Tempo é algo que não se acumula e sobre o qual não temos nenhum controle, a não ser que tenhamos disciplina em relação a ele.

Disciplina do tempo em 3 passos

Sobre o tempo, há vários pontos de vista curiosos que geralmente não paramos para pensar:

  • Ninguém tem tempo e isso é um fato. Ou será que você tem aí duas semanas guardadas em uma gaveta para quando quiser tirar férias?
  • Não há nada mais democrático e igualitário que o tempo, afinal, todos nós recebemos 1.440 minutos todos os dias, nem mais, nem menos;
  • É impossível ter controle sobre o tempo, pois passa no mesmo ritmo ainda que queiramos que ele voe ou passe devagar.

Mas há algo relacionado ao tempo e que todos nós podemos controlar:

A maneira como vamos utilizar os 1.440 minutos que fazem parte do nosso “orçamento diário”.

 

 

Para isso, preparei 3 passos para que você desenvolva a disciplina do tempo.

Primeiramente, a ideia não é deixar o seu dia “quadrado”, mas sim, que você desenvolva estratégias simples para não ver o dia passando e as tarefas ficando…

Então, anote aí

PASSO 1 – Planejamento

Se você não pré-definir o que precisa ser feito vai ficar mais difícil a condução do seu dia.

Pessoas adeptas do “deixa a vida me levar” costumam ser as que mais lamentam a perda do tempo.

Por isso, tenha um planejamento para hoje e para os próximos dias de forma que suas tarefas estejam sempre à mão e você não se esqueça de nenhuma delas.

 

PASSO 2 – Distribuição

Não queria colocar um elefante num fusquinha!

O seu dia tem 24 horas e elas não são elásticas, ou seja, nenhuma terá mais do que 60 minutos.

Portanto, distribua as tarefas que precisam ser feitas ao longo do dia tomando 2 cuidados básicos:

  1. Não encha o dia de tarefas desde a manhã até a noite, pois imprevistos acontecem e você terá de encaixá-los durante o expediente. Se a sua agenda estiver 100% tomada será mais difícil conciliar o previsto com o imprevisto.
  2. Dê prazos reais, ou seja, não programe fazer em 20 minutos o que normalmente leva uma hora. Seja conservador ao determinar os prazos e evite ser otimista demais!

 

PASSO 3 – Ação

Não é bom agir sem planejar, da mesma forma que é ruim passar o dia planejando sem nenhuma ação.

Estabeleça um tempo proporcional para o planejamento e parta para a ação.

Significa dizer que, para uma tarefa simples não devemos perder tempo planejando demais.

E para tarefas mais elaboradas não devemos partir para a ação sem saber o que ou como vamos fazer as coisas.

 

Esse equilíbrio é essencial para a boa utilização do seu tempo.

 

E se você tem perdido mais horas do que deveria (ou gostaria) na organização da casa, confira o vídeo onde dou 5 dicas para a sua organização durar por mais tempo!

 

 

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia Patrícia! Se tem uma coisa que eu prezo, é meu tempo, estou sempre adiantada, nunca atrasada 🤗🤩😘

  • Olá Patricia, bom dia. Sempre ouvia sobre a necessidade de planejar o nosso dia, e muitas vezes eu “criava” um planejamento mental, sem muito esforço e no final do dia percebia que não havia feito nada do precisava, ou bem menos, porque com tantas atividades, acaba esquecendo.
    Tenho mudado o meu jeito de organizar o dia, escrevendo e anotando as tarefas e percebo, que ele tem sido muito mais produtivo e me sinto muito mais eficiente, já que consigo atender aos prazos solicitados, sem tantos atropelos.
    Quanto a organização de casa, tenho seguido as suas dicas e também tem me ajudado bastante.
    Obrigada!

  • Olá Patrícia, bom dia! Obrigada por trazer as dicas objetivas para organização do tempo, lembrando que 24 horas por dia é o limite, nada mais e nada menos! Então, planejar, distribuir e agir é o início para criar o hábito. A organização complicada, cheia de detalhes e sem praticidade acaba mesmo caindo em desuso e a desorganização se instala como se houvesse um “elefante na sala” (rs…rs…). As dicas do vídeo “Organização para durar!” são tão simples de serem aplicadas e contribuem bastante com a economia de tempo e esforço desnecessário. Abraços!

  • Boa tarde Pati
    Realmente o planejamento é primordial para a realização de planos e projetos; porém isso tem a ver com o nosso tempo disponível para planejar e concretizar tudo o que almejamos.
    Nossos sonhos tem que sair do papel e caminhar para a ação.

  • Uso a agenda do google para me organizar e na minha lista de tarefas também está listado “Ler o Blog Bolsa Blindada”rs

  • Patricia, eu sou do tipo que planeja o dia e semana. Isso me ajuda muito. E a organização das coisas é fundamental para o dia ser mais produtivo. Uma coisa que adorei, foi a dica de alugar coisas que não uso muito! Eu não conhecia a opção de aluguel de bicicletas, mala de viagem…Achei fantástico! Obrigada!

  • Boa tarde!!
    Amei o vídeo! Já vou pesquisar a box mania! Os organizadores que você mencionou ajudarão no pouco espaço do meu armário!
    Enquanto você citava o cobertor velho…. eu ria…. a minha colcha da cama deve ter uns 13 anos!!!!

  • Boa noite
    Ótimas dicas, agora só colocar em prática.

  • Adorei o vídeo ilustrando o assunto do post de hoje.
    Realmente ter preparo para realizar as tarefas diárias é o caminho para manter a organização e sendo assim não perder o precioso tempo…para depois arrumar a bagunça.
    Com as dicas do vídeo citado, fiquei curiosa para ver como é a organização de seu guarda-roupa “ou closet pessoal ” deve ser algo contagioso de ver de tão organizado “imagino”.

    Adoro ser sua aluna.
    Dalcinara Paim / Criciúma SC.

  • Oi Patrícia,
    Tentando ganhar mais tempo nas tarefas, ando muito distraída com tudo, não sei se é fase ou estou deixando me levar. Sempre fica algo pendente, que não são importantes, mas, fico com a sensação que o dia não deu para nada, vou seguir essas dicas para melhorar.
    Sobre as caixas organizadoras eu adoro, tenho em todo lugar da casa, até no meu escritório (rsrs).

    Grande abraço.

  • O planejamento é fundamental para que tudo saia conforme organizado, mas para que isso aconteça a organização diária das coisas como os objetos utilizados, comida, cardápio, dinheiro, tudo.. ajuda na hora da execução das tarefas propostas. Eu amei esse desafio!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *