Os cuidados com a saúde são assuntos que estão sempre em pauta, mas até onde apenas ouvir sobre saúde vai ajudar você a ser saudável?

Cuidados com a saúde

Por mais que sejamos diferentes, acredito que uma coisa todos têm em comum: negligenciar a saúde de alguma forma.

Não se alimentar bem, não beber água suficiente, não dormir o tempo necessário, não fazer exercícios regularmente, não ir ao médico ou ao dentista, começar um tratamento e parar, se automedicar para tentar resolver um problema mais rápido, enfim…

Quem de nós pode dizer que nunca fez nenhuma dessas coisas?

Nossa vida tem um ritmo que acaba cobrando mais do que podemos pagar e, por isso, vivemos tentando atender todas as coisas, mas a verdade é que – muitas vezes – só conseguimos atender às mais urgentes.

É aquela história: vemos que não estamos bem, mas enquanto nenhuma bomba explode, vamos em frente!

Então, o que fazer?

Há coisas que estão ao nosso alcance e que podemos inserir na nossa rotina para buscarmos uma vida mais saudável.

Preparei uma listinha bem simples que você já deve ter lido centenas de vezes, mas que, em vez de ler mais uma vez….

…é hora de decidir colocá-la em prática!

  • Seja seletivo com o que come – evite alimentos processados e sempre que possível opte pelos que sejam mais naturais. Guarde essa máxima: descasque mais e desembale menos!
  • Beba água – não se trata de beber os famosos 2 litros por dia, pois essa não é a quantidade indicada para todo mundo. O correto, segundo especialistas, é ingerir 35 ml por quilo de peso. Ou seja, eu que tenho 48 quilos, devo beber 1,680 litro/dia. Quem pesa 60 quilos deve beber 2,100 litros. Faça as contas e prepare sua garrafinha.
  • Mexa-se! – procure passar com um especialista que possa indicar qual tipo de exercício é mais indicado para o seu caso. Nem todo mundo resolve suas questões de saúde andando, nadando ou fazendo musculação. Para cada tipo de necessidade há exercícios mais apropriados, então, seria ótimo saber o que se adequa melhor a você.
  • Marque uma consulta – eu sei que é preciso tempo e que muitas vezes é necessário ter dinheiro, mas pense que a sua saúde é um investimento e que, sem ela, você não vai muito longe. Não troque os cuidados com a saúde por um jeans novo no guarda-roupa. Priorize o que é mais importante. Isso vale para consultas médicas e odontológicas. “Mas, Patricia, dentista é muito caro!” Bem, mais caro mesmo é não poder sorrir… Você não tem que gastar uma fortuna, mas não deve deixar de se cuidar.

 

Confira o desafio anterior

16 – Tempos para si mesmo

Confira o próximo desafio

18 – Distração pode virar enganação

Cadastre seu e-mail e não perca nada!

Você receberá uma notificação a cada nova publicação.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Obrigada Patricia, esta adiando a ida ao dentista, mas lendo esse post me encorajou a ir atrás e cuidar da minha saúde. Já marquei uma consulta e irei também fazer meus exames de rotina.

  • Bom dia! Verdade, na correria do dia a dia esquecemos de cuidar do mais importante, a nossa saúde, e é tão fácil, basta colocarmos alguns hábitos saudáveis: beber mais água, uma atividade física e uma alimentação mais natural , tudo é uma questão de hábito. Um grande abraço!

  • Boa tarde,

    Gostei da informação a respeito de peso X quantidade de água!
    Eu descasco muito mais do que embalo…. creio que é por isso que minha saúde está em dia!
    Ainda falta os exercícios, confesso não atentar muito, mesmo sabendo que tem um programa na TV Cultura todas as manhãs (06h00) chamado “Energia”, que tem sessões de exercícios de alongamento!
    Obrigada pelo puxão de orelha!

  • Temos que fazer mesmo! Aqui vai uma dica Pati, planos odontológicos custam R$ 46,50 por mês, falo isso porque sou corretora de planos de saúde, muitos não querem pagar nem isso mês a mês por um ano todo, eu acho super em conta! Mas na hora de comer besteira ou comprar coisas caras não fazem nenhum caso! Fora as mamães que falam que não tem condições de pagar um plano de saúde de 200 reais para o filho mas todo ano faz festa para ele, leva no Mec, shopping e etc, é uma inversão de valores! #prontofalei rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *