A ansiedade tem tomado conta das pessoas cada vez mais cedo, pois é possível vermos crianças ainda bem pequenas e já ansiosas. O que fazer?

Ansiedade: um mal generalizado

Apesar de que a ansiedade é algo muito comum, não custa nada darmos uma olhada em seu significado:

Grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia. Desejo veemente e impaciente. Inquietação, angústia.

E por que ela tem acometido cada vez mais pessoas?

A tecnologia e a automação fizeram com que as coisas aconteçam muito mais rápido do que antigamente.

E olha que nem estou falando de tão antigamente assim!

Na minha adolescência era comum que, durante as férias, mandássemos cartas para nossas colegas de escola.

Era todo um processo! Escolhíamos um papel de carta bonito (na época era moda colecionar!), pensávamos no que íamos escrever para que ficasse perfeita e caprichávamos na letra.

Logo depois íamos a pé até o Correio, pegávamos fila, postávamos a carta e voltávamos para casa pensando no quanto nossa amiga ficaria feliz com a carta!

Passados alguns dias, ficávamos de olho no carteiro e saíamos correndo quando ele deixava a correspondência.

Por mais que pareça bobagem, essa dinâmica nos ensinava uma coisa que hoje quase não se vê mais: nós sabíamos esperar!

Muitas vezes eu e minha irmã ganhávamos uns dois presentes por ano, que era no nosso aniversário e no fim do ano.

E, como minha mãe diz: “nem por isso nós morremos!”

E eu incluo: nem por isso éramos ansiosas.

Mas o que isso tem a ver com a nossa análise do “Pai Nosso”?

Muita coisa, pois a frase de hoje é a de Mateus 6:11:

O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

Tudo tem seu tempo

Hoje em dia é nítido como as pessoas querem tudo de uma vez.

Não é à toa que temos mais de 60 milhões de inadimplentes no Brasil, pois as pessoas querem comprar imediatamente tudo o que desejam, ainda que não tenham dinheiro.

As estatísticas mostram que 4 em cada 10 brasileiros adultos perderam a capacidade de pagar suas dívidas.

É um número que chega a ser assustador…

Mas a lição que essa pequena frase do Pai Nosso nos ensina é que devemos buscar o pão de cada dia e não ficarmos preocupados com o pão de amanhã, muito menos o da semana que vem.

Além de ser um sofrimento da alma, a ansiedade desagrada profundamente a Deus, pois ela significa falta de confiança.

Pense: quantas vezes você passou a noite em claro pensando o que aconteceria se o dia não amanhecesse?

Eu acho que isso nunca aconteceu com você e sabe por quê?

Porque você confia que, por mais longa que a noite pareça, o dia vai amanhecer na hora certa.

Logo, quando você fica noites acordado por conta de um problema é porque você não está confiando que Deus lhe enviara o seu pão para aquele dia.

Ou seja, você não crê que Ele vai suprir a sua necessidade e, a seu tempo, resolver qualquer que seja o problema na sua vida.

Portanto, se você tem andado ansioso, lembre-se da oração do Pai Nosso, peça o seu pão de hoje e confie que Ele lhe atenderá!

Cadastre-se para não perder nada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Confira o desafio anterior:

Dar para receber

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Muito interessante este tema “ansiedade”, em poucas palavras, disse muitas coisas úteis, de muita ajuda para lidarmos com este mal. Parabéns

  • Bom dia!
    Ahhh…. os papéis de carta decorados…. tantas cartinhas escritas!
    No meu aniversário eu escolhia 10 pessoas especiais e enviava o mesmo texto (inspiração tinha de sobra para discorrer sobre os resultados maravilhosos daquele ano em relação a amizade!)… e escrevia “a mão” cada uma das doces missivas!
    Sim, sabíamos esperar…. a dupla de danone no dia da despesa (sim, era um copinho prá mim e outro pro meu irmão, o Carlinhos) – lambíamos a tampa do pote e comíamos beeeeemmmmm devagar para curtir aquele momento!
    Bom demais lembrar de tudo isso para dizer à alma: Aquieta! O pão nosso de cada dia…. virá…. cada dia!

  • Bom dia querida! Meu marido diz que sou ansiosa, confesso que sim, pois tenho excesso de futuro rsrsr…mas já melhorei bastante. Um grande abraço! 🤩.

  • Amém, e gratidão por compartilhar sua sabedoria com todos nós.🙏🙌

  • Bom dia Patrícia!
    Muito obrigada por nos presentear com esse texto que nos traz uma reflexão tão importante!!!!!
    Um grande abraço!

  • Maravilhoso o post de hoje, eu era muito ansiosa mas com ajuda do espirito santo e suas dicas abençoada estou melhorando a cada dia.

    Conte sempre nos ajudando Paty, esse eh seu próposito.
    Um grande abraço
    Marta Araujo
    Manuas-AM

  • Olá Patrícia! Isso mesmo, acreditar, pedir e esperar com confiança, sem deixar de fazer a nossa parte também. Além disso, tudo tem o seu tempo, assim como está em Eclesiastes 3. Obrigada!

  • Boa tarde !!
    Essa reflexão do Pai Nosso , está muito interessante…
    Fazia coleção de papel de carta com minhas amigas… Que tempo maravilhoso!!
    Tento ao máximo não ficar ansiosa , não existe coisa pior do que sofre por antecipação.
    E sempre, quando estou anciosa por causa de alguma coisa lembro dessa palavra Que seja feita Tua Vontade.. Sempre da certo, porque quando colocamos alguma coisa mas MÃOS DE DEUS , Ele vai fazer o melhor para nós.. 😘😘😘

  • Boa tarde Pat
    Confesso que já fui mais ansiosa,atualmente tenho melhorado bastante ,sempre leio a Bíblia :Não andeis ansiosos por coisa alguma; a palavra é completa e eficaz.
    Também sinto saudades dos tempos em que enviavamos cartas,eu mesmo já enviei muitas para um namorado que morava distante da minha cidade.hahaha.
    Abraços😄😃

  • Obrigada Patrícia vc tem cooperado para o nosso crescimento diário.
    Não deixa de ser “o pão nosso de cada dia”.
    Deus é maravilhoso e capacita pessoas para ensinar a Palavra dele…assim como vc.

  • Minha infância foi nessa época em que um Não, nunca me maltratou. Tento ensinar isso para minhas filhas. Saber esperar.
    Agora que estou saindo das dívidas, a ansiedade não é mais minha companhia.
    Obrigada, Paty. Por seus ensinamentos.

  • Boa noite, ansiedade e algo muito ruim, atrapalha muito a nossa vida. 😘

  • A ansiedade é algo que vem de uma forma bem sorrateira, muitas pessoas ouvem falar dela e pensam que não são ansiosas, mas qualquer preocupação que temos, seja com o que for é uma ansiedade.

    Lembro que um dia eu precisava de dinheiro para comprar comida, e eu não tinha de onde tirar e também não queria pedir emprestado, então eu falei com Deus da minha situação, que a comida estava acabando e eu não sabia o que fazer, mas eu cri que Ele podia providenciar o que eu precisava e fiquei descansada.

    Foi incrível, no outro dia recebi o subsídio de natal na minha conta nesta época ainda estávamos no meio do ano, não era suposto eu receber ainda, ali eu vi a providência Divina.

    E faço isso todas as vezes que qualquer preocupação bate na minha porta, eu falo logo com Deus e quando menos espero as coisas se resolvem.

    Grande abraço Patrícia e te vejo no Clube da Leitura domingo.

    Excelente fim de semana e bom descanso.

  • Verdade, por isso o maná era enviado todos os dias e não podia guardar para o outro dia não rs, tinha que aguardar o outro dia e ver que Deus era fiel ao que prometeu!

  • Amém!!!

    Sobre as cartas, eu tenho e amo esse hábito! Mas não recebo uma de volta!! Kkkk

    Não faço por interesse, mas porque eu gosto mesmo!

  • Uma das melhores reflexoes que ja li sobre o PAI NOSSO!!! Perfeito…. Parabens Paty….

    Senhor, dai-me a porçao acostumada de cada dia…. Segundo a oraçao do sabio….

  • Que boa lembrança, Patrícia. Nossos papéis de cartas!!!! Sempre uso exemplos como esses para falar sobre esse desespero inquietante e impaciente em que vivemos. Era muito gratificante enviar e receber essas cartas, cartões postais, etc… e o melhor de tudo tínhamos tempo e disposição para solidificar grandes amizades. É muito bom visitar esse tempo e buscar o equilíbrio para vivermos hoje em meio a tanta agonia e desgaste. Confiar no pão de cada dia, nos faz repousar nos pastos verdejantes da espera!

  • Em um dos seus vídeos você comentou sobre as propagandas de oferecendo empréstimos ou parcelamentos serem sempre muito alegre, atrativa, pessoas felizes,…E eu parei para observar e realmente é assim. E isso acaba incentivando as pessoas a se endividarem. Para que vou guardar o dinheiro e comprar no fim do ano se eu posso ter hoje e pagar parcelado? Só que naquela “parcelinha” que vem em pequeno valor em tamanho de letra grande, em negrito e colorida enquanto o montante da dívida vem em letras pequenas e brancas camufladas que eu nem consigo enxergar na propaganda. Um celular de 599,00 sai a 12x 54,20 no cartão de crédito ou 18x 35,93 no cartão da loja. O valor final no cartão de crédito seria 650,40 reais. No cartão da loja seria 646,74. O valor a prazo sairá praticamente 50 reais a mais que poderia utilizados para melhorar as compras de mercado. E ainda tem o pessoal que só paga a parcela mínima do cartão e que se enrola ainda mais que foi outro tema de vídeo da Patrícia. As pessoas não olham para o montante da dívida. Elas assumem um compromisso de pagamento por um ano sem nem analisar se terão trabalho por um ano. Temos que pensar em cada dia. E dar passos concretos. A Bíblia fala em prudência e sabedoria. Eu pratico o pão nosso de cada dia a receber mas também o que posso gastar hoje sem comprometer o meu amanhã. Estou namorando o diário de Consumo que está muito fofo!!!

    • Em qualquer compra na loja virtual (até sábado dia 24) vai um Diário de Consumo de presente! 😀

  • Já comprei desde que assisti no vídeo no Quais são as CHAVES para o SUCESSO – Clube da leitura (https://www.youtube.com/watch?v=f-x5ftJG2bk). Estou acompanhando o Clube da Leitura!!! Estou decidida a colocar tudo em prática para uma real virada financeira na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *