas não são só as crianças que agem assim, nós adultos também somos movidos por exemplos.

Não são só as câmeras do condomínio que registram seus passos, as pessoas ao seu redor também a observam o tempo todo. Quando você dá um mau exemplo, sua credibilidade vai por água abaixo. Por isso, o desafio dessa semana vai pegar pesado e só as fortes serão capazes de cumpri-lo. Preparadas? Vamos lá!

Se você está devendo a alguém, seja parente, amigo, colega, pai ou mãe, procure essa pessoa e diga que você vai se organizar para, o quanto antes, pagar o que deve. Se possível, antes disso, faça uma programação de como poderá pagar e já informe ao seu credor. Se você tem dívidas caras como cartão de crédito, bancos etc., já aprendeu que deve pagar estas primeiro, certo? Então, explique sua situação à pessoa e acerte seus ponteiros com ela.

Blindetes_BSB

Na quinta-feira, no blog da Cris, vamos ver o lado espiritual desta tarefa, combinado? E não esqueça de se cadastrar aqui na homepage do blog para receber sempre um e-mail a cada postagem nova. Se você não curtiu nossa fanpage no Facebook, clique aqui e curta!

 

Quem quiser conferir algumas fotos dos eventos em São Paulo e Brasília, visite nossa Galeria.

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Ola!
    Parabéns pelo lançamento do seu livro. Ainda não consegui comprá-lo, pois quero comprar a vista e não usando um cartão (pois estou dando um tempo a ele).
    Graças a Deus não devo a ninguém, eu sempre dizia e digo, passo fome, mas pago todos que devo, e assim tem sido, só tenho que aprender a controlar o cartão.

    Ps: Deixei um recadinho pra você na comunidade.

  • Gostei muito deste poster. vai arrebentar já estou tendo respostar.

    • Oi, querida. Ainda não, mas assim que tiver vamos divulgar!! Bjs

  • Oi, Patrícia, bom dia!
    Graças a Deus não estou devendo din-din, Quanto as visitas e carinhos, não sei a quem devo mandar um beijão, mas provavelmente à Cristiane Cardoso por ter aberto as atividades do Desafio Godllywood para todas as mulheres! Eu estava orando a Deus por isso e no domingo tive a grata surpresa pelo Facebook! Se puder, mande um beijo prá ele por mim, tá? E outro em você!
    Farei uma visita surpresa a minha cunhada! Ela não vai entender nada, mas se ficar sensibilizada já valerá a pena! Não temos amizade; talvez seja uma oportunidade!
    Beijos

    • Querida, vou mandar seu beijo sim. O Godllywood é uma bênção e quanto mais mulheres aderirem, mais iremos crescer e nos tornarmos fortes e unidas. Acho que sua cunhada vai ficar feliz de te ver. Eu ficaria!!! 🙂

  • Muitoo forte essa semana! Vamos a luta… haaaaa Soo para lembrar do desafio da semana passada da minha “duvida” segui sua orientação NADA DE empréstimo rsrs vou vencer em nome de Jesus!Deus abençoe e Obrigada 🙂

  • Olá, Bom Dia… Estava ansiosa para ver o próximo desafio..ontem fiquei entrando no blog o dia inteiro..kkk Os desafios do bolsa blindada estão me ajudando muito e já estou vendo resultado…aos poucos Deus está abençoando e estou conseguindo pagar minhas dívidas. 🙂

    Que Deus a abençoe cada dia mais.
    Bjs.

    • Obrigada Caroline e desculpe não ter postado antes. É que fiquei meio doentinha e me atrasei com o trabalho… Mas vamos em frente!! Bjs

  • Ola D. Patricia os desafios estão me ajudando muito
    antes de conhecer sobre o bolsa blindada, eu comprava
    compulsivamente sem pensar e o pior de tudo
    era que as coisas que eu comprava eu usava uma ou duas
    vezes e deixa de lado. Obrigado pela sua ajuda. Mas me tire uma duvida!!!
    eu estou desempregada e estou devendo como devo agir em relação do desafio #4
    Desde já agradeço muito.

    • Oi, Patricia. Creio que mesmo desempregada vc pode buscar seu credor e dar uma satisfação a ele (isso se for uma pessoa e não uma empresa ou banco). O credor tem direito a essa satisfação, pois confiou dinheiro a você. Quando ele vir que vc está tendo essa consideração, creio que ficará feliz com o seu bom exemplo. Bjs

      • Obrigada pela sugestão, é isso que vou fazer!!!
        Muito Obrigada D. Patricia 🙂

  • tá ligado Dona.. eu já havia feito isto e tenho estado na fé, é mês a mês mantendo o foco para finalizar estas dívidas neste ano de 2013. Obrigada pelas suas dicas, a cada nova tentativa de gasto recordo-me dos desafios que vale a pena seguir.

  • Até agora tenho conseguido pagar a todos que devo mesmo que isso signifique ficar sem um real na bolsa, mas vou mudar essa situação ou melhor, já estou mudando. Não estou mais usando o cartão para comprar tudo e qualquer besteira.
    Obrigada pelas dicas tenho seguido todas!
    Beijos!

    • Oi, Jaiani. Eu tb prefiro ficar dura do que ficar devendo. Creio que vc está certa e, em breve, quando as dívidas acabarem, vai poder se dar um presentinho! Bjs

  • Oi Patrícia, bom revela novamente, engraçado quando temos contato com a pessoa toda semana mesmo que seja assim por internet o relacionamento fica cada vez mais próximo, legal isso! Parabéns pelo 3º lugar seu trabalho é maravilhoso.
    Vamos lá estou numa situação que não sei o que fazer havia tido que há 1 ano tive um acidente em casa que me afetou somente no financeiro, porém como já tinha dividas fiquei com tudo enrolado. Porém depois de algum tempo me organizando aos poucos estou quitando uma a uma, tenho agora algumas que restarão que estava conseguindo pagar e outros que pode esperar, estava aguardando terminar as outras para iniciar essas. Mas tudo já estava planejado.
    Felizmente Deus colocou no caminho uma grande oportunidade e me deu uma grande conquista, na qual adquirir uma prestação e para isso pegamos empréstimos para terminar a conclusão do processo , onde será dividido para eu e meu noivo.
    Mas agora estou na duvida do que faço pois já tinha minhas dividas devido esse acidente, que já estava tudo planejado para ir pagando. Com essa prestação comprometi metade do meu salário que virou uma prioridade tem que ser pago, e o que resta vou pagando conforme as demais prioridades como cartão de credito… resumindo as dividas que pode levar meu nome no SPC e as demais acaba ficando esperando mais que fico constrangida pois gostaria de pagar como estava fazendo (agora você passa esse desafio e nem sei o que falar, pois não tenho previsão, se for ver somente no 13º que daria para pagar algumas mas não tudo). Se pegar um empréstimo agora mesmo com a prestação menor não consigo quitar todas as dividas, e a prestação vai comprometer ainda mais, tendo como para somente duas contas com o restando do salario depois de paga as prestação.
    Não sei o que fazer, por favor, talvez de fora me da uma luz, uma saída que vejo só se meu salario aumentasse, um milagre pois creio que Deus assim como me abençoou sabe da minha situação e não vai deixar desamparada.
    Não seu o que fazer com os credores, me ajude.

    Abs,

    • Oi, Karina. Na verdade vc deu um oasso maior que a oerna e adquiriu uma dívida sendo que já tinha outras. Não há outra forma de resolver do que pagando, mas para isso, você precisa aumentar sua renda. Veja o que vc pode fazer além do seu emprego para ganhar mais dinheiro. Faça artesanato, doce, venda coisas, não sei, mas tente aumentar seu ganho. Não é momento de adquirir mais nenhum empréstimo. Agora é hora de fazer condições e remediar o que já está feito. Beijinhos e siga na sua fé!

        • Obrigada Paty pela orientação. Estou no desafio e na sempre na Fé. Bjos.

  • E DONA PATRICIA, minha vida hoje esta de cabeça para baixo mais não desisto não fiz um pacto com DEUS so espero nele em mais ninguém CREIO QUE VOU VENCER ESTOU COM A VIDA no altar .preciso so de uma chance ai vou ARREBENTAR. CONTAREI NO FUTURO BEM PROXIMO NA FE SEMPRE.BJ

    • Primeiro você dá graças a Deus por não ter dívidas!! Segundo, pode ajudar pessoas que estão endividadas falando sobre o desafio com elas. Que tal? Bjs

  • Muito forte este Desafio!
    E é assim que Deus nos ensina:
    Que antes de ofertá-lo, antes de chegarmos ate a Ele;
    Devemos primeiramente nos conciliar com nossos irmãos, nosso próximo.
    Se somos de Deus, temos que permitir que Deus molde-nos conforme o Seu caráter!
    Aprendendo muito aqui, mas os melhores resultados vem com a prática. To nessa fé!
    Bjinhos 😀

  • Eu nesta semana pensava sobre algo semelhante.Entendo que cada um decide se quer carne ou legumes.Mas quando estamos disposto a pensar grande,devemos nos aliar aos que pensam grande,porque quantas vezes me vi sendo uma alienada,quando apresentava o que queria de diferente,e até um desprezo .
    Pat manda essa dica,muito obrigada,vamos em frente neste desafio!Bjnhos

  • Patricia,

    O seu Blog tem me dado forças e ânimo para recomeçar minha vida financeira. Recentemente adquiri o livro e estou procurando por em prática os ensinamentos recebidos…
    Me lembro que pouco tempo antos do casamente tinha lido em um livro sobre orçamento domestico e a necessidade de se dar a devida atenção para esse tema.Me lembro que me chamou atenção um sugestão de orçamento que na época achei muito bacana, uma sugestão de limitação de gastos do casal que era mais ou menos assim :

    Minha renda líquida representa 100% ( ou a soma da renda líquida do casal)
    Fracionada ficaria assim:
    40% dessa renda destinada a casa ( aluguel, luz, água, comida,…)
    13% Lazer
    13% Saúde
    15% Emergência
    4% Roupas
    10% Poupança
    5% Passar o mês
    Equilibrando para que o somatório não passe dos 100% do que dispomos, claro que podemos adaptar mas o raciocínio é esse. Defini como meta respeitar o Orçamento estipulado e segui-lo a risca ate o fim do ano!
    Bjs

  • Querida Patrícia,
    Ganhei de presente seu livro, e que “presentão”. Em 3 dias estou quase finalizando a leitura e estou amando tudo. Sua simplicidade, objetividade e experiências compartilhadas fazem com que a leitura seja extremamente agradável e enriquecedora. O desafio bolsa blindada aliada a leitura do livro está me ajudando a estar 100% organizada nas minhas despesas financeiras além de vislumbrar em breve a minha tão sonhada viagem para Suíça.
    Que Deus te retribua com dupla honra todo o bem que você tem me proporcionado.

    Com carinho,
    Leane R.

    • Leane, suas palavras realmente me deixam muito feliz. Sempre falei para Deus que, se pudesse ajudar as pessoas, tudo o que passei teria valido a pena. Já valeu! Bjs

  • Ola
    Paty
    Parabens pelo sucesso e estou aqui para dizer que estou muito feliz pois atraves dos sesafios comcei uma nova vida
    finaceira, pois conseguir pagar a 1° parte de uma divida antiga que tinha com um banco posso agoara respirar melhor
    isso é só o ocmeço ainda falta a reeducação financeira ou seja poupar, guarda para alguma inventualidade e vou chegar la .

  • Bom dia, por incrível que pareça, essa tarefa já cumpri, antes mesmo deste post…Mas ainda tem coisas pra se consertar.Obrigada pela dica, etarei atenta as tarefas.
    bjos.

  • Bom dia Patrícia;
    Estou firme nos desafios 🙂
    Parabéns pelo enorme sucesso, bjs.
    Dai.

  • Nossa Dona Patrícia! Antes mesmo de ler seu livro já estou vendo a mudança na minha vida. Você tem me mostrado coisas tão cruciais que eu tenho que mudar (e já tenho mudado!). Tenho certeza absoluta que o Espírito Santo tem te usado de forma grandiosa! E sei que ainda vai usar muito, e mudar a vida de muitas pessoas, assim como tem mudado a minha.
    Obrigada por tudo!

    • Eu que agradeço o comentário. É uma injeção de ânimo para nós! Bjs

  • Olá, Patricia.
    Seguindo a risca cada desafio… Muito bom ter essas orientações e o melhor de tudo é colocar em prática e ver o resultado. Graças a Deus não estou devendo a ninguém. Mais evitando as comprinhas no cartão. Ansiosa para lançamento no Rio. Ah! Adorei as fts do lançamento em São Paulo e Brasília. Bjs

  • Olá Patricia,
    Está semana fiz aniversario e ganhei de presente o livro Bolsa Blindada, amei fui um dos mesmo melhores presente já estou lendo e estou amando!
    Beijos

  • Muito bom o desafio.estava precisando,vou até o fim,preciso realmente me organizar financeiramente,kkkk .já Comprei o seu livro e tenho certeza que já esta sendo uma benção na minha vida!

  • Oi, Patrícia.
    Adotei a dica que você deu no post em que fala sobre os presentes. Que não devemos agir com emoção (e acabar se individando), mas sim com a razão. Segunda é aniversário de uma das minhas melhores amigas, mas como estou com pouco dinheiro, comprei um caderno baratinho, decorei com algumas flores que fiz de PVC e fiz de caneta um planejamento semanal para ela se organizar (pois ela é beeeeem desorganizada rsrsr).. Gastei menos de R$ 10,00 e entreguei hoje mesmo. Ela AMOU. Disse que nunca se sentiu tão bem cuidada através de um presente, e eu não me sufoquei financeiramente por isso. Obrigada pela dica 😀

    • Parabéns, Natália. É exatamente esse o objetivo desse post! Bjs

  • Oi Patrícia,

    Desafio #4 cumprido.
    Tinha apenas 2 dívidas pendentes.
    1º Um cartão de crédito que já liguei e negociei as parcelas para quitação.
    2ª Um valor que minha mãe havia me emprestado, mas já fiz a programação do pagamento. Mãe é mãe né, diz que não precisa pagar, mas precisa sim.

    E sabe, essas atitudes simples de colocar na “ponta do lápis” as contas e realmente programar e acertar o pagamento das dívidas pendentes me deu uma paz tão grande. Acho que o medo de encarar a dívida é maior que a dívida em si.

    E que venha o Desafio #5.

    Bjs,
    Leane R.

    • Sem dúvida que o medo é maior! Muitas vezes as pessoas pensam que a situação é pior do que parece e ficam protelando solucionar, mas quando se propõem a coisa anda! BJS

  • Pois é Paty, o pior eu acho que não é dever pra banco , mas sim para as pessoas . normalmente ficamos sem ´´cara“ para olhar a pessoa, e enquanto não quitamos a tal ´´bendita “ dívida não sossegamos . Essa semana já comecei a pagar quem devia, e olha que era coisa boba viu, é que com a correria do dia a dia , agente acaba se esquecendo das ´´pequenas dívidas“, que no final viram a famosa bola de neve.
    Até o presente momento,, somente tendo uma agenda organizada conseguiremos resolver todas as pendencias , e eu tenho certeza que vou conseguir , já posso ver uma ´´pequena nuvem “ vindo ao meu encontro e o melhor de tudo trazendo a chuva de serôdia .:-)
    Beijos!

    • Com as pessoas a gente acaba gerando outro tipo de “juros” e pode ser mais caro que os do banco! Bjs

  • Ola Dona Patricia ,
    Satisfaçoes dadas aos credores , so aguardando chegar o dinheiro e quitar os debitos #bolsablindadadesafio4 …Rumo a uma vida financeira saudavel que glorificara a Deus .
    Bjão ^^

  • #Estou no desafio e graças a Deus não devo,nem tem pendencias,sou organizada nas finanças mas ja quebrei a cara antes adquiri uma divida no cartao de credito que me prendeu por um ano,foi terrivel!!

    • O bom é que esta experiência já te mostrou que não é legal perder o controle. Assim vc se mantém organizada e ainda pode ajudar outras pessoas com seu testemunho. Bjs

  • EU JÁ FIZ ISSO SEM SABER QUE O DESAFIO#5 ERRA,E TAMBÉM PARABÉNS PARA O LIVRO E FICO AGUARDA QUE CHEGUE A PORTUGAL.

  • Minha Situação é meio complicada,pois tenho uma dívida muito grande no banco,não sei nem como ta a situação
    pois não fui eu que adquiri.Emprestei meu nome,para ser sócia em um estabelecimento,mas,essa sociedade é só fantasia
    pra mim,é simplesmente pra pessoa não pagar tantos impostos altos.Entrei com 1% e essa empresa foi por água abaixo.Detalhe: Trabalho nela,é de parente,e não há condições deles pagarem. Me Dê Uma luz…Faz Uns 2 anos que to nessa situação,e não tenho como pagar tbem.
    Um Grande Abraço!

    • Oi, Vilma. Infelizmente a dívida é sua. Por mais que vc tenha emprestado o nome, ele continua sendo seu e é vc quem vai ter de arcar com o pagamento. A primeira coisa a fazer é levantar a atual situação da dívida, pois a desinformação não vai te ajudar em nada. De posse das informações, vc deve chamar os seus parentes envolvidos no negócio e propor uma forma de pagarem essa dívida. Enquanto vc for deixando isso rolar, não creio que alguém tome a frente. Mas, se eles não concordarem em ajudá-la no pagamento, vc terá de negociar uma forma de poder saldá-la sozinha, afinal, é o seu nome e, sem ele, vc não poderá fazer muita coisa no futuro. Bjs

  • Gostaria de receber todos os posts e novidades por e-mail.

    Obrigada e beijinhos

    • Oi, Carine. Vá na Home page e coloque seu e-mail na parte de cadastro e clique em “assinar news letter”. Assim, todas as vezes que postarmos algo novo, vc será i formada por e-mail. Bjs!

  • Oi Dona Patrícia, estou fazendo os defios mais queria perguntar onde tenho que postar, estou posatando na pagina do face do livro da senhora mais, não sei se ta certo, me diga como partcipar realmente, obrigada.

  • Bom dia D. Patrícia,
    não sei onde foi parar o meu comentário, mas foi bom recomeçar a fazer os desafios, pois achei muito interessante o exemplo de orçamento dado pela Gisele Ferreira dado nos comentários acima. Negociei a minha maior dívida e estou esperando uma resposta de prescrição do restante da mesma. Depois envio meu testemunho sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *