Ninguém quer nem mesmo pensar em passar por dias maus, mas a verdade é que quem se prepara para os momentos difíceis sofre menos.

Prepare-se para os dias maus

Há muitos exemplos na natureza em relação à preparação para momentos difíceis e um deles certamente é o trabalho das formigas.

Elas são citadas até mesmo em um Provérbio:

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.

Provérbios 6:6.

Somos convidados a considerar o comportamento delas que, como sabemos, trabalham incansavelmente juntando alimento no verão, afinal, no inverno não terão como fazer isso.

Mas, ainda que o inverno não seja rigoroso e que até haja alimento, elas não mudam seu comportamento, ou seja, elas não arriscam.

Embora os seres humanos tenham muito mais inteligência do que as formigas, muitos não têm se preparado para os problemas, mesmo quando são advertidos.

Por exemplo, já está sendo falado sobre uma “possível segunda onda” do vírus chinês e que, “caso isso aconteça, poderá haver um novo lockdown.”

Porém, muita gente está vivendo como se isso jamais fosse acontecer.

A verdade é que não temos como prever o futuro, mas temos como ler as entrelinhas, avaliar as possibilidades e analisar os fatos.

Por que os políticos estão “tão bonzinhos”?

Não sei se você percebeu, mas mesmo nas cidades onde foi imposto um fechamento severo, tudo se afrouxou de umas semanas para cá.

A população pode ir aos restaurantes, aos parques e até mesmo ao cinema, vejam você!

E a pergunta é: por quê?

Seria por causa das eleições, para que as pessoas se sintam mais confiantes para sair de casa e votar? Será que eles querem que elas não tenham medo de ir às escolas no dia 15 e que não lembrem que são os mesmo lugares onde dizem que as crianças não podem ir de jeito nenhum?

Há quem diga que é pela redução dos casos, mas continuo questionando: se o fechamento está relacionado aos casos, por que fecharam tudo em locais onde não houve nenhum caso?

E por que já estão falando de uma “possível segunda onda” quando os números nacionais de mortes estão caindo?

E tenho ainda mais uma pergunta:

Por que mesmo eles ampliaram o horário das eleições? Não foi para evitar aglomerações?

Então por que reduziram o horário de quase tudo alegando que é para evitar aglomerações?

Não estou criando nenhuma teoria da conspiração, mas sim, questionando os motivos de haver uma regra para nós diferente das regras dos políticos.

Tudo isso para que você considere que há, sim, uma forte tendência de que eles tranquem tudo de novo logo após as eleições.

E, se isso acontecer, como ficará a sua situação? Você tem reservas financeiras para pagar as contas mesmo sem trabalhar? Tem estrutura psicológica para ficar novamente olhando a vida da janela de casa?

É preciso nos prepararmos para os dias maus, pois eles podem até não vir, mas se vierem, quem estiver preparado vai enfrentar com menos sofrimento.

Considere o comportamento das formigas e seja sábio.

Nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Olá Patrícia!
    Estou acompanhando suas reflexões diárias. Já virou rotina, começo bem meu dia após essa leitura. A propósito, excelente colocação essa de hoje. São tantas contradições que não sabemos qual orientação seguir. Obrigada por compartilhar seus pensamentos, reflexões, experiências…
    Um grande abraço!!!🤗😘

  • Bom dia querida! Sim..eu mesma fui à Praia de Pernambuco no Guarujá no último Domingo e fiquei boba com tanta gente, na Ponta da Praia em Santos parecia um formigueiro, várias aglomerações de campanha política, tudo normal, vamos ver depois do dia 15. Um grande abraço!

  • Bom dia, Patrícia,
    Também temos sido convocados a restaurar nosso altar de adoração porque os dias maus se aproximam e temos que estar preparados.
    Agradeço a Deus por usar você também como Seu canal de instrução.
    Beijos

  • E essas pesquisas eleitorais por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça? kkk
    Não adianta.
    Vou apertar o número que acho que tenho que apertar e pronto! O que a pesquisa aponta não me interessa.
    ——
    Sobre o “Lockdown 2 – a missão, agora, vai!” será bom pra acordar o restante da turma que ainda acha que pensar é teoria da conspiração.
    Não, pensar não é teoria da conspiração.
    Não era pra ter reduzido o número de leitos dos hospitais reservados pra covid nem desmontado os hospitais de campanha, que gastaram uma fortuna pra montar.
    Eu estou em casa, não tive queda de renda, to terminando minha pós, inclusive.
    De resto, se tiver lockdown mesmo, querem forçar o teto de gastos e dar mais umas parcelinhas de auxílio pra galera.
    Hora de investir em inflação (títulos, cdbs) pois a impressora vai imprimir dinheiro aqui no Brasil e, pelo visto, nos EUA também.

  • Bom dia Patrícia!

    Concordo plenamente com você!
    É muita hipocrisia, e se não estivermos preparados e planejados, estaremos perdidos!
    Mas como diz a Bíblia: Este mundo jaz no maligno!

  • Bom dia Patrica e demais leitores…. Como diz a Biblia: ” o mundo jaz no maligno” .
    Que Deus nos ajude… Façamos nossa parte!!

  • “As cidades onde foi imposto um fechamento severo, tudo se afrouxou de umas semanas para cá A população pode ir aos restaurantes, aos parques e até mesmo ao cinema,”
    E a pergunta é: por quê?
    Para ninguém ter medo de ir as urnas,no dia 15-11-20

    • Vamos ver o que virá depois. O esperado é que, onde houver segundo turno as regras continuarão mais frouxas, mas terminando as eleições, inventarão de nos manter trancados novamente…

  • Boa tarde, concordo com senhora, temos que nós preparar para muitas coisas estão por vir, e infelizmente não são nada boas.

  • Ao que parece muitas pessoas tem memória curta. Passou o auge da pandemia e muitas dessas pessoas não morrera, se esquecem do quão dificil é as restrições pelas quais passamos.

  • Olá! Não estou conseguindo acessar o curso “Gerenciando a Si Mesmo”. O link não abre. Tem como acessar por outro?

    • Deve estar com alguma instabilidade, veja se consegue daqui alguns instantes. Vou pedir para verificar!

  • Olá Patrícia infelizmente a realidade é exatamente isso que você descreveu. Temos que ser cautelosos e prudentes. Existem vários vídeos na internet que ensinam como estocar alimentos, água, etc. Além da escassez, o pouco de alimento, água, remédio que ainda estiver a venda o preço estará cada vez caro. O brasileiro não se prepara, acredita que nada acontecerá. Temos que mudar essa mentalidade! Deus te abençoe Paty!🙏🏽😘

  • Olá Patrícia! Nesse contexto do comportamento das formigas, vou acrescentar as palavras que estão em 1Tessalonicenses 4,11-12: Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém. Abraços

  • Sinceramente eu não entendi muito as regras e cronogramas de abertura. Principalmente neste período de eleição. Eu estou me organizando, mas eu preciso aprender mais com a formiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *