Essa é a pergunta que tem angustiado muita gente que percebeu – só agora – que não temos como saber o que vem por aí. O que fazer para manter a mente sã?

2021: o que vem por aí?

Mens sana in corpore sano“.

A frase em latim, que significa “mente sã em um corpo são”, tem sido repetida há séculos.

A citação, dita pelo poeta romano Juvenal, foi um conselho sobre o que se deve desejar na vida.

E a ciência já concluiu que quando a nossa mente não está sã, a resposta do corpo pode vir em forma de doenças de todos os tipos.

Portanto, manter os pensamentos em ordem e viver em paz consigo mesmo é primordial para que tenhamos saúde.

Segundo o matemático e filósofo francês René Descartes – fundador do método dedutivo e do racionalismo – a mente influencia o corpo e é por ele influenciada.

Ou seja, nós somos o que pensamos.

Então, por que, em pleno 2020 e com toda a modernidade de acesso à informação, as pessoas parecem mais perdidas do que nunca?

Para responder a essa pergunta basta analisar em que as pessoas têm pensado ultimamente.

 

Os trabalhos de Descartes também serviram como base para a hipótese científica de que o comportamento humano é previsível.

Por exemplo: é possível prever que, quando você espeta uma agulha de surpresa em uma pessoa, ela vai se afastar para evitar a dor.

Mas isso não vale apenas para o corpo, pois a mente também está sujeita à previsibilidade.

Quem assistiu o documentário da Netflix “O Dilema das Redes” viu o quanto a nossa mente é manipulável e o quanto as redes se beneficiam com isso.

Diante disso, é fácil concluir que as pessoas estão angustiadas, ansiosas e preocupadas com o futuro por conta das notícias às quais elas se submetem todos os dias.

Pense: o comportamento das pessoas não tem sido uma resposta ao medo que elas têm sentido?

 

A mente comanda, o corpo obedece

Antes que digam que eu estou minimizando a pandemia (como sempre aparece um), não é esse o meu ponto de vista.

O que quero dizer é a desproporção do medo que as pessoas têm sentido diante de uma doença cujo índice de fatalidade é de 0,6%, quando existem doenças igualmente contagiosas (e até mais) que têm um índice de morte maior (mas que ninguém parece ligar).

Essa desproporção me salta aos olhos quando vejo uma pessoa dirigindo, sozinha, usando máscara e luvas.

Ou quando uma pessoa que já contraiu a doença fica ainda mais temerosa por conta de uma improvável reinfecção.

E por que usei a palavra improvável?

Porque ainda que você tenha entendido que muita gente está ficando doente novamente, o fato é que na última sexta-feita descobriu-se um caso – o primeiro e ÚNICO caso – de reinfecção entre as mais de 7,2 milhões de pessoas no Brasil que contraíram a doença.

Portanto, se você quer um corpo são, saiba que é preciso manter uma mente sã.

Não se deixe abater diante das notícias, pois sabemos que elas têm sido infladas e exageradas nos últimos meses.

Se a sua mente adoecer, não vai ter álcool gel que dê jeito.

Nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Boa tarde!!!!!!! “””Portanto, se você quer um corpo são, saiba que é preciso manter uma mente sã.””””é o melhor remédio ….hoje e sempre….

  • Boa tarde, concordo com senhora. Mídia tem exagerado demais, como sempre faz. Gosto muito de ver notícias, ver o realidade do que realmente acontece no mundo, mas tem coisas que não dá. Quando começa falar Covid já mudo de canal. Chega de poluir a mente.

  • Boa tarde querida! Confesso que sinto-me bem tranquila de estar passando por este momento tendo a maturidade que possuo, por conta da minha idade, tenho certeza que se eu estivesse com a metade da idade estaria enlouquecida. Tomo meus cuidados e vida que segue. 😍

  • Olá Patrícia! Por hoje acrescento o que está em Romanos 12,2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Abraços!

  • Paty, tem muita gente no automático, já. Sai de casa com a máscara, já fica com ela mesmo sozinha no carro e aproveita pra evitar confusão, vai por mim.

    Sobre 2021, investirei nas 4 saúdes: corpo, mente, emoções e espírito. Essa sociedade crazy não vai me adoecer.

  • A gente está numa atmosfera de pânico diante das informações dos noticiários da tv. É realmente um exercício que devemos praticar diariamente isso da “mente sã, corpo são”.

  • Bom dia,
    Prefiro me manter longe das notícias que podem me apavorar e me dedicar mais a fazer um mimo prá uma vizinha idosa, com um bolo ou um pão quentinho da padaria bem na hora do lanche da tarde… só deixar lá prá ela e “zarpar de volta prá casa”.
    Faz um bem tremendo prá mim…. e prá ela…. um café prá refletir o mimo… e ela esquecer um pouco do pavor do mundão.

  • Oi Patrícia é verdade, a mente é quem comanda o corpo, então é por isso que temos que ter muito cuidado com o que consumimos todos os dias, porém por mais que esse assunto seja abordado, mas existem pessoas que fazem questão e tem o desejo de consumir lixo, parece que elas sentem uma necessidade de viver se enchendo de coisas inúteis. Vejo o quanto que a maioria das pessoas gostam de serem manipuladas e preferem acreditar em coisas que não deviriam, sei que a mídia influencia e muito, mas mesmo assim sei que nós podemos escolher em que acreditamos, pois a vida é feita de escolha assim como vc falou em um post anterior. Vejo que as pessoas não tem interesse em acompanhar um trabalho igual ao seu, que nos passa segurança, que nos deixa informados (a), mas preferem escolher viver adoecendo sua mente e seu corpo com canais, novelas, vídeos, jornais entre outras coisas que atrapalha o crescimento delas em todos os níveis. É incrível como o ser humano prefere viver uma vida de engano e de tantas coisas ruins, sendo que temos tudo para viver uma vida abundante como fala a palavra de Deus. Tudo está em nossas mãos, mas precisamos tomar posse e viver o melhor Dele, Ele já nos deu tudo, já levou tudo sobre Ele na cruz do calvário, então agora cabe a nós escolhermos para que não venhamos perecer. Bjsss. Fica com Deus.

  • O que comprova a importância do alerta do post, é que as pessoas estão tão pouco sãs de mente que nunca existiu uma época de tantos golpes financeiros. Precisamos manter a confiança em Deus em tempos difíceis.

  • Olá Patrícia!
    São muitas notícias exageradas e houve muitos óbitos que alegaram suspeita de convid-19, por conta de não ter o resultado do exame antes do sepultamento, isso alterou nas estatísticas trazendo informação manipulada.
    Muitas pessoas mesmo sabendo de tudo isso deixaram poluir suas mentes e estão psicologicamente e fisicamente afetados trazendo um grande mal para si mesma. Notícias ruins sempre vão existir e cabe a nós limpar a nossa mente de coisas que não faz bem.

    Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *