Empreendedores da Bíblia – A organização das 12 Tribos

Organização é imprescindível para o sucesso de qualquer projeto, por isso vamos usar o exemplo das 12 Tribos de Israel para entendermos a importância da disciplina em nossa vida.

israel_flagIsrael foi – e ainda é – uma nação das mais empreendedoras do mundo.

Apesar de ocupar uma área menor do que o Sergipe (o menor dos estados brasileiros), Israel é uma potência e se destaca mundialmente em inúmeros aspectos como ciência, tecnologia, saúde, sustentabilidade e, por incrível que pareça, até em irrigação, mesmo tendo vastas áreas desérticas e apenas uma fonte de água doce, o Rio Jordão.

A nação de Israel provém das 12 Tribos, representadas pelos 12 filhos de Jacó. Cada um deles recebeu uma tarefa diferente, o que garantiu a segurança, prosperidade e estabelecimento da nação. Vejamos como a divisão das tarefas foi feita:

Cada tribo recebeu um brasão que a identificava entre as demais. É como se cada um usasse um crachá de identificação, assim ficava fácil saber quem pertencia a qual tribo e sua função. Sendo assim, posso dizer que o brasão das tribos é o pai do crachá que se usa hoje! rs…rs…

Livro comemorativo do primeiro ano do Templo de Salomão.

Livro comemorativo do primeiro ano do Templo de Salomão.

No final do post você encontra as imagens de cada brasão extraídas do livro comemorativo de 1 ano do Templo de Salomão. Veja a seguir como cada tribo tinha um símbolo para decorar seu brasão e uma função específica:

1. Rúben

  • Símbolo: sol e água
  • Função: pecuária – tribo responsável pela criação de animais, pastoreio etc.

2. Simeão

  • Símbolo: fortaleza e torre
  • Função: militar – tribo responsável pela segurança das tribos, formada por soldados de guerra.

3. Levi

  • Símbolo: peitoral das vestes do sumo sacerdote
  • Função: espiritual – tribo formada por líderes espirituais, responsáveis em ensinar e receber os sacrifícios e ofertas do povo.

4. Judá

  • Símbolo: leão
  • Função: governar e promover o bem estar do povo – tribo responsável pela saúde do povo, formada por médicos, enfermeiros, terapeutas e também por líderes políticos. Pertencem à tribo Judá o Rei Davi e o Senhor Jesus.

5.

  • Símbolo: balança
  • Função: direito – tribo formada por juízes que decidiam as causas de todo o povo.

6. Naftali

  • Símbolo: gazela
  • Função: comunicador e responsável pelo meio ambiente – eram eloquentes, escritores e porta-vozes do povo, além de cuidarem da natureza.

7. Gade

  • Símbolo:tenda
  • Função: responsáveis pelo acampamento – tribo encarregada de montar e desmontar o acampamento a cada mudança.

8. Aser

  • Símbolo: árvore frutífera
  • Função: abastecimento – responsável pelo armazenamento de alimentos para todas as tribos.

9. Issacar

  • Símbolo: jumento
  • Função: transporte – responsáveis pela travessia dos bens das tribos em suas peregrinações. Criavam jumentos, animais fortes e resistentes que atravessavam até desertos com grandes cargas.

10. Tribo de Zebulom

  • Símbolo: navio
  • Função: comércio marítimo – negociação de mercadorias com outras nações. O princípio do comércio exterior de Israel.

11. José

  • Símbolo: trigo
  • Função: liderança e negociação – a tribo de José foi dividida em duas: Manassés e Efraim, seus filhos. José foi próspero na terra de suas aflições e garantiu a sobrevivência de seu povo.

12. Benjamim

  • Símbolo: lobo
  • Função: caça – tribo responsável pela caça, composta de homens valentes que também eram grandes soldados de guerra.

Como você pode notar, cada tribo tinha uma função individual, porém, todos dependiam de todos, ou seja: era uma nação harmoniosa que se completava. Nenhuma tribo era auto-suficiente ou individualista, mas todos trabalhavam para o bem comum da nação.

As empresas de sucesso são as que seguem esse modelo, dividindo as funções em departamentos e estabelecendo um líder para cada departamento. Cada um dos colaboradores não deve trabalhar em benefício próprio, mas sim, em prol do bem estar de toda a empresa.

Se você tem sido aquela funcionária que só busca seus próprios interesses, saiba que isso não é saudável, nem para você, nem para a empresa. Quando nos focamos em buscar o benefício de todos, formamos um grupo forte, seja uma família, uma comunidade ou uma empresa. Essa é a receita do sucesso!

Confira as imagens dos brasões (clique para ampliar).

Esses brasões estão em exposição permanente no Cenáculo do Templo de Salomão, que pode ser visitado todos os dias. O passeio inclui a visita à réplica do Tabernáculo de Moisés e conta com a apresentação de um filme sobre a construção dos templos anteriores. É um passeio muito bacana e eu já fiz umas 5 ou 6 vezes, pois sempre tem novidades! Para mais informações ou fazer um tour virtual, clique aqui.

Para terminar, temos tarefinhas!!

Tarefa 1 – Tire um tempinho para responder a essas questões deixando seu comentário:

  1. Você sabia que havia essa divisão de tarefas nas Tribos?
  2. Você já teve alguma experiência positiva ao trabalhar em equipe? Caso sim, você acredita que a organização contribuiu para essa boa experiência?
  3. Você se considera uma pessoa menos organizada do que a maioria das pessoas, no mesmo nível ou mais organizada?

Tarefa 2 – Pense no que você pode fazer para se organizar melhor. Não precisa postar aqui, mas se quiser, fique a vontade. Quem sabe você inspira mais pessoas com as suas ideias?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Jussara T Mercaldi Donadon diz:

    Amei a postagem de hoje,parabens Patricia !! Eu nao sabia da divisão de tarefas nas tribos e a tribo que eu mais conheço é a de Juda . as outras nao sabia sobre elas com esse detalhes. que delicia de leitura vou compartilhar no meu face com os devidos creditos !! bjus.

  • Cidalia-Tunisia- Africa do Norte diz:

    Bom dia Paty,
    Muito interessante seu post. Eu sabia que cada tribo tinha sua função , mas não tão profundamente como sua reflexão nos ensina. Penso ser uma pessoa bem organizada , mas olha me dei conta que afinal tenho vários brasões ao mesmo tempo …e vou analisar melhor a situação rsss
    Obrigada querida, e uma semana abençoada!!!
    Cidalia

  • Sula Laiane diz:

    Eu não sabia. Ao ler, me lembrei da descrição feita na Bíblia e só agora caiu a ficha. Considero importante o trabalho em equipe e só agora estou dando o devido valor a isso. Me considero menos organizada, mas estou buscando ser melhor.

  • Rosa Maria diz:

    Muito bacana Patrícia, adorei saber das 12 tribus e suas responsabilidade. Não, não sou uma pessoa que se intitula organizada, mas são matérias como esta que nos põe a pensar numa melhora pessoal.
    Não tenho opinião formada a respeito de religiões, mas de férias em SP visitei o Templo do Salomão e fiquei encanda embora havia algumas salas fechadas ao público. 🙁 Mas uma outra oportunidade quem sabe terei mais sorte, não é?
    Beijo e sucesso constante em sua vida! 🙂

  • Cristiane Nestor de Almeida diz:

    Olá Paty;
    Não sabia dessa divisão das doze tribos e acredito sempre no trabalho de equipe.
    Mas do do que o trabalho em equipe EM equipe, pois as vezes aparece um para encostar.
    Quanto à organização eu sou muuuuito organizada, e sofro com bagunça.
    Quanto a minha organização, eu preciso parar de querer “abraçar o mundo com as pernas” pois as vezes quero fazer tanto e não faço nada: disciplina é o foco.
    Um abraço, Cris Nestor BH/MG.

  • Gisele Modesta diz:

    Respondendo!
    Você sabia que havia essa divisão de tarefas nas Tribos?
    Sim, Lendo o livro de Gênesis
    Você já teve alguma experiência positiva ao trabalhar em equipe?
    Sim Caso sim, você acredita que a organização contribuiu para essa boa experiência? Trabalho em equipe é fundamental em todas as áreas da vida.
    Você se considera uma pessoa menos organizada do que a maioria das pessoas, no mesmo nível ou mais organizada? Mais organizada, ainda mais agora com os desafios do Virada financeira, estou coclocando o conceito em pratica.

  • Juliana Soave diz:

    Bom dia, Paty =)

    Muito esclarecedor esse post, pois não conhecia essas divisões com riqueza em detalhes.
    O trabalho em equipe ajuda muito pois ganhamos tempo delegando responsabilidades. Mas nem sempre a pessoa organizada consegue isso, pois normalmente quem é organizado, é também metódico e perfeccionista… e quem é assim tem dificuldade em dividir, em confiar no trabalho das outras pessoas e acaba ficando sobrecarregada. Por isso, costumo dizer que organização vai além de prateleiras e gavetas arrumadas, está ligado ao equilíbrio e começa no interior.

    bjssss ♥
    Juliana Soave
    http://www.mulheresescritas.com

    • Patrícia Lages diz:

      Verdade!

  • Sara diz:

    Paty, vc é incrível! Sempre se superando nos seus posts! Achei incrível saber de forma tão profunda sobre a divisão das tribos! Eu tinha uma noção mais não essa ideia tão profunda sobre a organização e a divisão de trabalhos! Achei incrível e de grande exemplo para nós! Eu acho que o trabalho em equipe é importantíssimo, pois há harmonia, e a união realmente faz a força, trazendo resultados surpreendentes! Bjs

  • Karine Tavares Vasconcelos diz:

    Sim eu sabia dessa divisão e sempre achei um exemplo ideal de sociedade já que junta os melhores pobdos existente tanto no capitalismo quanto no socialismo.
    Enquanto a ter experiências de trabalho em equipe já tive algumas e todas vezes que pude ibtetargir com outras pessoas pata fazer algo sempre tive exeto , o difícil é encontrar pessoas dispostas para colaborar Um com as outras a maioria prefere competir Do que coletar.
    E sim me considero nais organizada do que a maioria das pessoas no en tanto não em tudo ainda peco na organização de minhas finacias

  • Joselito Amorim diz:

    Bom dia irmã Patrícia.
    Parabéns pela informações sobre as tribos. Se achar conveniente acrescente os comentários e heráldica sobre Manasses e Efrain que assumiram o legado por José. Atenciosamente Pr Joselito Amorim

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada por comentar! Abs.

  • Mariana diz:

    Olá, gostei muito do conteúdo, porem preciso saber como chegou a conclusão da função de cada tribo? Você tem alguma referência bíblica ou histórica?

    Drsdr já agradeço!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Mariana. Pesquisei em alguns livros (o do Templo de Salomão que está no post foi um deles) e na própria Bíblia. Veja a bênção de Jacó a cada um deles e vc tb terá uma ideia das funções. Beijos!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: