Quando não temos uma projeção financeira ficamos sem saber se nossos objetivos são possíveis ou não de serem realizados. Veja como fazer a sua no desafio de hoje!

Projeção financeira, como fazer a sua?

Quando você vai para um lugar pela primeira vez, você precisa de algo para lhe guiar, afinal, você não conhece o caminho.

Um mapa, um GPS, um app como o Waze, enfim, de alguma forma você precisa se assegurar de que vai chegar lá, não é mesmo?

Assim também deve ser com a sua vida financeira.

Você precisa de uma projeção do que vai entrar e do que vai sair para saber com quanto pode contar para realizar os seus objetivos.

Essa, aliás, é a melhor forma de parar de gastar à toa!

Se você sabe quais são seus objetivos e percebe que se gastar à toa não vai alcançá-los, decerto vai pensar duas vezes antes de gastar.

Para fazer uma projeção financeira, primeiramente você tem que pensar onde quer chegar.

Pense no que você quer alcançar daqui para o final do ano e, então, faça as contas para saber de quanto precisa mensalmente para chegar lá.

Enquanto você não tiver isso claro, não vai ter incentivos para dizer não aos gastos sem propósito.

Por exemplo: digamos que você queira viajar no final do ano.

Para que essa viagem saia do papel, veja qual o valor necessário para cobrir as despesas:

  • passagem
  • hospedagem
  • taxas
  • alimentação (o que não está incluso no hotel, por exemplo)
  • transporte local (táxi, ônibus, metrô etc.)
  • passeios
  • verba para compras
  • verba para lembrancinhas

Pesquise bem os preços de cada item e some para saber de quanto vai precisar.

Digamos que você tenha chegado, por exemplo, ao valor de R$ 4 mil.

Então, você vai pegar esse valor e dividir pela quantidade de meses até a viagem.

Ou seja, se você quer ir em fevereiro de 2020, terá 10 meses para juntar o valor.

Significa dizer que terá de guardar 400 reais por mês para poder pagar à vista.

Por fim, quando você estiver de bobeira na frente de uma vitrine querendo gastar à toa, vai lembrar que precisa dos 400 reais para a sua tão sonhada viagem de férias.

Programe as suas conquistas

Por mais que você ache que nunca vai chegar onde quer, você pode chegar sim.

Por certo você já comprou muito coisa inútil, que nunca usou e das quais se arrependeu.

Então, pense: se você parar de gastar nesse tipo de coisa, vai poder chegar onde quer sim!

E quanto antes você começar, mais cedo vai conquistar!

Bora fazer essa projeção financeira?

 

VEJA OS DESAFIOS ANTERIORES!

DIA 01 – Desafio 30 dias sem compras – Começa aqui!

Dia 02 – Vença os obstáculos invisíveis

Dia 03 – Vença as lutas visíveis

Dia 04 – Vença as vergonhas financeiras

Dia 05 – Não é uma resposta completa

Dia 06 – Defina um objetivo e as lutas virão!

Dia 07 – Critérios para compras durante o Desafio

Dia 08 – A onda do empoderamento desempoderado

Dia 09 – Cuidado com as compras via internet

Dia 10 – Você foi programada para ser pobre

Dia 11 – Não te entendo, te ofendo

Dia 12 – Autoconhecimento é a palavra-chave para o sucesso

Dia 13 – Ilusão, fantasia e perda de dinheiro

Dia 14 – Viver sem crédito

Dia 15 – Fundo do poço para despertar

Dia 16 – Na seleção natural só ficam os fortes

 

VÁ PARA O PRÓXIMO DESAFIO!

Dia 18 – Assuma suas responsabilidades

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Nos vemos amanhã!

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Oi Paty!
    A grande questão não é nem fazer essa projeção, mas como definir os objetivos e a motivação pra seguir os objetivos, tenho dificuldade em ter essa clareza. Você tem alguma dica? Até tenho objetivos, mas as vezes parece que tô fazendo a coisa errada e me pergunto será que é isso mesmo? Como definir isso?

  • Quase não estou publicando comentários,na verdade esse é o meu 2 comentário,Mas estou acompanhando todas as publicações,Acho que sou 1 das fortes kkk
    O de hoje ,amei,preciso mesmo fazer uma projeção financeira,Se não nunca vou sair do lugar,Obrigada bjsss

  • Sim!!
    Na verdade, já faz um tempo que eu anoto tudo em um caderno: O que tenho que pagar e quanto vou receber no mês. Faço de tudo para não gastar mais do que ganho! Moro com meus pais e por isso não tenho tantas responsabilidades com as contas da casa. Gostaria de ajudá-los, mas ainda não tenho condições financeiras por ganhar muito pouco! Recebo menos de R$ 500,00 por mês. Então, uso o dinheiro para minhas necessidades para não precisar pedir nada a eles. Os ajudo assumindo pelo menos a conta da internet e outros por menores. Estou noiva e tentando me organizar para casar, construir, etc. Contando sempre com a providência de Deus, mas fazendo a minha parte e não esperando as coisas caírem do céu! Beijos, linda!
    Obrigada por suas dicas! Tem me ajudado muito!

  • Desde cedo na espera do próximo post e finalmente chegou, no meu trabalho, chega revista natura,avon entre outras coisas que sempre aparece alguém vendendo ,aí lembro do desafio e penso ,Eu não preciso de nada disso.se fosse em outros tempos com certeza compraria alguma coisa.😘

  • bora! isso funciona muito pensar nos projetos ajuda a pensar no que não gastar!

  • Desde cedo na espera do próximo post e finalmente chegou, no meu trabalho chega revista natura,avon entre outras coisas que sempre aparece alguém vendendo ,aí lembro do desafio e penso ,Eu não preciso de nada disso.se fosse em outros tempos com certeza compraria alguma coisa.😘

  • Sem dúvidas é preciso saber onde quer chegar. E o mais importante: saber fazer a projeção de forma coerente com a realidade e levando em conta as adversidades que podem surgir no caminho e “não chutar o balde” no primeiro obstáculo como você já colocou anteriormente. Vamos que vamos!!!

  • oi pati! td bem? poderia um dia falar mais sobre viagens? por exemplo, sobre essas taxas q vc falou no post, como programar o passeio…

  • Comecei fazer meu bullet journal no excel. Mas achei que ele ficou como mais uma planilha. Vou tentar novamente e passar para o papel. Acho que quando passamos para o papel usamos mais de um sentido e isso reforça o que queremos. E quase como ler um livro em arquivo pdf e um original impresso tem mais valor.

  • Amo cada post. Estou em fase de crescimento seguindo as dicas da minha querida Patrícia Lages.

  • Show!! Terça-feira decidir fazer isso. Estou programada para me mudar de cidade e precisarei montar uma casa. O frete para levar móveis não compensa, devido à distância. Peguei catálogo e contatos e comecei a pesquisar. A gente se surpreende com a diferença de valores, mas consegui fazer uma boa programação em planilha. 😉

  • Essa nova postura financeira está dando frutos aqui em casa…minha filha adolescente, 12 anos, perguntou se podia comprar um livro, do colega da escola, que ela irá precisar para o 4°bimestre. Pensei em dizer não, porém pesquisando pela internet achei o livro com o menor preço de 35.90 reais e o preço que o colega estava pedindo era de 15 reais, autorizei a compra.
    Detalhe! O livro foi comprado ano passado e não foi lido pelo menino. Livro zero bala!!

  • Também ando resistindo as tentações que não são poucas no dia a dia. Preciso também fazer minhas projeções, também fico anotando o que ganho e subtraindo o que devo e ultimamente não esta sobrando nada devido alguns imprevistos que aconteceram de saúde e como não tenho uma reserva de emergência mesmo economizando não esta sobrando. Mas essa fase vai passar e creio que daqui dois meses começarei ter resultados.
    Adoro seus post e desde as 06:00 da manhã fico vigiando.
    Abraços…

  • Amei a dica de hoje! Vou fazer minha projeção hoje mesmo!
    Os desafios estão me ajudando muito, até a vontade de comprar está sumindo, estou mais satisfeita com o que tenho, não lembro do que não tenho e achava que precisava. O pouco que comprei desde o início do desafio foi para alimentação e nada se perdeu, segui as dicas da Cozinha Blindada.

    Enfim, até aqui, só ganhei com os desafios!

  • fazer projecao funciona muito, colocar no papel exatamente o que vc tem que gastar te ajuda demais, te deixa meio preparada para imprevistos, mas as vezes eles acontecem sem vc estar preparada o importante, e se organizar e tudo resolve

  • Olá Paty, você deveria transformar esse desafio em um novo livro
    Dicas e ensinamentos maravilhosos e necessários

  • Também não comento todas as vezes, mas seguindo sempre! Assim que recebemos nosso salário, devemos nos pagar primeiro. Depois o restante. Bjs!

  • O desafio de hoje é bem legal. Desde que comecei fiz um planejamento financeiro com esses objetivos e ele quem tem norteado minhas escolhas e me motivado a falar “não” com mais firmeza.
    A grande dica é ter flexibilidade para lembrar que imprevistos acontecerão, mas quando estamos planejados e com crédito (reserva de emergência em dia e sem contas no cartão por gastos desnecessários) fica muito mais fácil administrar tudo isso mantendo a vida financeira saudável.

  • Vamos sim. Coincidência ou não, projetava algo hoje sobre o q eu quero, tipo, colocando metas.
    Farei isso, aliás, comecei hj. Não tenho pretensão de viajar (embora tenha dois sonhos de consumo rsrs, no caso, viagem de consumo. Que é ir para Gramado e Israel, mas tenho outras prioridades rsrs), e sim ter algo material realmente necessário e úteis pra mim.
    E ao invés de colocar para o final de ano e mensalmente estipular um valor, vou colocar por semana pra conseguir em poucos meses.
    Beijão querida e obrigada pela dica de hj.

  • Gostei muito da dica de focar no objetivo e dividir “previamente” no orçamento. É justamente o caminho contrário que faço. Programava uma viagem e dividia no cartão de crédito. Agora aprendi! Muito boa dica! Parabéns Patricia e obrigada pelas dicas. 😘

  • Nossa Patricia que coincidência!!!
    Eu e meu marido estamos planejando uma viagem ao exterior no mês de março no próximo ano.
    Já temos o destino, mas estamos meio perdidos quanto ao planejamento, pois queremos fazer por conta própria.
    Essa orientação vai nos ajudar a ter mais certeza do quanto teremos que poupar para o o nosso objetivo.
    Um beijão

  • Já fiz minha projeção, incluindo quanto quero de reserva de emergência…
    Ainda tenho um pouco de reserva, mas muitas contas parceladas. A dúvida é, pago as parcelas com essa reserva e começo do zero a juntar de novo e livre de cartão de crédito, ou vou pagando mês a mês e mantenho a reserva lá.
    Abraços e muito obrigada!

  • OK ! Já tenho um controle em planilha quanto aos meus gastos. Faço isto desde o ano passado.
    Estou em fase de reforma da casa. Precisamos gastar pois o acabamento de uma reforma tem um custo elevado. Estamos até agora usando de nosso salário para pagar as contas. Temos que poupar para não ficarmos devendo. Não fizemos empréstimo. Está difícil, mão de obra cara. Mas vamos vencer. Assim que der, vou planejar uma viagem. Obrigada pela dica.Abs

  • Realmente eu já fazia um exel onde aponto tudo o que ganho e gasto, e contas que tenho a pagar, que por enquanto é só carro, gasolina e parkimetro para o trabalho, e sempre tenho um resultado real do que realmente tenho para gastar.
    E ideia de fazer a projeção já tinha vindo mas nunca a realmente comecei, é velha história do “amanhã faço” ” noutro dia farei” ” tenho que fazer” a verdade é que nunca comecei nada.
    Creio que a hora é esta

  • Tenho participado pouco,por falta de tempo mesmo,mas continuo no foco!Na verdade minha última compra foi dia 13/03!!!

  • Dona Paty, confesso que levei anos para entender a importância dessa projeção. Depois que me atolei em dívidas e não sabia o que fazer, comecei a anotar tudo que ganhava e todas as contas que tinha que pagar e, claro, as contas não fechavam. Mas depois disse que comecei a dar valor a cada centavo, pois ia comprar alguma coisa e lembrava que estava faltando dinheiro pra pagar as contas, ia comprar alguma coisa que naquela hora era “super necessária” e lembrava das projeções. Agora entende que nada é mais necessário que minha paz. Ainda estou pagando as parcelas das dívidas, mas por causa das projeções estou aliviada em saber que está acabando!!

  • Show! Já tinha aprendido isso contigo, mas só coloquei em prática em partes, não para todos os meus objetivos. Esse post abriu meu entendimento. Bjs

  • Seguindo firme e fazendo minhas projeções vai dar tido certo…foco…força…fé!

  • Patrícia do céu, fiz isso que vc falou certinho. Juntei o valor para uma viagem com minhas amigas para Punta Cana me achando a rica do pedaço…. quando fomos comprar o pacote na agência não tive coragem de gastar meu suado dinheirinho numa viagem à praia…. mulher, nós moramos num país com praias maravilhosas e que custam metade do preço….. analisei, analisei, analisei e resolvi não tirar mexer na aplicação….. tão lindo meu dinheirinho crescendo cada mês….. e o litoral do estado de Alagoas é absurdamente lindo e deliciosamente barato….. kkkkkkkkkkk

  • Já tinha o hábito de fazer projeções e me organizar! Mas, é sempre bom ver suas dicas e ler os comentários de pessoas que também tem o mesmo objetivo de consumo consciente!:D

  • olha a cada dia vc me surpreende com seus post eu sempre falo a qui em casa toda nossa dificuldade financeira é a falta de planejamento do nosso dia a dia como controlar a entrada e saída
    muito bem colocado esse post de hoje
    eu falo agora depois de eu lhe seguir e esta aprendendo eu junto dinheiro eu compro as duas coisas são impossível de conseguir fazer no mesmo tempo temos priorizar .
    as compra é muitas vezes desiquilíbrio psicológico e precisamos trabalhar até tratar .precisamos tomar consciência dos fatos chauuuuu

  • Estou nessa luta, mas fazer meu esposo entender tudo isso, está sendo muito dificil ele é viciado em cartão de credito, mas tomei uma decisão vou cancelar .

  • Oi Patricia,

    tou nessa! 🙂 é por isso que eu nunca avanço em projeto de compra…

    Vamos mudar isso, obrigada mais uma vez

  • Seguindo firme sem gastos desnecessários, e com a super faxina que andei fazendo..destralhando e organizando de verdade, descobri coisas que posso reaproveitar e fazer melhor uso.
    bjs

  • Há quem diga que anotar gastos não leva a lugar nenhum! Discordo totalmente! Anotando onde meu dinheiro vai é ferramenta para que eu veja onde posso fazer ajustes e assim projetar. Obrigada pelas dicas! Seguindo firme!

  • Para quem está no fundo do posso, cheio de dívidas, ter uma projeção financeira é como ter na sua frente uma sentença de morte decretada. Estou vivendo isso, e não encontro solução para pagar cartões de créditos, cheque especial e outras dívidas.

    • Oi, Monica! Vc deve seguir o desafio dia a dia. Vc começou hoje, então não pule para os desafios seguintes, pois vc tem um caminho a seguir, OK? Vai dar tudo certo, mas não basta ler, tem que seguir as dicas dia a dia. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *