A palavra gratidão tem sido amplamente usada, tanto que às vezes até perde o sentido. Mas, afinal a quem devemos ser gratos?

Gratidão verdadeira

Com o post de hoje terminaremos a nossa análise da oração do “Pai Nosso” e o assunto é a gratidão.

Essa palavra tão presente ultimamente na boca dos brasileiros, mas que nem sempre é endereçada a quem realmente devemos ser gratos.

É engraçado ver como cada vez mais pessoas dão graças efusivamente ao receberem coisas simples, mas se esquecem de Quem verdadeiramente a merece.

Esses dias respondi a pergunta que uma pessoa me enviou pelo Instagram e a ela agradeceu com um “GRATIDÃO ETERNA!”

Pensei: Caramba… que exagero! rs…rs…

Se por um lado há exagero, quase sempre, por outro, há falta.

Obviamente é bom ser grato, mas o final do “Pai Nosso” – em Mateus 6:13 – nos ensina a Quem deve pertencer nossa gratidão.

Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Reino é sinônimo de autoridade e quem possui essa autoridade detém o poder e é o verdadeiro merecedor de todas as glórias.

 

Desejo de reconhecimento

Todo ser humano tem a tendência de querer reconhecimento por seus feitos, ou seja, de receber as glórias.

Por outro lado, também sabemos ser gratos com quem nos faz o bem.

Porém, é preciso lembrar que sem a ajuda dAquele que detém todo poder, nada é feito.

Uma fala do próprio Deus é registrada em João 15:5 e diz assim:

…porque sem mim nada podeis fazer.

Portanto, se alguém verdadeiramente lhe ajuda, é porque Deus permitiu que assim fosse.

É importante ser grato às pessoas, mas não devemos nos esquecer de agradecer Àquele que, de fato, usa pessoas para nos abençoar.

Essa é a lição final dessa oração tão importante que Jesus nos ensinou: darmos as glórias à Deus, sempre e para sempre.

E se as glórias chegarem até você, não se orgulhe de si mesmo, mas a transfira na hora ao Único que a merece.

Cadastre-se para não perder nada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Confira o desafio anterior:

Cabe a nós fugir de todo o mal

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia querida! Verdade, hj fala-se muito na palavra gratidão, que acredito ser o velho “Obrigada” , gratidão à Ele o Rei dos Reis. Um grande abraço 😍

  • Bom dia, verdade, agradecemos a muitos, mas Aquele que temos que ser realmente gratos não somos. 🌺

  • Olá Patrícia, bom dia! Gratidão à Deus pela oportunidade de conhecer um pouquinho do seu trabalho a cada dia. Gratidão à Você por partilhar um pouco do seu conhecimento. Lembrei da música do cantor Roberto Carlos: “Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar/E as crianças não deixem de sorrir/ E que os homens jamais se esqueçam de agradecer/
    Por isso eu digo: Obrigado Senhor por mais um dia/
    Obrigado senhor que eu posso ver/ Que seria de mim sem a fé que eu tenho em Você (…)” Obrigado Senhor! Abraços

  • Lendo o post de hoje Patrícia, eu me lembrei de uma situação que aconteceu há uns dias atras: recebi uma mensagem de uma amiga me agradecendo e dizendo que me admira muito e queria se tornar igual a mim e que tem muito orgulho de mim e etc…

    E quando eu li, imediatamente eu lhe respondi com um audio: Olha, não me admire, admire à Deus!
    Eu sou cheia de falhas, eu tenho minhas lutas, as minhas guerras …

    Eu sei o trapo de pessoa que eu era, por isso não queria que ela ficasse admirando a Laura, mas que ela admirasse o Deus que fez essa mudança na Laura.

    E é isso que temos que ter cuidado, muitas vezes admiramos demais as pessoas, eu também admiro algumas confesso, mas sei que se elas são o que são é obra de Deus na vida delas.

    Grande abraço e que Deus te abençoe grandemente todos os dias!

  • Boa tarde!
    Agradecer a Deus pela vida de alguém que passa pela minha vida!
    Não tem como ser de outro jeito… afinal, sem Ele, o que de fato pode ser feito?
    Assim é pela sua vida Patrícia Lages, que foi gentilmente colocada na minha vida e marca presença até hoje em meu crescimento: obrigada, Senhor!

  • Sim ,temos que agradecer a Deus por tudo,até por pessoas boas que existe e que são enviadas por Ele.
    Também concordo que a verdadeira gratidão só ao Rei dos Reis.
    Vc é uma pessoa abençoada ,pois tenho aprendido a muito com seus posts,vídeos, livros etc.
    💋💕

  • Tenho pedido a Deus todos os dias pra que eu seja uma pessoa grata…. Alias… Tenho em casa um pote… O POTE DA GRATIDAO… Durante o ano todo nós, meu marido, filhos e eu colocamos motivos pelos quais agradecer e ao final do ano… Abrimos o pote, relemos tudo e juntos oramos… Isso fez 99% das reclamaçoes diminuirem em casa… Detalhe… Tenho um casal de filhos adolescentes… Sou grata a Deus e a vc, Patricia por esse mega desafio… Obrigada

  • “E se as glórias chegarem até você, não se orgulhe de si mesmo, mas a transfira na hora ao Único que a merece.”
    Verdade,só Deus é digno de toda honra e glória… e louvor.

  • Eu imagino que a pessoa que falou “gratidão eterna” deveria estar em um grande sufoco financeiro e suas dicas conseguiram ser uma ” luz no fim do túnel”. Principalmente como você já comentou em seus blogs no momento que a pessoa está endividada ninguém aparece, nem família e nem amigos. A pessoa fica só. Quem tem Deus consegue passar pela situação, mas quem não conhece a Deus fica em desespero. Já vimos até caso da pessoa retirar sua própria vida por causa de desespero financeiro e de realmente não ver saída. Deus tem usado muito você, Patrícia. Dou graças a Deus por me trazer até aqui no blog. Eu nunca fui uma pessoa endividada, mas não tinha reserva alguma, praticamente nem um real. Vida estagnada. Vida financeira “sem forma e vazia”. Mas aqui tenho aprendido muito. E cada ideia errada que eu tinha como investimento é só para ricos, eu só posso ter dinheiro se trabalhar para alguém, dentre outras foram destruídas e novas ideias estão sendo construídas baseadas em inteligência financeira. Cada dica de conhecimento que você nos traz é um ” haja luz” de Deus em nossas mentes. E eu venho prosperando de grão em grão. Sendo fiel a Deus para que do pouco Ele me coloque no muito. Muito obrigada. Que Deus continue te dando muita sabedoria e prosperidade para que muitas pessoas possa ser ajudas. E que principalmente muitas pessoas venham conhecer a Deus através do seu trabalho e da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *