Por que você vive fazendo coisas que não quer? Por que promete que vai mudar e não muda? Para melhorar quem somos, precisamos saber quem somos. Quer se autoconhecer? Confira o post de hoje!
Dos quatro itens listados abaixo, quais você pratica ou já praticou?
- Aconselhar uma amiga que estava com um problema;
- Corrigir uma criança quando se comporta mal;
- Mostrar um novo caminho a alguém que está sem direção, ou seja, dar uma ideia ou uma dica para outra pessoa vencer algum obstáculo;
- Tentar conviver pacificamente com todos, sem criar problemas.
Creio que você respondeu que pratica ou já praticou todos os itens, e também creio que não tenha sido tão difícil assim, afinal, são coisas que acontecem naturalmente na vida de qualquer pessoa. Nem sempre o seu conselho foi o melhor, ou suas dicas tiveram sucesso, mas a questão é que você tentou e, mesmo que não tenha resolvido e vencido tudo, você foi em frente. É como se diz muito nos dias de hoje: “vida que segue”.
Mas e quanto às questões abaixo? Será que elas são mais fáceis ou mais difíceis do que as anteriores?
- Entender porque você está passando por um problema e descobrir, por si só, como sair dele;
- Corrigir sua própria conduta quando percebe que fez algo que não devia (além de perceber que fez algo que não devia!);
- Traçar um caminho para si mesma quando se sente sem direção;
- Viver em paz consigo mesma, sem criar problemas.
Sem a menor sombra de dúvida, a coisa mais difícil que existe é que uma pessoa consiga dominar a si mesma.
Quando você tem um problema, geralmente o considera maior do que todos os demais problemas da humanidade. Quando erra, muitas vezes nem percebe que errou e, se chega a perceber, em vez de se corrigir, tenta justificar o erro ou culpar terceiros. Quando se sente sem direção, entrega os pontos e diz que não há solução (afinal, o que você não vê, não existe). E quando tudo está bem, lá vai você criar um problema que só acontece dentro da sua cabeça, mas que é capaz de destruir a sua paz. Como é duro ser você!
Sim, amiga, é assim com todas nós. Por isso, resolvi que preciso conhecer a mim mesma para poder entender por que sou como sou, por que ajo como ajo, por que penso como penso, por que há coisas que tiro de letra e outras que são tão difíceis para mim? Porém, percebi que fazer isso sozinha é meio impossível – pelo menos para mim – e decidi buscar ajuda.
Amanhã começa o Curso do Autoconhecimento, ministrado pelo Projeto Raabe, que é uma iniciativa sem fins lucrativos – presente em todo o Brasil – e que oferece gratuitamente uma estrutura segura e acolhedora para as mulheres, onde podemos encontrar apoio e aconselhamento direcionado a cada necessidade.
Nesta terça, 31/01, haverá abertura das inscrições para o curso e já a primeira aula. Se você acredita que precisa se autoconhecer, veja abaixo alguns detalhes do curso e como participar:
Curso Autoconhecimento
- Início: 31/01/2017
- Estrutura do curso: 1 aula por semana, todas as terças-feiras, às 19h
- Término: 28/02/2017
- Onde encontrar: o curso está disponível em todo Brasil, consulte aqui os endereços e programe-se para começar amanhã mesmo!
- Quanto custa: gratuito. Levar apenas material para anotações
Eu vou estar na unidade do Raabe no 10º andar do Templo de Salomão, e você?
Invista em si mesma, afinal, de que vale conhecer tudo sobre uma profissão, saber usar a tecnologia, estar por dentro das notícias do Brasil e do mundo, se não conhecemos a nós mesmas?
Nos vemos por aqui ou no Projeto Raabe!
13 Comentários para "Por que você é como você é?"
Eu gostava muito de fazer mas moro em Portugal (Portimão) será possível fazer aqui ou online?
Shirley, veja neste site se há como fazer aí em Portugal: https://centrodeajuda.pt
Ah eu to tanto querendo fazer esse curso, mais no dia 14/02 começam as aulas na faculdade… Existe outra alternativa pra mim? Por favorzinho!!!!
Entre no site (link no post) e escreva para o pessoal da administração. Lá tem os contatos. Bjs
Uma pena não ter online =/
Mariana, nem tudo dá para fazer online. Esse curso atende pessoalmente cada inscrita e tem pessoas que acompanham caso a caso. Não se trata de uma palestra, mas de um atendimento mesmo. Vale a pena investir em você, portanto, vale o sacrifício de se fazer presente!
Hola no puedo ir a las palestras vivo maldonado uruguay como puedo hacer muchas gracias
Por favor, verifica este sitio a ver si le pueden ayudar en Uruguay: https://universal.org.uy
Boa tarde, sabe me dizer se é muito voltado para religião, lado espiritual? Ou tem um lado mais de psicologia?
Oi, Fabiana. Como a primeira aula é amanhã, não sei muito bem como será, mas de qualquer forma, posso adiantar que não tem nada de religião envolvida. Porém, como somos seres formados de corpo, alma e espírito, então eu creio que o lado espiritual (não religioso) faz parte. Beijos!
D.Patricia acompanho seu blog e gosto muito. Vivo em Portugal e gostava de comprar seus livros a pergunta e aonde posso adquirir seus livros? Beijinhos obrigada D.Patricia.
Olá, querida! Veja neste link, pode ser que eles tenham! https://centrodeajuda.pt beijos
Obrigada D.Patricia vou ver beijinhos . Boa noite.