Desafio 2018 – Dia 10 – Lista do Não

Saber dizer não é algo que precisamos aprender em diversas situações e, para ajudá-la nessa tarefa, conheça a estratégia da “Lista do Não”!

listadonão

Em alguns momentos na vida o “não” é extremamente necessário, quando, por exemplo, um parente que pede seu cartão de crédito emprestado para fazer uma compra que não sabe se terá condições de pagar.

Em outros, ele pode ser facultativo, como quando uma amiga quer a sua companhia em um evento que você não quer. Às vezes vale o esforço para atender, às vezes não.

E, também, há situações onde ele deve ser evitado, como quando o seu marido ou filho pedem algo especial – que merecem – mas você não quer fazer porque não está a fim. Vale a pena o sacrifício, pois você ficará com “crédito na sua conta”.

Mas e quando o não é para você mesma? Difícil, né? E é aí que entra a estratégia da “Lista do Não”. Nessa lista devem constar, pelo menos, três tipos de classificação:

  • Atitudes – liste todas as atitudes erradas que você tomou em 2017 (ou nos anos anteriores) e não quer repetir em 2018, como: aceitar mais tarefas do que pode dar conta, anular-se sempre em favor de outros, aceitar trabalhos que não trazem lucro real etc.
  • Cuidados pessoais – liste todas as coisas que prejudicam a sua saúde e que você não quer mais repetir: qualquer tipo de vício (mesmo que seja em açúcar e sal), não alimentar-se bem, tomar refrigerante (sim, você sabe que faz somente mal e nenhum bem, por que continuar?), ser sedentária etc.
  • Compras – Todas as coisas que você não deve mais comprar, seja porque já tem demais ou porque não passa de desperdício. É muito comum que as pessoas tenham manias por certas coisas, como: sapatos, bolsas, produtos de higiene, maquiagem, perfumes, artigos de papelaria, bijuterias etc. Por causa da mania, vivem comprando esses itens e formando verdadeiras coleções, enquanto carecem de outras coisas porque o dinheiro já foi gasto! Faça uma contagem das coisas que você tem demais para se conscientizar de que não precisa mais de nenhum item daqueles e decida resistir à tentação de comprá-los. Faça o mesmo em relação ao desperdício.

Com essas três Listas do Não, além de ter uma qualidade de vida melhor, você vai economizar seu rico dinheirinho!

Nos vemos na segunda-feira para o Desafio #11!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Fabiane diz:

    Manter o foco e ter metas claras nos ajudam muito na hora de conseguir trabalhar a questão do NÃO. Quando a gente toma as rédeas da nova vida e sabe o que quer fica bem mais fácil dizer para tudo aquilo que não está coerente com o nosso propósito. Obrigada Pati.

  • suelane santana diz:

    Ai,Paty, só esse mês de janeiro, já pedi 3 livros pela internet,e tenho uns 10 aqui pra terminar,mas tava na promoção e na minha lista de desejos,meu desafio de fevereiro é ficar sem pedir livros.beijinhos.

  • MAITE LEANDRO diz:

    Patrícia,estou me perdendo com o cartão de crédito.Jurei não ter mais,pior que fica em juramento e continuo.Está muito difícil sair dele.Como você disse,são coisas que depois ,sei que poderia passar sem.bjosss

  • gisele trocik diz:

    adorei suas sujestões.Obrigado.BJS

  • Marilene Souza diz:

    Muito boas essas dicas, já fiz minha lista.Agora é só exercitar.

    Obggada paty!

  • cristina zago diz:

    Olá Patrícia,

    Eu estava muito precisando desta lista do NÃO. Meu salário é meio contado pra pagar tudo e com muita conta eu consigo alguma sobra que vai pra aplicação, depois uso tudo pra pagar a vista os impostos!!! Mas onde trabalho, se eu não tomar cuidado gasto tudo e mais um pouco: é gnt o dia todo vendendo avon, natura, lanche natural, bijus, é a moça da limpeza que faz vaquinha o dia todo pra ajudar mulheres que estão tendo o oitavo, o décimo filho e não tem dinheiro pra fralda, agora eu disse chega, to controlando tudo aqui, se tá no oitavo filho, com cteza dá pra usar fralda de pano (trabalho no serviço público com gnt muito carente, e o que eu posso ajudar é dando consultoria aqui: estude, trabalhe e faça planejamento familiar!!!).

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: