Armário cápsula: como fazer o seu

Você já ouviu falar no conceito do armário cápsula? Quer saber mais, se vale a pena e como analisar se é realmente uma boa? Então o post de hoje é para você!

Crop_looks

Muito longe de ser apenas um modismo, o conceito de armário-cápsula pode ajudar – e muito – a economizar um bom dinheiro. Isso porque o princípio é vasculhar o guarda-roupa e deixar lá apenas uma quantidade limitada de peças. Você vai usar o que tem e só comprar o que for estritamente necessário.

Veja algumas vantagens de se implementar um armário-cápsula:

  • Aproveitar melhor suas peças – muitas mulheres têm mais roupas do que usam e, na maior parte do tempo, usam as mesmas roupas, combinadas das mesmas formas. Tendo menos peças será preciso usar mais a criatividade para otimizar o uso.
  • Gastar menos dinheiro – sabendo montar mais looks com menos peças, os gastos com roupas diminuirão automaticamente.
  • Otimizar o espaço – você só terá as roupas que realmente gosta e usa (as que não servem não farão parte). Chega de armário entulhado!
  • Encontrar seu estilo – para ter um armário cápsula você precisará se conhecer melhor e saber do que realmente gosta e o que fica bem em você.

capsula

Como montar o seu armário cápsula?

Esvazie o armário! Tire tudo mesmo e coloque sobre a cama. Faça uma triagem separando as roupas em 4 pilhas:

  1. Roupas que você ama, que servem (e caem bem) e que você não vive sem;
  2. Roupas que não servem mais;
  3. Roupas que você não usa há mais de 2 anos, mas que estão em bom estado;
  4. Roupas em mau estado.

O que fazer com cada pilha?

  • Pilha 1 – guarde todas as peças de volta no armário de forma organizada e de fácil acesso. Mais adiante faremos alguns exercícios com essas peças!
  • Pilha 2 – se há peças que você gosta muito e só não está usando porque não servem mais, leve a uma costureira e veja se vale a pena consertar.
  • Pilha 3 – você pode fazer várias coisas com peças boas que estão paradas: organize um bazar de trocas, venda (a internet é ótima para isso) ou faça uma boa ação doando para quem precisa.
  • Pilha 4 – jogue fora. O que não está em boas condições não serve para você nem para ninguém.

closet

Exercício com as roupas que ficaram

  1. O que está faltando – conte as peças e veja quantas partes de cima e quantas de baixo você tem. Considere que usamos mais as partes de cima e trocamos menos as de baixo. Se estiver muito desequilibrado, anote o que precisa ser comprado.
  2. Deixe os acessórios à mão – eles serão seus grandes aliados para dar uma cara nova a cada look e fazer parecer que você tem mais roupas. Se eles estiverem em locais de difícil acesso você vai acabar esquecendo deles.
  3. Monte looks variados – experimente coordenar peças que nunca usou juntas para multiplicar os looks. Para ajudar nessa tarefa, assista o vídeo abaixo onde monto 30 looks com 10 peças, coordenando com alguns acessórios.

Gostou do vídeo? Então inscreva-se no meu canal do YouTube clicando aqui.

Todas as terças-feiras, às 20h temos vídeo novo no canal, com dicas de economia, controle das finanças e tudo que pode fazer o seu dinheiro valer mais!

Cadastre-se também aqui no blog para não perder nenhuma novidade:

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Quer conhecer meus livros? Clique aqui e confira!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Fernanda diz:

    Bom dia Paty, por favor como você organiza e ou deixa os acessórios de maneira que estejam a mão (principalmente colares). Tenho acessórios mas como sempre estão “guardados”, acabo não usando-os. Li no comentário do You tube, que logo teremos vídeo sobre sapatos, estou ansiosa para assistir. Obrigada pelo carinho de sempre.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu organizo os acessórios de maneira que fique muuuuuuuito fácil de usar. Os colares que vou usar durante a semana eu já penduro em um aramado no closet. Os lenços ficam em uma caixa baixa no guarda-roupa que funciona como uma gaveta, eu puxo e já pego o que vou usar. Vamos fazer sapatos e bolsas: como comprar, como combinar etc.!

  • Carolina Borges ❤ diz:

    Uhuuuuuu vc falou do armário cápsula 👏👏👏👏com certeza uma ideia evolucionária 😁😁😁😁

  • Gislene diz:

    AMEI A DICA…

  • Fabiane diz:

    O post foi ótimo, me vi nele. Já venho fazendo isso a um tempo, só não tinha o conceito e o nome. Mas foi a melhor coisa que fiz nos últimos tempos. Há meses não compro roupa. Com a organização que você propões nos livros Virada Financeira e Bolsa Blindada 2 eu já super me mudei em relação a compra de roupas e como deixar o guarda roupas usável e prático.
    Esse armário cápsula é quase uma consequência da mudança de hábitos. Hoje passei em frente a uma loja com a promoção: 3 camisas por 139,90. É uma loja que vende roupas de qualidade (já lembrei da dica de não comprar roupa descartável), porém no mesmo segundo já pensei: mas eu tenho camisas que estão novas, são bonitas e super usáveis, para que eu vou comprar mais se no momento eu não preciso. Só vai encher mais o meu guarda roupa e esvaziar o meu bolsinho. Deixei pra lá rapidinho e fui para o trabalho. Bjos Patrícia.

  • Ana Carla Saud diz:

    Excelentes dicas. Top de linha.

  • Luciane diz:

    Adorei !!!
    Paty, poderia dar umas dicas de como usar acessórios ?
    Pois eu acho super lindo e faz toda diferença nos looks porém eu não sei como comprar e nem como usá-los adequadamente.

    Um grande beijo.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu não sou “da moda”, mas posso dar minhas diquinhas!!! 😂😂😂 Obrigada pela sugestão! 😘

  • Niana Maria diz:

    Patricia, querida você arrasa sempre! amei essa dica e estou na luda para fazer um armário capsula

  • JOELY FERREIRA diz:

    Perfeito…exatamente isso que vou fazer!
    Obrigada Paty!!

  • MONICA diz:

    Bom dia, Paty amei o video, muito legal mesmo.
    Desde 2014 acompanho seus livros, seu blog, você tem sido uma benção na minha vida. Graças a Deus nunca mais sujei o meu nome, quitei minhas dívidas, só falta começar a poupar, pois cada vez que começamos surge algum imprevisto e acabamos gastando, principalmente agora que minhas duas filhas casadas vão ser mães no final do ano. Essa semana fui comprar um guarda roupa novo, pois o meu já tinha 16 anos e já não estava mais em boas condições, tive que trocá-lo, mas o que me chamou a atenção foi o meu esposo dizer, que pra ele só basta um pedacinho de nada do guarda roupa, enquanto que pra mim eu uso o guarda roupa e ainda uma comoda de 05 gavetas. Confesso que fiquei envergonhada com aquele comentário, isso que realmente eu não tenho muitas roupas, em vista de colegas que tem dois guarda roupas só delas, miserico. Mas quero mudar essa história e gostei da idéia da cápsula, não precisamos nos entulhar de tantas coisas assim pra vivermos felizes, e o pior é que sempre dizemos isso: Não tenho roupas. kkkkk
    Obrigada pelas dicas de ouro Paty, que o senhor continue te usando e te abençoando sempre. 100x+ bençãos sobre a sua vida.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: