O embate emblemático entre Davi e o gigante Golias nos traz diversas lições e nos próximos 5 dias vamos aprender algumas delas. Acompanhe!
“Aqui não é o seu lugar!”
Quando Davi foi levar comida para os seus irmãos que estavam no exército, ele ouviu as afrontas que o gigante Golias fazia aos hebreus.
Davi ficou muito indignado porque ele entendeu que essas afrontas eram contra os exércitos do Deus vivo e não apenas contra o exército de Saul.
Porém, seu irmão mais velho, Eliabe, se indignou contra Davi, só pelo fato de ele estar ali…
Ele tentou diminuir Davi, dizendo que ele deveria estar com as “poucas ovelhas no deserto”.
Em outras palavras: “o seu lugar não é aqui, o seu lugar é lá no deserto, com aquele rebanhozinho de nada!”
Eliabe ainda acusou Davi de se achar melhor do que os outros, de ser uma má pessoa e de estar ali só pra ver o circo pegar fogo.
Mas na verdade, Eliabe estava descrevendo a si mesmo, usando aquela velha tática: chame-os do que você é, acuse-os do que você faz!
Quando você se propõe a fazer alguma coisa importante e de acordo com a vontade de Deus, não vão faltar Eliabes no seu caminho para dizer coisas como:
“Você não viu que fulano, que é muito mais inteligente do que você, tentou e não conseguiu? É lógico que você não vai conseguir!”
“Olha, isso não é pra você. Tô falando pro seu bem. Você não sabe que quem muito quer nada tem. Acho que tá na Bíblia isso aí, se não me engano…”
“Tá se achando, hein? Pensa o quê? Que é melhor do que todo mundo? Se enxerga!”
Você deve se enxergar sim, se enxergar como Davi!
A Bíblia diz que ele “desviou-se” de Eliabe e não deu a menor bola.
E é isso que nós devemos fazer!
Até amanhã!
Bom dia, Paty,
Ontem li o capítulo 2 de Romanos e me assustei por identificar que eu julgo, repreendo, mas não faço o que digo que é certo a fazer. Ainda estou pensando muito no assunto e pedi ajuda a Deus para ser alguém melhor. Notei que o texto de hoje sobre o julgamento de Eliabe a Davi é parecido.
Todos nós julgamos e isso é inevitável. Nosso cérebro tenta “entender” as pessoas e as coisas baseado no histórico que conhecemos, então, não fazer isso é praticamente impossível. Mas eis que o Nosso Deus é especialista em mudar a nossa natureza e fazer impossíveis. Por isso, dependemos dEle para tudo!
Olá Patrícia! O conteúdo expressa exatamente o que ocorre na mente da maioria das pessoas, ou seja, a instalação de uma crença limitante do tamanho do gigante enfrentado e derrotado por Davi. Felizmente, a crença “libertadora” de Davi em Deus foi imensamente maior e ele não se deixou abalar pelas palavras do irmão. Principalmente nos dias atuais, o quão necessário é revestir-se dessa força que liberta, para vencer os gigantes que surgem diariamente em nossas vidas. Abraços