Dando sequência ao post de ontem, a inteligência não é a única chave para o sucesso, pois não basta pensar, é preciso fazer. Confira!

O sucesso não vem só pelo pensar, mas pelo fazer

Alguns comentários sobre o post de ontem (que você pode conferir um link mais abaixo, caso não tenha lido), destacaram a seguinte frase:

O sucesso não é alcançado por quem apenas pensa, mas sim, por quem faz.

Vimos que a inteligência importa, mas também que ela por si só não é suficiente.

E isso serviu para que várias pessoas entendessem que talvez não seja necessária mais uma formação, mais um curso ou mais um monte de conhecimento se elas não praticam o que aprendem.

Essa última parte da frase tem de estar muito latente na sua memória, pois é preciso estudar sim, mas de que adianta saber e não fazer?

Recebo diariamente perguntas sobre finanças pessoais, mas tem casos que simplesmente não consigo ajudar.

Aliás, nem eu, nem ninguém! Sabe quando?

Quando as pessoas sabem exatamente o que precisam fazer, mas não fazem.

Várias vezes recebi perguntas – tanto sobre finanças quando sobre empreendedorismo – e indiquei um dos meus livros para servir de base para a formação do conhecimento sobre os temas.

E sabe o que muitos respondem? Que já leram!

Ou seja, elas já sabem, porém, não aplicam. E o resultado disso é resultado nenhum!

 

Ou você se ajuda ou se atrapalha

Há uma passagem bíblica que muita gente já leu, mas que talvez não tenha interpretado da forma que vou propor aqui.

Ela está em Mateus 12:30

“Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha.

Essas são palavras de Jesus e, quando Ele fala, os significados estão sempre muito além da superfície!

Pense nessas palavras considerando a sua vida:

Se você não age em seu favor, você age contra si mesmo.

E se você não ajunta para si mesmo, você espalha.

Em outras palavras: se você não se ajuda, você se atrapalha!

E quando você não faz o que já sabe que tem que fazer, você mesma – sem interferência de nada e de ninguém – por si mesma se atrapalha.

Portanto, essa é mais uma chamada à ação!

Faça o que precisa fazer, comece o quanto antes e o sucesso será consequência.

 

Nos vemos amanhã.

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia Paty. Obrigado pelo puxão de orelha😉. Vamos a ação então. Bjs.

  • Olá Patrícia.
    Desde criança que ouvi dizer “conhecimento é poder”, mas o ano passado li que “conhecimento é potencial poder”. E foi o que me veio à memoria ao ler o post de hoje. Não serve de nada saber o que temos de fazer, mas não fazer. É como ter um remédio que vai curar uma dor, mas não o tomar. E muitas vezes não se faz o que se sabe que tem de ser feito por falta de disciplina para dominar as vontades e sentimentos e por falta de propósito.
    Creio que a disciplina também está relacionada com o propósito. Quando há um propósito e estamos comprometidos com o nosso propósito nós vamos à luta e agimos, sentindo vontade ou não.

  • Bom dia Patrícia! Eu lembro quando criança minha mãe colocava a toalha no ombro e passava horas dizendo que ia tomar banho e eu mesma sem ter muita noção de tempo achava que ela demorava demais p tomar banho rsrsr, meu marido vive falando que vai fazer isso e aquilo e entra ano e sai ano e nunca faz, eu toda vez conto p ele a história da toalha, ele fica rindo rsrsr, eu já ñ sou de falar muito, eu faço. 🤗🤩😘

  • Olá Patrícia, bom dia! Apresento um exemplo que pode até parecer banal, porém considero pertinente para esse post. Tinha terminado um curso em 2015, de vez em quando, pensava (só pensava) que deveria solicitar o certificado de conclusão e, por vários motivos, não o fiz. Aliás, melhor dizendo, nas poucas vezes que o fiz, não dei a devida importância para o encerramento desse processo de solicitar e receber o documento formal. Estava, mais uma vez, “pensando” na organização das minhas atividades para 2021 e, finalmente decidi no dia 15/12/2020, enviar um e-mail para a instituição de ensino e, o que aconteceu?!? Recebi pelo correio o certificado, exatamente ontem (05/01/2021)!!! Provavelmente, se eu não tivesse partido para a ação, poderia passar mais alguns anos, pela minha própria inércia, “pensando” ao invés de agir. Abraços!

  • Bom dia!
    Você está certa! Também agradeço a chamada! Lembra quando você ensinou o desafio de guardar dinheiro pelo dia da semana! Eu fiz 3 anos e como me alegrava em toda segunda feira cedinho passar no banco e depositar meu dinheirinho! E eu desfrute do melhor resultado!
    Ou seja, eu sei o que fazer! Melhor ainda é que estou estudando o livro de Provérbios e cheguei na citação das formigas e do preguiçoso (Cap. 6:6).
    Obrigada!!

  • Bom Dia!!! “””se você não se ajuda, você se atrapalha”” tão simples assim……….

  • Bom dia Patrícia!
    Fico impressionada quando vejo uma pessoa passando por alguma situação difícil e quando vou compartilhar algum conhecimento a pessoa já sabe de tudo. Assim como você falou, elas já sabem, porém, não aplicam. Me pergunto: como ela sabe de tudo isso e ainda estar na mesma situação? Depois a pessoa ainda me fala tudo que tem que fazer para conseguir sair daquela situação, como assim? Ela já sabe até a solução? Não! Isso não entra na minha cachola.
    Não adianta buscar tanto conhecimento e não fazer nada, assim como disse o sábio Salomão: é o mesmo que correr atrás do vento.
    Se agente não faz o que prometemos a nós, como vamos fazer para outros?

    Grande abraço.

  • Esses posts estão me ajudando bastante! Erramos por saber o que temos que fazer, mas não queremos sair da “zona de conforto”. Bora agir para mudar! Obrigada Patricia! Bjos

  • Perfeito!!!! Concordo…. Patricia sou grata por tudo… E a prova desse texto é a guinada que minha vida deu de 2020 pra cá! Alias te mandei o email e aguardo ansiosamente sua resposta!!! Por favor… Me responda!!!!

  • Sábias palavras, pq eu era assim comprava vários livros, comprava cursos sobre tudo, assistia tudo mas não aplicava nada do que aprendia, resumindo não tinha foco no que realmente eu queria pra mim, via que estava me afundando mesmo sabendo que eu precisava fazer.
    quando comecei acompanhar seu blog percebi outra linha de raciono foi daí que parei para me auto avaliar.
    Hj sou uma outra pessoa sem nome sujo, coloquei em me vida financeira andando devagar mas da maneira certa, conseguir realizar um sonho de empreender na minha área de formação. e por ai vai.

    Gratidão a Deus e a vc que tanto nos ajuda muito

  • Bom dia!!! Que post!!! Acho que a maioria das pessoas faz isso… Eu mesma vivo procurando ler coisas sobre finanças, vejo varios videos, tento seguir passo a passo do que acho interessante, mas chega num determinado ponto, pá!!! Não saio do lugar, já migro pra outra coisa, fico rodando igual cachorro atras do rabo…kkkk e não consigo evoluir. Não foco, nao tenho objetivos traçado, metas… Ah, como é dificil. Mas vamos lá… Ano Novo, bora tentar de novo!! Espero que desta vez eu consiga. Ainda bem que temos a esperança como nossa força, que nos impulsiona e não nos deixa desistir.

  • Adorando o desafio.
    Obrigada pelo puxão de orelha, exatamente o que estou fazendo.

  • Cheguei em uma parte do seu livro “O sucesso não cabe na bolsa” em que vovê fala exatamente isso. A propósito, além do conhecimento financeiro que oferece no livro, está me ajudando na construção do amor próprio, aceitação do meu corpo sem deixar de cuidar dele, da fé, etc. Dei muitas risas com o caso das chaves do seu esposo e do comentário sobre o “bumbum na nuca”. Rs…Rs

    Enfim… Uma delícia de livro!

    Parabéns e obrigada! 😘

  • Essa onda de cursos online dos últimos anos sobre todos os assuntos criou uma ideia de que é preciso estar sempre absorvendo novos conteúdos quando, na verdade, devemos focar em poucos e bons conteúdos e informações. Foi como eu escrevi ano passado. Estamos lendo de tudo mas não estamos lendo o principal livro ocidental… a Bíblia.

  • Boa tarde, “se você não se ajuda, você se atrapalha!” , No meu caso bem isso.

  • A cada dia uma revelação. Não adianta conhecimentos sem praticas, não adianta a oração sem a ação. A Fé se não é praticada ela vira religião. Seguimos firmes aqui no Desafio da Disciplina, pois ninguém vai fazer por nós mesmas o que devemos fazer

  • Boa Noite
    Acho que erramospor saber que temos que fazer e não fazemos as vezes por negligência em não sair de nossa zona de conforto e aprender mais adquirindo conhecimento.
    Amo seus posts, vídeos e livros os quais tenho lido e aprendido muito sobre economia e controle financeiro.
    ❤️💕💋

  • Fantástico! Como diz o escritor Paullo Vieira, “Tem Poder quem Age”.

  • A Celi Bezerra poderia escrever um livro para a gente se deleitar.
    Sou fã dela mesmo sem conhecer pessoalmente.
    Se fizermos um compilado de tudo que ela responde ja “daria uma boa introdução”.
    Parabéns pelo post.
    Beijos.

  • Oi Patrícia tudo bem 🌹
    Estou vencendo a mim mesma a cada e-mail que recebo é um (novo aprendizado)na verdade como vc falou do que adianta saber o que tem que ser feito e não fazer,desde o dia que decidi fazer o que tem que ser feito o meu entendimento se abriu
    Esse ano é meu ano .Ano da disciplina
    Deus te abençoe a cada dia 🙏

  • “E quando você não faz o que já sabe que tem que fazer, você mesma – sem interferência de nada e de ninguém – por si mesma se atrapalha.” Isso é uma verdade. E a pessoa às vezes por não fazer bem feito da primeira vez perde tempo e recursos para fazer novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *