Muitos estão vivendo de ilusão em ilusão, fantasiando coisas que, às vezes, nem as crianças creem mais. E isso tem trazido muita perda de dinheiro e comprometendo o futuro. Confira o desafio de hoje!

Ilusão, fantasia e perda de dinheiro

Eu ia deixa para falar dos famigerados ovos de Páscoa mais para frente, mas não deu!

Quando me contaram sobre uma reportagem mostrando uma mulher festejando porque poderá comprar ovos de Páscoa em dez vezes, não pude ficar calada!

O Natal vai passar e a pessoa ainda não terá terminado de pagar por nada mais, nada menos que chocolate!

Criaram a ilusão de que Páscoa tem a ver com chocolate em forma de ovo trazido por coelhos.

Sinceramente, a pessoa que inventou isso deve ter passado o resto da vida rindo muito, mas muito mesmo da cara de quem cai nessa.

Desculpe a sinceridade, mas estamos em um desafio e desafio é para as fortes!

Nem sequer se deram ao trabalho de escolher um animal que bote ovos…

Pelo amor de Deus, gente!

Pura ilusão para “justificar” a venda de 150 gramas de chocolate por mais de 30 reais.

Podem alegar que é a mão-de-obra, a embalagem e o transporte que encarecem, mas NADA justifica esse preço.

Ainda mais porque, daqui a pouco, você vai ver os ovos de Páscoa brasileiros sendo vendidos nos Estados Unidos e Europa por muito menos do que custam aqui.

Isso acontece TODOS os anos, mas as pessoas parecem que ficam anestesiadas com o brilho do papel cintilante e esquecem o real preço do chocolate.

Qualquer ovo custa 3 ou 4 vezes mais do que o valor equivalente em chocolate.

Há casos em que custam 6 e até 8 vezes mais.

Porém, há quem esteja festejando o fato de “poder dar um ovo para o filho” porque a loja vai fazer em 10 vezes.

Eu fico indignada com esse tipo de pensamento…

É como se as pessoas estivessem afagando a mão de quem acaba de dar um tapa na cara delas!

Por isso, não seja essa pessoa que entra em tudo o que é onda.

Chocolate existe aos montes o ano inteiro e por muito menos.

Se você tem criança e acha que deve dar o tal do ovo, é você quem decide, porém, faça isso na semana que sucede a Páscoa.

Você vai comprar a mesma coisa por menos da metade do preço.

Você sabe disso!

Negocie com o seu filho, explique e ensine que isso é pura enganação.

Agora se você mesmo acredita em coelho que bota ovo de chocolate, aí não é comigo!

 

Saia da ilusão

Uma pessoa que apenas vive na ilusão é porque tem uma realidade da qual quer fugir.

E isso é muito triste. Aliás, a pior coisa que pode acontecer com alguém.

Se a sua realidade é ruim, lute – de verdade – para mudá-la, mas não se esconda atrás de fantasias.

Um ovo de chocolate não vai fazer sua família mais ou menos feliz, mas as suas atitudes vão.

Conheça o verdadeiro significado da Páscoa.

Tanto a judaica (com a saída dos hebreus do Egito) como a cristã (com a ressurreição de Jesus).

E faça a sua realidade o melhor lugar para se estar.

Preserve o seu bolso, mas acima de tudo, a sua personalidade.

 

 

LISTA DOS DESAFIOS JÁ POSTADOS:

DIA 01 – Desafio 30 dias sem compras – Começa aqui!

Dia 02 – Vença os obstáculos invisíveis

Dia 03 – Vença as lutas visíveis

Dia 04 – Vença as vergonhas financeiras

Dia 05 – Não é uma resposta completa

Dia 06 – Defina um objetivo e as lutas virão!

Dia 07 – Critérios para compras durante o Desafio

Dia 08 – A onda do empoderamento desempoderado

Dia 09 – Cuidado com as compras via internet

Dia 10 – Você foi programada para ser pobre

Dia 11 – Não te entendo, te ofendo

Dia 12 – Autoconhecimento é a palavra-chave para o sucesso

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Nos vemos amanhã!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Oi Paty! Graças a Deus, eu ensinei meu filho desde pequeno a não ligar para isso. A gente compra chocolate quando tem vontade e, apesar do Ferrero Rocher ser delicioso, eu não pago mais de 50 reais por 300 g de chocolate.

    Sua frase sobre viver na ilusão por não estar feliz com a realidade calou fundo. Esse é o maior motivo de todos que faz com que gastemos mais do que podemos, que fazemos loucuras ou entremos em depressão.

    Você já fez algum blog sobre esse assunto?

  • Gostei!! Meu marido diz que não gasta com coisas supérfluas. Não necessita de uma data específica para dar presentes. Vem fora de época e quando ele quer dá e pronto.!

  • Patrícia, se a pessoa fizer muita questão do ovo, uma sugestão é fazer em casa, comprar os ingredientes e fazer junto com as crianças, explicando sempre que esse não é o sentido da páscoa. Sai bem mais em conta comprar os ingredientes e fazer em casa, além de poder se tornar um momento de diversão.

    • Fazer coisas em família é sempre uma boa, mas o que mais precisa ser explicado é que essa invenção de chocolate em formato de ovo é uma bobagem tremenda! A família pode fazer n coisas juntas e com propósito, sem ceder às invenções sem pé nem cabeça. Bjs!

  • Excelente reflexão.
    É um ciclo de consumo . O Natal com os presentes depois os gastos com carnaval, em seguida a Páscoa e logo depois o dia das mães e São João … chegamos ao meio do ano só atendendo aos apelos de marketing .
    Só que no meio desse apelo ao consumo , temos os compromissos com o orçamento mensal , a matrícula e material escolar , o IPTU, as contas de luz e internet , etc .
    É preciso ficar atento .
    Obrigada pelo avisos e vamos consumir de maneira inteligente .

  • Eu fiquei abismada com os valores dos ovos de Páscoa! Tem muitos anos que eu não faço questão porque acho o valor muito absurdo.
    Passei a comprar uma caixa de bombom e presentear os mais íntimos no almoço de domingo de Páscoa com barrinhas comuns.
    Esse ano não estou comendo açúcar e vou de bartinha de chocolate diet que já é mais cara, mas não chega nem aos pés dos ovos tradicionais.

  • Falou tudo Patrícia , precisamos da mas importância ao verdadeiro centido da Páscoa 👏👏

  • Olá Patrícia!
    Concordo plenamente com o que você diz, tanto para Páscoa,quanto para o Natal, pois infelizmente essas datas se transformaram em algo comercial, e no fim das contas, as pessoas acabam esquecendo o real significado delas.
    Não compramos mais ovos de Páscoa aqui em casa, já faz uns bons anos, aqui em casa meu marido é quem faz, junto com nossos filhos, e na verdade no fim das contas o que eles querem, não é nem o ovo de chocolate, mas sim fazer, então aproveitamos este momento para fazermos algo juntos e já ensirnamos a eles o real significado da Páscoa, e que o ovo de chocolate não tem nada a ver com esta data. Somos católicos, então de acordo com idade tentamos passar para eles o significado desta data.

    Ahh, e com R$ 30,00, aqui onde moramos, compramos 2 kg de chocolate, então com este valor na teoria seriam feitos pelo menos 10 ovos de 150 gramas.😉
    Obrigada, bjos, e bora #30dsc.

  • Concordo com você Patricia, o verdadeiro significado de Páscoa ta muito longe de algo haver com chocolate, ovos e coelhos.

  • Concordo plenamente com você e com um dos comentários acima de que passamos metade do ano sendo bombardeados com os apelos de marketing do comércio, é uma fábrica de consumo! Há quem me critique por ter esse pensamento, acham que sou insensível, que não ligo para as “datas especiais”. Pra mim data especial é aniversário, não preciso de uma data comercial no calendário pra comemorar as coisas e quando a data tem sentido, gosto de comemorar o motivo correto (tipo Natal e Ressurreição de Jesus).

  • Oi Paty!
    Concordo com que disse.
    Trabalho atualmente com artesanato e pra essa páscoa criei uns saquinhos com orelhinhas que dá pra por bombons e depois que a páscoa passar dá pra quem ganhou guardar o que quiser, e claro eles tem o preço acessível, pra nenhum cliente ficar endividado (ou precisar parcelar em 10x rs) e fazer um agrado principalmente para as crianças.
    Precisamos pensar fora da caixa, e ver as opções, como ao invés de um ovo, comprar barras ou bombons, que sai bem mais em conta e por uma embalagem bonita e diferente. Crianças são bem tranquilas de agradar, os adultos que complicam. E no final das contas o que realmente queremos é comer o chocolate, não importa o formato. 😉😘

  • Boa tarde, Patrícia!
    Disse tudo!! Eu já fui muito boba, gastava com ovos de páscoa caro para dar para outros, q muitas vezes eu nem recebia nenhum bombom de volta, só a conta do cartão pra pagar. Hoje eu não tenho coragem de comprar nem pra mim quando mais para outros. Não vale apena. 😘

  • Que suas palavras alcance aqueles que ainda não conhecem o verdadeiro sentido da páscoa.

  • Valeu nossa… isso é cultura do Brasil será ….não é possível ….que coisa…. a poucos dias recebi uma noticia que é moda…noivos vão se casar e pedem tijolo e todo material para construir uma casa achei um absurdo..rsrsrs…. ai uns conhecidos mandaram para ver se eu aceitava dar presente assim… é ruim fui curta..respondi no meu tempo não era assim..rsrs..

  • Boa tarde !
    Já falei para as crianças chocolate 🍫
    Será apenas uma caixa para cada um

  • Agora lascou-se ! Patrícia minhas filhas .não veem a hora de irmos ao mercado amanhã para a compra do mês .e elas escolherem seus ovos .O problema que meu marido vai junto e ele faz todas as vontades delas .só que por outro lado eu equilibro no que posso.levo sempre uma lista do que preciso.e compro sempre as promoções,

  • Eu entrei hj nos desafios, li tudo hj 😅😋
    Este sábado ( ainda n tinha entrado no desafio) fui comprar o almoço para a gente no grupo jovem, e fui vendo o que saía mais em conta, tanto em preço quanto em quantidade, e escolhi o mais rentável (e fácil só levar ao forno) que achei. Mas… Achei as benditolas das amêndoas de chocolate, as minhas preferidas ( as lilases) ali com desconto, costumam ser MT caras coisa de 2€ ou mais, e apanhei baratinho e comprei logo 2 pacotes, pq geralmente só as encontro a venda nesta altura infelizmente, e acabei comprando mais 2, um para experimentar e outro para ter para acompanhar os cafesinhos cá de casa para a família. No total comprei 4 pacotes de amêndoas. Nas batatas apanhei promoções tb e comprei 2 pacotes das que gosto para ter no carro para ir picando qd tenho fome.
    No fim o que eu ia comprar era só a carne, batata para acompanhar e um gelado
    Acabei por comprar além disso 4pacotes de amêndoas, e 2 de batatas.
    Nesse dia fui mesmo naquela de “recebi hj 😁 vou gastar”, mas aí aí. Fico naquela que n devia ter comprado tantas besteirinhas.

    Até que uma coisa que fazia só de vez em quando, quando fico mais apertada e essa de preciso? Faz me falta? Vai caber no armário? No orçamento? E paro e sigo o corredor para não olhar mais para lá, aí aparece outra coisa bem na caixa e aparece aquele lançamento que teve até uma amostra grátis á meses atrás e gostei MT, mas é caro, qd estou na fila e n tenho por onde fugir. É uma guerra

  • Ótimo post! Como sempre!
    As crianças estão cada vez mais cheias de vontades, crescem adultos sem valores…
    O real sentido da Páscoa é que precisa ser vivido.

  • Kkkk gostei muito do post, pois me abriu a visão com relação a ideia sem sentido de relacionar ovos de chocolate, coelho com a Páscoa em si, assim como me fez refletir com relação a outras datas. Eu já não me importo em não ter que comprar ovos de chocolate há anos, mas se quiserem me dar, não recuso não 😂 😂 😂…

  • Uau. Falou e disse! Esse texto e sua coluna de ontem no R7 arrebentaram! Bjs

  • Pura verdade! E estou rindo aqui com “Nem sequer se deram ao trabalho de escolher um animal que bote ovos…” muito bom, a verdade com humor é melhor ainda! Obrigada por abrir nossos olhos!

  • Eu estava pensando mesmo nos benditos ovos de Páscoa pq todos os anos dou para meus sobrinho e afilhados. Vendo o preço ja tinha decidido que compraria somente algumas trufas para cada, mas vendo esse post, estou analisando se vou dar alguma coisa… Tenho consciência do verdadeiro sentido da Pascoa, mas sempre vem aquele pensamento… “as crianças ficam esperando”. Será que vou conseguir não dar nada?? Não sei, mas uma certeza eu tenho; ovo de Pascoa por esse preço está fora de cogitação!!! Obrigada Patricia, mais uma vez postando o que precisamos ler para nos blindar $$.

  • Datas que se tornaram mero apelo comercial, seria uma oportunidade para refletir e acaba sendo uma motivação de consumo, misturada as emoções muitas pessoas perdem o controle e gastam muito além de suas condições para agradar outras pessoas. É preciso ir na contramão e usar a razão para se desvincular desse ciclo que se repete todos os anos, escolho ir pelo caminho de melhores decisões de consumo e não fazer algo só porque a maioria faz.

  • Há muito tempo… Conheci uma pessoa que comprou muitas peças de metal banhadas a nitrato de prata para encher o armário. O design das peças era belíssimo, sem dúvida. O problema é que na geladeira não havia comida para as crianças e a cada 2 meses tinha de reunir todas as peças e polir, com um produto caríssimo, especial para limpar a “prata”, levando horas para que aquela coleção voltasse a reluzir, novamente… Até hoje não consigo entender qual era o significado de ter tantas peças na estante, se a geladeira estava sempre vazia… Talvez fosse uma ilusão da graça e da beleza daquelas peças difíceis de cuidar, em uma casa simples, na qual a dona da prataria não se importava se as crianças tinham com o que se alimentar… Hoje, temos outras ilusões: a do excesso de maquiagem, o excesso de roupas e calçados, comprados por impulso, os automóveis luxuosos novos (para simular uma situação de aparente riqueza), quando a pessoa (ou toda a família) está endividada…

    • É uma pena esse tipo de atitude, ainda mais por parte de quem tem filhos…

  • Vi um vídeo no YouTube sobre compras nos EUA. É um acinte! O que custa R$ 17,00 (dezessete) aqui, pode custar $ 1,00 (um dólar) lá (como por exemplo, a batata frita, as caixas de bombons, as guloseimas, a pasta dental…). Lá não se vende alimentos processados em “pacotinhos”, como aqui. Lá são “pacotões” tamanho gigante por precinhos mínimos. Em contrapartida, a carne, as frutas, as verduras, além de raras, são caríssimas…

    • Não achei frutas e verduras caríssimas lá não. Algumas sim, mas há muita coisa boa e por um preço que, proporcionalmente, é mais barato que aqui, mesmo tendo uma natureza muito mais generosa no nosso país. O que nos mata são os impostos somados à vontade que o brasileiro tem de torrar dinheiro! rs…rs…

  • “Uma pessoa que apenas vive na ilusão é porque tem uma realidade da qual quer fugir. Se a sua realidade é ruim, lute – de verdade – para mudá-la, mas não se esconda atrás de fantasias”. Só li verdades nessa citação e no texto inteiro. As datas comemorativas tornaram-se apenas venda de mercadorias ilusórias. Uma pena ver que existam famílias que ainda caem nesses contos.

  • Nossa eu tenho uma trava psicológica que me ajuda muito e na verdade eu não sei de onde surgiu…
    Ela não me deixa comprar nada para pagar depois da duração do produto, ou seja, eu não consigo abastecer meu carro, fazer compra de supermercado, remédios e afins no cartão de crédito, mesmo que seja em uma única vez. Eu sempre penso: quando pagar a fatura ainda terei o produto? Se a resposta for não, sem chance! abastecer meu carro hoje sabendo que o combustível que ainda não paguei já acabou me causaria um infarto! Nem a desculpa de acumular pontos me convence.

  • Aqui no Ceará até os ovos da galinha aumentaram de preço!
    Desde pequena meus pais não comemoram a Páscoa, então não tenho essa tradição. Também não repassei para as minhas crianças, então aqui em casa está todo mundo de boa com esse desafio! 😉

    • Hahahaha… Até os de galinha? Não tá fácil pra ninguém!! rs…rs…

  • Páscoa pode ser desastrosa para quem usa da emoção para fazer compras. Mais um valioso ensinamento

  • Desde que os ovos de páscoa viraram artigo de luxo eu parei de comprar. Com o mesmo valor dá pra comprar muitas barras de chocolate. Esses valores dos ovos são impraticáveis, e tem gente que espera passar a pascoa e comprar mais barato os ovos quebrados. Também não quero, ainda está caro e quebrado por quebrado ainda prefiro uma barra de chocolate.

  • Meu Deus! Tudo é motivo para o consumismo! A reeducação é que é difícil. Mas o conhecimento leva à mudança! Perfeita análise da Páscoa, Patricia.

  • Na Noruega eles foram um pouquinho mais coerentes pois colocaram uma galinha no lugar do coelho rsrsrs

  • Boa noite!
    Estou em um momento difícil da minha vida financeira, mas sempre fiz meus filhos entenderem que temos que ter um discernimento sobre como gastar dinheiro, pois ele é finito.
    Abraço grande Patrícia!
    Obrigada por compartilhar conosco seu conteúdo e nos ensinar os como ganhar e gastar nosso precioso dinheiro.

  • neste momento aqui em Portugal o preço do chocolate que sobrou da época do Natal abaixou de preço e os ovos estão um absurdo.

    como tudo é chocolate aproveito e compro os que sobrou do ano passado, estão dentro do prazo de validade mesmo.

  • Bom dia Paty ,este tema e muito importante, temos a impressão que alguns brasileiros gostam de ser iludidos ,e muitos comprar estes ovos , caros para mostrarem para os outros que tem condições de comprarem ,eu com quase 30 anos de idade nunca ganhei um ovo desse valor ,lembro bem de minha mãe no supermercado ,com segurando uma barra de 5 kilos e perguntando ,você quer um ovo ou prefere esta barra que tem o mesmo valor ? e vem mais ,mesmo sem estudo algum ela consegui me mostrar o quando aquilo era um roupo ,isso eu com 8 anos ,naquela época ,nunca se quer explicavam o porque de comer ,chocolate na semana santa ,sendo que o mais importante e o que Senhor Jesus fez por nos ,mais parece que muito não estão nem ai .Gastam tudo o que tem ,imagina parcelar ovos de pascoa em 10 vezes, misericórdia .

  • Ótimo post!!! um absurdo os preços dos ovos!!! E se estão nesse preço é pq tem quem compre. Meu filho é muito pequeno pra explicar a ele, porém não gosta de chocolate, então vou dar um brinquedo que ele está querendo embrulhado no formato de ovo… Já fui louca por ovo de pascoa, tinha que ter o formato de ovo (pra vc ter idéia do que a cultura faz com pessoas bobas como eu era). Cada ano que passa menos a minha família compra ovo de chocolate… fazemos um bom almoço e comemoramos juntos!!!

    • Oi, Cristiane! Se vc mesma diz ter sido feita de boba por essa cultura, por que vai fazer o mesmo com seu filho introduzindo coisas em forma de ovo? Por que ele tem que ganhar um brinquedo em uma data que não tem nada a ver com presentes, ovos e afins?

  • Concordo com a idéia sobre a Páscoa e que chocolate existe o ano inteiro.
    Obrigada Patrícia pelos desafios 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *