Just do it! – Apenas faça!

31/07/2014

Just do it! – Apenas faça!

Se você acha que vivemos em um mundo onde tudo é descartável, confira o post e repense seus conceitos. Just…

Se você acha que vivemos em um mundo onde tudo é descartável, confira o post e repense seus conceitos. Just do it!

Você já ouviu esse slogan e só vou dizer que é da Nike porque o jornalismo pede que toda informação seja disponibilizada. Mas sei que foi redundante…

O que talvez você não saiba é que ele foi criado em 1988, ou seja, há 26 anos. Naquela época, a Nike se comunicava com atletas e não era tão divulgada entre pessoas que não praticavam esportes profissionalmente. Até que Dan Wieden, fundador da agência de publicidade Wieden+Kennedy teve uma ideia genial: ampliar a área de atuação da Nike.

O conceito: não é necessário ser um atleta profissional para usar produtos da Nike. Todo mundo que tem um corpo pode se exercitar, então, basta fazer. A marca, que antes atendia a um público restrito, passou a ter bilhões de possíveis clientes ao redor do mundo.

Quanto ao slogan, você pode achar meio estranho, mas ele não foi exatamente uma criação, mas sim, uma apropriação. E mais estranho ainda é e onde ele surgiu…

Em 1977, nos Estados Unidos, aconteceu a execução de um serial killer chamado Gary Gilmore. Ele foi o último condenado a ser morto por um pelotão de fuzilamento e, antes de morrer, suas últimas palavras foram: “Just do it!” (Apenas faça!).

Quando estamos focados em crescer, não ligamos para as convenções. Se algo mórbido pode virar algo bom, por que não? Há tanta coisa boa que as pessoas tornam em algo ruim, por que não fazermos o inverso?

Além do que, o slogan é realmente genial, pois há coisas que pedem simplesmente uma atitude, sem bla-bla-bla, são assim: fazer e pronto! E mesmo nesse mundo onde uma coisa surge hoje e amanhã já a esquecemos, o Just do it continua na nossa cabeça mesmo já tendo feito bodas de prata.

O tempo não pode tirar o valor daquilo que é bom. E ainda que a Nike mude o slogan algum dia, esse sempre será o que a projetou para o mundo inteiro.

Uma ideia pode mudar tudo. Uma frase pode expressar tudo. Basta estarmos atentas.

Confira o filme da Nike pelos 25 anos do slogan.

Nike – Possibilities

Está em inglês, mas creio que as imagens dizem tudo. São pessoas comuns em situações esportivas no meio de grandes atletas, jogando de igual para igual. Mais uma ideia genial! Vale dizer que quem atende a conta da Nike até hoje é a Wieden+Kennedy, responsável pela criação desse vídeo.

Nos vemos!
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8 comentários

    Hola Dra. Muy bueno el post. Es verdad sí, si invertimes más energía en hacer que en hablar nuestro tiempo sería mucho más pruductivo.
    Muchas gracias! Estoy aprendiendo mucho con sus post. Besos desde Uruguay.

      Saludos a toda la gente de Uruguay!!!

    Acredito que um dos maiores equívocos de muitas pessoas, empresas, está nesse pensamento da *cultura do descarte”.
    Com o objetivo de produzir produtos inovadores, acaba que se perdendo a ideia que é possível fazer uma fusão, do velho e do novo.
    E isso é tao real, que temos o exemplo da moda retrô, seja no ramo da confecção ou eletrodomésticos.
    Sem fazer propaganda, veja os produtos da KitchenAid, são simplesmente maravilhosos!!!
    Ele entenderam a importância de produzir produtos com tecnologia de ponta e ao mesmo tempo, atender aqueles clientes que nasceram em uma época que não havia a tecnologia de hoje. E assim também, fazê-los usar de suas memórias fotográficas; a sensação de nostálgica.
    Velho+novo= produto inovador e exclusivo!!! 😀

      Super!!

    Olá Patricia!
    Isso mesmo, a imagem diz tudo! Com certeza para eles se tornarem o que são hoje, um dia eles foram e fizeram o que tinha que ser feito. E hoje carregam a marca. O que precisamos muitas e muitas vezes é ter essa atitude de apenas por em prática, agir, tirar do papel, dos sonhos e tornar um passo, uma medida! Temos muitas dúvidas no como agir, medos, receios, mas a ação podia ter feito toda a diferença.!

    Bjos

    Que mensagem enriquecedora, tirei uma grande lição do inicio da Nike. “Se pararmos de olhar para o meio, ampliar nossos horizonte e sonhos poderemos ser GRANDE ”
    Parabéns pela sensibilidade.

    NO TEMPO CERTO

    Muito bacana!!
    Dessa eu não sabia… bjs

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