Faltando apenas 44 dias para 2014 não podemos dar mole! Todo mundo sabe que falar é fácil, fazer é que é difícil… Então se você só está falando que precisa de um ano novo e diferente, chegou a hora de fazer!

image

Olhe para o seu cachorro, gato ou qualquer animalzinho de estimação e diga a ele que você quer imensamente vê-lo saudável e feliz. Depois, não faça mais nada. Isso mesmo, nada! Não dê banho, comida, não cuide e, de preferência, nem lembre que ele existe…

Você deve estar pensando: “Tá maluca, Patricia? Nem pensar que eu vou deixar meu bichinho esquecido!”. OK, concordo. Não vai me deixar o bicho largado, hein? Rs…rs…. Mas, então, por que você faz isso com seus planos, projetos, sonhos e desejos?

Quando você para de alimentar seus planos, quando você não tira tempo para fazê-los saírem do papel, o que você acha que vai acontecer com eles? A Bíblia diz que “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:17) e é exatamente isso que está faltando para muita gente.

Você precisa fazer a sua parte, pois querer, acreditar ou até mesmo necessitar de algo, não é o suficiente. Você precisa agir! Muitas começaram o Desafio conosco, mas nem todas permaneceram.

Se você é uma dessas – que começaram e pararam – ainda há tempo para recomeçar. São 44 chances até chegar 2014 e, considerando que Deus criou o mundo em 6 dias, acho que temos uma boa quantidade de oportunidades, não? 🙂

E se você tem permanecido nesse desafio, que tal contar pra gente como tem sido essa caminhada? Espero a sua história!

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia Pati;

    Firme no desafio!
    Desde que comecei o desafio com você, consegui organizar minha vida financeira, estou terminando o ano sem nenhum carnê de contas, não compro mais o que não é necessário, antes de fazer qualquer compra, paro e penso: “É realmente necessário?” e mais do que isso, aprendi que devo ser pontual no meu trabalho organizada em minhas tarefas, e isso é só o começo, pois, o ano que vem vai bomba 🙂 .
    Eu só tenho a agradecer a Deus e a você, por todos os dias vir com algo que muda não só a nossa vida financeira, mas nosso caráter, as nossas atitudes sejam elas no trabalho ou no dia a dia com as pessoas, e conseguimos perceber que se realmente colocarmos a nossa força, chegaremos lá.
    Um forte abraço guria 😉 e como você diz nos vemos 🙂

    Dai.

  • Boma dia

    Paty,

    Não é fácil! Estou em uma luta terrível,as vezes penso que vou partir ao meio…Voltei a fazer o desafio, tem alguns dia, gostaria de sua orientação, começo do 1º desafio? Como fazer? Estou empenhada a mudar da agla para vinho, totalmente, a minha vida financeira não está boa E VOU ENTRAR NO ANO DE 2014 DIFERENTE, EM NOME DE JESUS…Preciso que me oriente, o]no que devo fazer..

    Beijos

    • Oi, Sandra. Os desafios que vc já fez não precisam ser refeitos. Leia todos eles e faça os que vc reconhece que precisa por em prática. Vai arrebentar!! Bjs

  • Bom dia D. Patrícia, tenho acompanhado os posts desse desafio e isso tem me ajudado muito. Quando comecei estava com uma ldívida de mais ou menos 6 mil reais (a maior das 3) e a primeira coisa que fiz foi tomar coragem para ir lá e negociar, como a sra. orientou. Chegando lá, quitei a 1a parte com menos de mil reais, a 2a parte prescreveu, e a terceira parte creio que também vai prescrever, para honra e glória do meu Senhor Jesus. Não queria colocar esse testemunho agora mas apenas quando estivesse tudo concluído, mas resolvi fazê-lo para incentivar outras pessoas a continuarem no desafio como também a criarem coragem para ir lá e negociar, pois com certeza Deus irá na frente para abençoá-las, assim como tem sido comigo. Continuo nos desafios, apenas não tido muito tempo para postar no blog. O livro da sra. tem me ajudado muito, e tenho certeza que logo darei meu testemunho completo. Deus abençoe a Sra.

    • Que bom que vc postou o comentário. É importante que as pessoas vejam que se livrar de problemas não é mágica, mas sim um processo do qual elas fazem parte. Vc está fazendo o que lhe cabe e já venceu praticamente 70% do problema, parabéns!!

  • Obrigada pelas dicas,hoje pela manhã conversávamos exatamente sobre este assunto(rs,sempre amo estar conectada com suas dicas,rs).
    Indo contra mim mesma..Eia!

    • Obrigada, Lucia. É um prazer receber comentário como esse. É o nosso “salário”! Bjs

  • Olá Patricia amei todas as suas dicas e acompanhei todas então com as correntes do congresso empresarial pude agir a minha fé e com as suas dicas pude usar mais a cabeça saber me organizar paguei dividas de cartão de crédito que há 2 anos não conseguia sair do vermelho continuo nos desafios me desafiando a cada dia e sem esquecer dos meus objetivos eu não somente começarei 2014 com chave de ouro como vou terminar 2013 com a minha chave de ouro tenho mas responsabilidade e até mesmo confiança e credibilidade com as pessoas,isso é muito bom seja abundantemente abençoada só tem uma coisa ainda não adquiri o livro pois estou louca para ler mas em breve terei em minhas mãos….Obrigada mesmo não tenho nem palavras pela sua ajuda sem contar que o Godllywood também me ajudou muito nas dicas com os looks de saber usar aquilo que eu tenho e ficar moderna…..bjinhus…

  • Olá Patricia!
    Desde quando eu comecei a fazer os desafios, sou uma nova mulher com pensamentos novos!!!
    Quitei todas as minhas dívidas e tenho apenas contas a pagar, nada de dívidas!!
    Anos atrás ganhei uma certa quantia e depositei no banco, quase zerei minha conta. Hoje já estou com praticamente 80%
    da minha poupança recuperada e vou continuar sacrificando!!!
    Obrigada por tudo!

  • olá patricia
    estou neste desafio ; e comprei o livro bolsa blindada ;que estou quase terminando de ler e tenho aprendido muito com seus exemplos no livro ; inclusive a me controlar nos gastos que as vezes não tem necessidade … enfim tenho colocado em prática algumas dicas e tem dado certo!!! obrigado bjinhos

  • Olá Pati,
    Você e seu blog entraram na minha vida num momento especial!…de mudança de vida, de ares, de objetivos. Não descobri apenas um blog de economia pessoal, mas uma amiga falando do mundo das finanças de uma maneira prática, objetiva e divertida. Quando descobri seu blog e comecei a ler os posts logo pensei, estou no lugar certo! De fato, como você tem me ajudado! Aqui tenho encontrado um verdadeiro suporte não só para minha vida financeira como também pessoal. Pois suas mensagens me fazem pensar, me autoanalisar e agir! Através de suas mensagens falando sobre oportunidades que precisamos enxergar e criar, que o momento certo é agora, eu é que tenho que fazer acontecer, que é muito importante ver a verdadeira intenção do nosso coração diante do que pedimos a Deus, que buscar a excelência é fundamental para o sucesso, entre muitas outras mensagens edificadoras, tenho aprendido a olhar para dentro de mim de outra maneira,cada palavra é ingerida como uma vitamina para me fortalecer.
    Além dos desafios que tem me ajudado muito a organizar a minha financeira, hoje tenho muito mais controle daquilo que minha família gasta e até começamos a economizar, analiso antes de comprar, mas também não ficamos prisioneiros do dinheiro, temos nossos momentos de entretenimento sem comprometer o orçamento, assim como estou abrindo mais a minha visão financeira. Enfim, continuo na caminhada do desafio, pois estou disposta a aprender cada vez mais.
    Obrigada Deus por ter colocado a Pati no meu caminho e obrigada Pati pelo carinho com que tem feito tudo isso para suas amigas leitoras como eu 😀
    Beijos,

  • olá Patricia, o seu Blog é maravilhoso! tem me ajudado em vários aspectos da minha vida; e tenho colocado em prática, aquilo que tenho falado, pois como você mesmo disse,… falar é muito fácil, precisamos colocar em ação, para que as coisas acontecam e fluam da melhor maneira não é mesmo? aqui vai algumas dessa ações: focar minha vida espiritual; mais oração de madrugada + jejum, + leitura da Bíblia, investido em minha aparência, ousando nas cores do meu look, variando desde o acessório do cabelo até o sapatos, beijos e obrigada pelas dicas valiosíssimas.

  • Boa tarde Patricia, quase todos os dias leio o Blog, desde que comecei a ler o livro em torno de duas semana atrás, o livro tem me orientado muito. Fiz a tabela, e percebi que nossos gastos são mais que nosso ganho, já que meu marido ^não tem uma renda fixa. Mas estou pagando as contas e sempre me pergunto o que é necessário comprar. Uma coisa que mudei em casa, é desperdício, antes fazia uma comida e no outro dia outra e juntava muita comida e acabava perdendo, agora estou me organizando para fazer para janta e para o almoço, pois é algo que me dadó é desperdicio. Tenho uma filha que ainda usa fraldas, por questões ecológicas, quando estou em casa sempre uso Fraldas de Pano, vou dizer que é uma econômia muito grande. Uso em torno de 2 pacotes de Fralda por mês, porque alguns dias ela dorme com a fralda descartáveis e outras com a de pano e para sair também uso a descatável. No final de semana usei 4 fraldas porque saímos, vou dizer que econômizo no que posso. Outra coisa que eu faço vendo as roupas da minha bebê sempre em bom estado para comprar outras roupas para ela, pois amo ver ela bem vestida. Então tento não tirar do meu orçamento esse gasto, já que criança perde roupa muito rápido. Só que estava meio perdida como iria pagar minhas contas, pois tenho muitass, então resolvi ir quitando aos poucos mas a vista, e me animei depois de ler seu post e ver que você liquidou 43 mil reais em 1 ano, então eu também consigo, pois estou comprando o necessário e tentando sempre uma renda extra. Tenho fé que irei conseguir, o sucesso é seguir seus objetivos e não desistir. Obrigado Paty, amo demais tudo o que escreve. Lindo dia. beijos

    • Muito bacana a sua forma de economizar. E, na verdade, eu paguei mais de 300 mil em 1 ano. O valor de 43 mil foi só uma multa que eu levei so shopping onde tinha loja. Deus pode tudo!! Bjs

  • Oi, Patricia, boa tarde, tudo bem?

    Eu estou (estava) atrasada, pois parei no Desafio 12…. mas já li, fiz minhas listas e me fortaleci com os testemunhos das blindetes – quero muito que tudo aconteça porque estou agindo, orando para trazer a existência!
    Tive várias ocorrências relacionadas à minha saúde, mas já enxuguei as lágrimas e decidi não esmorecer!
    São as batalhas precedendo cada vitória reservada para minha vida, eu creio!
    Muitos beijos prá você!

    • Essa é outra luta que vc já venceu, Vania. Eu creio nisso!! Bjs

  • Bom dia Patrícia
    Querida eu antes de entrar para o desafio era uma pessoa muito compulsiva para comprar, só me colocava em dívidas constantemente e era totalmente escrava do meu dinheiro, então, pedi uma orientação à Deus e ele me mostrou o DESAFIO 2014 e eu disse para mim mesma que era disso que eu precisava e aí comecei desde o início. Mesmo não tendo começado com vocês mas fui lá no início e comecei e hoje posso dizer que estou mais determinada por causas das tuas dicas, evito dívidas porque não ajudam em nada e agora eu é que mando no meu dinheiro, sei que é um processo mas já está sendo muito bom, muito obrigada Patrícia e agora é só bola para frente porque em 2014 quero tudo diferente principalmente na minha vida financeira… SEI QUE JÁ SOU UMA VENCEDORA

  • Boa Tarde!
    Comecei o desafio a uma semana atrás, li tudo a respeito e já iniciei no mesmo dia, comprei o livro já passei da metade, estou fazendo exatamente tudo que é determinado e só tenho algo a dizer: EU PRECISAVA DISSO!!! Quero agradecer por que a muito tempo eu vinha buscando direcionamento pra ter uma vida financeira equilibrada e isso daria resultados também nas demais áreas da minha vida, portanto quando verifiquei os artigos eu logo me identifiquei e pude perceber quantas coisas deixei de fazer, porém não é tarde, ainda tenho tempo, acompanhei chegando ao dia de #17 e me sinto renovada, uma outra pessoa, não sou mais consumista, agora eu analiso e decido se devo ou não comprar, se tenho realmente necessidade de levar pra casa, algo que já tenho similar, então nessa historia toda, tenho economizado muito, não me faltou mais dinheiro na carteira e não me faltou determinação. Muito obrigada por tudo! Pois somos destruídos por que nos falta conhecimento, se quer sabedoria, peça a Deus que dá em abundância!!! Estarei sempre por aqui… rsrsrs

  • Bom dia, quero muito fazer esse desafio! me ajudem por favor

    como faço? é urgente.

    Carala

    • Oi, Carla. É só começar do primeiro e ir fazendo um por semana. Vai arrebentar! Bjs

  • PATRICIA, BOA NOITE!!
    ESSE É MEU PRIMEIRO CONTATO COM SEU SITE E SÓ POSSO AFIRMAR QUE FOI DEUS QUE ME FEZ TE CONHECER! SÓ PARA VC TER UMA IDEIA GANHO SALÁRIO MÍNIMO E TENHO DESPESAS MENSAIS QUE ULTRAPASSAM A CASA DE R$ 2.500,00 . TENHO TODO DIA ME PERGUNTADO COMO POSSO ARRUMAR ISSO, POIS SOU MÃE SOLTEIRA , O PAI DO MEU FILHO NÃO AJUDA COM UM CENTAVO, JÁ COLOQUEI NA JUSTIÇA E JÁ SE PASSARAM SEIS ANOS E NADA! TODO DIA TENHO QUE TIRAR DINHEIRO DA MINHA POUPANÇA DE UMA VENDA DE UMA CASA PARA PODER ARCAR COM MINHAS DESPESAS. ME PERGUNTO SE TENHO ESSE GASTO TODO POR NÃO SER CASADA E NÃO TER UM MARIDO PARA DIVIDIR AS DESPESAS. ME AJUDE POIS COMO FAÇO PARA ECONOMIZAR TENDO QUE PAGAR DESPESAS FIXAS COMO LUZ COLEGIO DO FILHO PRESTAÇÃO DE CARTA DE CREDITO ETC… MEU SONHO É TER UM CARRO E VEJO SE PUDESSE COMPRAR UM CAIDINHO ACHO QUE IRIA INCORPORAR MAIS DÍVIDAS E ISSO ME FRUSTA MUTO, TRANQUEI MINHA FACULDADE E NAO TENHO GASTOS EXTRAVAGANTES COM ROUPAS SAPATOS, PELO CONTRÁRIO TERIA QUE COMPRAR TUDO POIS PERDI MINHAS ROUPAS TODAS POIS ENGORDEI MUITO . ME AJUDA ! UM BEIJO E AMANHA MESMO VOU COMPRAR SEU LIVRO. TENHO 39 ANOS E SOU VENDEDORA

  • Essa Venho na hora certa…As Vezes Queremos Parar no tempo,porque achamos que falta alguns dias para o término
    Do Ano e deixamos coisas pra trás porque não vai dar tempo. E o prejudicado somos nós. Mas,Se Deus criou o mundo
    em 6 dias…imagina 40 ou 30 dias o que podemos fazer!?????!
    Arrebentou Patrícia…vou dar continuidade aos meus projetos,meus sonhos,meus desejos agora messsssmo…pra que perder tempo?

    Deus Abençoe!

  • SABE DONA COMO JÁ COMENTEI ANTERIORMENTE NÃO VENDO SENDO NADA FÁCIL PARA MIM, EU COMECEI O DESAFIO E HAVIA PARADO MAS HOJE VOLTEI A OLHAR OS DESAFIOS E DECIDI ENTÃO ESTOU DESDE MANHÃ LENDO TODOS QUE PERDI E ANOTANDO O QUE TENHO QUE FAZER PARA RECUPERAR O TEMPO PERDIDO E DESTA VEZ NÃO VOU DESISTIR POIS PARA MIM NÃO ESTA SENDO NADA FÁCIL MAS ESTA ME AJUDANDO MUITO, E COM CERTEZA VOU ATÉ O FIM POIS QUERO VER O RESULTADO NA MINHA VIDA.
    BJS
    OBRIGADO

  • Desde que deside entrar neste desafio2014bolsablindada, observei que não sabia nada do que era econimizar e muito menos a administrar meu salario, bom no final das contas não sobrava nada para mim, mas a uma observaçao não sou de gastar, é porque não sabia mesmo para onde ia meu dinheiro. Mas estou apreendendo a cada dia me organizar em tudo que faço e planejar um futuro 2014 maravilhoso. Obrigada pela ajuda pois so nos faz crescer mais e mais……………

  • Estou amando o desafio,não trabalho, mas mesmo assim o acho muito necessário na minha vida. Tem me dado mais visão e me feito pensar… Um dos mais difíceis foi o de não comprara mais nada até o final do ano que eu já tivesse rs Tive um casamento para ir, e já havia comprado um vestido pra um outro, em outra cidade, pessoas diferentes, mas mesmo assim ia comprar outro. Quando li o desafio fiquei OMG rs Mas venci a mim mesma e deu tudo certo.

    Beijos Patrícia

  • Oi Patricia,
    Como eu conheci seu blog há pouco tempo, eu decidi fazer todos os desafios desde o início. Por isso, apesar de já estarmos quase no final de 2014, eu estou aqui firme e forte completando os desafios de 2013. Já percebo mudanças em minha vida financeira e pessoal! Eu que era de chegar atrasada nos compromissos( e achava super normal, um atraso de 5 a 10 minutinhos), dei um basta nisso!. Meu esposo pensou que eu tinha levado uma bronca na escola de línguas que eu frequento. Mas disse a ele que não, que eu tinha mudado e que não chegaria mais atrasada nem mais um dia. Ele muito me apreciou! rs Outras mudanças que percebo são meus pensamentos. O que antes eu pensaria igual a todos, hoje me pego que pensando e agindo totalmente diferente. Realmente, como a Cristiane Cardoso sempre diz, é impossível sermos as mesmas depois que seguimos a palavra de Deus. Eu pensava que era cristã, mas fazia tudo igual as não-cristãs. Dá um certo medo, pois acabamos nos distanciando das pessoas ” comuns”, mas me conforta saber que estou mais perto de Jesus. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *