Recebo essa frase desde 2011, quando comecei a trabalhar com finanças. Porém, passados quase 10 anos, pouca coisa mudou. É preciso cuidar do seu dinheiro!

“Não sei nada sobre dinheiro, como começar?”

Em 2011, quando comecei a escrever sobre finanças pessoais no blog da Cris Cardoso (quem lembra?), eu achava que eram textos meio “chover no molhado”.

Isso porque eu pensava que todo mundo sabia sobre o que eu estava falando.

Porém, com o passar do tempo, vi que o pouco que eu sabia era muito diante do que a maioria das pessoas sabe…

Mas, passados quase 10 anos, o que vejo é que, no geral, pouquíssima coisa mudou.

É claro que quem tem seguido as dicas, lido meus livros e acompanhado o meu canal do YouTube mudou de vida.

Temos inúmeros relatos de pessoas que passaram a lidar bem com o dinheiro, cresceram financeiramente e hoje até ensinam outras. 😀

Contudo, se formos considerar o conhecimento do brasileiro em geral sobre seu próprio dinheiro veremos que a maioria não saiu nem sequer do básico.

E essa é uma das razões pelas quais tanta gente vive endividada e, para piorar, é enganada com frequência.

Ao longo desta semana vou postar alguns mitos sobre dinheiro que muita gente acredita e cai.

E o que quero combinar com você é que esse conteúdo não fique apenas na sua caixa de e-mails, mas que você seja uma embaixadora dessas dicas. Pode ser?

Então, por favor, compartilhe com o maior número possível de pessoas para que a gente possa mudar um pouco esse quadro.

 

O mito do dinheiro rápido e fácil

O Brasil é um país onde, infelizmente, não faltam golpistas.

Porém, precisamos entender que os golpistas só prosperam quando encontram pessoas DISPOSTAS a serem enganadas.

É exatamente isso que você leu! Há muita gente que se dispõe a acreditar em coisas que chegam a ser absurdas e, com isso, quem vive de golpes consegue alcançar muito mais pessoas do que quem tenta educá-las…

E se há uma coisa sobre a qual o brasileiro não tem conhecimento é sobre investimentos.

A pergunta que mais recebo sobre o assunto é: qual investimento rende mais e dá retorno mais rápido?

Essa é a preocupação da grande maioria das pessoas: obter o máximo de dinheiro no menor período de tempo.

E é aí que certamente os golpistas fazem a festa!

Não é à toa que as pirâmides financeiras, embora sejam um golpe que chegou ao Brasil há uns 50 anos, ainda atraem os desavisados.

As pessoas acreditam que colocarão mil reais e, depois de 30 dias, receberão 2 mil. Não perguntam como e nem de onde vem a mágica, até porque, não acham que seja “mágica”. Elas realmente acreditam…

E a minha pergunta é: como as pessoas podem acreditar que seja possível oferecer 100% de retorno em 30 dias se a nossa taxa básica de juros está em 3,75% AO ANO??

Se você aplicar mil reais na poupança considerando essa taxa, terá um rendimento de R$ 26,25 depois de um ano inteiro.

Isso porque a poupança rende apenas 70% da Selic, coisa que repetimos quase que diariamente, mas poucos param para ouvir ou para tentar entender o que isso significa.

O que as pessoas precisam entender é que para se ter rendimentos maiores é preciso investir por MUITO tempo.

Dinheiro rápido e fácil é uma equação que só tem um único resultado: roubada.

Onde buscar informações?

Por isso, é preciso que você busque informações.

Não é preciso parar a sua vida ou investir horas e horas do seu tempo, mas se você ler um texto por dia, assistir dois ou três vídeos por semana, já vai ser um bom começo.

Você tem o nosso blog com posts periódicos e, para não perder, pode assinar gratuitamente e receber um e-mail cada vez que postamos um novo conteúdo.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

E também tem o novo Portal Economize no R7, do qual faço parte junto com um super time!

Portanto, não há mais desculpas para não cuidar melhor do seu dinheiro!

Principalmente em um momento como esse, onde não podemos vacilar.

Então, vamos combinar que você vai cuidar melhor daquilo que pode proporcionar um pouco mais de conforto e tranquilidade?

Nos vemos!

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Eu lembro com carinho dessa época, Patrícia! Não perdia um post seu. Eu ficava me perguntando : “Quem será essa moça?” Eu até pensei que você fosse esposa de algum bispo kk até que conheci sua história no livro Bolsa Blindada e tô aqui até hoje 🙂 e sempre te indico para as pessoas. Aí eu sempre comento com meu marido suas dicas e ele até pratica kkkk. Obrigada por não ter desistido. Bjos

  • Aprendo todos os dias com sua dicas!!! Eu não tinha ideia alguma sobre como poupar dinheiro… coloquei em prática e agora posso fazer planos!!! Uso a técnica de 10 20 70 do seu livro e também o desafio das 52 semanas!!! Isso me faz muito bem!!!

    Agradeço desde já tudo o que tem feito para melhorar a vida das pessoas!!!

  • Ola Patricia tudo bem contigo?

    Eu estou bem graças a Deus.

    Penso que falta em muitas pessoas é humildade para reconhecer que elas não sabem lidar com suas finanças e disposição pra fazer diferente do que elas aprenderam a vida toda.

    No meu caso, só repeti o que aprendi com minha mãe e o resto da família: trabalha e paga contas só isso.

    Provavelmente a minha família também fez o que aprenderam com os seus paiz e o ciclo continua e ninguém sai do lugar.

    A minha mentalidade mudou quando li seus livros e pratiquei o que estava sendo orientado, e essa é a parte mais difícil: deixar os nossos velhos hábitos pra fazer algo diferente do que já estamos habituados a fazer uma vida inteira, custa muito, dói, mas é o melhor caminho com certeza.

    Em relação aos investimentos eu estou buscando conhecer mais sobre o que tenho ouvido no seu canal e no canal do Ben, e neste momento da minha vida que estou organizada meu foco agora é ir em busca dessa liberdade financeira, sei que não acontecerá de um dia para o outro, mas de degrau em degrau chegarei lá.

    Tenho imensa gratidão por você, porque tens feito uma diferença enorne na minha vida.

    Muito obrigada mesmo por cada experiência compartilhada, vídeos, textos, desafios, livros, um conjunto de conteúdos riquíssimos que tem contribuído imenso para o meu crescimento e com certeza passarei a diante para aqueles que quiserem aprender também.

    Que Deus te abençoe grandemente todos os dias, que Ele te capacite cada dia mais e mais.

    Ainda quero vê-la divar com o seu programa na Record hein, vai arrebentar!!!

    Grande abraço.

  • Paty, adoro seu conteúdo, aprendi é aprendo muito com você, envio seus vídeo pra todos que conheço e querem ter uma vida melhor. Parabens pelo seu trabalho.

  • Olá Patrícia, tudo bem?
    Primeira vez que eu comento no seu site, mas também estou fazendo esse comentário com intenção de deixar registrado o momento que estou vivendo, momento esse que quero sair da minha atual situação e ser uma pessoa mais próspera financeiramente! Comprei hoje os seus 2 livros Bolsa Blindada 1 e 2 e já estou ansiosa esperando chegar, pra eu começar essa nova etapa na minha vida que eu tanto preciso aprender.
    Obrigada por todo conteúdo que nos disponibiliza.

    • Seja bem-vinda aos comentários!! Espero vê-la mais por aqui e que vc goste dos livros! Bjs

  • Olá Patricia!

    Pois é,ainda existe quem acredite nestes picaretas de plantão e acho ótimo você alertar as possíveis “vítimas” sobre estes golpes e como se interessarem por educação financeira.Como investidor que sou,recomendo fortemente ainda mais neste momento que elas se interessem em aprender como lidarem com dinheiro,pois o retorno deste aprendizado é garantido e certo.
    Abraços.

  • Oi Patrícia!☺️Acompanho vc desde o começo e com certeza, aprendo muito com você! Parabéns pelo empenho! Que Deus te abençoe hj e sempre.

  • Graças ao Livro Bolsa Blindada, me tornei sua seguidora.
    Já li todos seus livros e de endividada passei a investidora.
    Deus lhe abençoe

  • Eu lembro do post “bolhas de sabão que levam a Paris”,no blog da Dona Cris. Foi aí que comecei a prestar atenção nesse assunto, eu nem era casada. sempre gostei muito dos seus posts. 🙂

  • Gosto muito de suas dicas. Uma que apliquei e vi resultado principalmente na crise é de pagar a mim mesma antes dos gastos rotineiros. Foi uma dica que eu estava meio incrédula…RS para um orçamento apertado, mas eu rapidamente me ajustei. Mas cai na besteira de na virada do ano deixar o meu pagamento para fazer no final e não sobrou nada para me pagar RS… Exatamente como você falou da importância de poupar primeiro… E como eu aprendi com você a anotar eu logo notei que tinha que voltar a seguir a dica de meu pagamento antes de gastos. Além disso teve a dica dinheiro extra é dinheiro para poupar e não para gastar…RS…antes eu usava para gastar com extras RS…mas aprendi a guardar já que é um dinheiro que eu não contava mesmo… são diquinhas que fazem toda a diferença…por isso é importante anotar…

  • É com grata alegria, que te conheci 🙂
    Embora há menos de um mês, já fiz verdadeiras maratonas nos teus vídeos do youtube e instagram. E penso voltar a fazê-los, pois em meio ao entusiasmo, confesso que alguns esqueci de fazer like e mereces todos eles, pois também dedicas atenção com bons conteudos aos teus seguidores. A parte boa, poder assimilar melhor ainda os conhecimentos (Já pus em prática algumas dicas) Nunca é demais rever, é como um bom livro. No teu caso ainda não tive oportunidade para adquirí-los, pois moro em Portugal e ainda não estão aqui o envio é complicado. Tenho alguma dificuldade em ler em digital, gosto de folhear, de sentir o cheirinho de um livro novo 🙂
    mas vou arranjar maneira 🙂
    grata novamente, beijinhos verinha

  • Boa noite Patrícia Lages, conheci você pelo programa da Regina, Mulheres. E eu fiquei ansiosa para saber como que eu posso fazer uma aplicação segura, não é muito dinheiro, mas é um dinheiro que eu gostaria de estar aplicando. O que você poderia estar me sugerindo, e gostaria de ter seus livros tambem, no momento esse valor está na poupança mas eu queria em outra financeira que eu pudesse ganhar um pouquinho mais.

    • Vc pode investir em Tesouro Direto. Estude sobre o assunto. Tem vídeo no meu canal do YouTube. Bjs

  • Boa noite Patrícia Lages, conheci você pelo programa da Regina, Mulheres. E eu fiquei ansiosa para saber como que eu posso fazer uma aplicação segura, não é muito dinheiro, mas é um dinheiro que eu gostaria de estar aplicando. O que você poderia estar me sugerindo, e gostaria de ter seus livros tambem, no momento esse valor está na poupança mas eu queria em outra financeira que eu pudesse ganhar um pouquinho mais.

    • Oi, Regina! Vc pode começar pelo Tesouro Direto. Tem vídeo no meu canal do YouTube ensinando como fazer. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *