Como encarar uma demissão

Muitos dos grandes empresários de hoje iniciaram suas empresas depois de terem ouvido a temida frase: “Você está demitido!” Como eles conseguiram?

justus

Às vezes, tudo o que precisamos é de um empurrãozinho para sairmos da nossa zona de conforto. E que melhor empurrão podemos ter do que uma demissão inesperada?

Como bem disse minha amiga Adriana Gomes* em seu excelente artigo na Folha de S. Paulo (onde escreve um domingo sim um não), até Steve Jobs, fundador da Apple, foi demitido de sua própria empresa…

A melhor forma de você encarar uma demissão é vê-la como uma grande oportunidade. No início você vai sentir aquele desconforto de não ter mais a rotina que tinha, de não se dirigir ao lugar onde ia todos os dias, nem falar com as pessoas que estava acostumada, talvez por um longo período. O sentimento é de que sua segunda família se foi. E aí vem a primeira dica: não se guie pelos seus sentimentos.

Não perca seu precioso tempo achando que a vida acabou, que você foi injustiçada, que nunca mais vai encontrar um emprego como aquele etc. etc. Ainda que seu sentimento seja esse, bola para frente!

Veja que, antes de mais nada, finalmente você tem – depois de uma demissão –algo super importante que você não tinha antes: tempo. Use esse tempo de forma produtiva, colocando seus projetos no papel e criando estratégias para tirá-los de lá e torná-los realidade.

A primeira vez que fui demitida, confesso que fiquei muito mal, pois havia sido vítima de uma grande injustiça. Eu havia denunciado um superior que estava fraudando a empresa. Reuni provas durante meses, pois sabia que denunciar alguém é algo muito sério e, quando tinha provas suficientes, levei ao superintendente. O que eu não tinha ideia é que o superintendente era ainda mais fraudador do que o meu superior imediato. Fui demitida no dia seguinte, como “punição” pelo meu zelo para com a empresa. Muito injusto!

Perdi duas semanas querendo bolar uma estratégia para me vingar e ter meu cargo restituído, mas notei que aquilo não estava me fazendo nada bem. Eu havia feito a minha parte e devia manter minha consciência limpa e não ficar sujando minha mente com pensamentos de vingança. Mudei radicalmente o foco e vi que tinha a oportunidade de buscar algo maior e melhor. Dias depois recebi o telefonema que deu início à minha carreira internacional. Como estava disponível, pude seguir em frente e inaugurar uma fase totalmente nova na minha carreira.

Anos depois, novamente fui demitida e, diante dessa nova oportunidade, abri minha empresa e comecei a trabalhar por conta própria, o que venho fazendo nos últimos 12 anos com muita satisfação.

Tenha isso em mente: demissão = oportunidade para:

  • Estudar
  • Projetar
  • Criar estratégias
  • Começar algo novo
  • Crescer

E se você quer crescer e está no Rio ou em São Paulo, não perca a oportunidade de estar conosco neste workshop que vai tratar sobre Gestão Profissional e Financeira. Eu e a coach Shana Wajntraub estaremos ministrando 4 horas de um curso intenso que vai abrir a sua mente.

 

Screen Shot 2015-11-11 at 10.59.21

Workshop no Rio de Janeiro – para fazer sua inscrição, clique aqui. Data: 14/11, sábado.

Captura de Tela 2015-11-07 às 14.07.59

Workshop em São Paulo – para fazer sua inscrição, clique aqui. Data: 21/11, sábado.

Nos vemos por aqui ou em algum dos workshops!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Liliane diz:

    Oi Patricia.
    Bom Dia,
    Você tirou as palavras da minha boca. Fui demitida recentemente mas não vejo o meu mundo desabar.
    Vejo que Deus me abriu uma janela,pois agora tenho tempo pro meu curso de ADM e para meus filhos.
    Sei que não será fácil,mas tenho fé que tudo dará certo

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Bon dia Patty, também já precisei de esse empurrão ´especial’ , e a cada vez mesmo se doeu foi a Mão de Deus para eu ” atravessar o mar ” ….
    Estou convicta que alguém que lê este post , ele vai ser uma força para seja o que for que esteja se preparando para sua vida… E quem sabe seja eu…
    Beijinho, obtigada e um bom dia para todas.
    Cidalia

  • Gabriela diz:

    Muito bom Paty! Você sempre muito sábia! Concordo plenamente!

    Poderia nos contar sobre sua vida profissional né? Como tudo começou e como chegou até aqui!? O que acha?
    Seria um grande incentivo, sou jovem e preciso de histórias como a sua para me inspirar rsrs.

    Abraço. Sucesso!

  • Mariana diz:

    Patty, passei por isso essa semana, só que ao contrário.
    Trabalhava no mesmo departamento que uma outra funcionária, mas ela tinha atribuições diferentes das minhas.
    Segunda-feira ela foi demitida, “a crise” , e eu fiquei responsável pelo cargo dela e o meu, não vão repor essa funcionária! Estou totalmente sobrecarregada e perdida, além disso estou trabalhando por duas e não foi nada mencionado sobre aumento de salário. E meu chefe diz que funcionário não pode pedir aumento de salário e sim merecer (?). O que você acha que eu faço? Chamo ele pra conversar? Ou espero ver se eu vou dar conta dos departamentos e daqui uns meses pedir o aumento?

    • Patrícia Lages diz:

      Hoje é apenas o segundo dia, portanto muito cedo para se falar sobre qualquer coisa. Assuma o lugar dela, agarre essa oportunidade e mereça o aumento. Se vc der conta de tudo, não creio que seu superior lhe negue alguma coisa.

  • Delandia Silva diz:

    Olá…muito bom este post !!!
    Me fez refletir em muita coisa.
    Quanto ao Workshop to querendo ir de novo…kkkkkkkkkkkkkkk…blindete perseguidora, né !!!
    Brincadeira, gostaria muito de ir novamente, tenho compromisso 🙁
    Não percam meninas, corram, faça sua inscrição…vale muito a pena !!!
    Beijos minha PAtty linda

  • Glayciellen Soares Gonçalves diz:

    Olá Patrícia! Passei por essa situação nesse último mês e me senti muito mal por isso. Um milhão de pensamentos vem a nossa mente, pra nos colocar mais pra baixo ainda. Cheguei a perguntar chorando pro meu patrao se eu estava fazendo de errado, mas ele disse que nao, que so estava precisando cortar custo.Via situações de injustiça, que me prejudicavam também. Pensei em denunciar, mas como você mesma percebeu, seria perda de tempo esperar uma atitude justa de alguém que vive na injustiça. Então, bola pra frente. Sei que o Deus tem preparado pra mim é bem maior e melhor. Estou adquirindo o curso de como montar meu proprio negocio com meu hobby. Amo cozinhar e sei que Deus é comigo. Então vamos a luta.

  • Leila diz:

    Hoje foi o dia más feliz por ter conseguido comprar o seu livro que ágora é meu kkkk o virada financeira graças a Deus, está mudando muito a minha vida financeira. Muito obrigada por você ter este dom que Deus possa está sempre em seus caminhos bjs

  • Dani diz:

    Muito bom o post!!!

  • Yasmin Sayonara diz:

    Uma visão totalmente diferente!!

  • silmara diz:

    Realmente eu também tenho esse pensamento o dificil mesmo nesta hoora é vencer os pensamento e seguir porem olhar oportunidades frente a tanta crise é para os forte né…

  • Dani diz:

    Amei. Obrigada por compartilhar suas experiências !!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: