3 passos para um projeto de sucesso

21/06/2021

3 passos para um projeto de sucesso

Mesmo que você tenha feito um projeto de sucesso deve ter tido alguma dúvida. Para dar uma mãozinha, veja os…

Mesmo que você tenha feito um projeto de sucesso deve ter tido alguma dúvida. Para dar uma mãozinha, veja os 3 passos não podem faltar!

 

3 passos para projetos de sucesso

Primeiramente, sempre que vamos iniciar qualquer projeto que seja, as dúvidas são inevitáveis.

E não me refiro apenas a um novo negócio ou empreendimento, mas sim, até mesmo à busca por uma nova colocação no mercado de trabalho.

Mas, se por um lado as dúvidas trazem insegurança, por outro acabam nos forçando a nos empenhar ao máximo para eliminá-las.

 

 

Embora não haja fórmula mágica, uma boa estratégia é seguir alguns modelos que deram certo para outras pessoas e avaliar se aquilo faz sentido para nós.

Em 2014, como as seguidoras mais antigas já sabem, dei uma palestra na Harvard, nos Estados Unidos, sobre sucesso.

Na ocasião, meu primeiro livro – Bolsa Blindada – contra todos os prognósticos, foi um best-seller em questão de poucas semanas e ele foi o tema abordado na minha apresentação.

Como eu não queria apenas falar sobre mim e sobre o livro, fui pelo seguinte caminho:

Baseei a minha apresentação em expor quais caminhos trilhei e como as pessoas presentes poderiam se beneficiar com aquele modelo.

Assim, elas não só assistiriam uma palestra interessante, mas sairiam dali com ideias do que elas mesmas poderiam fazer para tirar seus projetos do papel.

Dessa forma, e para apresentar algo bem “right to the point” – direto ao ponto – observei que tudo estava estruturado sobre 3 pilares.

São eles:

  1. Pessoal
  2. Simples
  3. Real

 

Projeto de sucesso precisa de planejamento de sucesso

Apesar de o planejamento não ser garantia de sucesso, a verdade é que tudo o que você faz sem planejar tem mais chances de dar errado.

Portanto, é importante que você tenha em mente que o período de planejamento não tem a ver com o tempo, mas sim, em ter uma estratégia correta.

As três regras acima parecem ser subjetivas demais em um primeiro momento, mas se você analisá-las, verá que são bem objetivas. Vamos lá:

 

PESSOAL

O seu negócio ou a sua ideia devem estar sempre voltadas para as pessoas de forma que elas venham se identificar.

Se você vai a uma entrevista de emprego, por exemplo, você tem que criar uma conexão pessoal com o recrutador.

Você deve mostrar o que tem a oferecer, seu conhecimento sobre a empresa e como você, como pessoa, pode fazer daquele lugar algo melhor.

Se as pessoas se conectarem ao que você está propondo, você terá meio caminho andado.

Há até uma pergunta bem simples que pode resumir esse pilar:

Qual problema das pessoas eu posso resolver?

Literalmente, as pessoas pagam para não ter problemas. Então, venda a elas a solução!

 

SIMPLES

Você precisa resumir aquilo você oferece em uma única frase. E curta, de preferência.

Pessoas que não têm objetividade e que precisam de dez minutos do outro para explicar o que fazem vão acabar falando sozinhas!

Você precisa ser objetivo e ter bem definido o que tem a oferecer.

Qual é o seu produto e o que ele resolve, qual é o serviço que você presta e o que ele resolver, qual é a sua expertise e o que ela resolve.

Simples assim!

 

REAL

De nada adianta ter um discursos maravilhoso na ponta da língua se na hora da verdade as coisas não correspondem.

Isso é exatamente o contrário de um projeto de sucesso, pois está mais para a receita do fracasso!

O que você diz tem de corresponder ao que você entrega, caso contrário, tudo será nada mais do que uma perda de tempo.

Seu e das demais pessoas envolvidas.

Quer saber mais? Reserve 60 minutos do seu dia para assistir um vídeo com mais explicações, onde você vai poder conferir todos os slides originais que usei na palestra na Harvard!

Para assistir, clique aqui!

 

 

Nos vemos!

 

 
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3 comentários

    Desde o dia que me tornei sua seguidora é só progresso. Ainda não estou onde eu quero estar mas o caminho está sendo trilhado e vou chegar lá ????

    Olá Patrícia!! Eu realmente precisava ler esse post hoje. Sempre ouvimos falar sobre planejamento, estudamos sobre isso, mas nunca nos foi apresentado de uma forma tão simples e objetiva. De fato, sempre que queremos iniciar um projeto, surgem diversas dúvidas, e precisamos ser fortes, decididos e determinados para fazer o projeto acontecer. Uma das partes que mais me chamou a atenção no post de hoje foi; “é importante que você tenha em mente que o período de planejamento não tem a ver com o tempo, mas sim, em ter uma estratégia correta.” Entendi, que não é a quantidade de tempo empregado para a construção do projeto que vai fazer a diferença no final, e sim a estratégia correta, para que o projeto funcione, dê certo. E essas três regras realmente são bem objetivas e nos ajudam a construir uma boa estratégia para alcançar o sucesso do projeto. Abraços!!

    Boa tarde Patrícia! É isso que eu falo para minhas colegas de profissão: “quanto mais vc quer falar difícil e demorado, vc ñ consegue segurar seu cliente, hj temos que oferecer nosso serviço de maneira clara, objetiva, simples e com resultado”. Um abraço . ??

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