Eis que está surgindo a Black Friday e com ela a vontade louca de comprar coisas que você não precisa com o dinheiro que deveria ser usado para outra coisa. Desatola!

Cuidado com coisas que você não precisa!

Se tem algo que faz a vida financeira das pessoas ficar atolada são as dívidas.

Ainda mais em um país como o nosso onde os juros estão na estratosfera…

Mas não é à toa que temos mais de 60 milhões de inadimplentes no Brasil.

Esse número astronômico se deve ao fato de as pessoas não ligarem para o preço final do que compram.

A maioria que compra parcelado só considera a tal “parcelinha que cabe no bolso” (mas que na verdade não cabe!).

Ao contrário do que muita gente pensa, a maior parte dos endividados não está nessa situação por casualidade.

Ou seja, não é porque perderam o emprego ou alguém na família ficou doente.

As dívidas vêm com a compras de coisas que não são de primeira necessidade e ainda aumentam de preço com os juros.

Só que, na hora da compra, quase ninguém liga para eles!

Por isso, muito cuidado neste mês de novembro, quando o comércio inicia a Black Friday.

Nem vou falar sobre as fraudes, pois isso você já está cansada de saber.

Mas quero falar do cuidado que você deve ter para não comprar coisas das quais não necessita.

Para ajudar, aqui vai uma listinha do que você não deve fazer (se é que você quer mesmo desatolar e não atolar mais!):

  • Não compre coisas apenas porque estão baratas. Quando a gente compra algo que não precisa acaba deixando de comprar o que precisa.
  • Não compre coisas inúteis porque estão na modinha. Isso vale para tudo. Se não tem utilidade, para que gastar?
  • Não compre coisas que você pode ter a mesma utilidade com algo que você já tem. Por exemplo: para que comprar um cozedor de ovos se você pode fazer isso em qualquer caneca ou panela?

Então não devo aproveitar a Black Friday?

Aproveitar? Sim, deve!

Mas só se for realmente um proveito.

O que você pode fazer é adiantar a compra dos presentes de fim de ano, por exemplo.

Ou até mesmo material escolar que você sabe que vai precisar e que estará mais caro no início do ano.

Pesquise preços sempre, mas mesmo assim, faça antes uma lista do que precisa.

Feita a lista, vá à luta e procure bons descontos.

Aí sim, serão boas compras sem atolar a vida!

 

Amanhã teremos nosso último desafio desatola, mas novembro vem aí com coisas novas.

Nos vemos!

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Oi Paty, ótimo post! Eu estou programando a troca do meu PC e pesquisando se vale olhar um notebook no lugar. Na minha lista também tem um fogão que já “namoro” desde maio. Estou guardando os preços de tudo e acompanhando pra ver se vale a pena. Sou compulsiva (principalmente com roupas e sapatos) desde sempre e depois que conheci seu blog e os livros, minha vida financeira tá entrando no eixo novamente. Até fiz um investimento no Tesouro Direto (rsrs). Estou programando a troca do carro (um sonho de infância é poder comprar um carro zero) e sou extremamente grata por cada dica sua, por disponibilizar seu tempo e seu conhecimento para ajudar pessoas como eu. Muito sucesso e bençãos do Senhor pra você! Bjs!

    • Oi, Ana
      O que vc precisa fazer é priorizar. O que é mais importante pra vc: o computador, o fogão ou trocar de carro? E sobre a questão do carro, a ideia de comprar um zero deve ficar mesmo apenas na infância! Não vale a pena sob nenhum ponto de vista comprar carro zero. Você o tira da loja, anda até a esquina e ele já vale 20% menos do que você acabou de pagar. É uma enorme perda de dinheiro, mas as pessoas compram porque é um “sonho”. Então, amiga, acorde! Isso é um pesadelo para o seu bolso!
      Beijos

  • Linda Patricia ta boa? kkkk

    li agora o seu comentário falando do carro, quero só deixar aqui uma sugestão do que eu e meu esposo fazemos: ele é um excelente mecatrônico e entende muito de carros e nem por isso sai por aí comprando carro novo. A estratégia é a seguinte: vamos guardando dinheiro e vamos pesquisando carros com pouca quilometragem. E sabe tem muitas pessoas que querem vender o carro por que ganhou um carro da empresa e então pra não ficar com 2 carros vende 1…. e nisso se a pessoa souber negociar faz uma boa compra. Ha pessoas que querem desfazer do carro por que vão morar em outro país. uma colega minha comprou uma Quasquai por um bom preço, o motivo foi: o dono era um estrangeiro e comprou para a esposa, mas como é um carro muito moderno e tem sensores para estacionar, o barulho que fazia causava-lhe confusão e por isso não quis mais o carro.
    E tem tantas oportunidades basta estar atenta para fazer uma boa compra.

    grande abraço…

  • Não tinha pensado nisso Paty! Realmente, se eu buscar com poucos km fica na mesa (rs), só preciso então de um bom mecânico pra não entrar em roubadas né Laura (rs). Quanto a priorizar, o fogão é necessidade então já tá definido. Obrigada novamente!

  • É isso aí Ana! procure um bom mecânico. Nós mulheres normalmente olhamos muito para a parte externa do carro. Um bom mecânico vai olhar mais a fundo: motor, quilómetros, quanto esse carro consome, vai analisar o preço das peças desse carro caso de problemas um dia, manutenção enfim…. são muitos pormenores que nós mulheres não atentamos pra isso.

  • Minha gratidão Patrícia pelas suas orientações e dicas, e principalmente as reflexões que você nos leva a fazer, e a frear o consumismo desnecessário. Desde que conheci seu blog, não compro carro zero, não caio mais na oferta de títulos de capitalização ofertados pelo funcionário do banco, saí do cheque especial, do pacote de serviço do banco, agora só conta essencial e estou conseguindo poupar…. E até chegando ao final do mês sem tá no vermelho!!Rs..Rs!!! Precisando entender o mercado financeiro p começar a investir, até já tenho conta na corretora. E também apreender a planejar o orçamento doméstico. Consigo até anotar tudo, mas depois não sei o que fazer, o que e como analisar. Mas, estou em construção nesse processo. Meu muito obrigada por partilhar seus conhecimentos e experiências vividas conosco. Grande abraço!

  • Amo muito fazer parte desse blog . O melhor de tudo isso mulheres que se importa em ajudar e dar dicas umas paras outras ..🌟😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *