Você certamente já ouviu a máxima de que conhecimento é poder, talvez a tenha lido até mesmo aqui no blog, mas a verdade não é bem essa…

Conhecimento não é poder, mas sim, potencial poder

O nosso desenvolvimento pessoal é algo que precisa estar em constante evolução.

Ainda mais quando se tratam de crenças baseadas em conceitos humanos.

E um deles certamente se refere à máxima de que conhecimento é poder.

Até um tempo atrás eu acreditava muito nisso e até difundia bastante a ideia, mas ao refletir mais sobre a disciplina, percebo que não é bem assim.

A nossa querida leitora Catia Guerreiro (que me parece ser de Portugal pela forma da escrita), resumiu bem essa questão em seu comentário postado aqui no blog:

 

Desde criança que ouvi dizer “conhecimento é poder”, mas o ano passado li que “conhecimento é potencial poder”. Não serve de nada saber o que temos de fazer, mas não fazer. É como ter um remédio que vai curar uma dor, mas não o tomar.

É exatamente isso, afinal, de que adianta você saber o que é preciso fazer, mas não agir?

Essa falta de ação, muitas vezes, vem justamente pela falta de disciplina.

É o deixar para a amanhã por pura preguiça, é protelar algo necessário por achar chato ou até mesmo por falta de organização.

Sabe aquela pessoa que é tão bagunçada que nem consegue decidir o que fazer em meio a tanta confusão?

Pois é… tudo isso faz com que o conhecimento dela seja neutralizado pela desordem e pela indisciplina.

Nesse caso, obviamente que o conhecimento, por maior que seja, não é sinônimo de poder.

O saber é como uma caixa de ferramentas extremamente útil.

Porém, por mais útil que uma ferramenta possa ser, se você não a usa, ela se torna tão inútil quanto um carro sem combustível nas mãos de alguém que nem sabe dirigir!

 

Mais sobre inteligência X disciplina

Subi recentemente um vídeo no meu canal do Youtube sobre esse assunto e quero dividir com você aqui no blog.

 

 

E para você: o que esta série já tem trazido de bom?

Deixe o seu comentário para inspirar outras leitoras. 🙂

 

Ainda dá tempo!

Temos mais alguns exemplares do nosso planner em preço promocional.

Clique aqui e peça o seu!

 

Nos vemos amanhã!

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Adorei o post de hj, fiz exatamente assim mesmo com pouco conhecimento no negocio que eu gostaria de executa fui pra cima e esta dando certo.

    Pq as pessoas falavam isso pra mim vc precisa ter mas uma formação pra somar com o que vc ja tem, e com isso fui adiando meu sonho.

    Mas agora acabou tive ação desde quando comecei a seguir vc em tudo.
    Minha vida esta fluindo

    Bjss Marta Araújo
    Manaus-Am

  • Bom dia.
    Eu tenho pela manhã, nesta semana feito meu planejamento e quando surge no meio do caminho distrações, eu já me lembro. Não vou desviar a atenção vou seguir o plano.
    Percebi que me distraia muito fácil.
    Obrigada e até amanhã. 🌼

  • Estou amando acompanhar, antes mesmo de começar esse ano já tinha feito minhas metas e sabia que teria que ser um ano de Disciplina e quando vi a proposta na hora soube que era para mim, e tudo que tenho lido tem me ajudado a me manter nos meus objetivos.

  • Gostei muito do post. Sempre ouvi tb que conhecimento é poder, atrelado a frase: “aquilo que vc aprendeu ninguém tira de você”. Você pode comentar sobre ela?

  • Estamos fazendo este desafio em grupo.
    Fiz o convite para várias pessoas.
    Todos os dias envio o desafio do dia.
    Isso pra mim já é um comprometimento meu em passar o desafio todos os dias.
    Estou achando ótimo e vejo aonde preciso ter mais disciplina x persistência.
    Grata por este desafio.

  • Bom dia! Vou receber o último Aux emergencial! Gostaria de uma direção onde devo aplicar esse restinho q sobrou?

    • Se vc está mencionando o mercado financeiro, seria em renda fixa e deixar a longo prazo como reserva financeira

  • Oi Patrícia

    Eu decidi ser mais disciplinada tanto com meus horários quanto em anotar tudo que tenho feito para avaliar se tenho cumprido o que me propôs a fazer.
    Então não arrumo desculpas para acordar mais cedo e estou me disciplinando para terminar minhas tarefas no prazo que estipulo para elas.

  • está sendo muito bom acompanhar essa série, e mais que só acompanhar colocar em prática os ensinamentos!
    2021 vai ser com mais disciplina, fazer o que precisa ser feito, com vontade ou não.

  • Oi Paty. Esta nova série de desafios está incrível. Ainda não tinha comentado nada mas estou seguindo desde o primeiro dia.

    Na minha atividade com gestão da qualidade aprendi que uma competência (qur seria a nossa capacidade de realizar algo) é proveniente de 3 itens: Conhecimento, Habilidade e Atitude (é o CHA da Competência)

    Refletindo esses últimos temas do conhecimento lembrei dessa fórmula na hora.

    Pois muitas vezes, ao tratar Não Conformidades que ocorrem a gente percebe que os envolvidos conhecem o que precisa ser feito, tem a habilidade para fazer mas falham na atitude.

    Obrigado por nos mostrar a importância de manter a disciplina.

    • Chá da competência será o post de amanhã!! hehehe…. obrigada, Karine!

  • Olá Patrícia, bom dia! Desde “sempre” ouvi dizer que conhecimento é poder. Essa abordagem de que o conhecimento é potencial poder, veio para ampliar a minha visão de mundo. Não havia pensado dessa forma, não tinha esse conhecimento. A cada dia que acesso o blog bolsa blindada, me sinto “presenteada” com informações relevantes, práticas e novos pontos de vista. Obrigada!

  • Bom dia Patrícia, Confesso que cresci escutando dos meus pais “querer é poder” , meu pai falava : ” quer algo corra atrás, ñ espera” e é assim que faço. Muitas vezes as pessoas tem muita teoria, mas o que conta mesmo é teoria mais prática. 😍😘

  • Bom dia!
    Aprendendo muito aqui no blog e com esse exemplo da professora que você falou no vídeo minha anteninha já ligou, vou partir mais para a ação! Estava esperando terminar o curso para colocar em pratica todo o conhecimento e não é bom assim, comecei a estudar e praticar e estou tendo mais resultado.

    Grande abraço.

  • Tocas sempre nas minhas feridas,😅, obrigada!

    Não vou desistir, eu vou chegar lá!

    Beijos grandes

  • E para você: o que esta série já tem trazido de bom?

    Reflexão =),
    tenho refletido muito e estou amando!!!
    Parabéns por essas séries, Pati – Netflix =))))).

    Ótimo final de semana.

  • Achei que meu ano seria o foco de organização e estudar, mas pelo visto, meu foco será disciplina e organização.
    Amando!!

    São Paulo/SP

  • Estou lendo Provérbios e no livro fala-se muito sobre a disciplina. Um ótimo complemento a este desafio. Eu estou me empenhando em fazer um pouco a cada dia ao invés de fazer tudo de montão no fim de semana kkk. Essa semana, o foco é organizar a cozinha.

  • Boa tarde, já fiz muito isso de deixar para outro dia, por pura preguiça, chegava o outro dia o serviço e bem maior e tempo mais curto para tanto, acaba fazendo de qualquer jeito. Estou me esforçando, faço mesmo sem vontade.

  • Olá Patrícia!
    Acertou em cheio, sou de Portugal. Fiquei muito feliz em saber que contribui neste desafio da Disciplina. 🙂
    Eu acredito que o sucesso só vem da disciplina, que nos leva a praticar aquilo que sabemos. E assim vamos consolidando o que aprendemos, pois tem coisas que só passam a fazer sentido quando colocamos em prática.

  • Conhecimento, inteligencia e disciplina tem que andar atrelados, senão o objetivo nao é atingido, um complementa o outro. Ótimo post, vai nos ajudar a caminhar em 2021 com direção certa. Obrigada por nos dar esse norte Patricia. Vamos juntos
    rumo ao progresso!!!

  • Muito bom esse tema: Disciplina, que vem junto com organização!!! É o que eu estou precisando praticar, planejar melhor o meu dia, principalmente quando se trata de fazer as tarefas de casa, fico meio perdida, começo várias ao mesmo tempo e, no final do dia percebo que não deu tempo de concretizar meus objetivos.

  • Bem, tem me feito muito bem, é incrível como uma coisa puxa a outra, começei a ser disciplinada e as coisas começaram a fluir, é com se Deus disse-se: Agora sim vou te abençoar filha, pois é dessa forma que queria que você fizesse! Acredito que a disciplica seja o suor do nosso rosto que Deus fala no livro de Genesis! Com o suor do seu rosto
    você comerá o seu pão…Gen 3:19

  • Boa noite!
    A disciplina (no caso aqui, quase falta dela), me fez dar um pulo da cama e finalizar várias tarefas domésticas. Voltei do recesso ontem e num expediente incansável. Estou lendo um livro na versão digital e aproveito a hora do almoço para isso. Sábado é um dia cheio também e amanhã passarei por treinamento a manhã toda. Logo, adiantar tarefas me facilita bastante. Terminei há pouco e antes das 12 badaladas finalizo minha tarefa de blindete !
    Está ótimo todo esse aprendizado! Obrigada!

  • Essa serie tem me ajudado bastante pois estou em licença maternidade, porém me propus nesse período me capacitar mais para a minha profissão, só que já aprendi que seu quando eu voltar, não tiver essa disciplina, nada via adiantar. E desde já, como recém nascido ainda precisa aprender rotinas, acima de tudo tenho usado muito a disciplina aqui para ser mãe e estudar… Continuo neste proposito.

  • Bom Bia!

    Concordo com os dois artigos, ‘ Inteligência X Disciplina’ e ‘Conhecimento não é poder mas sim potencial poder’.

    Tenho dificuldades em entender algumas pessoas que têm a capacidade de trabalhar nos seus espaços desorganizados.

    Não me deixa de intrigar que essas pessoas, encontram cada objeto, cada nota, têm a sua agenda em dia, cumprem prazos…etc…sem aparente perda de tempo!!

    Essas pessoas dão-me a sensação de dominarem sem problemas os seus espaços!
    Para elas o grande ‘quebra-cabeças’ é de bem explicar e insistir à empregada de limpeza que todo deverá ficar como está!!

    Para mim seria impossivel!
    É muito intrigante estas situações e faz-me pensar ;
    Será que o conceito que temos de organização é igual para todos?!

    • Que curiosa a sua maneira de ver e o seu questionamento!
      Eu creio que organização é diferente para cada pessoa sim. O meu marido é um pouco como vc descreveu. Ele “se acha” no meio de uma “organização” que ara mim é uma bagunça.
      O que eu sempre falo para ele é que, se eu morrer primeiro, ele vai encontrar tudo muito facilmente devido à forma como eu organizo. Toda a minha organização faz sentido, tem um método e qualquer um vai entender tudo. Já se for o contrário, seria uma “caça ao tesouro”… hahahaha
      Mas vou pesquisar mais sobre essa questão porque realmente me parece algo curioso!
      bjs e obrigada

  • Estes artigos tem sido maravilhosos! iniciei o ano de molho, devido ter me infectado com a Covid, e os dias que passei de cama foram determinantes para eu avaliar como tenho levado minha vida em todos os aspectos. Todas as informações que preciso tem me chegado de forma alinhada, estou muito feliz.. e seus posts sobre disciplina, começando este desafio em 2021, está sendo a cereja do bolo. Amo seu trabalho, Patrícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *