Sobrecarregada – Parte 2 – Como sair do sufoco!

Como era de se esperar, muuuuitas blindetes estão vivendo com sobrecargas pesadas de se levar. Hoje vamos ver como podemos nos organizar para sair desse sufoco!

mulher-que-trabalhaLendo os comentários e e-mails que recebi sobre o post de ontem, pude ver o que já esperava: muitas mulheres sobrecarregadas por suas rotinas abarrotadas de tarefas, sem tempo para si mesmas e sem saber o que fazer…

Como não dá para responder a todas particularmente (e eu nem saberia como), acho que o melhor jeito é dividir com você o que faço para organizar meus compromissos fixos.

Compromissos fixos

  1. Pense sempre nos prós e contras de criar compromissos fixos;
  2. Cuidado para que eles não tomem mais tempo do que o necessário.

 

foto-7-1024x1024Eu falo inglês há vários anos, mas a falta de prática me faz perder a fluência. Mesmo assim, fiquei uns 4 anos sem estudar… Quando surgiu o convite repentino para ir para Harvard (foto), me desesperei! Tive que fazer um baita esforço e espremer aulas intensivas na agenda, organizar a viagem, preparar a palestra e ainda continuar dando conta do trabalho do dia a dia, imagine a correria! Depois desse vendaval, fiz a análise dos prós e contras e vi que é melhor manter as aulas como compromisso fixo (1 hora, 1 vez por semana) e não ter mais correrias desnecessárias e estressantes. E para que esse compromisso ocupe o menor tempo possível, a professora vem na minha casa antes do trabalho. Tenho que sacrificar o sono e pagar um pouco mais caro, mas o tempo que economizo e o fato de todo tempo da aula ser exclusivamente para mim vale mais do que o desconto financeiro que eu teria indo a uma escola.

 

Outro exemplo de compromisso fixo foi fazer pilates 2 vezes por semana. Adiei essa decisão por vários anos, pois não achava um bom estúdio perto de casa. Só que, de tempos em tempos, por trabalhar hoooooras a fio sentada em frente ao computador, sofria horrores com dores no ciático. Às vezes tinha que cancelar meus compromissos simplesmente porque não dava para trabalhar. Decidi que ia achar uma maneira e pesquisei pela internet os estúdios mais próximos, achei vários! Eles estavam lá o tempo todo, eu é que “procurei que nem meu nariz”! (essas aspas eram da minha avó!). Prefiro investir 2 horas por semana do que sentir dor e ter que parar de trabalhar obrigatoriamente por vários dias. Essa foto aí não é minha não, mas será que chego lá sem dar um nó na espinha? hahahahaha…!

E se você acha que para mim é fácil, não tenha tanta certeza… Não sou funcionária de uma empresa, portanto, só ganho quando trabalho e se não trabalho, não ganho. Também não tenho horários fixos com os clientes, quando o trabalho surge eles entram em contato (e eu quase nunca sei quando isso vai acontecer). Às vezes fico dias com pouco trabalho, mas há outros que parece que todos os clientes combinaram de pedir tudo junto e ao mesmo tempo! O que faço é manter a disciplina.

BOLSINHA_IMG_5925Quando não tenho muito trabalho, adianto o máximo possível meus assuntos com o Bolsa Blindada. Como muitas de vocês sabem, o Bolsa não é meu trabalho principal. Os livros, este blog diário, as palestras, os cursos, as entrevistas, as gravações para TV etc., são coisas que faço fora do horário de trabalho. Por isso, aproveito todos os minutos que tenho e não deixo de reservar tempo para pensar nos próximos projetos (aliás, vêm novidades por aí, vou contar amanhã!).

Não é fácil manter organizada uma agenda que muda a todo momento, mas é perfeitamente possível. Muitas vezes tenho que me desdobrar trabalhando à noite e até aos finais de semana para dar conta de tudo, mas se eu não fizer isso, fica difícil manter meus compromissos. Festas, encontros com as amigas e outros eventos são raridades para mim, mas é assim que equilibro as coisas. Sem sacrifício, sem sucesso, lembra?

 

112428941_3GGE para terminar, vou contar como faço com as tarefas de casa. Apesar de ter uma profissional me ajudando 2 vezes por semana, há tarefas que eu tenho que fazer, como lavar roupa. Quando tenho uma quantidade suficiente para encher uma máquina, já ponho para lavar e secar (seja o dia que for). Ter investido em uma máquina lava e seca foi essencial para mim, antes eu tinha lavadora e secadora, mas precisava esperar uma terminar para tirar tudo e colocar na outra. Às vezes esquecia e lá ficava a roupa úmida na lavadora! Depois que investi na máquina, uns 4 anos trás, coloco para lavar e posso até sair de casa. Quando volto está tudo limpinho, seco, cheiroso e super macio!

A arrumação da casa também é por minha conta, então procuro não ter que parar para arrumar guarda-roupa, estante de livros, armário de cozinha etc. Mantenho tudo arrumado sempre. Quando tiro uma roupa já decido o que fazer: guardar ou colocar para lavar (nada de ficar empilhada por aí). Assim que levanto já arrumo a cama, senão dá preguiça! E não deixo nada jogado para “guardar depois”, o depois é já! Mesmo assim, às vezes preciso dar uma paradinha para dar uma geral, mas evito de fazer isso sempre e já ajuda muito.

A regras são simples: melhor fazer um pouco por dia do que deixar tudo para um dia só. Melhor sacrificar um pouco em uma coisa para poder fazer outra. Melhor investir em algo que vai te ajudar do que gastar à toa. E a regra de ouro: jamais perder tempo com o que não acrescenta nada! Já falei demais por hoje e meu marido está me esperando para ver um filme! FUI!!!!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Laura - Portugal diz:

    Oi Patricia um bom dia pra você!!

    A sua forma de organizar a casa é mesmo assim que faço e da certo. A minha casa está sempre organizada e esse hAbito de colocar as coisas no lugar nos ajuda também.

    Outra coisa que faço é ter um lugar certo para cada coisa.
    Até as canetas, chaves de casa tem lugar certo em minha casa, pois não gosto de perder tempo a procura seja do que for isso pode parecer bobo, mas quantas pessoas que na hora de sair de cada ficam 10 a 15 minutos a procura das chaves do carro de manhã por não saberem onde coloca. É preferível chegar em casa e colocar imediatamente no lugar, assim tudo fica mais fácil.
    Amei as dicas de hoje. Um super beijo

  • keith diz:

    ufafaffa!!!! eu tbm me sinto sobre caregada, trabalho a semana toda e ainda por cima tenho de voltar p fazer o jantar.
    Quasndo chega a noite, tou morta de sono, imagine só no sabado tenho de engomar lavar roupa cozinhar.

    è muita coisa que até me sinto totalmente extressada quando chega final de semana.

    MAs decide procurar alguem para me ajudar com as coisas, que me são muito pesadas

  • daniela meireles diz:

    Um dia eu vou conseguir ser assim…. palavra de honrra. Admiro muito a sua disciplina e o seu auto-controlo.
    Obrigada por partilhar e me ajudar e incentivar a mudar.
    Isso nao tem preco.

  • Marcia Barcelos diz:

    Bom dia, sim.. sim… disciplina.. palavra-chave!!! Procuro também estar organizada o máximo possível. Mas, sem sombra de dúvida, sempre temos muita coisa.. ufa!!!

  • Luciana Bodini diz:

    Nossa, estou me sentindo sobrecarregada só de ler, kkkk. Vou me inspirar em vc.Bjos!

  • Vania Croque diz:

    Com certesa vou colocar todas as dicas no meu doa a dia!!!
    Obrigada!!!
    Voce é o nosso tesouro que DEUS
    nos enviou!!!
    Bjus

  • Nayana Eduarda diz:

    Eu chamo isso de otimização de tempo, dinheiro e de vida. É tentar fazer o máximo possível para obter os melhores resultados em tudo o que se faz no tempo curto que se tem. Essa filosofia de vida leva as pessoas que a tem bem longe. Amei os dois posts! Paty, você poderia falar um pouco sobre essa questão de investir em algo um pouco mais caro as vezes compensa mais do que olhar apenas para o preço baixo. Tenho parentes que me criticam por essa atitude, mas vivem sem qualidade de vida. Não digo acerca de fazer coisas que gerem dívidas e apertos financeiros posteriores, mas aquelas que cabem no orçamento, mesmo sendo mais caras. Deu para entender? rsrsrs Beijos!

  • Elisangela diz:

    Verdade com tantas tarefas so mesmo sendo bem organizada para dar conta… Ufa…
    Ja me organizando para Novembro onde terei um tempinho so pra mim heheee…Ja esta na agenda???
    Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Jáááááááá!!! 😀

  • Priscila de Paulo diz:

    Verdadeiramente esse post tem nos ajudado e muito, ter disciplina é a palavra chave, para uma vida de qualidade… vou fazer oque for preciso para tornar isso real em minha vida, pois necessito.

  • Mareangela diz:

    Olá Dona Patricia!
    Como que a Sra faz pra manter a vida espiritual e godllywood?
    Pois sei que isso também exige tempo…
    Leitura da Bíblia, um livro espiritual, evangelização, tem reuniões, mais o godllywood que serve para trabalharmos em nós…. Eu sinceramente estou curiosa

    • Patrícia Lages diz:

      Praticando um pouco a cada dia. A leitura diária da Bíblia não precisa ser de capítulos e mais capítulos, mas sim de um trecho que nos permita meditar e ver como aplica-lona nossa vida. As reuniões são uma vez ao mês, se organizando dá para atender perfeitamente e as tarefas que recebemos só nos ajudam a crescer. É um investimento precioso de tempo e todas as mulheres são capazes de fazer, basta querer! 😀

  • Gislaine Tavares diz:

    Oi, eu também estou criando este hábito de fazer um pouco por dia para não deixar tudo para sábado.
    Bjinhos

  • valeska diz:

    Oi Patrícia obrigada por dividir suas experiências conosco se possível faça mais porst sobre esse assunto

  • Rosângela Nascimento diz:

    Como sempre suas dicas são ouro para mim!!

  • Fabiana diz:

    Oiee Paty, bom dia blindetes,

    Realmente a rotina que levamos nos dias atuais temos que ter auto disciplina, eu também tento organizar a casa no dia a dia, porque trabalho e fico praticamente o dia todo fora de casa e chega final de semana tem os compromisso na igreja, mas tenho a minha agenda sempre comigo, marco na agenda e na agenda do celular para não esquecer os compromissos…

    bjss adorei o post

  • Paulliane Santos diz:

    Reconheço que meu caso não é sobrecarga de tarefas, mas sim descompromisso com as que tenho. Tenho um trabalho que me permite ter dois dias de folga, com exceção do sabádo e domingo. E ainda assim fica coisa acumulada. Meu maior problema é o hábito do “cochilo” depois do almoço. Quando estou em casa ao invés do cochilo acabo adormecendo e aí uma parte do dia foi embora sem proveito algum. Queria muito me ver livre dessa mania, porém se não tiro esse “cochilo” fico com uma dor de cabeça horrivel e super indisposta.

    • Patrícia Lages diz:

      O seu corpo deve ter acostumado a isso, mas se vc quer mudar, não durma! Logo, logo seu corpo acostuma de novo e vc não deve sentir essas dores. Já vi casos assim!

  • Camila Lopes diz:

    Jamais perder tempo com o que não acrescenta nada, esse será meu novo lema..rsrs
    Muito obrigada Patrícia por nos ensinar tanto, comecei a ler seu blog ontem e já estou viciada, estou ouvindo todos os audios, e desafios! Está me ajudando em tudo, beijos.

    • Patrícia Lages diz:

      Seja muito bem-vinda!

  • Ana Claudia diz:

    Obrigada Patricia pelas dicas.vou tentar me organizar isso é muito importante na nossa vida.beijosss.

  • Luciana S. da Silva diz:

    Oi d. Paty, relamente as tarefas de casa estão me sobrecarregando…trab o dia todo por um salário bem michuruca, não da pra pagar uma faxineira pq estamos pagando muitas dívidas ainda, e pra ajudar ainda temos 2 cachorros que me ocupam parte do tempo pra cuidar todo dia…não sei o que fazer, estou desanimada…

    • Patrícia Lages diz:

      Será que não existe uma oportunidade aí?? Quem sabe trabalhando em casa vc consegue ganhar mais do que esse salário baixinho? Pense nisso!!

  • Monica diz:

    Ufa, que agito hein. Ótimo post como sempre Deus tem lhe usado poderosamente. E como você faz pra ter tempo ainda pra curtir com o esposo, ali vimos sua correria pra ir assistir o filme que ele estava te esperando..rssss…Comecei minha faculdade tem 1 mês, e já vejo algumas cobranças do meu esposo, só que antes de iniciar eu havia conversado com ele que tomaria muito meu tempo, e já abri mão da faculdade todas as quintas feira pra poder participar de um compromisso nosso na igreja, além de eu estar disponível também aos sábados e domingos. Preciso reagendar meu tempo, que é isto que ele tem me cobrado e muito. Bjs e até a próxima

    • Patrícia Lages diz:

      Tb tenho esse compromisso de quinta! Rs…rs…

  • Stephanie Martins diz:

    Adorei a disciplina com os compromissos a arrumação e ainda sobrar tempo pro esposo. Deus tem trabalhado mto nisso na minha vida agora da questao da disciplina, realmente vem de Deus e eh chave para tudo, o nosso trabalho com Deus, como esposa, no trabalho, na escola, na arrumacao da casa. Como o proprio bp Macedo ja falou o reino de Deus eh disciplina.

  • Naiana diz:

    Já sou leitora assídua do blog tem uns meses. ….e com certeza essas dicas são preciosíssimass!!! Sou mãe de um menino de 4 anos, com uma energia muito grande, esposa, trabalho com contabilidade, uma profissão não tão fácil e que exige estudo. Tenho feito de tudo pra mudar, pois ainda sou desorganizada. Mas, eis o segredo : fazer um pouco todo dia e vou comprar essa lavadora e secadora, porque eu me vi em vc. ..eu esqueço muito a roupa na máquina! Nooossa! Beijos e obrigada por tudo! Deus te abençoe.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu esqueci muito e depois tinha que lavar de novo porque fica com cheiro de cachorro molhado….. Kkkkkkkkkkk

  • Danielle friash diz:

    Oie Paty! Acredite ou não voce me lembrou das roupas que deixei na maquina…. 😛 OMG!!!! Mas esse é o secredo criar o Habito que na verdade nao é facil mas quem quer consegue quem nao quer arruma uma desculpa. Estou amando os post Sempre tem nos ajudado muito! Bjos Até Sabado!

  • Jaqueline diz:

    Paty muito legal e como te admiro,ainda chego lá.
    Paty eu ando me polícia do muito com a minha casa em questão a arrumação,pois estou morando nela um mês somente e tinha esquecido como dá trabalho.O que quero te dizer é:COMO FAÇO PARA O MEU MARIDO AJUDAR EM ALGUMAS COISINHAS EM CASA?por exemplo se ele lavar as suas cuecas,lavar o prato depois que eu arrumei a cozinha toda,guarda as roupas que suja no cesto e não na sala,pois parece que tenho dois filhos,um de 3 anos e meu marido de 33.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Jaqueline. Eu acho que vc está criando um problema onde não tem… Se vc lavar as roupas, a louça e arrumar as coisas – sem reclamar – ele vai acabar ajudando. Mas se vc quiser impor realmente ele vai agir como criança.

  • Mariana Pozzi de Oliveira diz:

    Maravilhoso!!! Estou precisando e muito Paty, pois minha vida e rotina mudaram muito depois do Davi… Preciso muito tonar essas atitudes que você nos sugeriu… Por favor…continue nos ajudando!!
    Obrigada sempre amiga. .bjos..

  • Vanessa (China) diz:

    Oi Paty, não é fácil mesmo! Há alguns anos eu abri mão de trabalhar fora, mesmo essa oportunidade tendo aparecido recentemente eu percebi que os contras eram muito contra no momento rs… Como aqui é um pouco complicado ter alguém para ajudar, optei (graças a Deus pude optar) por continuar cuidando das minhas filhas, meu esposo, dos meus afazeres de casa e umas coisinhas a mais que precisariam do meu tempo. Eu quero dar conta de tudo com qualidade. Cada coisa no seu tempo. Depois de anos sem estudar rs, consegui agora começar a estudar o idioma local (mandarim). E tento usufruir mais do meu tempo e cuidar de mim tbm fazendo caminhada e corrida logo pela manhã voltando da escola das crianças, é uma maneira de ficar mais disposta e voltar para os compromissos diários. Mas há certas coisas de casa e afins que tomam bastante meu tempo ainda, e, se eu deixo de fazer na hora, me sobrecarregam muito mais depois! Mas vou seguir sua dica e cuidar para que não tomem mais tempo do que o necessário :D. Bjs

  • Nayane G diz:

    Admiro muito vc, Paty. Que exemplo!

  • Fernanda leticia soares marinho diz:

    Bolsa blindada vai me ajudar muito.

  • Aurenice Limeira diz:

    Amei as dicas, e vou trazer para o meu dia á dia.

  • Isis diz:

    Olá conheci seu blog através do blog da Cris Cardoso. sempre fui organizada,trabalhadora e afins porém eu me sobrecarreguei de responsabilidades que nem eram minhas passei a refletir sobre todos os assuntos abordados e pronto pouco a pouco me tornei leve como pena! RS A rotina contínua porém vivo bem melhor! Eu e minha família agradecemos, bjs parabéns por despertar essa consciência que na maioria das vezes não damos atenção! Obrigada!

  • MARIA diz:

    EU VOU TENTAR ORGANIZAR MEU TEMPO PARA FAZER TODO. OBRIGADA SENHORA PATRICIA !!! BEIJOS.

  • Erica diz:

    Boa noite!

    Adorei este post, parace que você escreveu a minha vida! Preciso urgente organizar as minhas aulas para ter saúde e estar sempre preparada!

    Erica

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: