Biografia de Andressa Urach, eu li

Ela fez tudo para ter fama e dinheiro e mostra que o que a mídia sabia sobre ela era só a ponta do iceberg. Confira a resenha de sua biografia e minha conversa com ela por telefone.

imagem.aspxMorri para Viver é a biografia de Andressa Urach, coescrita por Douglas Tavolaro, mesmo coautor da trilogia Nada a Perder, que conta a história do Bispo Edir Macedo, fundador e líder da Universal, igreja em que Andressa se converteu.

Antes de qualquer coisa, devo dizer que as verdades contidas no livro simplesmente chocam. Me refiro aos relatos como verdades por vários motivos. Tavolaro, jornalista e vice-presidente de jornalismo da Record, investiu mais de 60 horas em entrevistas gravadas e escritas e vários meses em reportagens, levantando dados em diversos meios de comunicação e ouvindo 46 entrevistados em quase 10 cidades, incluindo Madri e Lisboa. Além disso, um diário antigo da menina Andressa confirma os relatos de sua infância já conturbada.

5tx61b9skopgfi9qiw5vnv6zmParticularmente não conhecia Andressa até que vi uma chamada do reality show A Fazenda, mostrando uma moça cuspindo em um participante, quase batendo em outra e xingando, completamente bêbada, uma terceira concorrente. A chamada dizia que A Fazenda estava imperdível com “novas polêmicas” de Andressa Urach.

hqdefault-1Assisti ao programa e vi uma mulher desequilibrada, que ora xingava, ora se desculpava, e parecia não ligar a mínima para sua própria imagem, protagonizando cenas que hoje ela mesma classifica como vergonhosas.

Durante o programa, Andressa foi chamada diversas vezes por uma adversária de “garota de programa”, título que ela negou na TV, mas assume no livro, logo no subtítulo: “Meu submundo de fama, drogas e prostituição” e que depois relata com detalhes durante vários capítulos (inclusive a noite que passou com o jogador de futebol, Cristiano Ronaldo).

A Andressa que vimos na TV e que se tornou um fenômeno mundial de mídia não é nada perto da Andressa relatada no livro, que chega a ser muito pior. Diga-se de passagem, a curiosidade sobre a vida dela é assombrosa, pois o nome Andressa Urach, em dezembro de 2014 foi mais buscado no Google do que os nomes Barack Obama, Neymar e Beyoncé, no mundo todo.

No livro, ela não maquiou as palavras e narra, de maneira nua e crua, os abusos sexuais sofridos na infância por um avô de criação, a perda da virgindade com o meio-irmão e outros relatos que nem vou mencionar aqui. Confesso que não entendi porque ela resolveu contar, com detalhes, fatos tão humilhantes de sua vida, que ninguém jamais iria saber. Por isso, telefonei para ela e perguntei diretamente. Eis a conversa:

“Andressa, li seu livro em 2 horas. Simplesmente não podia parar de ler, pois a história chega a ser inacreditável…”

“Pois é… Acho que se eu mesma não tivesse vivido tudo aquilo, acharia difícil de acreditar. O pior é que é a mais pura verdade, mas eu não vivo mais lá, aquela Andressa morreu.”

“Mas por que você decidiu contar coisas que ninguém sabia, não havia necessidade… Não bastava mencionar o que a mídia já havia mostrado sobre você?”

“Não, Patricia. Não bastava e eu te explico o porquê. Tive muita dificuldade de me perdoar, por tantas coisas horríveis que fiz e pelo ser humano vergonhoso que fui. Contei a um pastor que não estava conseguindo me perdoar e ele me perguntou: ‘Andressa, você já matou?’ e eu disse, ‘Claro que não!’. Daí ele me disse algo que me tocou profundamente: ‘Eu já matei, Andressa, mas a partir do momento que me arrependi, Deus me perdoou e eu também pude me perdoar. Se Deus perdoou um homem que tirou a vida de um ser humano, por que Ele não perdoaria você?’ Foi aí que entendi que quanto mais eu mostrasse a pessoa horrível que fui, mais pessoas saberão que, se teve jeito para mim, tem jeito para elas também. Se eu prejudiquei muita gente, quero ajudar um número muito maior de pessoas, sem me importar com as críticas. Sabia que as pessoas me criticam muito mais agora do que antes? Mas eu simplesmente ignoro. Vou viver minha nova vida para honrar o meu Deus e isso é o que me importa!”

Fiquei meio sem palavras diante daquela expressão tão sincera e direta que só pude dizer que admirava sua coragem e que havia entendido seus motivos, muito nobres, aliás. Prometi que iria ao lançamento de seu livro aqui em São Paulo para abraçá-la e parabenizá-la pessoalmente. E assim fiz.

Screen Shot 2015-09-08 at 21.24.02Estive no lançamento e levei o Virada Financeira para ela (tá vendo ali na mesa?? :D).

No livro, Andressa fala abertamente do mundo da prostituição de luxo, que foi namorada de aluguel de um cantor famoso – recebendo 80 mil reais por 6 meses de “namoro” – e dos perigos de ter se envolvido com bandidos e traficantes de drogas.

Drogas, aliás, eram outro problema. Suas baladas eram repletas de drogas e bebidas e ela cada vez mais perdia o controle sobre si mesma. Incapaz de cuidar do filho, deixou-o com a mãe e tentava justificar sua ausência com um vasto repertório de mentiras. Até sua identidade se tornou uma mentira, quando ela criou uma personagem no mundo da prostituição, a quem batizou de Ímola.

vanessaO livro conta com diversas fotografias coloridas, mostrando várias fases da vida de Andressa, inclusive a mudança radical em sua aparência depois de diversas cirurgias plásticas: uma a cada 100 dias em menos de 4 anos. A experiência que quase a levou à morte, devido à aplicação de hidrogel também é relatada em detalhes, assim como os dias na UTI, a experiência espiritual de quase morte e sua decisão de mudar de vida radicalmente.

O livro não é sensacionalista, uma vez que trata-se de relatos de fatos verídicos com ampla documentação, como citei no início. Vale a pena a leitura – apesar do choque –, pois nos damos conta de um mundo terrível que existe e não deve ser ignorado.

andressauracjHá muitas Ímolas por aí precisando de uma mudança de vida e creio que o livro poderá abrir seus olhos para um novo caminho. E não só Ímolas, pois como disse Renato Cardoso em uma de suas palestras: “Todo mundo tem ou teve um pouco de Andressa Urach dentro de si”. Quem nunca fez nada vergonhoso na vida, que atire a primeira pedra…

Mais uma vez, parabéns, Andressa. Pela coragem, desprendimento e desejo de ajudar o próximo.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Livros
  • Cidalia-Tunisia diz:

    Bom dia Patty,
    Com Deus ninguém fica perdido se decidir se voltar para Ele.Testemunho forte , tenho infelizmente que esperar voltar ao Brasil para comprar o livro de Andressa e o seu ultimo claro rss
    Espero que através seu post e este testemunho de Andressa muitas mulheres venham refletir e se dár uma nova chance de serem realmente realisadas e felizes.
    Um lindo final de semana
    Cidalia

    • Patrícia Lages diz:

      Será que o correio internacional funciona? Vamos testar?

  • elizeth cossengue diz:

    admiro muito ela e ao mesmo tempo a amo. beijinhos

  • Bernadete diz:

    Muito forte!!!!Estamos aguardando a chegada dela aqui em Belém!
    E porquê não! a sua também,Patrícia? rsrs!

  • Jarlenys Dias diz:

    Olá, Paty.

    Esse livro com certeza vai ajudar milhares de jovens mulheres que passam o mesmo problema que Andressa passou.
    Engraçado, antes ela vivia uma vida incorrecta sem Deus, agora e criticada por converter os seus caminhos para Deus. Para o mundo natural, errar e normal mas para nós que vivemos no mundo sobrenatural não é.

    E melhor seguir o caminho longo de difícil acesso que nos leva a eternidade à seguir o caminho fácil que nos leva ao abismo.

    Que Deus a abençoe.
    Beijinhos

  • Mislene diz:

    Estou hiper mega curiosa para ler o livro dela e concordo que todos temos ou já tivemos um pouco dela dentro de nós, creio que será um aprendizado mto grande para nós leitoras.
    Obrigada pelo seu relato, como sempre se expressa muito bem e nos faz pensar e ver de forma diferente.

  • Letícia Jardim diz:

    Espero que ela descubra a cada dia mais a beleza dessa vida nova com Cristo! E que o testemunho dela salve muitas vidas…

    Obs: Pati, comprei seu novo livro ontem e creio numa virada financeira! Parabéns pelo trabalho e pela dedicação!! Deus te abençoe

    • Patrícia Lages diz:

      🙂

  • DELÂNDIA SILVA diz:

    Quero muito ler o livro da Andressa…
    Tive alguns problemas parecidos com os da Andressa, e quando resolvi num momento de loucura tirar a própria vida eis que O autor da Vida literalmente me trouxe de volta…Quem vive situações como os da Andressa, sabe no seu intimo qual é a força de Deus, fui e sou criticada ate hoje por ter me convertido a liberdade do Pai, e olha que já são 10 anos, mas amém…pra isso somos chamados ser imagens e semelhança de Cristo.Quando vi pela tv a Andressa ser batizada nas águas não contive as lágrimas (só de lembrar já estou chorando,rs )tenho certeeeeeeza que naquele momento Deus estava de pé no seu Trono de amor para contemplar a graça de ver uma filha sua de volta aos seus braços, mais uma vitória !!!
    Obrigada Patricia, obrigada por sua vida minha amiga, por toda diferença que tem feito a nos…
    Muitos beijos !!!

  • ingrid diz:

    Realmente corajosa e nobre. Espero q se perdoe e q o livro satisfaça a vontade dela.

  • Brenda Rodrigues diz:

    Mais que admiração, tenho respeito quanto a tudo que a Andressa teve a coragem de mostrar para o mundo, de fato o Renato Cardoso foi feliz em sua colocação, todos nós passamos em algum momento da vida, mesmo que somente em oculto o muito ou mais ainda do que ela passou. O que nos cabe é simplesmente vê o poder de decisão que está em nossas mãos e com a misericórdia do Altíssimo: combinação perfeita. Que Deus continue estabelecendo nela a glória dEle.E diante de tudo que temos visto nunca existirá nada tão forte quanto a verdade, eu acompanhei todas as entrevistas que já tiveram depois do lançamento do livro dela, a do programa do Gugu com certeza não foi uma entrevista apenas de perguntas e respostas para sim o resultado de um excelente trabalho de todos os profissionais envolvidos. Que Deus também abençoe sua vida Paty por nos compartilhar seu ponto de vista e experiência pessoal ao ligar pra ela. Um araço forte meu.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Parabenizo à autora pela coragem em se mostrar, ajudando um incontável número de mulheres que, por confiarem em Deus, se disfarçam de “Ímolas” para conseguirem ser aceitas.
    Me fortaleceu o relato a respeito de Andressa! Agradeço por me ajudar, também!
    Beijos Paty e Andressa.

  • Diane Abreu diz:

    Sabe Patrícia, sei que a história dela pelo que vemos na midia

    é de superação… serve de testemunho para muitos como já foi dito nos

    comentários anteriores.

    Mas acho desnecessário essa exposição de fatos passados de sua vida. Ainda mais porque hoje ela se confessa cristã. E a bíblia diz que “aqueles que estão em Cristo são nova criatura e que as coisas velhas passaram”…ou seja, pra que ficar falando o que era, o que fez… isso não importa mais! Ela deveria exaltar a nova Andressa, acredito que isso é possível e penso também que é por este motivo que as pessoas criticam tanto os cristãos.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu acho que o motivo pelo qual ela está se expondo responde a essa questão. Tem muita gente vivendo o que ela viveu e achando que não é possível mudar. O depoimento dela mostra que é possível e ela está mais preocupada em alcançar essas pessoas do que em esconder o passado. A Bíblia diz que a verdade liberta e ela estava tão presa a essas me tiras que foi preciso confessa-las para se libertar. Acho válido e quem quiser criticar, paciência. O que podemos fazer, não é verdade?

  • Vanessa (China) diz:

    Parabéns pela resenha Paty!! Pena não ter como obter o livro agora, anciosa pra ler, tanto quanto o seu novo! Vou fazer uma visitinha ao Brasil hehe 😀 … beijinhos :* 🙂

  • Sergiane diz:

    Eu acredito que as pessoas possam mudar sim da ‘água para o vinho’…Assim como também mudei devido a fatos doloridos na vida. Mas fica difícil levar uma pessoa a sério como a Andressa, depois de ter levado a vida tão leviana e inconsequente …Eu e Andressa temos a mesma idade, e desejo tudo de bom a ela, e que se eu tivesse uma coisa a dizer a ela é que nunca é tarde pra recomeçar e fazer as coisas diferentes. Olhar a vida com outros olhos e valorizar a simplicidade. Boa sorte e sucesso. Grande Abraço.

  • Kátia Bernardes diz:

    Gostei demais da resenha Pati! Achei tão importante o que ela disse, porque quando as pessoas deixam de prestar atenção na opinião dos outros a respeito delas e começam a se preocupar com a opinião de Deus, elas criam coragem de tomar atitudes que jamais imaginariam tomar. E por mais que continuem “desagradando” as pessoas ao redo, elas vencem por agradar ao Único que é digno de ser de fato agradado. Admirável! Emoticon grin

  • Paula Nunes diz:

    Oi Paty,
    No começo tb achava muita exposição em torno da Andressa, mas passado alguns dias vi que realmente o que vc postou tem acontecido, pois ha muitas mulheres que estão nessa situação ou já passaram por esse mundo de drogas e prostituição este testemunho é extremamente importante para abrir os olhos e mostrar que há sim uma saída que dá para mudar que elas podem ser diferentes. O testemunho dela com toda certeza vai transformar muitas vidas.
    Seus posts são ótimos!
    Obrigada.

  • Gezane Santos de Almeida diz:

    Sabe Paty,eu fiz coisas que tbem já me envergonhei e por muito tempo não soube me perdoar. Porque confiei em pessoas para falar meus segredos,e esses que eram meus amigos se tornam meus piores inimigos. E neste momento estou passando por uma mudança grande na minha vida,e tenho que vencer a mim mesma. E tenho que me perdoar e entender que sou humana,não tenho superpoderes!!! Estou vencendo, e o que não posso mudar Deus faz!!!! Bjs

  • Juliana Rangel diz:

    Ola Pati sempre dou uma passadinha para ler suas postagens que sempre me ensina em como conduzir as questões financeiras e etc sabe muitas vezes lembro do que vc diz aqui na palestra dos 318 aqui no RJ antes com o bp. Antônio Moraes e tambem com o pr. Josue Moraes e penso poxa Deus me mostrou isso por meio da postagem da Pati fico td boba rsrsrs,obrigada por tudo mesmo admiro muito vc. Quanto ao testemunho da Andressa e a história de vida dela é algo tão forte que ao começar a ler o livro nem dar para acreditar e o mais forte e ver a transformação nela que é notória ate na expressão de rosto a Andressa de hoje e totalmente o oposto a do passado da epoca da A fazenda e etc e quando tive a oportunidade em conhece la pessoalmente quando estava autografando o livro dela no lançamento que fez semana passada na Catedral Mundial RJ vi uma mulher admiravel e radiante que so de olhar ver nela o brilho de Deus e a serenidade que o Pai a abençoe mais e mais e por meio do livro dela muitas almas sejam conquistadas para o seu reino bjos Pati.

    • Patrícia Lages diz:

      Não suma mais daqui dos comentários!!! kkkkkk

  • Camille Lago diz:

    Gostei muito da entrevista pois ela responde a questão que a maioria tem feito, o porquê de estar expondo coisas tão pesadas. E responde de forma muito sábia.

  • Eilma Bezerra diz:

    Estou ansiosa pra ler o meu. Estou aguardando chegar.

  • vanessa diz:

    Não deve ter sido fácil para ela revelar tudo, mais a mudança que ela teve foi radical uma verdadeira transformação que Deus a abençoe grandemente.

  • Ingrid diz:

    Gostei muito do seu post Paty! Parabéns pelo cuidado que teve em abordar o assunto e por compartilhar conosco o posicionamento da Andressa. Que Deus abençoe a vida dela e que ela seja muito feliz, aliás, creio que ela já esta sendo muito feliz com o Sr Jesus:D.
    E desejo a você tudo de bom! Apesar de não conhece-la pessoalmente, lhe vejo como uma amiga,pois sempre acompanho o seu blog e aprendo bastante,não só aprendo, como também compartilho e indico as minhas amigas.Um forte abraço.Que Deus lhe abençoe abundantemente.

  • Juliana diz:

    Nayana eu admiro também a coragem dela e tento imaginar a guerra que enfrentou para revelar tudo e difícil dizer o que um dia fez e viveu através do livro dela muitas almas serão ganhas,eu quando pequena quase fui abusada e já usei anfetaminas e graças a Deus que me resgatou antes novamente para a presença Dele de ter feito coisas piores então eu vejo exemplos como o da Andressa entre outros como exemplos de fe e de como Deus e grande,Pati procurarei comentar as postagens não sumir mais rs

    • Nayana diz:

      Oi Juliana! Pois é, vivemos em uma “guerra fria”, uma guerra silenciosa espiritualmente falando nesse mundo. É forte ver o que Deus fez e está fazendo através desse livro, inclusive na minha vida, pois apesar de já ter saído das coisas erradas, tiveram algumas coisas que ela compartilhou que me fizeram refletir na minha própria vida, me entender melhor, foi muito bom ter lido. Graças a Jesus por todo o nosso livramento não é mesmo Juliane?! E que continuemos firmes até o fim em Nome de Jesus!!! Beijos 😉

  • Mira Cardoso diz:

    É isso que acontece com as pessoas que assumem a fé no Senhor Jesus, imediatamente começam a fazer a Obra de Deus.

  • Joselene Lima diz:

    Ou seja, por um momento você foi apenas “carne” quando quase repreendeu a Andressa por a mesma ter contado todo o seu passado, sem maquiá-lo, e no mesmo momento O Próprio Espírito Santo te mostrou o porquê de tudo aquilo, quando a moça lhe disse: “Foi aí que entendi que quanto mais eu mostrasse a pessoa horrível que fui, mais pessoas saberão que, se teve jeito para mim, tem jeito para elas também”. Tem coisas Patrícia que Deus nos manda fazer e independente de críticas ou humilhações que venhamos enfrentar; missão dada é missão cumprida! Como a Andressa já fui condenada, até tirada da obra por causa da carnalidade de religiosos que são pecadores porém se consideram mais santos do que os outros, com um nome a zelar, enquanto que o próprio Jesus foi considerado por muitos como pecador porque andava com os “piores” pois o seu intuito era apenas salvar! Por isso é importante esse versículo: Não deis lugar ao diabo. Efésios 4:27

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: