A biblioteca da Harvard University

Como prometido, hoje vou falar de uma das bibliotecas da Harvard que traz uma história muito curiosa. Vale a pena investir uns minutinhos!

Bibioteca_3Preciso dizer que eu adooooooro bibliotecas?? rs…rs… Qualquer lugar que tenha uma grande concentração de livros por metro quadrado vai obter minha atenção!

 

Daí você já pode calcular como fiquei sem palavras quando vi uma das bibliotecas mais legais e curiosas do mundo.

 

As bibliotecas da Harvard são demais! Essa moça abaixo (que é a cara da riqueza, haha!) é minha amiga Stephanie, estudante da Harvard, fazendo uma graça na Harry Elkins Widener, a segunda maior biblioteca do mundo.

 

Steph_Bibioteca

 

A parte que mais gostei foi o memorial em homenagem ao próprio Harry Elkins Widener. Na foto no início do post estou na escadaria que dá acesso a ele, é tão lindo…!

 

2014-10-18 01.25.42Harvard é um lugar encantador, daqueles que dá vontade de voltar milhares de vezes. Eu estava bem cansada depois de 4 dias em Nova York e duas noites praticamente sem dormir, mas deu para aproveitar a oportunidade mesmo assim. (O mesmo aconteceu com a Steph, que não pregou os olhos fazendo um trabalho para a Universidade madrugada afora e tendo que acordar às 4h30 para me buscar no aeroporto. Isso é que é amiga!)

 

A biblioteca leva esse nome porque o americano Harry Elkins Widener (1885-1912) foi aluno da Harvard (turma de 1907) e era um grande colecionador de livros, inclusive alguns muito raros. Nesta foto eu estou na entrada do prédio.

A família de Widener era muito rica e, em 1912, estavam de visita à Europa. Para voltar aos Estados Unidos, compraram 3 bilhetes para a primeira classe do navio mais seguro do mundo (aquele cujo capitão, Edward Smith, disse que nem Deus poderia afunda-lo), o Titanic. Ele, o pai e a mãe tomaram os lugares mais cobiçados do mundo na gigantesca embarcação, sem saber que seria a última viagem para dois deles.

O que dizem é que Harry e seus pais já estavam em um dos bote salva-vidas quando ele se lembrou que havia deixado na sua cabine um livro raríssimo, um exemplar de 1598 de Francis Bacon. Harry teria deixado o bote para voltar à cabine e recuperar o livro e seu pai foi atrás. Ambos não conseguiram voltar a tempo e somente a mãe de Harry sobreviveu.

Screen Shot 2014-10-28 at 1.08.10 PMVoltando aos Estados Unidos, sua mãe resolveu doar seus livros para a Harvard University, desde que construíssem uma biblioteca e um memorial em homenagem a ele (foto abaixo). Assim foi feito e hoje é possível ter acesso a essas raridades.

 

O que aprendi disso tudo é que, por mais que nossas conquistas sejam grandes, nenhuma delas vale a nossa vida. Harry era dono de obras raríssimas, cobiçadas por muitos milionários da época que pagariam fortunas para ter uma pequena parte desse todo. Mas, segundo a história, foi por causa de uma dessas raridades que ele perdeu sua vida.

Quando trabalhamos mais do que devemos, negligenciamos nossa família e amigos, não estamos fazendo a coisa certa. O trabalho é importante, o dinheiro também, mas eles não podem se tornar as coisas mais importantes da nossa vida.

Harry_WidenerTemos que ter equilíbrio, saber dosar cada uma das nossas escolhas e buscar optar sempre pelo melhor. É claro que temos que perseguir o que queremos e devemos fazer a diferença na sociedade, mas não às custas daquilo que é mais importante, ou seja, nós mesmas, nossa família, nossa saúde.

Há dias que tenho muitas coisas a fazer, mas se eu não estou bem, eu largo tudo e vou descansar. Simples assim. Prefiro cuidar de mim hoje do que ter um memorial amanhã! rs…rs…

Espero que tenham gostado da história. Nos próximos posts vamos falar mais sobre a Harvard e seus alunos ilustres. Certamente você conhece vários deles. Alguém pode citar alguns?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Marta diz:

    Querida Patrícia,
    Vamos combinar a sua próxima viagem, destino: Portugal!
    Objectivos:
    1º – lançamento da Bolsa Blindada no país
    2º – palestra para as blindetes da Europa
    3º – conhecer umas das bibliotecas mais bonitas do mundo, a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra – que eu terei todo o prazer de lhe mostrar 🙂
    (esta biblioteca tem um sistema de preservação de livros que fará um excelente post para o blog)

    Naturalmente poderá contar com minha ajuda na organização e planeamento 🙂

    Can’t wait!

    • Patrícia Lages diz:

      Marta, que golpe baixo esse de me atrair com esse convite incluindo as 3 coisas que mais gosto… Hahahahahahahahaha… Espero que em 2015 eu realmente possa ir a Portugal! Beijos e obrigada pelo carinho!

      • Miriam Lopes diz:

        Patricia,

        Espero ansiosamente a sua vinda para Portugal ou para qualquer outro país da Europa.
        🙂

    • SUELANE SANTANA ASSUNCAO diz:

      adoro vc

  • Fernanda Xavier diz:

    Uau Paty! Que post, amei esta história, creio que esta é a finalidade do passado, usarmos para fazermos um bom presente! Não para olharmos e lamentar, mas conhecer e crescer em sabedoria, não me lembro agora de nenhum ilustre, mas por favor, divida conosco!!
    bjos

    • Patrícia Lages diz:

      Uma blindete já citou o fundador do Facebook!

  • Katharine Soares diz:

    Pati! Que oportunidade bacana você recebeu! Adoraria conhecer abiblioteca de Harvard! Adorei a história de hoje. Por favor, não nos polpe de mais. E realmente, não vale trocar nossa vida por nada. Ela vale mais do qualquer livro raro do mundo!!
    Beijos 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Estou escrevendo em doses homeopáticas para não dar overdose! Rs…rs…

  • Flávia Priscila diz:

    Sua linda! Bem verdade o que você falou. Lembrei dessa parte que estar na bíblia: Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos 8)
    É bem por ai: alma, família, saúde, coisas preciosas que o vento não traz de volta e são elas que nos fortalece para continuarmos na nossa jornada.

    • Patrícia Lages diz:

      Pura verdade!

  • Flávia Priscila diz:

    Você é muito linda, seu sorriso… Seu marido deve se orgulhar de você! Me amarro no seu blog. Beijos.

    • Patrícia Lages diz:

  • Delândia Silva diz:

    Oie…
    Como você consegue me emocionar, é demais !!!
    Amo livros, tenho paixão por eles, nem sei minha reação num lugar como este, sentaria e choraria, agradecendo a Deus a oportunidade…Quem sabe um dia tenha a chance de também ir a Harvard.
    Quanto ao final do post lindo, cheio de sabedoria…
    Você é uma joia preciosa Patricia, que enche minha vida de lições, visões diferentes e contentes para vida.
    Muuuuuuito obrigada por existir, por dedicar seu tempo a postar suas conquistas, seus ensinamentos.
    Deus a abençoe sem medidas…
    Bjs carinhosos !!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Ownnnnnnnnnnnnnnnn….!

  • Poliana Marques diz:

    Muito legal a história dessa belíssima biblioteca, que nos ensina uma valiosa lição!

  • Rafaela G diz:

    Adorei! Havia lido sobre Widener semanas atrás no livro “A conturbada história das bibliotecas”, mas não sabia desses detalhes da vida dele. Obrigada por dividir conosco. Boa viagem! Beijos. Rafaela

    • Patrícia Lages diz:

      Não conhecia esse livro. É não-ficção??

  • Elaine Cristina Gonçalves diz:

    Você está linda nas fotos. Parabéns pelo lançamento do livro lá fora. rsrs.
    O primeiro que me veio a mente foi Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook. Também confesso que sou apaixonada por livros. Como blindete procuro me controlar porque se não faço loucuras por um livro. Quando tiver minha casa terei um cantinho só meu com um espaço só para os meus livros.
    Que Deus continue te abençoando.
    Beijinhos.

    • Patrícia Lages diz:

      Sim, é muito legal ter um cantinho pra colocá-los bem organizadinhos.

  • Rosangela Gajda diz:

    Oi Patricia,

    Muito bacana as matérias sobre Harvard.
    Universidade que formou muitos ilustres como o ex-presidente dos EUA Georg W. Bush, e o atual Barack Obama…sem falar do Bill Gates e Mark Zuckerberg, que revolucionaram a era tecnológica.
    Ansiosa pelas próximas curiosidades sobre Harvard.
    Um abraço 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Alguém fez a lição de casa!!! rs…rs… Beijos!

  • Ana Augusta diz:

    Muito importante mesmo…

    Que história!

    Fico feliz por ter bem claro quais são as coisas mais importantes em nossa vida por ordem de prioridade. Bagunçar essa ordem pode causar danos irreversíveis…

    Obrigada novamente por trazer a gente com vc nessa viagem! Muito legal!

    • Patrícia Lages diz:

      Como vc disse, melhor que ir na mala!!! hahahahaha…

  • Gislaine Tavares diz:

    Gostei dessa reflexão, as vezes tenho também coisas pra fazer e quero fazer mesmo estando cansada e acabo me estressando por causa disso, valeu a dica.

  • Renata diz:

    Adorei o post Patricia, você é abençoada!!

    fique na paz de Deus

    • Patrícia Lages diz:

      Vc tb, querida! Beijos 😀

  • Stephanie Martins diz:

    hahahha a pose do dedinho eh pq ate a nossa respiracao pertubava o silencio da biblioteca.
    Um fato legal sobre os estudantes alem dos grandes politicos que sairam da Harvard é o sucesso daqueles que fugiram dela como comentei durante a nossa pizza no science center. O Mark do facebook, o Bill Gates, o ator Matt Damon etc.
    Estou adorando os relatos das aventuras :):) Na sua proxima visita visitaremos mais bibliotecas.

    • Patrícia Lages diz:

      Bem lembrado. Há os que não chegaram a se formar, mas são muito bem sucedidos. Na próxima teremos mais pizza, mais biblioteca, mais Ruffles, mais Danette (só os fortes entendem)!… hahahahaha…

  • Fabiana diz:

    Oi Paty,

    Tudo bem, Simplesmente adorei a post de ontem e hoje, tenho uma amiga que estará viajando semana que vem. Irei passar estes post para ela ler, ela comenta comigo que os amigo da faculdade tiram foto na sala de aula e fala que estão na faculdade de Harvard kkkkk, achei um barato…..

    bjs

  • Mariana Pozzi de Oliveira diz:

    Mais uma vez obrigada… Como sempre, me ajudou muito!,! Bjos

  • Cristiane Nestor de Almeida diz:

    Não me lembro agora de bate pronto de nenhum aluno de Harvard, mas a ideia de chegar lá é muito presente no meio acadêmico.Quem nunca sonhou com Harvard…mas a história sobre a biblioteca é muito legal, e olha que não deve ser lenda essa história do livro não pois infelizmente algumas pessoas dão valor a valores errados.Um beijo mineiro, Cris Nestor BH/MG.

  • Juliane Bieda diz:

    Que sonho conhecer essa biblioteca! O mais bacana é que não aprendemos apenas com os livros de lá, mas com as curiosidades que o lugar traz.

  • Mislene diz:

    Nossa Patrícia muito bacana este post, sempre bom conhecermos um pouco da história das pessoas e trazer pra nossa vida como uma lição, hj vejo que cada história sempre tem uma lição que vai nos servir, senão for agora amanhã servirá…….eu não sabia dessa história, já assisti este filme várias, amo, e lembrei do ator que faz par romântico com a atriz Kate Winslet, pensava tanto em dinheiro em se dar bem, que no final não morreu mas tbém não ficou com a jóia rara que tanto idolatrava…….e trazendo pra nós eu dou valor as pequenas coisas que são pra mim jóias raras que Deus colocou em minha vida como presente pra mim, além de Deus é claro, tenho meus filhos, minhas amigas e família que são mais importantes do que o dinheiro ou qualquer outra coisa…….aguardo o próximo post……..como sempre vc mto inteligente nos proporcionando além de sermos melhores como pessoa, nos fazendo pensar e ir em busca do que nos faz bem…..obrigada….beijinhos

  • Vanessa (Shenzhen-China) diz:

    Amando fazer essa tour de carona com você, de primeira classe e sem pagar nada… kkk. O melhor de tudo com ótimas histórias, excelente conteúdo cultural, social, lindas fotos e grandes lições para a vida. Uma viagem especial ♡

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Paty, é uma delícia ler os seus textos!
    Amei a visita na biblioteca! A sua ideia em “nos levar” foi inteligente!
    Obrigada! Bjs
    Vânia

  • Daniela Souza diz:

    Jorge Paulo Lemann o Brasileiro mais Rico do País estudou em Harvard, controla a ABinBev, a maior cervejaria do mundo. Também é um dos donos das Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino.com e Burger King

    • Patrícia Lages diz:

      Só isso, né?? rs… rs…

  • maria sônia aquino rodrigues diz:

    só sei que não vou perder carona. Amei! Ótima história,uma lição de vida….Tenho medo do homem de um só livro!

  • Marta diz:

    Amei essa postagem.

  • Karina diz:

    Que lugar lindo!!
    Pena que a historia dele tenha terminado assim, mas por outro lado nos deixou uma bela lição do que não fazer..
    bjs

  • Charlene diz:

    Ai Patrícia… que tapa… só tenho uma coisa a dizer: preciso rever minhas prioridades!!! muito obrigada pela história e pelo toque.

  • Camille Lago diz:

    Amei a história, não conhecia! Ótimo alerta para revermos nossas prioridades, que na correria da vida e na luta para conquista dos nossos objetivos às vezes ocupam um lugar que não deveriam.

  • Cristina Fontes diz:

    Poxa vida, muito legal esta história e você conseguiu transforma-la com poucas palavras em uma verdadeira lição de vida. O livro bolsa blindada 2 esta espetacular, parabéns te desejo tudo de bom e mais lindo no mundo <3

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, Cris! 😀

      • Cristina Fontes diz:

        Este livro esta revolucionando minha vida financeira, já contei antes que sai de uma divida altíssima com a ajuda deste livro, o combo (vida com Deus+ Fidelidade nos dízimos + aprendizado com a bolsa blindada não tem como errar 😉 ontem mesmo convoquei uma sessão ordinária aqui em casa kkk e esta todos cientes que devemos economizar 2 mil reais por mês, ficaram todos de boca aberta com minhas planilhas e contra fatos não há argumentos, o que restou a eles foi a parte de OBEDECER kkk. E como não sou a bruxa má, garanti que no final de um ano, poderemos todos fazer uma linda viagem em família, e investir em algo bacana para o futuro de todos. Obrigada por nos fazer acreditar que Sim, nós podemos 🙂 Bjs

  • Tati diz:

    Oiiiii Patrícia, obrigada por suas postagens, estou aprendendo a rever meus conceitos, é de grande importância esses lugares e essas lições que você nos passa. Um degrau de cada vez. Tudo no seu tempo. Deus te ilumine e abençoe. Bjao. Tatiane.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: