Organize suas contas e sua rotina diária

Você é daquelas que ainda não achou uma maneira de organizar o pagamentos das contas e seus compromissos diários, semanais e mensais? Confira no post de hoje dicas fáceis e práticas para deixar tudo em dia sem perder tempo!

Dokibook-Frete-grátis-2016-novos-papéis-A5-A6-caderno-mensal-páginas-planner-agenda-de-enchimento-dentro

Várias pessoas me escrevem dizendo que não conseguem ser organizadas e que já tentaram várias formas diferentes sem ter encontrado ainda a que lhe seja ideal.

Separei algumas dicas hoje para você organizar as contas a pagar (e parar de perder dinheiro em juros por atraso) e também a sua rotina do dia a dia, afinal perder compromissos também pode significar perder dinheiro e oportunidades. Anote aí!

CONTAS

Defina que será o administrador das contas – cada família deve definir uma pessoa para administrar as contas. A escolha deve se basear em quem administra melhor e é mais organizado e não necessariamente em quem ganha mais. Além de facilitar a gestão, essa medida une a família, pois todos sabem das contas da casa e colaboram para objetivos em comum. Para funcionar direitinho, basta definir quem vai pagar cada conta, ou definir um valor para que cada um colabore. Quando todo mundo paga, todo mundo dá valor e economiza!

Recebimento de contas – em uma empresa, quando chega qualquer conta a pagar, imediatamente ela é enviada ao departamento financeiro ou contas a pagar. Na sua casa deve ocorrer o mesmo! Tenha um único local para colocar as contas que chegam. As minhas eu deixo sobre a mesa do escritório e elas ficam ali “atrapalhando”. Faço questão de deixá-las “atrapalhando” para que eu não as guarde sem tomar as devidas providências. Aí na sua casa, qualquer pessoa que receber contas, deve coloca-las nesse local especificado e o administrador deve dar sequência ao processo.

Processamento – O administrador deve tomar as providências para pagamento daquela conta: lançar na planilha de gastos (veja um exemplo abaixo), agendar pela internet (se essa é a forma que você escolheu para pagar as contas) ou separar a conta e o valor para ir ao banco/lotérica. Na planilha abaixo, a ideia é lançar os valores das contas (ou projetar os valores das que ainda não chegaram e têm valores variáveis) e já definir a data que cada membro da família deverá depositar o dinheiro na conta ou entregar o valor ao administrador.

Screen Shot 2017-02-22 at 18.55.52

Arquivo temporário – até que as contas não tenham sido pagas (estejam aguardando o vencimento), coloque-as em um arquivo temporário, que pode ser uma pasta sanfonada com datas (vou levar uma pasta sanfonada).

sanfonadas_mano

 

Arquivo final – depois de pagas, as contas devem ser colocadas em um arquivo final, que pode ser uma pasta para cada tipo de conta, ou uma única para todas as contas, com divisões para ficar mais organizado.

contas-3

Calendário

É muito útil para marcar compromissos ao longo do mês. Fica mais fácil de localizar sem ter que ficar folheando a agenda . Você pode usar calendários digitais (no celular ou computador), mas os impressos também podem ser muito úteis. Eu uso muuuuuuuito esse calendário aqui do blog (abaixo). Para imprimir, basta baixar aqui Calendário PG29

Ou clicar na imagem abaixo e manda imprimir no seu computador!

Screen Shot 2017-02-22 at 19.07.19

Agenda

As que eu mais gosto são as que têm uma página para cada dia e horários ao longo das páginas. Isso facilita para definir o tempo que você deverá levar em cada tarefa, fazendo seu dia mais produtivo. Agenda não é só para compromissos tidos como importantes, como reuniões de negócios. Ela serve para todo mundo, inclusive para as donas de casa que têm muitas tarefas a fazer todos os dias!

interior_agenda_dia_pagina

 Planner

Além de organizar o dia-a-dia pode virar uma espécie de passatempo! Montar um planner pode ser muito relaxante, pois ele serve como um organizador da nossa rotina e, ao mesmo tempo, pode ser um livro de memórias. Podemos organizar os compromissos de forma visual e guardar informações importantes.

emcasablog-planner-stickers-divisoria-marcador-pagina-1

 

capa-livroE se você precisa de mais dicas para organizar seu tempo, tirar os projetos do papel e se tornar a mulher que sempre quis ser, peça o meu mais novo livro Lugar de Mulher é onde ela quiser. Você recebe em cada em 3 dias úteis, autografado e com brindes fofos! Para pedir o seu, clique aqui.

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Samara diz:

    Olá Paty!
    Estou aqui, firme do Jejum!
    Mas infelizmente, é impossível de nos abster de passar chateação né… rs
    Meu esposo faz alguns serviços extras, com manutenções de computadores. Ocorre que, talvez por não termos um ponto fixo, e a maior clientela ser de pessoas do convívio diário (colegas de trabalho, por exemplo), as pessoas simplesmente se acham no direito de pagar quando bem entendem (ou nem pagam). Estes dias ele entregou um notebook a uma moça, após executar o serviço. no dia a moça veio com “amanhã te pago”, e está assim à mais de uma semana. Isso está nos deixando chateados, principalmente a mim, pois temos pouquíssimo tempo de descanso e laser, e estamos correndo atrás para crescermos financeiramente, aí meu esposo gasta quase que todo seu tempo de descanso, para fazer um trabalho nas manutenções, para depois a pessoa se achar no direito de pagar quando achar que deve. O que você sugere nestas situações?

    • Patrícia Lages diz:

      O que pode ajudar é estabelecer o valor do conserto antes de executar o serviço. Sei que, em muitos casos, é preciso abrir o equipamento para analisar, mas vcs pode fazer isso em caráter de orçamento sem compromisso. Depois de passado o preço e acertada a forma de pagamento, se o cliente aprovar, vcs executam o trabalho. Como dizem, o combinado não é caro!

      • Samara diz:

        Já fazemos assim!
        Pensei em estabelecer pagamento de 50% antecipado, e os demais 50% no ato da entrega.
        Mesmo assim a pessoa escolheu não pagar!

        • Patrícia Lages diz:

          Pois é… sempre corremos esse risco! Espero que paguem logo!!

    • Isa Maria diz:

      Samara,

      Que tal fazer assim:

      ORÇAMENTO APROVADO E ASSINADO:

      -50% (do valor combinado) antes de iniciar o serviço, quando retirar o equipamento para fazer a manutenção ou antes de iniciar, qdo for à casa do cliente, prestar o serviço em domicílio;

      -50% restantes quando a manutenção estiver finalizada, ou seja, na entrega/devolução do equipamento!

      Pode ser em dinheiro ; cheque ou depósito em conta…(em qquer forma de pagamento, emita um recibo/NF).

      Boa-sorte!

  • Gilvana diz:

    Apesar de já ter a pratica de organização, amei as dicas… é sempre bom aprender algo a mais. Bjus

  • suelane santana diz:

    Eu aqui separando minhas contas nos envelopes como você ensinou, é o que funciona pra mim. Amei as dicas Paty.bjs

  • magda meyre rezende diz:

    OI PATRICIA,EU GOSTARIA MUITO DE COMPRA OS SEUS LIVROS,MAS EU MORO NA ITALIA ,COMO POSSO FAZER PARA HAVELOS,DESDE JA TI AGRADECO,

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Magda! Obrigada por seu interesse, fico muito feliz! Vc pode ver se encontra as versões e-book ou, se desejar, posso despachar para vc, mas adianto que o frete é bem caro! 🙁

  • Raquel diz:

    Olá Patrícia
    Precisando muito de suas dicas, vou ler seus livros seguidamente. Tenho certeza que irão me ajudar muito! Meu casamento e minha vida estão um caos por causa da minha grande falta de organização financeira e isso é muito ruim mesmo minha amiga. Deprime e acaba com a gente… Temos uma receita mensal muito boa mas eu desetabilizo tudo e olha que não compro roupas, sapatos essas coisas que normalemnte nós mulheres gostamos. Não sei mesmo o que tem acontecido… Precisando MUITO de vc rsrsrssr Sério mesmo…

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Raquel! O bom é que vc está consciente de que precisa mudar e esta disposta à mudança. Isso já é meio caminho andado! Beijos

  • Ana Paula diz:

    Olá Patrícia !
    O último livro que comprei chegou ontem,estou muito satisfeita com minha nova aquisição. Agora tenho seus quatro livros, vou começar ler no feriadão.

    • Patrícia Lages diz:

      Boa leitura!!

      • Ana Paula diz:

        Obrigada !!!

  • Mikelly / Maceió-AL diz:

    Dicas ótimas,Paty.

  • Ysa diz:

    Fora quando você trabalha em uma empresa ,e uma das responsáveis e o que a gente mais vê são pessoas sem o mínimo de responsabilidade,ainda achando que a empresa em questão precisa de um favor que o trabalho decente delas afff 😤😤😤😤

  • Maria do Carmo diz:

    Bom dia Patricia!

    Parabéns pela participação no programa Mulheres ontem.
    Será q vc poderia dizer onde adquirir um Planner igual ao seu?
    Gostaria de presentear minhas filhas.
    Obrigada pela atenção.

    att,
    Maria do carmo

    • Patrícia Lages diz:

      O meu se chama Happy Planner e é importado, uma amiga me mandou dos Estados Unidos. Mas se vc pesquisar ” no Google vai encontrar algumas opções legais e talvez até o Happy Planner mesmo. Beijos!

      • Lucinha Silva diz:

        Olá bom dia , Patrícia,
        Eu assisti o programa e gostei muito das dicas

        A planilha esta como exemplo em imagem não tem em Excel para download ??

        Agradeço se puder disponibilizar

        Att, Lucinha

        • Patrícia Lages diz:

          Oi, Lucinha. Obrigada pela mensagem! Na minha plataforma não dá para por o Excel formulado para download, por isso coloquei a imagem para servir de referência. Semana que vem teremos mais um programa sobre organização. Não perca! 😁

  • Cleuza Mancini diz:

    Estou adorando suas dicas de organização financeira!!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: