Para implementarmos qualquer coisa que seja em nossa vida, precisamos primeiro conhecer seu significado e isso também vale para a disciplina.

Significado de disciplina, conhecer para praticar

Como gosto muito de conhecer o significado das palavras, fui pesquisar o que é disciplina.

Obediência às regras, aos superiores, a regulamentos.
Ordem, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento de um local (organização, empresa etc.)

Dessa forma, vemos que sem disciplina é impossível haver ordem, conduta segura e bom funcionamento do que quer que seja.

E aí você já entende porque a vida, a casa, a empresa e as finanças de muita gente estão de cabeça para baixo!

Embora isso valha para todo mundo, para quem tem filhos a necessidade de disciplina é ainda maior.

 

 

É preciso que se estabeleça uma certa rotina para poder implementar a disciplina, caso contrário, ficará muito mais complicado.

Se os seus dias começam sempre atropelados e você raramente define previamente o que fará, de fato, a ordem vai passar longe!

Você já observou o que acontece em eventos onde não há um bom planejamento? Eu já!

As pessoas ficam perdidas, sem saber os horários das atividades, onde podem ir, quando haverá intervalos etc.

Da mesma forma, quando você não define o seu dia, você também fica perdido e sem saber o que fazer.

Ainda mais que tem filhos!

Sabe quando você coloca as crianças no carro sem dizer para onde vão e elas ficam ansiosas, agitadas e não dão sossego enquanto você não explica?

Pois é, o seu cérebro faz o mesmo com você quando percebe que iniciou a “viagem” sem nem mesmo ter definido o caminho.

Organize-se previamente

Por isso, a dica de hoje é que você adquira o hábito de se organizar previamente.

Mantenha uma agenda e anote, pelo menos um dia antes, o que precisa fazer.

De preferência, estabeleça prioridades e garanta que as coisas mais importantes sejam feitas logo cedo.

Confiar apenas na memória não costuma ser uma boa estratégia, então, anote!

Outra coisa que pode ajudar é separar sua roupa na véspera.

Aqui em São Paulo nem sempre dá certo porque o clima muda muito e às vezes separo uma roupa de calor e amanhece mais frio.

Porém, ainda assim, ter uma ideia do que vai vestir no dia seguinte já faz com que você não tenha que empregar energia nessa tarefa logo cedo.

Bora para mais esse desafio?

Nos vemos amanhã!

 

Confira os dois primeiros posts:

1 de 90 – 2021, o ano da disciplina

2 de 90 – Sentindo vontade ou não

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Estou gostando muito desse tema. Preciso de Disciplina. Acompanho todas suas postagens e minha vida tem melhorado. Estou aprendendo.
    Obrigada!

  • Li seu livro virada financeira e agora comecei a reler aplicando os desafios. O primeiro desafio: ” Organize-se para crescer” tem tudo a ver com com a disciplina. Estou amando. Obrigada!

  • Não é à toa que na bandeira brasileira está escrito “Ordem e Progresso”.

  • Querida Patrícia, amo ler seus posts e sugestões. Eu tenho levado bastante a sério meus objetivos e tenho sido bem disciplinada!!!! Parabéns, muito sucesso em sua jornada!!! Feliz domingo de muita paz e realizações.

  • Bom dia querida! A disciplina na minha vida começou logo na infância , filha de militar já sabe né? Nada podia estar fora do lugar, tudo tinha um lugar certo para ser guardado, eu aprendi direitinho, mas duas das minhas irmãs, meu Deus rsrsr..que 2021 possamos ser mais disciplinadas e com sua ajuda, será melhor ainda🤗😘

  • Bom dia!
    Já separo roupa um dia antes.
    Amanhã comprarei agenda física. Em 2020 eu não usei agenda e me atrapalhei um pouco. Os bilhetes na pasta sanfonada me ajudaram muito, mas para as atividades recorrentes a agenda é melhor.
    Bom domingo!

  • Oi Paty, como é bom saber para onde ir…..em meio a uma vida atropelada, nada como implementar a disciplina para que tudo aconteça de forma natural, sem estresse. Obrigada por tudo que faz por nós. Deus te abençoe grandemente ❤️😘

  • Pati, bom dia!

    Paras eu caso de mudança de clima no dia seguinte, sugiro separar dois tipos de roupas, plano A e B caso amanheça diferente do clima esperado.

  • Tenho muita dificuldade com o tema abordado, será muito importante para pessoas como eu.

    Muito obrigada!

  • Bom Dia!!! “””Confiar apenas na memória não costuma ser uma boa estratégia, então, anote!””” é assim que faço….anoto tudo no papel ……pra não esquecer….o que tenho que fazer…..

  • Olá Patrícia, bom dia! Interessante essa abordagem começando com o significado da palavra disciplina trazendo também a palavra obediência. Então, recorri ao que consta em Hebreus, 5,8 “Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve.” Pois é, mesmo sendo o Filho de Deus, se submeteu à disciplina e obediência! Bem, para mim, surgiram algumas reflexões sobre hierarquia, regulamentos e procedimentos de rotina para fazer as coisas funcionarem de forma organizada e planejada. Falando em planejamento… acrescento o que consta em Lucas 14,28: “Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?”. Falando em filhos…eis o que consta em Eclesiástico 7, 25: “Tens filhos? Educa-os, e curva-os à obediência desde a infância.” Penso que você foi muito feliz na escolha do tema DISCIPLINA para iniciarmos 2021. Teremos a oportunidade de falar sobre muitos assuntos que estão, de certa forma, interligados. Abraços!

  • Realmente pois Patricia, ter disciplina não é nada fácil. Porém é muito necessário em todo os campos da vida. As vezes, quando vou sair ou me aparece alguma coisa, pra fazer inesperado fico muito perdidão mesmo. Mas confesso que hoje sou muito mais organizado e disciplinado do que alguns anos atrás.
    Agora tem um detalhe que gostaria de mencionar.:
    A disciplina é conquistada todos os dias. Digo isso porque no meu caso, ao passar dos anos obsevei que tive períodos da minha vida que fui muito disciplinado e outros períodos nem tanto.

  • Oi Patrícia!
    Muito bom saber o conceito de disciplina, não sabia o significado da palavra, preciso desde já criar o hábito de pesquisar.

    Grande abraço.

  • Patrícia boa tarde!
    Há muitos anos atrás eu trabalhei de babysitter numa casa de uma família portuguesa, o casal tinha 3 filhos, 2 meninos e 1 menina.

    E uma coisa que reparei e que tem tudo haver com o post de hoje é a rotina.

    As crianças tinham uma rotina desde a hora de acordar até a hora de dormir, todos os dias da semana.

    Me lembro até hoje a rotina deles.

    Segunda á sexta :
    07h30 – Acordar
    – tomava o café da manhã
    – escovar os dentes
    – vestir o uniforme
    a seguir o motorista levava para escola

    Quando eles chegavam da escola por volta das 17h30, se tivessem fome podia comer algo, caso não, tinha que fazer os trabalhos de casa (TPC), na minha época de escola o nome era tarefa, hoje não sei!🤣🤣🤣

    Terminou o TPC estavam livres para brincar.

    Às 18h00 todos tinham que comer uma fruta.
    Às 19h00 tinham que tomar banho
    Às 19h30 todos tinham que estar a mesa para jantar.

    Terminou o jantar podiam assistir tv das 20h00 até 21h00.
    Às 21h00 era o horário que os pais iam ler um livro junto com eles, e por fim, às 21h30 todos iriam escovar os dentes e seguir ir para cama.

    Sábado e domingo também tinha as regras, mas tinha mais atividades livres…

    E eu vi o quão importante foi necessário para essas crianças terem esses hábitos, os pais não os deixava fazer o que queriam, mas sim o que precisava ser feito.

    Lembro que até para jogar PlayStation havia horário e não era todos os dias, sempre vi os pais incentivando-os à leitura.

    Depois de muitos anos sem vê-los, quando fui visitar a família há um tempo atrás, tomei conhecimento que o filho mais velho ja se formou, esta estudando em Londres engenharia espacial… Fiquei muito feliz, quando cuidei dele, tinha apenas 7 anos, o irmão 5 e a menina 3.

    Então eu vejo que a disciplina começou pelos pais, que por sua vez aplicaram também em casa com os filhos e o resultado a longo prazo esta aí…

    Grande abraço.

  • Verdade Patrícia, quando anotamos tudo fica mais claro e gera menos desgaste emocional. A dica da roupa também faz toda a diferença, principalmente,pra quem precisa sair logo cedo e sabe que os minutos voam.

  • Valeu. “Significado de disciplina conhecer para praticar” .
    Obediência às regras, aos superiores, a regulamentos.
    Ordem, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento de um local (organização, empresa etc.)..
    Organizar-se palavra chave…

    Obrigada…

  • De preferência, estabeleça prioridades e garanta que as coisas mais importantes sejam feitas logo cedo.
    Eu sempre falo aqui em casa que primeiro devemos executar a missão (rs)…

  • Se organizar um dia antes é meio caminho andado, até porque, sempre sou a primeira para se levantar, e faço isso para não acordar o marido, então deixo tudo separado para não ter problemas de abrir e fechar portas, gavetas, e é no silêncio que o som de qualquer coisa triplica =))).

    Forte abraço.

  • Boa semana a todos!!!
    Estou aprendendo isso, pois agora voltei ao trabalho e tenho um bebê de 7 meses.
    Me organizo na noite anterior, deixo minha roupa separada já. Então…..estou no caminho certo.
    Obrigada Patrícia por continuar esse trabalho maravilhoso de estar conosco todos os dias. Estou me tornando melhor a cada dia.

  • Vou desenvolver esse hábito de me organizar previamente todos os dias, sentindo vontade ou não, porque só tenho a ganhar!

  • Bom dia.
    Confesso que sempre achei esse negócio de agenda coisa só p empresário. Achava q dona de casa não precisa anotar nada. Mas lendo hoje este artigo me fez mudar de ideia, na parte q diz q o cérebro fica perdido. Tem dia q eu estou assim, querendo fazer tudo e não faço nem a metade. Vou me disciplinar tbm. Obrigada por tudo Deus te abençoe. 🌼

  • Boa tarde Patrícia!
    Muito boa a sua publicação e é assim mesmo que funciona qd não anotamos as tarefas do dia seguinte, fico perdida no tempo e deixando as horas me levarem.

    Daina Strauch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *