Informação é algo que nos economiza tempo, dinheiro e nos faz ter muito menos dor de cabeça. Veja um exemplo simples de quanto pode valer uma informação e arme-se!
Este sábado fui em um salão e pude ouvir a conversa de duas moças que estavam na sala ao lado. Não, eu não fico ouvindo a conversa dos outros, são as pessoas que falam incrivelmente alto!
Ao contrário, eu estava tentando relaxar enquanto fazia a sobrancelha, mas foi impossível. Menos mal que o incômodo todo vai render este post!
Ambas trabalham em banco e estava conversando sobre a forma que atendem os clientes, o que, cá entre nós, é de chorar…
Informação: quanto custa não ter
“O cliente veio me ameaçar de que seu eu não tirasse a tarifa bancária da conta dele, ele iria fechar e mudar de banco. Até parece que isso cola comigo… Falei na cara dele: ‘olha, é só zerar o seu saldo e pedir o fechamento, não seja por isso'”! – disse uma das bancárias.
Nisso, a esteticista que a atendia perguntou: “Mas não existe conta sem tarifa? Eu ouvi falar alguma coisa assim uma vez.”
A outra bancária responde: “Sim, existe. Mas a gente não fala porque… ah… sei lá… porque a gente não fala! hahahaha…”
A primeira volta a se pronunciar, com um tom de irritação:
“Chama pacote essencial, mas eu não sou obrigada a nada! Não vou ficar falando que tem tarifa grátis, deixa que paguem! Ainda mais esses chatos pra caramba… que vão pra outro banco mesmo e que não me encham o saco!”
As tarifas bancárias variam muito, mas geralmente giram em torno de R$ 15 ao mês (podendo ser bem mais). Considerando R$ 15 ao mês, a taxa vai pesar R$ 180 por ano no bolso do correntista.
Só nessa simples informação você pode economizar quase 2 mil reais em 10 anos Pense: há quantos anos você tem conta e paga tarifa? Quanto já perdeu de dinheiro nisso?
Saiba mais sobre o pacote essencial de serviços bancários (sem pagamento de tarifa), clicando aqui.
Defenda-se sabendo!
Você só pode se defender desse tipo de coisa se souber dos seus direitos, pois se depender de atendentes como essas, esquece!
Ouvindo aquela conversa – que piorou muito mais depois – fiquei imaginando duas coisas:
1. O que essas pessoas ganham em atender mal o cliente?
Se eu sou gerente de banco, vou querer ganhar muito mais do que 180 reais por ano do meu cliente. Isso mesmo!
Vou ganhar a confiança dele mostrando benefícios reais (como informá-lo de que ele não precisa pagar tarifa se os serviços essenciais forem suficientes) e levá-lo a investir em outros produtos, com os quais ele e eu ganharemos muito mais.
2. O que o dono do banco faria com essas duas?
As duas garotas diziam que são muito “pró banco”, mas estavam sendo totalmente “anti banco”… Afinal, para não dar o braço a torcer, ela mandou o cliente direto para os concorrentes.
Agora imagine o esforço que os bancos fazem (e todas as demais empresas) para ganhar UM cliente e essa amalucada joga fora como se o cliente não fosse nada!
O que quero dizer com isso é que temos que ser mais prudentes e não sairmos confiando em tudo o que dizem.
Informar-se sobre seus direitos com quem tem interesse de que você não saiba não é a melhor estratégia, concorda?
Não devemos confiar em tudo o que as pessoas dizem, mas em vez disso, devemos checar as informações para estarmos bem munidas para as horas de embate.
No nosso país as leis são muito boas e temos uma série de direitos, o problema é que eles estão guardados de baixo de sete chaves e nós é que temos que abrir uma a uma.
Por isso, aprenda, informe-se, pesquise e não tenha preguiça. Você não perde nada com isso!
Lançamento “O sucesso não cabe na bolsa”
Faltam 2 dias para lançamento do meu quinto livro. Uhuuuuu!
“O sucesso não cabe na bolsa” já está em pré-venda e você pode garantir o seu exemplar no site da Saraiva, clicando aqui.
Você vai receber em casa e começar a traçar o seu sucesso, aquele que vai muito além da conta bancária!
E se você está em São Paulo, convido a estar comigo no lançamento que acontecerá na Saraiva do Morumbi Shopping, dia 12/04, às 19h30.
Nos vemos aqui ou na Saraiva!
10 Comentários para "Informação é uma arma poderosa"
Parabens pelo seu trabalho, mas me tira uma duvida?
Ficamos com serviço limitado no aplicativo do banco se nao pagarmos a tarifa?
Beijos
Eu tenho pacote essencial e uso tudo o que está disponível na internet e no aplicativo sem limitações. O que ficam limitados são os serviços com tarifa, como DOC e TED, que eu pago quando uso.
Muito bom saber dessas informações, vou procurar minha agência e falar pro meu esposo fazer o mesmo! Obrigada pelo seu belo trabalho, Deus a abençoe! ???
Oi Patrícia pura verdade, temos de saber dos nossos direitos no meu vanco a tarifa era 17.00 reais, eu nao pago mais a 3 anos quando fiquei sabendo do pacote essencial, mais não foi ninguem do banco que me avisou não… foi lendo uma matéria em um jornal. E essas duas que feio pra elas, tratando mal as pessoas, porém o que plantamos vamos colher… beijos Parabéns pelo post, várias pessoas serão beneficiadas com essa informação….
Patrícia,
obrigada pelos posts! A importância de ter consciência do que está fazendo, de como as coisas realmente funcionam, para saber se portar e como agir mediante as situações. Aqui no blog aprendemos um espírito excelente e como usar a informação a nosso favor, reivindicando nossos direitos e tendo mais disciplina quanto às nossas obrigações. Obrigada.
Só mais uma coisa, recebi um e-mail do seu blog, pois assinei sua newsletter, e mostrou que tinha artigo novo ontem: “Autoconfiança: a chave para empreender”, mas quando clico no link ou procuro no seu blog diz que essa página não existe.
Poderia repostar o artigo?
Abraços,
Marcela
Obrigada! O post vai na segunda, tinha entrado em data errada!! Bjs
Ótimo artigo. Fui ontem abrir uma conta e a gerente do banco informou que não seria possível abrir uma conta sem tarifa. Questionei por qual motivo. Ela não soube responder. Tinha lido a um tempo atrás aqui no blog mesmo, falando sobre mentiras que os bancos contam aos seus clientes.Como ela não me respondeu, questionei pela segunda vez. E falei para ela que teria direito a uma conta sem tarifa alguma. Não teve como, ela abriu a conta SEM TARIFA. As vezes sofremos por falta de conhecimento. Se fosse antigamente iria concordar com ela. Informação nunca é demais.
É um absurdo o que muitas pessoas fazem quando no exercício da função: destratam os clientes, enganam… Como se fossem “atendentes de banco” o tempo todo. Quando querem algo, chegam de mansinho, pedindo com toda educação, mas quando está na responsabilidade delas fazer o seu trabalho da melhor forma possível, agem dessa maneira.
Como você disse, os bancos, o comércio fazem um sacrifício para conquistar um cliente e os funcionários às vezes conseguem perder numa rapidez incrível. E se esquecem que são esses clientes que mantém os estabelecimentos abertos e consequentemente seu emprego. Acho muito triste quando vejo um comércio fechando, às vezes pelos funcionários “espantarem” a clientela.
Mas vamos fazer nossa parte e lutar pelos nosso direitos que dá tudo certo!
Beijos.
E quanto ao banco virtual, não existe tarifa nenhuma , vc não usa ele Patrícia?
Muito boas essas informações, conheci seu canal faz pouco tempo, mas estou amando. Meu conceito referente ao dinheiro mudou totalmente e já comecei a por em prática as dias que aprendi.
Obrigada.