Relacionamento X Dinheiro: Dividimos tudo meio a meio

09/05/2017

Relacionamento X Dinheiro: Dividimos tudo meio a meio

Recebo muitas perguntas do tipo: “é certo dividir passeios meio a meio com meu namorado?” ou “é antiquado que ele pague o restaurante sozinho?”…

Recebo muitas perguntas do tipo: “é certo dividir passeios meio a meio com meu namorado?” ou “é antiquado que ele pague o restaurante sozinho?” O post de hoje é sobre divisão das contas, confira!

Vou começar este post com o relato de uma pessoa no Facebook, respondendo a uma postagem que perguntava: “O que as mulheres querem de presente no Dia das Mães?” 

18222465_1924089371145294_362063348457361953_n

É um relato muito triste, concorda? E aí você se pergunta: “Puxa, como um casamento chegou a esse ponto?” E a minha resposta (quer a sociedade goste ou não goste) é a seguinte:

Na maioria dos casos, esse tipo de atitude nasce já no namoro. Como? Com comportamentos como estes:

• Quando o namorado se oferece para pagar o restaurante – afinal, ele quer “impressionar” a namorada –, mas ela fez questão de dividir a conta para mostrar o quanto é independente;

• Quando combinam de sair e ela se oferece para buscá-lo em casa, para que ele veja o quanto ela sabe se virar sozinha;

• Quando ela passa a frente e resolve todos os problemas que aparecem na vida dele – inclusive emprestando dinheiro, cheque, cartão e até seu nome – para que ele veja como ela é moderna e arrojada;

 • Quando ela vê que o sujeito não é chegado no batente, vive sendo demitido e torra dinheiro como se não houvesse amanhã, mas acha normal, afinal, ele não tem responsabilidades enquanto solteiro;

• Quando ele não respeita os pais, não ajuda em casa com nada, não paga uma conta sequer e ainda acha que mamãe e papai têm a obrigação de sustentá-lo, enquanto a namorada nutre o pensamento de que “ele é homem, e homem é assim mesmo” e ainda pensa que “mais adiante ele vai mudar”. Vai mudar sim: em vez de se encostar nos pais, vai passar a se encostar nela!

Crop

Não estou dizendo que, quando há um casamento desequilibrado, a culpa é 100% da mulher. Mas estou dizendo que também não é só do homem. Ele tem culpa de não enxergar o seu papel na relação, porém, na maior parte das vezes, ela – sem perceber – alimentou esse comportamento. E mais: raramente esses sinais aparecem apenas e tão somente depois do casamento. Esses sinais geralmente acontecem desde o namoro, mas são solenemente ignorados em nome de um suposto sentimento de amor.

Dinheiro é a segunda maior causa de divórcios no mundo, só perde para a traição. Por isso, ignorar sinais de que o namorado ou a namorada não é responsável com dinheiro, é uma péssima atitude. Por mais que haja amor, quando falta dinheiro, sobra desigualdade e o fardo recai apenas sobre os ombros de um deles, o relacionamento não aguenta e a separação vem.

Se você está em um relacionamento em que seu namorado se colocou em uma situação muito confortável, onde você banca tudo ou divide tudo, pense duas vezes. Será que se a mamata acabasse o amor iria permanecer?

Para mais dicas sobre relacionamento X dinheiro, leia também:

Para receber mais dicas, cadastre-se aqui no blog

[newsletter]

Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,

26 comentários

    Patrícia, achei interessante o que disse “Quando o namorado se oferece para pagar o restaurante – afinal, ele quer “impressionar” a namorada –, mas ela fez questão de dividir a conta para mostrar o quanto é independente”. Poderia falar um pouco mais sobre isso? Tenho dúvidas porque, como também trabalho, devo deixar o homem pagar a conta? Em que situações devo dividir? Sério, já passei por uma situação assim, da qual me envergonho hoje. Na verdade, fiquei com medo de ele achar que eu estava sendo folgada ou interesseira por deixá-lo pagar a conta e insisti pra pelo menos dividir, outra vez paguei inteira, e no fim relacionamento não deu certo mesmo. Acho que tem a ver com isso também. Como lidar com isso, sabendo que nós também trabalhamos e temos nosso dinheiro. Sinceramente, me ajuda.

      Vou escrever a respeito sim, pois isso é mesmo bem confuso na cabeça de muitas mulheres! Bjs

      Como podemos denominar a mulher que ainda pensa que é obrigação do homem pagar todas as contas e ainda é obrigação dele fazer o serviço de casa de igual a mulher? Pergunto devido encontrar muita mulher ainda com esse pensamento e quando questiono que as contas e as tarefas devem ser dividido dentro de uma lógica de igualdade e bom senso sou taxado de pão duro ou maxista, aí fico sem entender o que realmente elas querem.

    Patrícia,

    Comecei a trabalhar com 15 anos ( por livre e espontânea vontade) hoje tenho 30 anos e desde a adolescência nunca fiquei sem trabalhar, ou seja, amadureci rápido e tenho total liberdade com o meu salário. Se quero uma coisa, vou lá e compro e essa independência é maravilhosa!! Nunca depender de ninguém!! Acontece que quando comecei a namorar aos 17, passei justamente por isso que você descreveu: Eu sempre quis dividir a conta, por achar justo. Hoje, já sou casada, não tenho filhos, e meu marido e eu dividimos as contas, por termos salários compatíveis e não temos problemas com relação a dinheiro. O que eu queria que você explicasse é essa cultura de que o homem tem sempre que pagar. Eu sempre quis dividir ( ele sempre paga sozinho, pois acha errado dividir ou a mulher pagar a conta), sei que existe essa questão cultural e do cavalheirismo, mas juro pra você que não consigo entender. Se a mulher hoje em dia (muitas vezes) ganha mais que o marido, está em profissões “masculinas”, o que há de tão errado em uma vez ou outra dividir ou até mesmo pagar a conta? Porque eles não entendem isso? Bjs e muito obrigada pela atenção.

      Vamos falar mais a respeito! Beijos

    Pati sou testemunha do quanto o dinheiro pode causar grandes problemas no casamento a ponto de chegar a um divórcio. Sempre fui uma pessoa completamente descontrolada em relação a dinheiro, foi como você disse: gasto dinheiro como se não houvesse amanhã ( estou melhorando) é isso acarretou sérios problemas no meu casamento. Tenho um esposo que é completamente o oposto de mim. Ele é super controlado e sabe administrar dinheiro muito bem. O divórcio bateu na porta do meu casamento por conta desse descontrole meu. Mas graças a Deus recebi uma segunda chance e hoje meu esposo tem me ajudado muito nessa questão.

    olá Patrícia, sou sustentada pelos meus pais pois faço facudlade em outra cidade, moro sozinha e sempre que meu namorado vem me visitar eu quem compro as comidas e faço sempre, sempre que digo para sairmos diz que não tem dinheiro sendo que ele trabalha e eu não. Acho isso estranho pois meu ex sempre pagava a conta pois sabia que eu não trabalhava. Será que estou deixando ele mal acostumado? E quando casarmos ele continuará achando que eu tenho que “sustenta-lo”? Me tire essa dúvida

      Olá, Priscila! Acho que vc já sabe a resposta… ele não precisa fazer nada, pois vc faz tudo. Se na época da conquista (namoro) ele já não se esforça, por que ele mudaria depois de casado? Bjs

    Eu não tenho um emprego com carteira assinada, um salário de se dizer “To tranquila”, mas sou bem organizada e consigo fazer minhas coisas, tenho 19anos e namoro há 4 anos. Meu namorado sempre pagou passeios, almoço, lanches, cinema e coisas assim, e le sempre foi de ajudar em casa e tudo mais e quando a grana tava curta até deixava eu pagar algo, porém nos últimos meses ele tá desempregado e sempre que eu tenho uma grana sobrando eu chamo ele pra sair, ele fica meio assim mas acaba aceitando e minha mãe me falou que eu vou acostumar ele assim, será que vou mesmo? Pq não quero ficar trancada o tempo todo em casa esperando ele arrumar um trabalho pra poder sair, Minha vida tá corrida, vivo estressada e com medo de cair em depressão novamente. Devo ouvir minha mãe e parar de sair com ele e sair sozinha pra não acostumar ele?

      Oi, querida! Estar junto com alguém é viver de acordo com as condições do momento. O namoro é um “ensaio” de um casamento, na minha opinião, com isso, se vcs estivessem casados, vc teria de viver segundo a condição, que é a de não sair enquanto não se tem dinheiro para isso.
      Não acho que ele tenha que pagar tudo o tempo todo, mas sair e gastar ignorando o fato de ele estar desempregado é tapar o sol com a peneira.
      Depressão é uma condição que precisa ser tratada seriamente. Vc precisa entender porque fica depressiva e tratar a raiz do problema. Sair não vai afastar a depressão da sua vida e eu creio que vc já sabe disso. Busque a causa e lute contra ela. Bjs

    nossa, que texto machista e antiquado!!

    Por que a mulher não deveria dividir a conta em 100% das vezes?

    Os dois estão saindo, os dois estão se divertindo, daí na hora de pagar a obrigação é do homem?

    “ah, mas a mulher pode dividir, mas só as vezes” pq só as vezes?

    E na hora de dividr as tarefas domésticas? vc diria tb que um homem não deve ajudar sempre? que ele deve ajudar só as vezes, mas não sempre e não todos os dias, pra mulher não ficar mal acostumada?

    ou na hora das tarefas domésticas daí vc é a favor da igualdade sempre?

      Já disse no texto o que eu tinha a dizer. Se vc acha machista, ok. Vá na sua fé!

      Menina, ela não tá sendo machista. Isso com o tempo desgasta o casamento.

    Oi Patrícia, namoro à 4 anos. Ele vem aqui com td dia a noite janta e vai embora. Fim de semana fica na minha casa de sexta a domingo a noite, muitas vezes trás seu filho de 11 anos, agora também os netos bebês que ajudo ele a cuidar para a filha dele trabalhar a noite. O problema é que ele nunca se ofereceu para ajudar a pagar conta de luz ou água, as vezes trás alguma coisa para um café da tarde, mas estou gastando bastante com isso tudo, ele e o garoto só querem comer do melhor. Leite eu compro mas nunca tenho !Quando saímos eu tenho que pagar minha parte sempre e ainda emprestar o cartão para ele. Sei que ele é pobre mas parece que pousa de rico, se falta pão em casa e peço pra ele trazer ele já traz junto a nota para eu pagar. As vezes Penso em terminar, ele tem contas no meu cartão. O que eu faço? Estou sendo injusta?

      Você está sendo muito injusta sim, mas é consigo mesma. Desculpe, mas vc não é namorada, vc é EMPREGADA/COZINHEIRA dele, BABÁ do filho e dos netos dele e CAIXA ELETRÔNICO dele. Vc acha que um homem que traz nota fiscal de pão ama vc? Isso não é ser pobre, isso é ser explorador. Eu fico indignada só de ouvir essa história. Tenho plena certeza de que, se vc cortar os jantares e se recusar a ser babá quem vai te largar NA HORA será ele.
      Vc tem de se valorizar, pois vc não se valoriza. E, com isso, ninguém vai te valorizar tb!

    Olá Patrícia. Conheci um rapaz recentemente e estamos saindo. No primeiro encontro ele pagou a conta e nos próximos encontros nós dividimos sempre. O problema é que estamos nos vendo com bastante frequência e eu realmente não tenho todo esse dinheiro para ficar gastando à toa. Temos 10 anos de diferença, ele já tem uma situacao financeira bem estável e eu ainda no início da minha carreira trabalho como autônoma e não tenho salário fixo (teve algumas vezes que gastei no encontro um dinheiro que eu não tinha, que já estava reservado para pagar contas)… queria muito ser financeiramente estável para dividir as despesas mas não é a realidade, e até tive que falar pra ele sobre isso uma vez, ele me convidou pra sair e eu disse que nao tinha dinheiro, entao ele sugeriu ficarmos em casa. Não sei se sou um ser humano horrível de pensar que ele poderia ser gentil as vezes e pagar mais vezes por nós, gosto dele mas sinceramente não sei se vamos dar certo porque não estou no mesmo momento que ele na questao financeira. O que você acha? Devo desistir?

      Oi, Thayse! Eu acho que vcs deveria ter uma conversa muito franca e muito aberta com ele. Vc já disse que deixa de sair porque não tem dinheiro e, eu acredito que, no fundo, vc queria que ele dissesse: “não tem problema, eu pago!” Só que ele sugeriu não saírem. Nós, mulheres, somos assim, falamos uma coisa querendo um resultado e, quando ele não vem, ficamos pensando mil coisas: “será que ele é mão-de-vaca? Será que ele só quer sair se a gente rachar? Será que ele não gosta de mim?” A ideia da conversa é que vc esclareça isso e não fique com fantasmas. Pergunte abertamente por que vcs não saem quando vc não tem dinheiro, se ele acha que vc é interesseira, que vc gostaria que ele pagasse mais porque tem mais condições etc. Aí vc decide baseada em situações reais e não em coisas que fica imaginando. Beijos!

    Oiii eu gostaria de saber se eu estou errada!pois tenho 2 filhos ja fui casada duas vezes e super independente.Mas to namorando a um ano e falamos em casar mas quer que eu pague as contas de casa dividindo sendo q na minha casa eu ñ pago luz,agua

      Acho que não é questão de certo ou errado. Vale o que vcs combinarem.

    Oii Patricia. Namoro a quase 3 anos meu namorado e eu trabalhamos, no começo do namoro ele pagava as saídas, mas depois de alguns meses ele começou a reclamar e eu ajudo na maioria das vezes, ate em viagens a gente racha tudo,mesmo ele sendo concursado e eu não. As vezes ele comenta sobre algumas contas que ele pagou so,me senti ofendida por ele ficar comentando e por isso pedi um tempo e ele não aceitou e continuamos a namorar, fora isso se estou em um lugar ele nunca se oferece para me pegar ou dar carona, so mesmo quando saimos que ele vem me pegar. Estou na duvida se continuo ou o que faço, para que ele seja mais atencioso como antes e se tem como mudar essa situação.

      Oi, Larissa!
      Nós não estamos aqui para dizer o que vc deve fazer, mas sim, para fazer vc pensar.
      A mulher tem essa coisa de achar que o homem tem de adivinhar o que ela quer. Então, se vc quer que o seu namorado vá te buscar, você deve pedir que ele vá te buscar. Se vc quer que ele pague as contas sozinho, vc deve dizer isso para ele. Enfim, seja clara em relação ao que vc espera porque ele não vai adivinhar. Falando às claras com ele, ele vai poder ser claro com vc tb.

    Bom dia Patrícia, namoro à 2 anos e meio e eu e o meu namorado vamos viver juntos daqui a 4 meses. Acontece que ele ganha mais 600 e poucos que eu, tem milhares de euros em poupanças e investimentos e que dividir a meio 50/50 a mobília e decoração da casa de igual forma. Acontece que eu tenho um fundo de emergência super pequeno e dividindo a meio a mobília da casa vou ficar sem as poupanças que juntei ao longo da vida, enquanto que ele não vai perder nada. Aliás pediu emprestado ao pai para pagar uma parte da mobília que depois vai liquidar qua do vier o seu subsídio de férias. Por favor preciso de ajuda para saber se estou a ser injusta com ele e devemos realmente dividir tudo a meias ou se ele podia dar um pouco mais, para eu que não fique sem o meu fundo de emergência que era para investir em mim. Muito obrigada

      O maior problema que eu vejo (e que é super comum nos dias de hoje) é que ele não vai “perder” nada não no sentido financeiro, mas no estilo de vida. Vcs vão morar juntos, ou seja, ele não está assumindo um relacionamento com vc, não é um casamento. E a falta de interesse dele em assumir essa relação já começa em só querer investir o mínimo aceitável. Se para vc o mínimo aceitável está ok, então não há nenhum problema.

    Oi Patricia, namoro a 3 anos e estamos morando junto a alguns meses. Antes no namoro ele algumas vezes pagava a conta toda, mas a maioria eu sempre perguntava se queria dividir e dividíamos a conta , qdo passamos a morar juntos nos estamos dividindo absolutamente tudo, viagens, passeios,mercado, tudo é dividido, se ele paga alguma coisa sozinho eu tenho q pagar o próximo, e isso vem me incomodando, tô criando coisas ?

      Na verdade, vc colocou o carro na frente dos bois indo morar junto (como a maioria das pessoas faz e se arrepende rapidinho). Ou seja, fez o relacionamento deixar de ser um namoro, mas também não se tornou de fato um casamento. Isso resultou em que ele tem as “regalias” de um casamento, mas sem ter os deveres.
      Quem perguntava sobre a divisão da conta, segundo as suas palavras, era vc mesma. Vc o acostumou a acreditar que vc queria dividir a conta quando, na verdade, vc queria que ele tivesse a iniciativa de pagar a conta toda.
      Vc está sendo mais uma vítima do “empoderamento feminino”, que prega que a mulher pode tudo, se vira sozinha, paga, faz e acontece quando, no fundo, não é isso que mulher nenhuma quer.

    Bom dia, na minha humilde opinião, diria que quando estamos num relacionamento colocando a situação financeira na balança, estaríamos a mutilar a relação ou bem, o dinheiro é realmente a segunda maior causa dos divórcios, pelo facto das pessoas condicionar os sentimentos pela ajuda financeira. Eu acredito que na relação, sempre que haver disponibilidade financeira da mulher ela tem as obrigações tanto as que o homem tem, se analisarmos bem, as mulheres são sempre as gestoras da família, salário caiu, ela recebe o que o marido vai dar e vai fazer a gestão total, quanto as saídas, o pensamento é que o homem tem os extras para a saídas, mas quando haver disponibilidade da mulher não há qualquer inconveniência e pagar, esse negócio de partilhar a conta, por cá não pega! As responsabilidades já estão bem delineadas, mas o cooperativismo é a chave do sucesso!

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.