Semana passada vimos como aproveitar melhor o nosso tempo, certo? Nesta semana vamos ver qual a importância do tempo na construção do nosso patrimônio. Estão prontas para o desafio?


Apesar de cada uma de nós termos sonhos, desejos e necessidades diferentes, devemos ter algo em comum: foco na construção de um patrimônio. Mas o que vem a ser isso?

O que considero como patrimônio são, basicamente, 3 coisas:

* Bens materiais
* Conhecimento
* Solidariedade

O primeiro deles é bem fácil de definir. Imóveis, veículos, outros bens duráveis e tudo o que o dinheiro pode comprar que proporcione uma melhor qualidade de vida ou, ainda, que possa ser vendido com lucro futuramente.

O segundo é de extrema importância, pois sem conhecimento não se chega a lugar algum. Desde uma boa conversa, passando por todo tipo de estudo e leitura, incluindo uma coisa de que gosto muito: viajar. Conhecer novas culturas, pessoas e lugares sempre amplia nossa visão.

E o último, mas não menos importante, abrange todo tipo de ação em relação ao próximo. Isso pode significar investir dinheiro, mas também significa investir tempo (que vale mais do que dinheiro). Levar boas novas a alguém pode transformar vidas e as redes sociais são ótimas para isso!

Agora, pense na sua vida atual e considere o seguinte: se você tivesse, de hoje para amanhã, uma casa própria, um bom carro, um negócio próprio, um funcionário, o marido dos seus sonhos, pudesse fazer um curso que sempre quis, ajudasse uma pessoa e organizasse uma viagem uma vez por ano, você daria conta de cuidar bem de tudo isso?

Veja que, propositadamente, coloquei uma coisa de cada, mas mesmo assim, muitas de vocês já concluíram que não teriam tempo para cuidar de tudo ao mesmo tempo. Por isso, a gestão do tempo é algo extremamente importante, pois se você não tiver como cuidar – se não tiver tempo para ter – não vai conseguir manter. E, não conseguindo manter, vai acabar perdendo…

O desafio desta semana é agir como se você já tivesse tudo isso, mesmo que alguns itens dessa listinha estejam muito longe. Aliás, você deve ter sua própria lista do patrimônio que deseja construir. Isto não é loucura, mas sim, uma atitude de fé.

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Muito bacana Paty, eu e meu esposo estamos sempre fazendo esse exercício, mas uma coisa de cada vez. É muito importante ter essa organização em nossas vidas, pois por não saber administrar o meu tempo no passado , foi que eu tive que abrir mão de um pequeno restaurante que eu tinha.
    Eu não estava dando conta de cuidar de funcionários, casa, marido, filha, e muito menos achava tempo para ir na igreja fazer a obra.
    Serviu como experiência, mas não desejo isso para ninguém, pois nessa época minha saúde estava indo por agua abaixo.
    Esse desafio de hoje só tem a acrescentar em nossas vidas. Beijos e obrigada.

    • Esse é um exemplo exato do que estamos falando aqui. Não adianta termos as coisas se não podemos cuidar, então, vamos nos preparar!!

  • Não entendi direito quando disse sobre o desafio. como assim agir como se já tivesse conquistado tudo isso que disse? tenho que agir como? mostrar felicidade… ? espero que consiga me responder, obrigada, bjss

    • Oi, Miquela
      O agir deve ser sempre com organização. Então, ainda que a casa que vc mora não seja sua, vc deve se inteirar de tudo o que uma casa própria necessita. Por exemplo: impostos, manutenção etc. Vc deve cuidar dessa casa como se fosse sua e quanto ao restante, também haja e se informe sobre cada tema como se vc já os tivesse. Pela fé nós vamos nos organizar e chegaremos lá!! Bjs

  • realmente seria bem dificil, por isso Deus nos da tudo em seu determinado tempo.

  • Querida amiga….fico me questionando e pensando algo tenho que fazer a respeito deste desafio,claro que poderia me dar uma bela desculpa.
    Mas tem algo que tenho que fazer,e fico me distraindo no tempo(para fugir ,rs).
    Eu estou muito feliz,eu li o livro Bolsa Blindada,que me acrescentou e me acrescenta mais e mais,algumas coisa eram tão intensas que não resistia e falava para meu esposo ,outras ,fiquei caladinha,e comecei soltar doses bem leves,até que consegui fisgar o interesse dele,assim deixei na bolsa de trabalho dele.
    Até que um dia ele bem irritado começou a me falar tantas coisas,e mencionei coisas do livro,ele decidiu ler.
    Saltei de felicidade,pois sabia que ele precisava por si pensar,e tinha certeza que o livro o levaria a isso,e foi o que tem acontecido.
    Calma,calma amiga,nada mudou exteriormente,mas ontem ele chegou,comum rosto perplexo,falando ,assustado pelo livro.
    E se viu no livro ,a primeiro momento parece que tem dicas úteis é porque sempre teve tudo bem organizado,mas o que consegue chegar e frutificar são aqueles que realmente tem vida,e essa vida vem com experiências pessoais e resultados maravilhosos.
    Ele está gostando tanto do livro,e se policiando.
    Agora a respeito do post de hoje(voltando rs),
    Esse é um verdadeiro desafio,e preciso saber ser esse espelho para ele,pois ,sei que esse é um dos seus maiores desafios.
    Vou me dedicar neste ponto,porque assim vou refletir nele,e sei que isso é a base para ele conseguir!
    Minha querida amiga,que o Senhor Jesus a abençoe mais e mais te inspirando,muito obrigada,uma amizade que não esperava,e que me acrescenta tanto!!!Bjnhos

    • Oi, Gis. Fico feliz que vcs estejam em sintonia (ou entrando mais nela!). A ideia dos desafios é estarmos prontas para 2014, então vc tem mais 2 meses para se programar e acertar seu tempo. Vai dar tudo certo!! Bjs

  • olha que atitude de fé!
    viver como se já tivesse, uau!!! acho que de todos os desafios até agora este vai ser o mais dificil, pasme! também estou de boca aberta em dizer isso (escrever), é resposta para algumas perguntas!!! Deus te abençoe, bjo grande

  • Boenas Patrícia!

    Tu sabes Pati que eu tenho que melhorar muuuuito essa questão de me organizar, e pensando bem se eu tivesse hoje tudo aquilo que tenho planejado, não sei não O.o rsrsrs. Vou me programar como se eu já tivesse conquistado, porque eu não quero que as minhas conquistas sejam um atrapalho em minha vida, e principalmente em minha vida espiritual, que em minha opinião é à base de tudo.
    Excelente post Pati, tu não vai acreditar mais eu estou viciada nesse blog hehehehe 🙂
    Um Big bjo Pati.
    Dai.

  • Oii, Paty!
    houve um post seu há um tempo ,mais ou menos assim, lembro que falava sobre atrasos etc…Enfim, não vou repostar o post, o que quero dizer é que depois daquele post comecei a me policiar e chegar no horário, e também diminuir meus acessos ao Facebook, e isso sim foi algo que fez muita diferença, pois passei a me organizar mais, minhas tarefas ficaram todas em dia e vendi mais. Com isso recebi vários elogios do meu superior e uma carteira de cliente importantíssima para toda a empresa para eu cuidar, e minha tarefa é, organizar e reeducar os tais clientes assim como faço com os meus antigos e claro que vai rolar uns $$$ a mais… A principio pensei: Não vou dá conta, os outros vendedores vão ficar com ciúmes, são clientes “estrela” demais pra mim, é mais que dobro do que eu já atendo, meu Deus e agora???
    Está sendo uma grande chance pra mim, não imaginava que conseguiria fazer tanta coisa ao mesmo tempo e tão bem feitas, além de saber que vou ganhar mais, me sinto mais competente, estou acreditando mais mim, e vejo que simples mudanças de atitude podem trazer resultados maravilhosos…

    bjus,
    Leila.

    • Nada é demais pra vc, Leila. Quem faz o melhor, merece o melhor!! 😀

  • É Bem Isso a Palavra Mágica…ORGANIZAÇÃO.
    Abrimos o Nosso Próprio negócio e Precisava-se de Apenas Um Funcionário e Conseguimos.Até Porque Trabalhamos Cada um Em Outra Empresa.
    Só Que Em Menos De Um Mês A Pessoa Não Ta Cumprindo o Combinado.Estamos Meio Perdido…Como é Difícil Achar Profissionais Que Queiram Trabalhar De verdade…Meu Desanímo De Ter Um Próprio Negócio é Esse …Preciso De Uma Direção.

    • Sim, Vilma, é bem difícil de achar… Sei bem o que vc está falando. Mas peça a Deus para lhe enviar a pessoa certa e procure estar mais à frente do seu negócio, pois o gado só engordo diante dos olhos do dono! Bjs

      • Obrigada! A Dica Que Vc Me Deu Eu Ja Estava Imaginando Fazer. Foi a Direção Que Deus Me Deu
        E Vai Ser Isso mesmo Que Vou Fazer. Não Sei Como Ainda,pois Tenho Uma BB,Mas,Vou Dar Um Jeito.
        Deus Abençoe Cada Vez Mais…

  • AMEI!!!
    Vou confessar uma coisa (que pode ser engraçada para algumas pessoas). Mas fica aqui entre nós (KKK).
    Eu sou solteira, mas vivo como se fosse casada. COMO ASSIM? Vivo como se o meu marido estivesse em algum outro lugar (e está na verdade) e tudo que faço (lavar roupa, passar roupa, cozinhar) faço imaginando como se fosse pra ele tbm.
    Papo de doido? :S
    (PS: só espero que ele não tenha muitas camisas, ou preciso aperfeiçoar minha habilidade para passadeira profissional nível 2 rsrsr)

    Estou falando tudo isso porque pode deixar: vou incluir minha casa, meus funcionários, meus milhões investidos… minhas viagens… ai ai… vou fazer um orçamento de uma coisa, depois conto tbm. Amei esse desafio.

    • É exatamente sobre isso que o desafio se refere!! Com ou sem muitas camisas, seu marido é um felizardo e espero que ele descubra isso em breve!!! 🙂

      • Que linda, Paty!!!!

        Pode deixar que eu conto pra ele assim que a gente se conhecer rsrsrsrsrs…

        Poxa, ganhei o dia… Um Abração apertado e sincero!!!

    • Oi Ana, estou fazendo o desafio agora.. Um pouco atrasada, mas descobri o blog há pouco tempo e não quis perder nenhum dos desafios. Estava lendo o seu cometário e achei bem legal e engraçado! Mas tenho uma coisa pra te dizer: isso funciona! Eu fazia a mesma coisa quando ainda morava com minha mãe. Eu limpava a casa e fazia todas as coisas lá, como se fosse minha casa e do meu futuro esposo. rs Hoje estou casada há quase 7 meses com um homem maravilhoso. Por isso, queria te dar uma forcinha. O segredo é fazer e não ficar olhando pra trás. Apenas vivendo o presente e confiando que todos os nossos sonhos se concretizarão. Beijos!

  • Muito legal esse desafio Pati! Administrar o tempo com o que temos já não é uma tarefa fácil, imagine com mais coisas que queremos ter e fazer não é!? Isso inclui mais responsabilidades e certamente mais organização, planejamento… Eu sempre fico imaginando se eu tivesse mais tempo para fazer coisas que quero fazer, como ficaria minha rotina… mas fazer como se eu já tivesse… foi sabiamente pensado Pati! Bom, eu espero dar conta! 😀
    Beijos,

  • Lembrei do que o pastor disse a alguns anos …junto com a Bencao vem a condicao,…e dizia tambem nao trabalhe por um salario trabalhe por um sonho,…hoje depois de 7 anos com Jesus tenho conquistado atravez de ver o invisivel,…pela fe.A tres anos atraz vi minha loja meu negocio proprio ampliado crescendo e desenhei em um caderno ,fiz tambem metas de valores de venda.E a um ano atraz meu sonho saiu do papel o Senhor me deu a oportunidade e hj tenho o que vi antes de existir,foram sacrificios ,trabalho duro sem olhar para o Salario,investi no meu sonho ,hoje vendemos mais do que o esperado,Deus honra sua palavra sempre,pois esta escrito se projetas alguma coisa ela te saira bem.Hoje obreira servindo ao meu Rei amado,casada,com 3 filhos com negocio proprio ,e funcionarios pra cuidar,…conseguimos atravez da ajuda deste blog pagar dividas e fazer duas viagens mes passado com a familia pra outras cidades,aprendi aqui a organizar minhas financas,priorizar o que tenho em despesas,cortar mimos que levam meu dinheiro sem que eu perceba ,…hj com varias novas metas e sonhos,continuo colocando no papel o invisivel,so visivel pela fe’. Obrigado Pati bjs…

  • Obrigado por esse desafio!!!!!
    Eu tenho 13 anos , mas comento tudo da bolsa blindada com minha mãe e irmã .
    Tamos nos preparando para 2014!!!!

  • Patrícia, há uns bons anos atrás eu tnha um costume de adolescente te escreve em agenda, tudo o que eu queria fazer, ser e ter diariamente eu me policiava pois percebia a dificuldade de tomar as rédeas da vida e dos sonhos principalmente.E no fim do ano eu concluía que tinha conseguido fazer tudo.E olha que na época eu não conhecia a Jesus. Eu perdi essas agendas, eu tentei fazer novamente mas não conseguia mais ser diligente com os meus projetos e acabei desanimando. Desde que li o seu livro, vi a esperança de ter esta disciplina perdida ,porém agora com a benção de Deus e a sabedoria que o o Espírito Santo tem dado a senhora para sermos vencedores nos mínimos detalhes. Este post está ótimo, e farei tbm este desafio. Consegui vencer a dívida da pós graduação e a minha saúde está ótima também. Agora só tenho compromissos ao invés de dívidas. Rumo a 2014 com dinheiro !!!!!// BJS .Deus a abençoe abundantemente!!!!!

  • Oi, Patrícia, bom dia!
    Uau… definitivamente não estou dando conta do meu patrimônio!
    Além de estar atrasada (continuar atrasada) com os desafios, a minha casa está em desordem, acabo mudando as prioridades, mas de acordo com a “emergência”… e me envergonho muito!
    Começarei dar conta disso agora mesmo! Este compromisso é meu comigo mesma! Afinal, como chegar à reta final se estou toda atrapalhada pelo meio?
    Desafio que me apertou sem abraçar! A hora é agora! Obrigada pela bronca!
    Beijos

    • Vai dar tudo certo, Vania. Nem sempre as coisas acontecem como planejamos, mas a gente é capaz de tirar o atraso! Bjs

  • Ai D. Patrícia como é difícil ser organizada!!!
    Mas eu vou conseguir!!!
    Deus abençoe a sra.

  • A regrinha de ouro é: SER, FAZER e TER! Mas vigiar constantemente é necessário, porque é muito fácil deixar que os velhos hábitos, conscientes ou inconscientes, nos arrebatem e acabamos por fazer coisas contrárias ao que queremos. Um exemplo de confissão minha( acredito que quando confessamos algum modo de agir do qual nos envergonhamos, esse hábito tende a se diluir e nos deixar, pois perde sua força que era mantida pela sua ocultação): eu adoro tudo que é de “graça”. Cobiço e fico agitada em meu coração quando vejo a oportunidade de pegar o que é gratuito. Por exemplo, se estão oferecendo algo novo no supermercado, ou papel higiênico do hotel. Eu levo tudo! rs ai que vergonha. Mas to tentando me moderar. Porque se ajo assim, isso significa que tenho um comportamento de ” falta” e não de abundância. Pois se eu agir como se já tivesse tudo que me é necessário e mais um pouco, eu não precisaria ficar empolgada quando visse o que é ” amostra”, pois eu pensaria: ” eu já tenho tudo isso em casa, eu tenho dinheiro suficiente para comprar tudo isso”. E, com calma, até poderia experimentar o que está sendo ofertado, mas sem cobiça e agitação no coração. rs Sendo, agindo e tendo o meu próprio patrimônio!

  • Olá Patrícia… gostaria de saber se você tem alguma dica para mim… Pretendo abrir meu negócio, gosto muito de organização, e quero ser uma personal organizer… Mas tenho medo, pois não sei por onde começar, que preços estipular, e como oferecer esse serviço… Você teria alguma dica para me ajudar??….

    Desde já agradeço…

    • Vc já fez algum curso na área? Seria a melhor forma de começar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *