Tenho recebido muitas perguntas de pessoas que desejam saber como devolver o dízimo corretamente, por isso resolvi gravar um áudio com explicações sobre o assunto. Vamos lá?

dezEm primeiro lugar, devo dizer que dízimo é algo estreitamente ligado à fé, portanto, é apenas para aqueles que creem (e quem não crê não deve criticar o que crê e vice-versa).

Esse áudio foi feito para aqueles que têm essa fé, mas têm dúvidas se estão cumprindo o mandamento corretamente.

Segundo: o dízimo é um mandamento bíblico, portanto não foi instituído por nenhuma religião ou igreja. Ele está registrado em toda e qualquer Bíblia (usada por católicos, evangélicos, espíritas etc.) no livro de Malaquias, à partir do capítulo 3, versículo 6.

Nesse áudio respondemos às seguintes dúvidas referentes ao dízimo dos funcionários (aqueles que recebem salário):

  • O dízimo deve ser do bruto ou do líquido?
  • Devo dar o dízimo do ValeTransporte e do Vale refeição? Se sim, como calcular?
  • Meu salário cai na conta e cobre o negativo. Como dar o dízimo das primícias nesse caso?
  • Recebo adiantamento de salário (vale), dou o dízimo quando recebo ou junto com o salário?

Se você tem alguma dessas dúvidas, reserve 25 minutos para ouvir esse áudio com explicações bem detalhadas. Se não tem duvidas, mas faz aconselhamento e não sabe como explicar detalhadamente às pessoas, ouça também, assim você vai receber mais informações.

Para ouvir, clique aqui.

Na semana que vem vamos falar sobre como deve ser o dízimo dos empresários, profissionais liberais e pessoas que trabalham por conta própria. Fique ligada!

 

patricia - faltam 7 dias - virada financeiraE falando em ficar ligada, anote aí: faltam apenas 7 dias para o lançamento do Virada Financeira!

Para o pessoal de São Paulo, dia 22/08, sábado que vem, temos um encontro marcado na Livraria Cultura, Av. Paulista, 2073, das 16h às 19h.

Se você está fora de São Paulo, mas quer garantir o seu exemplar, clique aqui e adquira na pré-venda exclusiva da Amazon. Para garantir um desconto de 20%, coloque no campo “cupom de desconto” o código VIRADA10.

Nos vemos na Livraria Cultura!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Não consegui entrar para ouvi,pois coloco meu email mas não entra!

  • Bom dia Paty, preciso de um auxílio, cliquei para ouvir, abre a página do mixcloud porém não tem encontrei o áudio, como faço para ouvir?

  • Olá, Paty.
    Tenho uma pergunta.
    O que impede o dizimista de ser abençoado por Deus?

    • Olá, Jarlenys. Se ele for realmente dizimista, nada impedirá que a Palavra de Deus se cumpra, afinal, quem pode impedir que Deus abençoe?

  • Oi Patricia,
    Estou me programando para ir no lançamento do Virada Financeira, sábado que vem. O livro vai estar a venda lá no evento? Sei que na Amazon está com 20% de desconto, mas tem o frete e acredito que não vai chegar a tempo de levá-lo para autografar. Bjos.

    • Para autografar é melhor comprar lá na hora, na Amazon não vai chegar a tempo!

  • Paty querida problema resolvido!!!
    Conseguir ouvir o áudio que por sinal foi muito abençoador!!!

  • Bom dia Patty,
    tenho a certeza que toda a Pessoa que seguir sua explicaçāo clara e bem simples de entender a Palavra de Deus sobre o Dizimo através deste audio ,e completar seguindo os exemplos através seus livros Bolsa Blindada1 e Bolsa Blindada 2 , sim,certamente essa pessoa vai ver se comprir a Promessa de Deus postada em Malaquias, vai arrebentar!!!
    Quem tiver fé e aplicar vai fazer a diferença.
    Muito obrigada porque sei que vai ajudar muitas Pessoas ( eu falo assim porque um dia segui e tem dado certo).
    Um lindo domingo Querida.
    Cidalia

    • Às vezes a pessoa pergunta: “Como vc pode aconselhar alguém sobre um mandamento de Deus?” A resposta é simples, como você disse, porque um dia (há mais de 15 anos) eu segui e tem dado certo. A Bíblia é a fé na prática! Um ótimo domingo para você e a todos da Tunísia. Bjs

      • Sim Patty,eu aplico desde que aprendi,há mais de 20 anos .Antigamente guardava tudo e nāo rendia nada, desde que aprendi e obedeci so ganhei,nāo só financeiramente porque tudo rende,mas também em outras areas da vida.
        Com Obediencia a Deus temos tudo a ganhar,sem obediencia até perdemos o ” pouco ” que temos.
        É Isso que aprendi e vivo ,obridada mais um vez por sua explicaçāo para todas as pessoas que tinham alguma dúvida.
        Vou aproveitar a passa- la aqui esta semana,porque como você explica no seu post o Dizimo nāo é coisa de igreja ou de religiāo mas um Mandamento de Deus e aqui na Tunisia este mesmo Mandamento existe no Coran dos musulmanos..( mais uma prova que Dizimo nāo é ´coisa ´ da Universal .

        Cidalia

  • A partir do dia 22 estará disponível o livro em toddos os estados? Nao quero comprar pela Amazon pelo frete. E demora e estresse de correio. Minha rua nao existe p o correio. Daí o estresse de pegar encomendas. Bjs

    • Oi, Ingrid. Dependendo do estado pode demorar mais uns dias, mas a partir do dia 22 já começa a distribuição!

  • Bom dia Paty!

    Tenho algumas duvidas. No áudio você diz que no caso de quem recebe o vale adiantamento deve retirar os 10% de 40% do vale e os 60% quando receber o restante salario. No meu caso eu prefiro já tirar todo o valor bruto já no vale pois acho mais fácil de me organizar e sinto que estou priorizando o dízimo, estou fazendo errado?
    Outra dúvida é que as vezes na semana que estou para receber meu adiantamento estou sem nenhum dinheiro e preciso de alguma quantia, então o que faço e usar essa quantia e assim que o adiantamento cai é debitado o valor e eu tiro o meu dízimo normalmente da maneira como citado. Nesse caso não estou priorizando o dizimo, mas também só faço por alguma necessidade. Está errado? se sim como posso melhorar?

    • Vc não está errada em já adiantar o dízimo, mas a segunda pergunta eu não entendi…

      • É! Acho que me embolei. Quis dizer que quando eu uso o dinheiro do cheque especial sinto que não estou priorizando o dízimo porque antes de tirá-lo já havia gastado uma quantia. Queria saber se estou errando nisso ou desde que eu tire o valor correto do dizimo não tem problema.
        Bjos

        • Na verdade o problema é outro, pois vc paga juros desse dinheiro e isso é que não é legal. Tente não usar o cheque especial, pois é um dinheiro muito caro. Se vc precisa organizar as suas contas, prefira fazer um empréstimo mais barato, como o consignado e evite ao máximo usar o especial, senão realmente vc vai ficar com essa questão de não priorizar o dízimo. Bjs!

  • Vou aguardar anciosa pelas explicações, pois meu esposo é um MEI e as veses temos duvidas em algumas situações.

  • Boa Tarde Patricia.
    Ouvi seu audio e gostei muito daa informaçoes…mas tenho ainda uma duvida me ajude.
    O vale transporte que recebo na empresa que trabalho nao é integral e sim uma “ajuda”de um valor x o restante se quizer sai do meu bolso.
    Outra coisa em relaçao ao dizimo no vale e nao costumo tirar pois quando recebo o pagamento ja tiro o dizimo completo pois no vale o $$ ja esta totalmente comprometido…pode continuar assim.
    Me ajude Patricia Lages.
    Grata.

    • Olá, Bruna. No seu caso do vale transporte, fica a seu critério. Quanto ao vale (adiantamento) eu entendo que se vc primeiro gastar e depois dar o dízimo, não estará dando as primícias. Essa é a minha interpretação. Bjs

  • Ola Patricia.
    Muito obrigado pelo seu feed back,estou agradecida por me responder.
    Entao o fato de estar tirando o dizimo so quando pego o dinheiro no dia 05 que é o pagamento… e nao tirando no vale nao estou sendo realmente fiel nas primicias?.
    Nossa!nao sabia disso para mim era a mesma coisa…
    Entao para entender melhor quando recebo o vale que no meu caso é dia 20 ja separo o dizimo e quando chegar dia 05 nao preciso tirar?
    Me desculpe te falar detalhes por detalhes pois sou dificil de assimilar as coisas nao que tenha problemas mas sou devagar para entender.
    Obrigado pelo retorno da primeira duvida e espero anciosamente seu feedback novamente.
    Grata.

    • Quando receber o vale, vc tira do valor correspondente ao vale e, quando receber o pagamento, tira do valor correspondente ao pagamento. Geralmente o vale é um adiantamento de 40% do salário, então vc tira 10% desses 40%. Depois, quando receber, vc tira 10% dos outros 60%. Assim acho que ficou mais fácil, né? Beijos!

  • Obrigado Patricia Lages.
    Agora irei fazer certo e nunca mais errar.
    Obrigado pelos seu conselhos estão sendo muitos util para mim pois vi estou a mais de anos fazendo errado.
    Mas a partir dos proximos Vale(adiantamento de salario) e pagamentos vou fazer certo e nunca mais errar.
    Muito grata.
    Bjs.
    Bruna

  • Bom dia Patrícia, será que você pode me tirar uma dúvida? No caso de restituição de IR e crédito de Nota fiscal paulista devo tirar o dízimo, uma vez que dou o dízimo do bruto? Desde já agradeço.

    • No caso da restituição de IR vc está recebendo de volta um valor que foi pago a mais, como se vc tivesse emprestado um dinheiro e a pessoa está lhe devolvendo. Teoricamente não necessita devolver o dízimo, pois vc já deu do bruto. Já com a NF Paulista vc recebe uma porcentagem do imposto que pagou pela compra de um produto ou serviço, ou seja, um valor que não teria direito a receber não fosse essa lei de restituição. Particularmente eu devolvo o dízimo desse valor, mas vai da sua fé. Bjs!

  • Bom dia Patrícia!

    Uma questão não ficou clara pra mim. Recebo o adiantamento no dia 20,certo!Se eu não tirar o dízimo no dia 20 e tirar o dízimo do salário bruto no dia 5, e isso obviamente inclui esse valor de adiantamento que obtive no dia 20, estarei sendo infiel à Deus?

    Desde já agradeço!

    • Eu creio que vc deve dar assim que recebe, no dia 20, caso contrário não será a primícia. Vc estará dando depois de ter gasto, concorda? Bjs

  • Olá Paty,
    Quando se devolve o dízimo do bruto, está incluso o 6% vale transporte, 8% INSS, valor X do vale refeição, alimentação, convênio médico, odontológico etc. É necessário devolver dízimo do vale refeição, pois não entendo que seja uma renda, pois tem empresa que oferece restaurante da empresa ou refeitório para “marmitas”. O vale refeição neste caso não é igual vale transporte?

    • Essa resposta está no áudio, onde deixo minha opinião sobre o assunto. Bjs!

  • olá tenho uma dúvida!

    quando uma pessoa é demitida de uma empresa, sobre o FGTS deve-se tirar o dizimo dele no valor integral ou só da multa sobre o fgts?

    obrigada!

    • Vc deve tirar do valor todo, pois está recebendo tudo e não só a multa.

      • ah tá entendi, eu achei que o FGTS já estava incluso no valor bruto do salário achei que já era dizimado, quero dizer nos descontos que fazem no salário! por isso achei que o valor que era creditado todo mes no FGTS era dizimado!! rsrs graças a Deus tirei do valor todo, mas tinha esta duvida!! obrigada!!

        • O FGTS é depositado integralmente pela empresa, sem descontos ao funcionário ?

  • Olá Patrícia!
    Quero saber como se calcula o dízimo da empresa?

  • Patrícia, vc disse que após este postado o próximo ensinaria como deve ser o dízimo dos profissionais liberais, empresários, etc. Contudo não localizei este postado, e gostaria muito de aprender, pois sou profissional liberal, gostaria muito que fizesse um áudio explicando, obrigada!!

    • Respondi sobre essa questão e basicamente vc deve dar o dízimo do sue lucro. Se vc tem controle de quanto lucra fica fácil, pois os 10% são calculados sobre esse valor. Beijos!

  • Uma vez que se dizima sobre o valor descontado de INSS, quando se aposentar não precisa dizimar, é isso? Ou nao dizima agora sobre o desconto e quando receber aposentadoria aí sim dá o dízimo?

    • Olá, Cristiane! Vc tem um desconto menor do que irá receber futuramente, por isso, não tem como fazer essa conta e descontar sobre o que já deu. Além do que, a matemática de Deus é diferente: quanto mais se dá, mais se recebe! Bjs

  • Tenho uma dúvida: devo devolver dízimo de presentes que recebo sem ser em dinheiro? Se o dízimo é dado do lucro, então, por exemplo, se alguém me desse uma bala, teria que dizimar a bala, já que eu não precisei tirar do meu bolso dinheiro para compra-lá? Já li em um lugar que devemos sempre calcular o valor do presente e dizimar em dinheiro aquele valor, mas pensando assim, ficaria muito difícil ter que calcular o valor de tudo que eu ganhasse de alguém. Outro exemplo, se eu ganhasse um carro muito caro em algum sorteio ou de alguém, como faria para dizimar já que não teria aquela alta quantia de dinheiro? Gostaria da opinião da senhora.obg.

    • Presente não é lucro, então fica fácil responder todas as perguntas. Se vc vender o presente, aí sim, deve separar o valor correspondente. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *