“Faça” o tempo que você diz não ter – DDP#11
25/09/2021
“Não tenho tempo” é uma frase que está na boca da maioria das pessoas. O que fazer? O que a…
“Não tenho tempo” é uma frase que está na boca da maioria das pessoas. O que fazer?
O que a gente não tem, a gente faz!
Quando uma pessoa diz que “não tem tempo” ela está falando a mais completa verdade.
Isso porque ninguém tem tempo, ou seja, ninguém é dono no tempo, ou será que há pessoas capazes de comprá-lo, armazená-lo ou fazê-lo passar mais rápido ou devagar? Claro que não!
A partir do momento que nascemos, o nosso tempo já começa a acabar.
É um cronômetro que ninguém pode parar: uma vez perdido, nunca mais volta.
Por essa razão, é muito importante que você aprenda a usar bem o tempo que tem.
Mas isso não significa fazer um milhão de coisas, mas sim, fazer o que precisa ser feito na hora que precisa ser feito.
Como saber o que e quando fazer
Essa é a dúvida de muita gente, principalmente de quem leva a vida na base da correria e não “faz tempo” para algumas coisas importantes como:
- Analisar o rumo que a vida está seguindo
- Pensar sobre as atitudes que vem tomando e seus resultados
- Ouvir o próprio corpo
- Dar ouvidos aos alertas de pessoas próximas
Vamos analisar esses 4 pontos?
O primeiro trata sobre objetivos de longo prazo, ou seja, analisar se a sua vida está seguindo rumo àquilo que você quer, por exemplo:
O seu trabalho está de acordo com o que você quer para si mesma ou você só está lá porque precisa do salário?
Se a opção que mais se encaixa é a segunda, tudo bem! Você tem uma resposta e isso é o que importa, pois você pode mudar esse rumo e é aí que entra o segundo ponto: avaliação de atitudes.
Seguindo esse exemplo, você não tem que aceitar como “destino” o que está acontecendo agora.
O que você pode fazer é planejar quais atitudes vai tomar para ter um trabalho que faça sentido para você e que supra suas necessidades financeiras.
Pode não ser fácil e nem rápido, mas você precisa ter um plano de mudança.
Outro ponto importante é o terceiro: ouvir os avisos que seu corpo manda.
Talvez você esteja esgotada fisicamente, então, é hora de usar seu tempo para descansar, relaxar e se recuperar, antes que esse cansaço todo a faça adoecer.
Ou talvez o seu esgotamento seja mental, logo, use o seu tempo para sair da frente das telas, fazer algo diferente, caminhar em um parque, ficar sozinha em silêncio, enfim… busque um descanso daquilo que está enchendo a sua cabeça.
E, por último, dar ouvidos aos alertas.
Pode ser que as pessoas estejam alertando você para as más atitudes que tem tomado, mas você simplesmente não as ouve.
Será que elas estão falando à toa? Será que está mesmo tudo bem e as pessoas é que estão vendo coisas onde não existe nada? Dependendo de quem vem esses alertas, vale a pena parar e pensar.
Faça tempo para acertar a rota
Imagine uma pessoa correndo uma maratona e dando tudo de si para chegar à reta final primeiro que todo mundo.
Porém, essa pessoa se distraiu com a multidão que acompanhava a corrida e saiu do trajeto.
Enquanto todos iam para um lado, ela ia para outro, achando que não estava mais vendo os demais competidores por estar à frente de todos eles.
Pense: adianta essa pessoa continuar correndo? Claro que não! Quanto mais ela acelerar o passo, mais estará se distanciando da linha de chegada.
Por mais que ela se esforce e seja a mais rápida de todos, ela não vai ganhar nada, pois…
O importante não é ser o mais veloz, mas sim, chegar ao destino certo.
Sendo assim, que tal usar o seu sábado e fazer tempo para avaliar, pelo menos, esses 4 aspectos?
Nos vemos amanhã no DDP#12!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
Achei maravilhoso esse tema. Estou a anos enrolando meu tempo. Sonhando em fazer algo novo na minha vida e com medo de tomar a atitude certa. Meu tempo está acabando e não tinha parado pra pensar nisso. Obrigada Patrícia!
Obrigada!!
Foi muito bom ler esse post!
?
Bons conselhos para uma reflexão profunda. Obrigada
Boa tarde! Meu tempo dá p fazer tudo que preciso e que gosto??
É, nosso tempo é uma ampulheta, acredito que frequentemente temos que parar, olhar ao nosso redor, ver onde estamos indo, parar para descansar quando necessário, não seguir correndo igual loucos para qualquer lugar! Ótima reflexão.
Sempre bom esses desafios literários Patrícia!
Preciso usar melhor meu tempo. Gostei muito do vídeo “o que você faria com 1440 todos os dias”…
Gratidão a vc e toda sua equipe, por nos transformar um pouquinho a cada dia! Excelente trabalho!!!
Patrícia , sem querer bajular , longe de mim tal coisa , mas estes posts seus vale mais do que um carro zero quilômetro . Difícil mensurar o valor destes ensinamento que vc compartilha conosco. De degrau em degrau estou alinhando minha vida. Ainda que eu erre pra caramba vou entrar no prumo em todos os sentidos da minha vida. De coração mesmo, desejo que Deus dê a vc e sua família muita paz, afinal , não há riqueza maior no mundo do que a paz. ” Brigadão” mesmo .
Obrigada, Lucas! Neste domingo nos vemos no Clube da Leitura!!
Todos os dias quero te agradecer por cada post, cada vídeo, cada dica… cada palavra. Suas reflexões, Patrícia , mais do que simples reflexões elas mexem profundo com a gente. Revela-nos a verdade por traz de tantas desculpas. Impulsiona-nos a levantar, buscar a solução e a alcançar. Você é amiga, é mãe, é companheira, é professora, educadora…. enfim é inspiração! Mil vezes obrigada. Eu tento mas apenas palavras nunca irão expressar toda gratidão. Desejo de verdade todas as Bênçãos do céu em sua vida ! É uma alegria poder seguir você! ?
Patrícia! Refletir muito,pois eu tbm falei muitas vezes que não tenho tempo,hoje estou tentando mudar esta frase! Obrigada!
Que chute no estomago!!!
Única frase que consegui para me expressar após ler esse post… eu sempre quis ser a controladora e dona do tempo, achando que estava indo bem, estou a menos de um ano de concluir minha graduação, ano 2022 inicia meus estágios no hospital e ainda estou “presa” trabalhando em departamento financeiro por “ganhar” um pouco melhor, antes era pela necessidade financeira, mas já era para ter me organizado e focado somente na minha área, ainda que estagiando e ganhando menos… AGORA percebi que sou esse corredor que entrou na rota errada e se recusa voltar ao caminho certo rsrsrs… que vergonha reconhecer isso!
Mas vamos lá, hora de voltar uns passos atrás… Obrigada Paty >< (assim que te chamo, como melhores amigas rsrs)