Ter o nome negativado pode ser uma grande preocupação e atrapalhar seus planos futuros. Mas existem formas de resolver e esse é o assunto de hoje!

Como limpar seu nome com segurança

Muitas pessoas inadimplentes perderam o controle e já nem sabem mais quanto devem.

Diante disso, empresas de cobrança e todo tipo de credor têm levado vantagens e enganado os devedores.

Como? Fácil!

Ligando inúmeras vezes por dia, desestabilizando a pessoa e afirmando que o valor da dívida é maior do que realmente é.

Diante disso, o inadimplente se apavora e toma decisões que jamais deveria, como:

  • Não verifica se aquilo que estão dizendo é verdade
  • Confessa uma dívida que não tem
  • Aceita pagar um acordo absurdo em dezenas de parcelas só para se livrar das ligações

Por isso, é preciso ter certeza de estar pagando o valor correto para o credor correto.

Para isso, trago dicas! Anota aí!

 

Não é preciso passar constrangimentos para negociar dívidas

Se você segue este canal já sabe que eu sou uma ex-super endividada.

Quando meu comércio fracassou, fiquei com dívidas de aluguel, cheque especial, cartões de crédito, protestos, enfim, tive cobranças de todos os tipos!

Por isso, se tem uma coisa que eu entendo é dívida!

Passei por muitos constrangimentos porque, em 2002, quando vivi essa situação, não existiam os direitos e as facilidades que temos agora.

Eu sabia que tinha que enfrentar os credores, mas era muito chato levar sermão num momento tão difícil para mim.

Mas hoje você pode fazer isso pela internet, de forma direta, sem burocracia e, principalmente, segura.

E uma forma segura é a plataforma da Serasa que está relançando o “Serasa Limpa Nome”.

O serviço já existia, mas ficou muito melhor porque agora você pode usar a plataforma no seu smartphone, tablet ou computador sem precisar falar com ninguém, sem constrangimentos.

Vou explicar como usar a plataforma, mas, antes de negociar as dívidas você precisa considerar alguns itens.

 

Organize o seu orçamento para fazer uma proposta possível

Sem saber quanto você pode pagar por mês não tem como renegociar uma dívida, concorda?

Você precisa fazer uma coisa muito simples que eu fiz e funcionou:

  • Anote todas as entradas de dinheiro (salários, horas extras, bônus)
  • Anote tudo o que tem a pagar.
  • Foque muito mais no que tem a pagar do que naquilo que tem a receber, quando se está endividado é hora de cortar custos e diminuir despesas, por isso, é aí que você vai prestar mais atenção: nas despesas.
  • Diminua todas as contas que sejam possíveis: corte os supérfluos do supermercado, economize nas contas de água, luz, gás e telefone, cancele serviços que você não usa ou que não sejam necessários e troque o lazer por opções gratuitas.

Com isso, você vai ter uma folga no orçamento e esse valor pode servir para quitar sua dívida.

Negociar sem saber quanto vai poder pagar não dá, então, faça as contas!

 

Como negociar com segurança

Sempre aconselho as pessoas a não negociarem por telefone.

Isso porque você simplesmente não sabe com quem está falando e não é seguro ficar confirmando seus dados pessoais e números de documento por telefone.

Negociar pela internet é uma boa opção, desde que você use uma plataforma segura.

E a minha dica é que você consulte o “Serasa Limpa Nome”.

Essa ferramenta é gratuita e consolida dívidas diversas em bancos, varejo, companhia de telefonia) e se você tem dívidas nas instituições parceiras do Serasa, vai pode negociar dentro da própria plataforma, sem intermediários.

Este é o link para a plataforma: www.limpanome.com.br

Mas se quiser saber como usar antes de acessar, assista esse vídeo:

 

Nos vemos!

 

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Olá Patricia, gostaria de uma ajuda. Em novembro eu não tinha o valor total da minha fatura ate o vencimento, então paguei o valor que tinha, 4 dias depois fui pagar o restante, mas descobrir que o banco pegou aquele valor dividiu em 12 vezes, conclusão, vou pagar praticamente o dobro, só que dividido. Só que eu não autorizei, e quando fui questionar me dissseram que o que poderia ser feito é juntar as 12 parcelas e me dar um desconto, fiquei muito revoltada com essa, situação, tive que aceitar, e cancelei o cartão. Mas o que vc me orientaria? Aguardo sua resposta.

    • Agora tem essa modalidade do parcelamento automático, isso provavelmente veio na sua fatura. O melhor era não ter pago nada e, depois, pagar de uma vez (já que vc conseguiu o valor pouco tempo depois). Como são apenas 4 dias, vá ao Procon e veja se eles podem mediar um acordo para vc liquidar a fatura suspendendo o parcelamento. Eu creio que vc consegue, mas vá rápido! Bjs

    • Vou pedir para verificar o que está havendo. Aparece alguma mensagem?

  • Oii Patricia , tenho uma dívida no Banco do Brasil e uma recuperadora de créditos assumiu essa dívida…! Ali tem a opção com desconto que é bem mais baixo que o total , eu preciso subir meu score e então me disseram que pra isso tenho que pagar sempre o valor total das dívidas nem que seja parcelado . O que você me sugere ? Obrigada desde já pela atenção 😚

    • Não caia nessa… pague com o MÁXIMO de desconto. Aliás, vc precisa subir o seu score para quê? Digo novamente: não caia nessa! Bjs

  • Oi Patricia para aumentar o score é necessário pagar a divida total ou pode negociar e pagar com desconto que não afeta ? Obrigada desde já pela atenção . 😚

    • Uma vez tendo o nome negativado seu score será afetado, porém, não dê importância a isso. Prefira pagar com o máximo de desconto que conseguir. Abs!

  • Obrigada pela resposta , pretendo financiar uma casa ano que vêm e preciso do meu score mais alto possivel.

    • Amiga, prefira guardar o máximo de dinheiro possível porque se vc tiver uma boa entrada vai ser mais fácil financiar do que se tiver apenas um score alto.

  • Obrigada pelas dicas. Estou tentando me organizar para poder negociar minhas dúvidas e não mais passar por constrangimentos por causa das cobranças.
    Um abraço.

    • E depois de se livrar delas o objetivo deve ser não entrar em outras!

  • Obrigada pelas dicas Patricia ! Fiquei mais aliviada pois conseguirei pagar mais rapidamente aproveitandoos descontos. 😚😚

  • Olá Patrícia. Esse email caiu dos céus.
    Tinha dívidas em três empresas, já negociei duas e paguei todas as parcela. Porém essa terceira dificulta o quanto pode as negociações. E na minha cidade não tem procom ou serasa. Tento negociar por telefone. Querem um valor mais de quatro vezes o valor que devo. Nem a vista querem negociar. O que fazer?
    Não aguento mais meu nome sujo. É muito constrangedor!

    • Não pague! Vc não deve pagar enquanto eles não aceitarem uma negociação justa. Pagar 4 vezes mais beira a extorsão! Aguente um pouco mais e insista até que eles percebam que se não cederem não vão receber. Bjs

  • Oi Patrícia! Excelente artigo! Será que tem outra maneira de negociar nesse feirão sem aceitar os termos de uso do site, pois nesse termo damos autorização para compartilhamento de informações aos parceiros e clientes do serasa por 15 anos, o que não me interessa no momento. Quero negociar minha dívida, mas pessoalmente não concordo com esse tipo de autorização. A dívida que tenho tem mais de 05 anos. Obrigada.

    • Que eu saiba vc teria que aceitar os termos sim. Vc tentou sem aceitar e não conseguiu, não é mesmo? Mas se a sua dívida tem mais de 5 anos ela não pode mais estar negativada. Verifique isso, OK?

  • Olá Patricia, Boa Noite.
    Realizei a compra de um Consórcio GM, Sou Funcionária Pública, tenho uma renda considerável e sem nenhuma restrição em meu nome! E por opção, não tenho cartão de crédito e não tenho o hábito de realizar muita movimentação, opto por me planejar e realizar minhas compras a compras a vista, visando para evitar dividas e tbém adquirir algum descontinho…
    Pois bem, no momento da compra do consórcio, não fui informada que o banco Gmac utilizava-se do fator Score para aprovar ou não o faturamento.
    E hoje, mesmo depois de PAGAR sempre em Dia as parcelas do consórcio e de estar em dia com meus compromissos, sou notificada de que o banco não aprovou o faturamento pois meu score é baixo…. Oi?
    Como assim?
    Isso é possível?
    Eles podem usar o score como parâmetro, (mesmo meu nome estando ok. Junto aos sistemas de cadastro positivo), para negar-me algo que deveria ser meu por direito,
    Pois já pago pelo mesmo e não pago pouco…?
    Estou muito decepcionada e sem saber oque fazer… E ainda me orientaram entrar com um avalista!
    Gostaria Muito da Sua Orientação.
    Desde já, te agradeço de todo coração.
    Te acompanho no programa da Cátia e admiro seu trabalho!
    Obrigada por sempre compartilhar suas ótimas dicas!
    Bjs Ariane

    • Eles podem pedir um avalista sim (um fiador) e isso certamente está nas letras miúdas do seu contrato. Infelizmente isso existe. Leia o contrato e consulte um advogado se ficar com dúvidas! Bjs

  • Patrícia,você tem me ajudado tanto em relação a dívidas, menina do céu..que anjinhaaa…obrigada, viu?eu tinha 2 cartões de crédito e cheque especial com limites altíssimos…negociei igual uma doida, começava a chorar ao telefone, implorava e consegui muitos bons descontos. Não mexo mais com essas linhas de crédito muito caras, estou tentando investir, mas não consegui ainda, mas em breve conseguirei, vou te contar. Obrigada pelas dicas valiosas… Sucesso pra você. Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *