Canvas: faça seu plano de negócio

Canvas é uma ferramenta que facilita muito a vida de quem quer fazer um plano de negócio fácil e descomplicado. Confira e compartilhe com seus amigos empreendedores!

Canvas_blog

Mesmo que você não esteja pensando em abrir um negócio, conhecer o Canvas é sensacional, pois é daquelas ideias geniais que a gente ama porque simplificam coisas complicadas!

Canvas: o que é

O Canvas é uma ferramenta que auxilia na criação de um plano de negócio para qualquer tipo de empresa. Basicamente é uma figura composta por 9 blocos que unifica os pontos principais que uma empresa deve definir.

Pode ser usado por pessoas que vão abrir seu negócio ou por quem já tem e precisa identificar se está trabalhando em todos os aspectos que um negócio requer.

Os 9 blocos do Canvas têm 4 subdivisões: O que, Quem, Como e Quanto, como na figura abaixo:

Canvas_4_divisões_vertical_1

 

 

 

Como preencher o Canvas

Comece pelo “O quê”

Proposta de valor – este ponto se refere ao que seu produto e/ou serviço vai proporcionar aos clientes. Para preencher você deve responder perguntas como: qual o valor daquilo que ofereço? Quais são os diferenciais do meu produto ou serviço? Quais vantagens ofereço?

Preencha os blocos do “Quem”

Segmento de clientes – todo empreendedor quer atingir o máximo de clientes possível, mas isso não significa atingir todo mundo, pois fica mais difícil quando se trabalha sem foco. Por mais que você queira vender, deve saber que nem todo mundo será seu cliente, por isso, o melhor é segmentar seus clientes agrupando-os de alguma forma: por gênero, faixa etária, localização, nicho etc. Pergunte-se: quais são as pessoas que se interessariam pelo meu produto e/ou serviço? Onde eles estão? Quem pode pagar? Quais necessidades têm em comum?

Relacionamento com clientes – aqui você deve definir de que forma irá conquistar e estabelecer (manter) seus clientes. Você vai atender pessoalmente? Com hora marcada? Via internet? Por telefone? Terá um canal para o cliente se comunicar com a empresa (SAC)?

Canais – este bloco se refere à maneira como o seu produto chegará ao cliente. Será à pronta entrega retirando na loja? Será por encomenda entregando por portador? Via correio? Vendedor porta a porta?

Preencha os blocos do “Como”

Atividades principais – refere-se às tarefas que você vai realizar para desenvolver seus produtos e/ou serviços para, dessa forma, cumprir a proposta de valor. Você deve listar as atividades que terá de desempenhar para poder avaliar quais recursos serão necessários.

Recursos principais – sabendo o que você terá que desempenhar, chegou a hora de avaliar quais recursos serão necessários. Você precisará de pessoas? De um espaço físico? De computadores ou outros tipos de maquinários? Como irá levantar o capital: será próprio, de investidores, financiamento?

Parcerias principais – definição de fornecedores e parceiros de trabalho para tornar possível o cumprimento da proposta de valor.

 

Preencha os blocos do “Quanto”

Estrutura de custos – neste momento você deve listar seus principais custos, como salários, aluguel, fornecedores, propaganda etc. Em valores ou em porcentagens.

Fontes de receita – é como você vai transformar seu produto e/ou serviço em retorno financeiro, ou seja, quais as formas que o dinheiro chegará ao seu negócio, como: vendas em loja física, vendas on-line, parcerias com empresas etc.

Na terça que vem (17/04), às 20h, vou postar um vídeo explicando mais detalhadamente como preencher o Canvas. Inscreva-se no canal para não perder. Para se inscrever, clique aqui!

 

Lançamento do livro “O sucesso não cabe na bolsa”

CapaÉ hoje, gente!

Te espero na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi, às 19h30.

Vou autografar seu livro e fazer aquela selfie que a gente tanto gosta! rs…rs…

Anote na agenda e vem bater um papo comigo!

 

 

 

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Sueli diz:

    Olá Patrícia,tudo bem? tire um tempo para nos prestigiar com sua presença aqui em Belo Horizonte. Tenho certeza que todas nós aqui de BH ficaremos muito felizes em assistir uma palestra sua.

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Deus abençoe !

    • Patrícia Lages diz:

      Gostaria muito, vamos ver como fica a agenda!! Bjs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: