Síndrome de segunda-feira

Você já ouviu falar dessa tal síndrome? Talvez esse termo seja novo, mas certamente você já sofreu (ou sofre) de alguns dos sintomas que ela causa. Que tal saber mais a respeito?

Segunda_sintomasHoje em dia todo mundo tem nome para tudo e, seguindo essa tendência, temos também a “síndrome de segunda-feira”.

Ela chega antes mesmo da  segunda começar, pois quem sofre desse “mal” já começa a sentir seus efeitos na noite de domingo. Além de fatores psicológicos como angústia e ansiedade, há quem até apresente sintomas físicos como dores de cabeça, musculares, no estômago e dificuldades para dormir.

Diante disso, devemos escolher para nós o que vamos fazer diante da tal síndrome:

  1. Aceitar os sintomas, afinal eles existem e os profissionais de saúde lhe deram até um nome.
  2. Lutar contra esses sintomas que vêm para todos e fazer a diferença na sua semana.

É isso mesmo, a vida é feita de escolhas e nem sempre a gente acerta. Neste final de semana, por exemplo, tive aborrecimentos “monsters” e acabei deixando uma série de coisas estragar meu “finde”.

Desde que me mudei, um ano atrás, eu já queria móveis novos para o meu escritório, mas tive que esperar por uma série de fatores. Eis que finalmente chegou o final de semana que eu ia realizar o meu desejo! Só que deu tudo errado…

Para resumir a tragédia toda: escritório novo #sóquenão… Não consegui comprar absolutamente nada! A loja me fez de boba por mais de três horas, para no final, dizer que não tinha quase nada do que eu queria (sendo que estava tudo exposto, com preço e “disponível”)… Imagine andar três horas, escolher tudo o que você precisa, item por item, desenhar, medir pra ver se vai dar certo, ver os preços, fazer as contas, sentar, pensar, conversar e, no fim de tudo…. não dar em nada!

Pior que isso só ouvir as “excelentes”sugestões do vendedor:

floor“Leva o tampo da mesa agora, depois você compra os pés, porque os pés estão em falta.” Ótimo! Vai ser sensacional trabalhar deitada, com o tampo no chão!

“Leva as poltronas Barcelona em marrom porque preta tá em falta!” Ah, claro! O projeto todo em preto e branco e as poltronas em marrom, super ideia! Por que não pensei nisso antes? Ora, faça-me o favor!

Fora chegar em casa, depois de toda essa maratona inútil, e descobrir que a pessoa paga para cuidar da casa fez exatamente o contrário do que deveria fazer. É uma maravilha chegar em casa e ver a porta aberta com a chave para o lado de fora. Sensacional!

Conclusão: me aborreci no sábado por causa disso tudo. Me aborreci no domingo porque tive que tomar um remédio que me fez perder um compromisso importantíssimo (simplesmente apaguei, não acordei e ninguém me chamou). E hoje já levantei aborrecida porque nada saiu como eu queria… Daí, depois de toda essa presepada, tive um “momento epa”, que vocês já conhecem, né?

Epaaaaaaaaaaaaa….!!! Até que hora vai essa coisa??????

Decidi que, embora tenha dado tudo errado, hoje eu vou fazer as coisas darem certo. É assim que devemos proceder: no que depende de nós, temos que fazer dar certo. E no que depende dos outros, cobrar o que é nosso direito, mas se não fizerem, bola pra frente!

Se você tem que mudar os planos, mude. Se tem que demitir alguém, demita (mesmo que seja uma má amizade, um namorado sangue-suga ou qualquer relacionamento nocivo). Se você tem que refazer algo, refaça. Se tem que dar uma bronca, dê. Enfim, faça tudo o que tiver que fazer, mas não deixe que nada disso estrague o seu dia. A segunda-feira é o dia ideal para começar o que quer que seja, até dieta!

barcelonaSe a síndrome de segunda-feira chega antes mesmo da segunda começar, crie a “síndrome da oportunidade”, ou seja, antes mesmo dos problemas virarem aborrecimentos, decida que eles serão oportunidades para você aprender alguma coisa. Eu vou arrebentar esta semana, mesmo com escritório velho e sem minhas poltronas Barcelona.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Thais diz:

    É isso ai Pati, apoiadíssima!!!
    Não é muito fácil mesmo agir assim, mas a gente que acaba sofrendo se levamos esses aborrecimentos adiante…

    • Patrícia Lages diz:

      É melhor deixar pra lá, não adianta esquentar!! 🙂

  • Fátima diz:

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr, só a senhor mesmo D. Patrícia!!! Mas tem dias que é assim mesmo. Mas é só levantar a cabeça e dar a volta por cima!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Isso aí! 😀

  • Aniele Hidaka diz:

    Nossa com tantos aborrecimentos, era pra vc começar sua semana totalmente com o humor lá em baixo, mas vc tem razão, tem que ter um momento epaaaa pra poder sacudir a poeira e dar a volta por cima. Já passei por isso , planejar uma coisa e ela sair de outro jeito, na hora dá uma vontade de gritar, mas não adianta nada, o jeito é respirar fundo e tentar de novo até conseguir. Imagino como vai ficar lindo o seu escritório só pela poltrona, quando tiver tudo montado poste uma foto pra eu ver como ficou bjsss

    • Patrícia Lages diz:

      Boa! Vou postar o antes e o depois!! Bjs

  • Layane diz:

    É vdd… não adianta questionar… o segredo e resolver o problema…. e tocar a vida pra frente!!!
    🙂

  • Daildes diz:

    ufaaaa vai dar tudo certoo

  • Ana Augusta diz:

    Nossa, super verdade….

    Serviu muito pra mim… trabalhei duro (duro mesmo!) uns 3 meses e ainda não consegui recuperar.
    Pra melhorar, ontem (que pensei que fosse recuperar) a enfermeira deu o bolo e tive que cuidar da minha tia de 97 anos.

    O problema não é cuidar dela, e sim, fazer uma coisa para a qual vc nem estava programada. E ainda fazer essa coisa, exausta de cansada e com sintomas de gripe, dor de cabeça, sinusite… haja paciência. Tem hora que a gente quer chorar de nervoso.

    Sobre a loja, Patrícia, passei um nervoso recente tbm com um hotel: reservei pela internet um hotel econômico para passar em São Paulo de uma quarta pra quinta. Tive um compromisso importante quarta das 16h30 às 22h e teria uma reunião importante logo no dia seguinte. Precisava (MUITO) de uma boa noite de sono e descanso. Só que cheguei no lugar e já vi que coisas que totalmente influenciaram minha decisão estavam erradas. A gente já se sente enganada. E quando começa errado… deu tudo errado. Resultado, não dormi de NERVOSO! Pensa, vc comprar uma coisa e receber outra? Pois é, estou reclamando no local que fiz a reserva, mas também vou escrever um texto no meu site para relatar o absurdo.

    Claro que o objetivo não é denegrir nenhuma instituição, mas as pessoas pensam que o cliente é trouxa, só pode.

    Ainda preciso dar um EPA com mais força (rs), mas quando estamos cansadas, parece que tudo aumenta de dimensão e fica insuportável de aguentar.

    • Patrícia Lages diz:

      Quando a gente se sente enganada parece que os problemas se potencializam. Mas vai dar tudo certo, amiga. Com fé e empenho!! Fica firme!! Bjs

  • LIDIANE diz:

    PATY É ISSO AÍ !!! TEMOS QUE AGIR ASSIM MESMO … PRECISO TE DIZER QUE GANHEI O SEU LIVRO DE PRESENTE DE NIVER DIA 4 DE DEZEMBRO , FIQUEI TÃO FELIZ QUE O LI EM 2 DIAS DURANTE MINHA VIAJEM A TRABALHO PARA GOIAS , ESTOU RELENDO NOVAMENTE E FAZENDO AS REFLEXÕES SOBRE MINHA VIDA FINANCEIRA , CREIO QUE FUTURAMENTE VOU TE CONTAR AQUI NO BLOG O ANTES E DEPOIS … !!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Estou no aguardo, Lidiane. Vai arrebentar!

  • Leane R. diz:

    Paty,
    Foi de Deus ler esse seu artigo, porque venho sofrendo da crise de segunda-feira há algum tempo.
    Mas, EPAAAAAA… acabou hoje.

    Beijos,
    Leane R.

    • Patrícia Lages diz:

      Já eraaaaa!!!

  • Camille Lago diz:

    Bola pra frente! Fui negociar minha dívida, acreditando que ia conseguir resolver isso finalmente. Fui certa de que teria um abatimento, e quando chego lá e me mostram a proposta, 0% de abatimento! E só de juros eu iria pagar 50% a mais do que eu já estava devendo, o banco não cedeu nem dizendo que eu pagaria à vista…enfim fiquei muito chateada porque eu não esperava por isso, mas decidi não permanecer triste. Não consegui resolver agora, mas vou conseguir.

    • Patrícia Lages diz:

      Volta semana que vem, a próxima, a seguinte e por aí vai. Quando eles virem que vc não vai desistir, eles vão aceitar só pra vc sumir!!! 🙂

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Epaaaa…… consegui ficar em dia com o que me atrapalhava…. e já estou renovada!
    Arrebentando na semana!
    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Uhuuuuu….!

  • Karla diz:

    Nossaaaaaaa…. quanta emoção!!! kkkkkkkk.. mas é assim mesmo, já aconteceu comigo algo parecido há mais o menos seis meses, mas tenho certeza que tudo isso é pra tirar o nosso foco daquilo que tanto projetamos, sei também que é por causa da fogueira santa de Israel, desde da vigília, que me decidi a fazer o melhor, o perfeito sacrifício, parece mais que as coisas começaram a despencar em cima de mim.

    Mas como diz o nosso líder, o Bp.Macedo, o que não deu certo hoje, vai dar certo amanhã e se não der amanhã, vai dar certo depois e se não deu certo depois, não tem problema um dia dar. kkkkkkkkkkkk… na fé, porque sei da fidelidade do meu DEUS em minha vida.

    Obrigada meu DEUS por todas as experiências maravilhosas que me fazem chegar mais perto do SENHOR.

    • Patrícia Lages diz:

      O importante é que VAI DAR CERTO!!!

  • VALÉRIA FRANCISCO DA SILVA SANTOS diz:

    PATRICIA BOA TARDE , hoje faltam apenas 5 páginas para encerrar a leitura do seu livro, para mim foi o melhor investimento que fiz neste ano, R$26,70, vou encerrar o ano com muita cautela e planos para 2014, se vai dar certo não sei, só sei que vai ser um desafio, disciplinar esposo e filho e claro Eu também, planos muitos mas como você mesma citou no livro Boca fechada não entra mosquito. Por hoje é só mas gostaria de pedir que você possa me acompanhar nesta nova jornada mas antes de finalizar vou relatar um pouco da minha vida, casada desde 2002, um lindo filho de 10 anos e ingressa no sexto ano em 2014. um esposo desempregado por opção pois, para quitar as dívidas tivemos de fazer isso, e eu no meu 1° emprego registrado em 10 anos, ufaaaa, bem vamos lá. Eu e meu esposo estamos com planos………………………………………………… bem !! quero lhe contar mais em particular se possível, beijos aguardo sua resposta .

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Valeria. Pode me mandar uma mensagem aqui pelos contatos que vai para o meu e-mail sem ser publicado. Fique a vontade para mandar o que quiser. Bjs

      • VALÉRIA FRANCISCO DA SILVA SANTOS diz:

        sim com certeza por email me sinto mais a vontade muito obrigada pela atenção, realmente patricia voce esta me ajudando muito espero um dia poder encontrá-la e expressar toda gratidão pelas palavras e ajuda mais do que todos que estão ao meu redor uma boa tarde e até amanhã, ah ! sim me foi enviado um email mas em inglês fica difícil e sem opção de tradução…bem mais vamos em frente … até mais..

        • Patrícia Lages diz:

          Ok, te aguardo!

  • Mislene diz:

    Vdd…….essa síndrome não me afeta na segunda, mas tem dias aleatórios que acontecem, por exemplo amanhã…….é dia de pagto. e tenho q ir na empresa, isso me afeta mto no dia q antecede, pois por mais que eu queira não pensar sempre me vem a lembrança, perco um dia inteiro quase e ainda tenho que ver pessoas indesejáveis, pessoas que só pensam em si e que fazem de tudo para prejudicar os vendedores como eu, mas infelizmente dependo de la para viver, por enquanto…..
    Já tenho planos de faculdade e aguentar mais um tempo até que finalize essa facul e poder ir trabalhar na área…….Mas também já estou clamando a Deus que me dê novas idéias para 2014…….
    Beijinhos fique com Deus………
    Obrigada por compartilhar conosco suas experiências, que nos motiva muito!

    • Patrícia Lages diz:

      O consolo é que vc vai lá uma vez ao mês, poderia ter que ir todo dia e seria pior!! 😀

  • Vilma Gomes diz:

    Oi Patricia!
    Amo esses artigos inspiradores e muito bem humorados que nos fazem pessoas melhores e revoltadas no sentido de mudar a situação.
    Há dias, eu passei por uma série de chateações no trabalho e claro, veio aquele pensamento ruim de que o dia
    ia terminar mal, mas lembrei-me de seus conselhos e de tudo que tenho aprendido no blog da Cris Cardoso e advinha
    só: determinei que nada iria estragar meu dia, e assim aconteceu. Minha visão mudou muito também acerca da segunda-feira, nada de
    reclamações, como diz a Marelis Brum: Hoje é segundaaaaaaa!
    Obrigada e um grande abraço.

    • Patrícia Lages diz:

      Fico muito feliz em ver que vc tem aprendido com os blogs. Eu costumo dizer que é uma ajuda mútua, pois muitas vezes tb tenho vontade de jogar tudo pro alto, mas quando leio os seus comentários tão positivos, é como se recebesse uma carga extra de energia! Obrigada, querida 🙂

  • franci diz:

    Adoro o seu jeito de lidar com os problemas e o modo como fala, que é bem parecido com o meu. E é claro que sigo seus exemplos. Graças a Deus por eles, porque tem ajudado a mim e a muitos(porque até os homens seguem viu..rsrs).
    Tenho te acompanhado desde o inicio. Aprendi a priorizar as coisas, comprar somente o necessario, ser organizada9minha agenda é minha aliada,rsrs) e até passo o que aprendo com minha mãe. Como diz você, estou “divando” a mim mesma,rsrs. E 2014 se prepare porque eu vou arrebentar. Ah e depois desse do que você postou, as segundas feira, serrão para mim o melhor dia da semana. Porque? Simplismente porque eu vou fazer que elas sejam.rsrsrs
    Obrigada Patricia!
    Um forte abraço!

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou geral!! 😀

  • Karina - Contagem/MG diz:

    Ótimo desabafo, achava que era sou eu. rsrsrs
    Bjos

  • Daiana Schemes (Rio Grande do Sul) diz:

    Oiiiee Pati;

    Sabe que eu sofria com essa síndrome da segunda 🙁 só que o meu caso era tão sério que eu não consegui vencer sozinha, tive que me lançar no Altar para um desafio.
    Chegava 16:00hs do Domingo, eu já começava a ficar atormentada e eu não conseguia fazer mais nada, eu podia ir me deitar a hora que fosse, que eu não conseguia pregar os olhos, chegava 06:00hs da manhã, já era hora de ir trabalhar e nem havia dormido, então você pode imaginar como era minha segunda O.o.
    Hoje graças a Deus e ao sacrifício não sofro mais com isso hehehehe, pelo contrário, segunda feira é o melhor dia para trabalhar é sinônimo de superação e conquista 🙂 🙂
    Um beijão Pati.

    Dai.

    • Patrícia Lages diz:

      Realmente devia ser um sofrimento… Que bom que ficou pra trás! Bjs

  • Vanessa (Shenzhen/China) diz:

    É isso ai Patricia!! A gente tem que seguir em frente mesmo depois que algo não deu certo da primeira vez, não é?! É muito chato quando planejamos muito uma coisa e vai por água abaixo….Tive uma semana passada difícil, uma coisa importante que deveria ser resolvida para que outra desse certo tb e não foi e o pior é quando “dependemos” de outra pessoa para nos auxiliar. Fiquei mais triste do que aborrecida. Mas na segunda-feira deu certo! Sabe isso me fez tirar uma lição que eu vou me esforçar para aprender!
    bjss,

    • Patrícia Lages diz:

      Os meus móveis ainda não deram certo, mas não desisto!!

      • Vanessa (Shenzhen-China) diz:

        Vai dar certo!!! 😉

  • Juliane Bieda diz:

    Gosto muito do jeito que escreve, porque torna qualquer situação tão fácil de entender (é Deus mesmo né haha) e amei a frase que segunda é o melhor dia pra começar qualquer coisa, já estava pensando nisso, e me motivei mais ainda!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: