Machado cego é trabalhar demais, ficar exausta, mas não ver resultado dos esforços. É preciso parar para afiá-lo antes de continuar. Veja como!

Machado

Machado cego, de onde tirei isso? Dessa frase superinteressante:

“Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.” – Eclesiastes 10:10

A melhor atitude desse lenhador seria parar de golpear a madeira com um machado cego e ir afiá-lo. Mas se ele achar que será perda de tempo essa parada para renovar o fio da ferramenta, vai ter que redobrar a força.

Já diz o ditado: Quando não se usa a cabeça, o corpo padece!

O que é um machado cego na minha vida?

Tudo aquilo que não funciona direito e que causa perda de tempo é um machado cego, E quando você não para para consertar, ajustar, corrigir ou rever, não está usando a cabeça. Por exemplo:

  • Você sabe que esquece das coisas, perde compromissos e deixa de fazer tarefas por não se lembrar delas, mas não toma a atitude de ter uma agenda porque acha que vai perder tempo anotando (daí perde tempo se desculpando, fazendo tudo correndo ou lamentando a perda de oportunidades);
  • Você não ensina seu filho a fazer as coisas porque acha que vai perder tempo. Prefere fazer você mesma, afinal, você é mais rápida e faz  melhor (mas vai ter que arranjar tempo para fazer sempre);
  • Você tem um péssimo funcionário, mas não o demite porque não tem tempo de buscar outro (vai ter de arranjar tempo para corrigir os erros dele e refazer o que foi mal feito);
  • Você come mal porque diz que não tem tempo para se alimentar corretamente (mas vai ter que arranjar tempo para fazer tudo o que deixar de fazer quando ficar doente);
  • Você sabe que seu emprego está por um fio porque lhe falta qualificação, mas acha que não tem tempo para estudar, ler ou fazer um curso (vai lhe sobrar bastante tempo quando seu lugar ficar vago);

Enfim, os exemplos são inúmeros, mas creio que você já entendeu o conceito. Por isso, analise o que você vem fazendo, mas tem sido um verdadeiro machado cego na sua mão. Algo que lhe exige o dobro do esforço e não traz resultado deve ser imediatamente corrigido.

Por isso, PARE agora para pensar em como tem sido a sua rotina. Você tem feito coisas que não estão trazendo resultado? Tem mantido os mesmos processos e procedimentos de anos atrás? Tenha o hábito de parar para pensar e lembre-se:

Parar para pensar nunca é perda de tempo, fazer as coisas sem pensar é!

Gostou da Semana da Produtividade? Deixe um comentário abaixo contando como foi sua experiência em acompanhar nosso primeiro tema semanal! 😀

Semana que vem será a vez das finanças, e vamos falar sobre 5 temas que têm a ver com o seu bolso para que a sua bolsa fique sempre bem blindada!

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Oi, Paty, tudo bem? Gostei sim desse tema e achei bem interessante falar sobre o machado cego. É sempre bom lembrar a gente de que precisamos sempre “afiar” nossas “ferramentas de trabalho”. Bjs!

  • Olá,

    Nossa amei a semana da produtividade! (amo todos os desafios).

    Cada dia tenho crescido mais como pessoa;

    Obrigada pelo conteúdo tão rico.

    Bjss

  • Oi Patrícia! Parece que foi escrito para mim esse texto. Muuiitttooo bom! É exatamente assim, as vezes fazemos duas vezes ou temos que parar nosso trabalho porque não tomamos os devidos cuidados no tempo certo! Um ótimo final de semana! Obrigada!

  • Bom dia! Como seus exemplos se encaixam perfeitamente ao que acontece na vida da gente. Vou aguardar os próximos textos! Obrigada.

  • Muito bacana a semana da produtividade!Parabens pelo excelente trabalho.

  • Olá, Patricia!
    Adorei essa semana temática. Foquei em ler seus posts todos os dias e eles foram inspiradores. Vou focar em ser mais produtiva e deixar as desculpas de lado.

  • Muito obrigada por compartilhar conosco tanta coisa boa. Agora é colocar em prática e arrebentar!!

  • Amei, li todos!

    Amo esse tema e aprender sobre produtividade nunca é demais! Aprendi ao longo da vida ser organizada com os meus planejamentos e foi um pouco na marra, pois confesso que não achava eficiente. Mas depois de ver como perdia tempo em confiar na mente, que muitas vezes falhava, passei a ter agenda, livro dos sonhos…mas mesmo assim não paro de aprender a ser melhor e TUDO o que você indica eu experimento. Já comprei meu planner, rsss
    Acredito que as mudanças de hábitos podem acontecer quando temos referências e na minha vida você é uma. Vem mais para o Rio Paty, please!!!!

    Você é uma inspiração para mim!

    Bjs com amor

  • Paty, boa tarde.

    Sobre o assunto abordado hoje, realmente preciso rever alguns processos e afiar meu machado.
    Se eu gostei da Semana da Produtividade? Amei!!! E estou na expectativa da próxima semana.

    Beijos e bom fim de semana.

  • Oi Patrícia, como sempre você acertou em cheio nesses temas. Pra mim foram de grande valia, pois meu tempo é muito precioso!Obrigada por compartilhar tanta sabedoria, que Deus continue lhe abençoando!

  • Olá Paty,

    amei esse tema,até porque ler semanalmente seus posts me ajudam a afiar o meu machado!
    Beijos.

  • Excelente, adorei! Às vezes é preciso que alguém que nem nos conhece nos alerte!

  • Ouça os sábios e cresça em sabedoria.Me sinto feliz em parar para aprender com vc. Deus te abençoe muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos tenho praticado e tenho visto resultados.Gostaria de te perguntar como vc faz com plano de saúde se vc paga algum se vale a pena pagar ou não o que é interessante?

  • Foi uma semana bem esclarecedora, são posts que temos que ler e reler muitas vezes para aprendermos a produzir, confesso que estou bem desanimada com meu trabalho e bem cansada, mas vi que tudo é questao de me organizar ( o que venho relutando muito para sentar e fazer por achar que perderia esse tempo), obrigada pelos posts quero logo o da semana que vem sobre finanças

  • Oi Patrícia você é uma inspiração para mim,como tenho crescido e esse desejo tem sido contínuo.Amei o tema obrigada por compartilhar tanto conhecimento com todos nós.Deus te abençoe!

  • Excelente tema! Agradeço por compartilhar. Aguardando os próximos. Beijos

  • Amei a semana da produtividade!!! Quero mais!!! Obrigada pelos ensinamentos.

  • Excelente todos os temas que vc colocou aqui durante a semana e super produtivo. Eu agradeço por tantos esclarecimentos. Obrigada!

  • Uau!! Amei cada post, pois aprendi bastante e esse último, então. Vou parar um pouco e repensar cada atitude, cada rotina e me tornar mais produtiva. A vida agradece.
    Abraço e que venham mais posts.

  • Olá Patrícia, obrigada pelas dicas. Gosto de textos que me fazem pensar, e os seus são excelentes neste quesito. Desde que me entendo por gente, minha referência em finanças é você.
    Estou nos desafios do Virada Financeira. Aguardando o seu novo livro, que com certeza vai arrebentar! Deus a abençoe grande e abundantemente!

  • Olá Patrícia,gostei muito desse tema,nos faz parar um pouco e fazer com que percebemos que não custa nada ir mais de vagar de que fazer duas vezes as mesmas coisas…

  • Paty amei a semana da produtividade, principalmente esse último post. Realmente suas reflexões, experiências e dicas abrem a nossa mente.
    Sou fã de você e do sue trabalho. E obrigada por sempre compartilhar conteúdos de valor conosco.Bjuss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *