Meu super-mega atraso e o que aprendi com ele!

Estou vivendo dias atípicos e cheios de improviso, mas mesmo com toda a correria, ainda sobra tempo para aprender e, claro, dividir a experiência com você!

21041_1255787767483_1633057_n

Cancelamento de viagem, clientes antecipando trabalhos, mudanças de planos repentinas, postergação de reuniões e… reforma! Tudo isso está acontecendo nestes últimos dias e fazendo surgir mais e mais imprevistos. Daí a agenda – que estava muito bem organizada – vai para o beleléu! O que fazer nestas horas? Vejamos!

Todas as quartas pela manhã faço aulas de proficiência em inglês com minha super pontual teacher, que toca elegantemente a campainha exatamente no horário todas as semanas. Hoje, porém, ela se atrasou 3 minutos (sim, apenas 3!) e a primeira coisa que fez – antes mesmo de me cumprimentar – foi se desculpar pelo “atraso”. Ela estava toda esbaforida porque teve um imprevisto e atrasou sua agenda por 180 segundos! hahahaha…

É óbvio que nem liguei e nem sequer tinha percebido o atraso (que nem era atraso, né?). Mas ela estava desconfortável com o “atraso” porque, acima de qualquer pessoa, ela tem o compromisso consigo mesma de ser pontual.

Quando você chega no nível de ser capaz de cumprir o que prometeu a si mesma, você está preparada para o sucesso. Você não precisa de um chefe para lhe dar ordens e nem mesmo de salário, pois seu pagamento é cumprir o que prometeu. Dessa forma você vai se sentir capaz simplesmente porque será de fato capaz!

Veja o exemplo aqui do blog:

Publico meus posts pontualmente às 6h da manhã. Fiz isso semanalmente por quase 3 anos no blog da Cris Cardoso e agora diariamente por mais de 1 ano e meio aqui no Bolsa Blindada. São quase 5 anos executando esse trabalho voluntário, pois você tem acesso aos posts gratuitamente, bastando cadastrar-se. Aliás, se não é cadastrada, aproveite!

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Não tenho um chefe cobrando que eu cumpra o horário nem verificando se falhei algum dia. Porém, antes de qualquer coisa, tenho um compromisso comigo mesma de fazer isso. É claro que também faço por minhas leitoras, que crescem a cada dia, mas antes de fazer por você, faço por mim.

whtrabbitwatchQuando cumpro o que prometi a mim mesma me sinto competente e capaz e claro que isso me faz muito bem. Hoje, por exemplo, por uma série de imprevistos, não publiquei às 6h da manhã, mas só agora, depois das 14h. São mais de 8 horas de atraso, mas eu não podia deixar de postar! Sei que muitas leitoras nem perceberam, pois têm o costume de ler no final da tarde ou à noite, mas eu tenho um compromisso comigo e, ainda que cumpra atrasada, tenho que fazer! Aliás, a foto no início é para deixa-la de bom humor e não brigar comigo porque postei atrasada hoje!! hahahaha…

Sejam 3 minutos ou 8 horas que lhe afastem de cumprir o que prometeu a si mesma, não deixe de fazê-lo. Imprevistos acontecem, mas podemos dar um jeito neles quando queremos e, a melhor forma de fazer isso é quando você faz por si mesma.

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • diana diz:

    Perfeito.

    • Liziane diz:

      Que bom que mesmo atrasada fez a publicação kkkk
      Eu sempre olho pela manhã, e hoje quando abri meu e-mail e vi que não tinha mensagem informando o post, confesso que senti falta.
      Mas vai dar tudo certo,aliás já deu, pois o post esta maravilhoso, sempre nos ensinando.
      Beijinhos
      Liziane – Porto Alegre RS

  • Tatiana Rocha diz:

    Gostei muito do texto, estou em fase de mudanças na minha vida e essa realmente é uma das coisas das quais preciso melhorar, honrar os compromissos que faço comigo mesma!
    Ps.O texto saiu atrasado mais como sempre muito proveitoso! bj

  • Fernanda Gomes diz:

    Paty,
    Você é uma graça até mesmo para falar sobre atraso!!!
    Que o Senhor te abençoe cada vez mais!! Cobrindo-lhe de muita paz e restaurando a cada momento sua saúde. Grande beijo.
    P.S. Obrigada por seu compromisso cumprido conosco a qualquer hora.

    • Patrícia Lages diz:

      😀 😀 😀

      • Manuelle diz:

        Tenho essa luta diariamente, mas vou vencer… Esse post me ajudou a enxergar o outro lado da coisa… kkk
        Obrigada!

  • Jessica diz:

    Verdade muito importate!

  • Danielle friash diz:

    :*

  • Gis-SP diz:

    Toda vez que via alguém fiel com o horário, eu pensava isso não é para mim…. Nãooooo nasci para cumprir horário… Vou viver atrasada .
    Me sentia muito mal quando via alguém assim… Não me lembro quando começou… Mas desde que me conheço por gente o atraso fazia parte de mim.
    E pior não me incomendava… Até , eu começar entender a disciplina de Deus.
    Caiu primeiro como algo vergonhoso.. Mas meu ego já estava tão forte… Que para ele a pessoa era obrigada a aceitar esse meu jeito.
    E foi então que pela misericórdia de Deus… Ele começou a ilustrar para mim , através de mensagens ….e aos poucos as mensagens criaram vida , e foi caindo a ficha. Neste momento me envergonhei… E quando vejo alguém super compromissado com o horário fico feliz e tenho vontade de aplaudir de pé.
    Hoje eu procuro estar dentro dos fiéis. E quando escorrego…. Não quero mais que as pessoas aceitem meu antigo rótulo.
    Recentemente li um post seu que comentava sobre cumprir horário e trabalhar com seriedade ( na verdade ouvi) rs… E ele ficou tão cravado em mim, que quando foi a noite , eu sonhei trabalhando com você kkkkk.
    Alguém tinha contratado nossos serviços , e eu passava o sonho inteiro falando:
    – Não podemos nos atrasar , a Paty trabalha com horário.
    E tudo acontecia para atrasar , você corria sem estresse.. Mas eu só falava isso o sonho todo kkkkk.
    Foi muito bom trabalhar com você Kkkk
    Obrigada pelo comprometimento .
    Bjnhos

    • Patrícia Lages diz:

      Eu te assombrei até no sonho… hahahahahahaha…!

  • Kátia Bernardes diz:

    Ei Pati, muito importante este post e eu precisava muito dele! Beijos grandes!

  • sula laiane diz:

    Tenho problemas com horários. Talvez o que me faltava era isso: Ter o compromisso comigo mesma antes de tudo.

  • Cidalia-Tunisie diz:

    Boa noite Patty,
    Linda definiçāo da Fidelidade!!

    Li.Aprovei.E voltei para meus exercicos fisicos!!!que ultimamente estava deixando de lado,Acredite Paty que foi como um tapa que nāo vou esquecer tāo cedo rssss
    Un grand Merci.
    Cidalia

    • Patrícia Lages diz:

      Eu também me dei esse tapa e entrei no Pilates!!! rs…rs…

  • Alessandra Inacia diz:

    Oi esse comentário foi mt bom.pois só reforçou oque eu realmente desejo.e suas palavras bem colocadas,supriu a nessecidade.bjss

  • Lais diz:

    Haha esse post foi um tapa na minha cara… sou mega desorganizada, mas desde o início do ano estou trabalhando em melhorar isso! Mas confesso que há muito o que fazer ainda… obrigada

    • Patrícia Lages diz:

      Não quis bater em ninguém, desculpe!! Rs…rs…!

  • Cristiane Nestor diz:

    Eu sempre uso a expressāo “eu dei minha palavra” e ainda brinco que é minha palavra de honra algumas pessoas me dizem que isso está em desuso mas para mim não se eu dei minha palavra acabou e faço isso principalmente por mim.

    • Patrícia Lages diz:

      Que pena que as pessoas achem “honra” algo antiquado. Eu estou contigo!

  • Edy diz:

    Amei o post, aliás sempre as 6 horas meu tablet faz um barulhinho e eu digo: é o post da paty , hoje estranhei hahaha mas sempre leio a tarde, ou a noite. Sempre tentei ser pontual, mas nunca por mim mesma, agora lendo esse post , descobri porque sempre me atraso rsrs rs. ObrigaDa pela ajuda! Beijos.

  • Sueli A Holanda diz:

    Ai,Paty, eu queria ser como a sua teacher e me atrasar somente 3 minutos. kkkk.
    Tenho um sério problema com “chegar no horário”. Estou lutando muito contra isto.Sempre me incomodei. Não é fácil mudar,mas não desisti.:)
    Mas nos demais compromissos, faço como você, posso até me atrasar mas procuro cumprir o que prometi, senão me sinto muito mal. Só se não der meeesmo. Não gosto de não fazer o que prometi. Caso contrário, nem prometo, kkk.
    Beijos,

  • Roberta diz:

    Amei Paty! E a foto é fofa mesmo! Bjs

  • Ana Maria Albuquerque diz:

    Oi Paty, eu achei interessante o seu post, pois apesar de ser super pontual com horários de reunião, não tenho sido pontual com prazos de entrega de produto e isso está me atrapalhando, pois tenho sou autônoma e não tenho chefe, mas uma MEI. Mas estou elaborando o meu plano de virada financeira e feliz pois ontem consegui fechar o meu primeiro contrato com escolas do ano. Abraços, Ana Maria.

  • Renata diz:

    Boa noite! Patricia, não passo um dia sem ler seus post, fazer os desafios e tem me ajudado muito, justamente por isso quero lhe agradecer pela sugestão do Duolingo, estou amando aprender inglês, sempre tive vontade de apender,mas me faltava dinheiro e tempo, e os outros sites que havia encontrado não eram muito fáceis para iniciantes. Que Deus lhe abençoe grandemente hoje e sempre.

  • Francisca diz:

    AMEI O SEU POST DE HOJE PATRICIA, TUDO O QUE EU PRECISAVA LER.

  • Vanessa Costa diz:

    Muito Bom!!! Quando dou a palavra tenho que honrar, é compromisso assumido! Mas nunca pensei que fazia parte do meu compromisso comigo mesma. Muito legal !!

  • Jarlenys Dias-Portugal diz:

    Bon dia, Paty.
    Sou péssima em cumprir o que prometi e acabo por ser taxada de :” voce não e digna de confiança” pelas pessoas a quem prometi. Senti-ne triste com isso ate hoje.

    • Patrícia Lages diz:

      Tone a decisão de mudar, vc pode!

  • Edilane Xavier diz:

    Eh isso mesmo, mais uma vez aprendo com vc minha querida, te admiro muito, e todo dia antes do trabalho eu leio seu post
    Bjos

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Ingrid diz:

    Muito bom o post!!!
    Eu senti sua falta logo pela manhã rsrrss
    Beijossss

  • Gilvana Lima diz:

    Percebi sim kkkkk, pois logo que chego da caminhada cedo, dou uma olhada ápida nos email, mas só abro pra olhar por completo mais tarde no trabalho, horário do almoço.
    Por essas e outras que acompanho suas postagens, que a cada dia trás bons ensinamentos, exemplo como a de hoje. Abraço

    P.S. Ahhhh, hoje é meu aniversário e vou me presentear com o livro “Bolsa Blindada 2”, pois não havia comprado devido está atarefada com o artigo da minha especialização….Especialização esta que foi umas das minhas metas “2014”, que aprendi a planejar com você nos posts do blog e Bolsa Blindada ! Graças a Deus todas as metas deram certo e esta já estou concluindo.

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns!!!

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Oi, Paty!
    Você ensinando é super bem humorada!
    Parabéns, beijos!

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Fabiana Santos diz:

    Vou mostrar este post a minha mãe, pois tudo o que ela faz é com atrasos, o horário de início no trabalho dela é as 8h mas como sempre sai de casa atrasada chega sempre as 9h, com isso sempre acaba por perder os empregos, nós filhos já conversamos com ela mas não surtiu muito efeito, vamos ver se ao ler este post ela muda de vez.
    OBS: Rsrsrs ainda bem que sou o oposto dela, odeio chegar ou fazer minhas coisas atrasadas… rsrsrsrs…
    Bjus

    • Patrícia Lages diz:

      Mãe da Fabiana, atenda aos apelos da sua filha!! rs…rs…

  • Patricia diz:

    Patricia querida, saiba que seu trabalho voluntário aqui no blog me faz muito bem e, com certeza, você
    colherá os bons frutos!
    Eu mudei e continuo mudando pequenas atitudes e vícios que só atrasavam minha vida. Sou muito grata aos seus textos e dicas por aqui.

    Mas, o mais legal é que tomei coragem e criei meu próprio blog! Você foi uma inspiração. Como moro na Noruega e estou aprendendo o norueguês, fiz um blog todinho em norueguês pra treinar a escrita. Um baita desafio!
    O tema do blog é a minha experiência sobre a preparação para prova de proficiência em norueguês que eu vou fazer aqui. Essa prova abrirá portas profissionais para mim. No blog, eu divido dicas e minhas produções textuais para ajudar outras pessoas (imigrantes) que também farão a prova.

    Estou muito realizada em poder contribuir um pouco com outras pessoas no espaço da blogosfera.
    E pensar que antes eu NUNCA deixava nem um mísero comentário nos blogs que eu lia. Achava que “tanto faz”!
    Agora sou leitora e “escritora”.

    Se quiser, dá uma passadinha por lá: http://paveitilbestatt.blogspot.no
    Beijos!

    • Patrícia Lages diz:

      Com certeza vou fazer uma visita! 😀

  • Márcia Siqueira diz:

    Olá Paty! Eu costumo ser pontual com meus compromissos e também procuro avisar caso não vá à uma consulta médica por exemplo. Infelizmente muitas pessoas não são assim. Eu não reclamo, mas acho muito desrespeitoso deixar alguém esperando (claro que se for por muito tempo). Minhas dificuldades são outras, mas aos poucos sei que vencerei cada uma. Estou participando do Desafio Detox e amando. Sabe o que eu fiz: Comprei um caderno (baratinho,rs), imprimo os desafios, ouço os áudios e faço anotações. Aí posso reler para me fortalecer, pois nem sempre lembro de tudo, tudo. Beijos e obrigada por inspirar-me a tentar ser uma mulher melhor. Beijos!

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Julie diz:

    Amei o texto! kkk 3 minutos ou 8 horas hummmmmm 😀

    Have a great “noise” and “happy” day sweet!

    xx

    • Patrícia Lages diz:

      Let’s rock with this noise as a soundtrack!

  • maria diz:

    muito bem d. patty, essa é a licão de hj p mim: quando dermos conta de cumprirmos o q prometemos no horário q prometemos não precisamos mais de patrão, será a hr de sermos independentes.

  • Marta diz:

    Suas publicações sempre vem recheadas de sabedoria 🙂
    Aprendo muito.

  • Jaqueline diz:

    Paty pensava nessa semana que as coisas do dia-a-dia,são muito chatas de se resolver,eu tenho vontade de não fazer nenhuma e deixar a vida me levar,hahaha.Só que analisando só que vai ficar prejudicada e com a vida atrasada dou eu,então e melhor deixar a preguiça de lado e ir resolver todas essas coisas chatas da vida de adulto e de mulherzinha.um bjo Paty!

    • Patrícia Lages diz:

      Na verdade as coisas só são chatas quando vc as encara dessa forma. Se vc fizer sempre o seu melhor, ainda que seja em coisas que não gosta muito, vc aprenderá a gostar delas.

  • Jaqueline diz:

    Paty,só reforçando,faça mais áudio ou textos de horários corretos,chegar cedo no trabalho,etc.Em outras áreas eu já melhorei bastante,agora em relação ao meu trabalho ainda não criei vergonha.Ainda não sei se pq me acostumei a chegar tarde,ou se estou descontente com esse meu trabalho de 12 anos no mesmo local.
    Acho que preciso de um choque de ânimo pois trabalho com minha irmã num salão de blz que é dela mas ela não me cobra em nada e também não investi em cursos para nós duas para a manicures,não temos reunião de ânimo,como melhorar nosso trabalho.Será que isso tb não está contribuindo?

    • Patrícia Lages diz:

      Jaque, CRIE VERGONHA! hahahaha… Chegue na hora e pronto, não dependa de fatores externos. Se vc acha que precisa de curso, tome uma atitude e se matricule. Se acha que precisa de reunião, proponha, não espere por ninguém, faça!

  • Jaqueline diz:

    E verdade,Paty,acho que coloco muito peso nas coisas e tdo acaba virando um pesadelo.Vou gravar isso na minha mente,o que vc me falou agora.

  • Camila Archuleta diz:

    Pati, que bom que você compartilha seu conhecimento conosco! É raro acharmos pessoas com um exemplo bom que nos inspire e felizmente, é o seu caso. Obrigada! bjs (da ex-atrasadinha e a partir de hoje, pontual e disciplinada!)

  • Sara diz:

    Amazing!!! uma coisa simples! Mais que nos faz refletir e muitooooo!!!! Obrigada Paty! Bjssss

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom! Adorei a foto kkkkk

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: