Tire seu projeto do papel mesmo sem dinheiro!

Sim, é possível tirar a sua ideia do papel mesmo não tendo dinheiro. Se o seu projeto é bom e você sabe que as pessoas apoiariam, este post pode lhe trazer a tão esperada resposta!

Financiamento

Você quer lançar um livro, gravar suas músicas, fabricar aquele produto que fará a diferença na vida de muitas pessoas, abrir um negócio que trará crescimento à sua comunidade, quer poder praticar seu esporte preferido profissionalmente e representar o Brasil mundo a fora…

Enfim, você quer tirar o seu sonho do papel, viver do que ama, deixar a sua marca, fazer a diferença, mas… não tem dinheiro para realizar esse sonho e nem sabe por onde começar. Bem, como foi dito na abertura: este post pode lhe trazer uma resposta e lhe dar um norte em duas palavras:

FINANCIAMENTO COLETIVO

  • O que é? – Financiamento coletivo é basicamente uma campanha para arrecadar fundos e poder empregá-los na realização do seu sonho, seja ele qual for.
  • Como é? – Essa arrecadação é feita por meio de sites especializados em divulgar a campanha, receber as doações e repassar ao autor do projeto. Os sites ficam com uma porcentagem do valor arrecadado, então eles só ganham se você ganhar.
  • Quem faz as doações? – Qualquer pessoa que se identificar com o projeto pode doar, então, o importante é fazer com que o maior número de pessoas saiba da campanha para que possa se sensibilizar e ajudar. Seus amigos de trabalho, faculdade, lazer e das redes sociais já poderão ser um ótimo começo!
  • O que os doadores ganham? – Recompensas que você define em agradecimento ao apoio.
  • Como criar a minha campanha? – Você precisa saber o que é o seu projeto, como vai desenvolvê-lo, quanto vai custar e para quem será direcionado. Veja um passo a passo bem simples abaixo:

PASSO 1 – O QUE – Qual é a sua ideia/projeto/sonho?

Talvez você tenha um sonho, mas não tenha ainda parado para organizá-lo e descrevê-lo com detalhes. Se você ainda não fez, faça já! Separe um momento na sua agenda exclusivamente para isso, vá para um lugar calmo e tranquilo e escreva – com detalhes – qual é o seu sonho e do que precisa para realizá-lo.

PASSO 2 – COMO – De que forma você tiraria essa ideia/projeto/sonho do papel?

Imagine que você tem o dinheiro para tirar seu projeto do papel hoje, então, precisa saber exatamente o que vai fazer. Pense que você acaba de encontrar com uma pessoa que tem milhares de reais para investir em uma boa ideia, mas o investimento só vai ser feito para quem souber explicar muito bem o que é e como pretende desenvolvê-la.

PASSO 3 – QUANTO – De que valor você precisa para desenvolver seu projeto?

Você precisa levantar todos os custos e despesas que a realização desse sonho necessita. Sem saber quanto custa fica muito difícil (beirando o impossível) realizar qualquer sonho. Imagine que você quer comprar aquela casa linda que você passa em frente todos os dias no caminho de casa para o trabalho, mas não tem ideia de quanto custa. Será que você vai conseguir mesmo comprá-la algum dia ou só vai ficar mesmo na imaginação? Para realizar é preciso saber quanto investir.

PASSO 4 – PARA QUEM – Responda à pergunta: qual(is) benefício(s) meu projeto trará?

Sabendo qual é – ou quais são – os benefícios que seu projeto trará, ficará muito mais fácil convencer pessoas a ajudarem em sua realização.

EXEMPLO:

O QUE

Você quer abrir o seu negócio próprio e fabricar o produto X. Nesse caso, você já sabe o que (produto X), então faltaria o como, quanto e o para quem, certo? Então vamos lá!

COMO

Descreva de que forma você irá produzir o produto X respondendo às seguintes perguntas:

  • Você precisa de maquinário especial?
  • Precisa de profissionais especializados?
  • Precisa de um local específico?
  • Precisa de autorizações, certificações, cumprimento de exigências burocráticas?
  • As matérias-primas são nacionais ou importadas? Onde consegui-las?
  • Liste todos os recursos necessários para que o produto X possa ser fabricado.

QUANTO

Uma vez que você sabe de todas as coisas que serão necessárias, precisa levantar orçamentos e descobrir quanto custa tudo isso. lembre do exemplo da casa: você não tem como se preparar para comprar algo se não tem ideia de quanto custa.

PARA QUEM

Qual é o seu público-alvo? O produto X será direcionado para quem: adultos; crianças; idosos; jovens; homens, mulheres ou ambos; pessoas da classe A, B, C ou D; estudantes; profissionais liberais; viajantes; empreendedores; atletas? Enfim, deixe claro qual é o seu público da forma mais detalhada possível. E, por último, mas não menos importante, defina em poucas palavras qual o problema que o produto X resolve, afinal de contas, produtos ou serviços de sucesso são aqueles que resolvem os problemas das pessoas.

 

CAPA-LMAJUDA EXTRA

Se mesmo com as dicas acima você ainda não tem a segurança de montar sozinha o seu projeto, o livro Lugar de mulher é onde ela quiser poderá ser uma ferramenta muito valiosa. Nele, você encontra um passo a passo para montar um plano de negócio usando o Canvas.

Além disso, você vai aprender a iniciar um negócio do zero, o que vai facilitar – e muito – criar o seu projeto com clareza e poder usar o financiamento coletivo para viabilizá-lo. Peça o seu neste link e receba em casa!

 

COM QUE SITE FAZER?

Indico a plataforma Kickante. Leia abaixo e você vai saber o porquê!

MEU PROJETO!

Fique ligadinha porque eu mesma vou lançar dentro de poucas semanas o meu projeto de financiamento coletivo para um novo livro voltado à educação financeira para crianças! 😀

Minha campanha será feita pela Kickante, que é a melhor plataforma que encontrei, com grandes campanhas de sucesso e muita transparência na forma de trabalhar. Tive o prazer de entrevistar a fundadora, Candice Pascoal, e virei fã. Você que me acompanha sabe que só indico o que uso, testo e acredito!

 

Bora tirar esse projeto lindo do papel e ser feliz?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Patricia Santana diz:

    Olá Patricia,

    Gostei do post de hoje e ainda mais com a novidade do seu projeto.Algum tempo atrás eu comecei a pesquisar sobre como ensinar educação financeira para crianças pois acredito que isso fará a diferença para as crianças na fase adulta.
    Parabéns!!

  • Patricia diz:

    Boa tarde, meu sonho é comemorar minhas Bodas de Prata e ñ tenho condições mesmo fazendo uma comemoração simples.

  • Clara de Assis diz:

    Otimo, Patricia, estou quando lá, preciso de perserverança

  • Luciana Bodini diz:

    Que legal seu novo livro Pati!!Que Deus abençõe!! Só não entendi pq pedir o financiamento coletivo. Bjos!!

    • Patrícia Lages diz:

      Fique ligada que vc vai saber o motivo. Será algo inovador e que vai auxiliar muitas crianças! Bjs

  • Sónia diz:

    Olá Paty obrigada por essa força. Eu tenho um projecto já pesquisei, treinei, experimentei, ouvi algumas opiniões, agora estou comprando alguns pequenos equipamentos para começar, quero mesmo iniciar de zero. Fiquei com certo receio de como começar (dá um frio na barriga) mas tenho certeza de que tem tudo para dar certo. Agora recebo de ti ânimo para o fazer. Obrigada Paty Deus te abençoe abundantemente.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: