Roda do equilíbrio da vida: faça o teste!

Equilíbrio é algo que devemos buscar em todos os momentos para termos uma vida organizada. O teste da Roda do Equilíbrio da Vida pode ajudar, confira!

1-melhoria-pessoal

Organize a sua vida!

Você já viu esse filme:

Quando você não tem trabalho, tem tempo, mas não tem dinheiro para nada! Quando você está trabalhando, tem dinheiro, mas não tem tempo para nada!

Quando prioriza a família, não tem tempo para si mesma. Quando reserva tempo para si, a família reclama a sua falta!

Ufa…! Como é que faz, produção??

Uma ferramenta que pode ajudar você a enxergar um panorama mais amplo das várias áreas da vida é a Roda do Equilíbrio. Veja como funciona.

Roda do Equilíbrio da Vida

Na figura abaixo você vê uma roda dividida em 4 grandes áreas e subdividida em outras 12, que são:

  1. Vida Pessoal  – Saúde e Disposição, Desenvolvimento Intelectual e Equilíbrio Emocional
  2. Profissional – Realização e Propósito, Recursos Financeiros, Contribuição Social
  3. Relacionamentos – Família, Desenvolvimento Amoroso, Vida Social
  4. Qualidade de Vida – Criatividade, Hobbies e Diversão, Plenitude e Felicidade e Espiritualidade

O objetivo do teste é que você avalie cada um dos aspectos e dê notas de 1 a 10 para cada uma delas. Vamos facilitar o entendimento? Veja abaixo uma ideia de como avaliar cada área.

 

roda-da-vida-utilizada-em-coaching-wheel-of-life-tool

 

Objetivo e exemplo de avaliação de cada aspecto

Primeiramente é preciso saber que esse teste não se refere a como você gostaria de estar ou ser, mas sim, a como você é e está ultimamente.

Também é importante ressaltar que nunca estaremos com todos os aspectos da roda com notas 10.

A roda “gira” e, em alguns momentos da vida, teremos que abrir mão de algumas coisas para podermos conquistar outras.

Pode ser que, em algum momento da vida, você tenha que abrir mão de sair com as amigas para poder estudar ou se dedicar à família. Isso é normal.

Porém, passado um tempo, refaça o teste para que a “roda gire”, ou seja, dar um tempinho nos estudos e reservar um momento para os amigos (para que você não acorde um dia e perceba que não tem mais nenhum!).

Dito isso, vamos para um exemplo de avaliação de cada aspecto:

Vida Pessoal

  • Saúde e Disposição – como anda a sua saúde? Você tem se sentido mal ultimamente? Acorda sem disposição, fica gripada com facilidade? Há quanto tempo não vai ao médico, dentista ou faz exames de rotina? Se você percebe que está deixando a saúde de lado, dê uma nota mais baixa (1 a 3) . Se está mais ou menos, escolha uma nota intermediária (4 a 6), se está bem e com tudo em dia, dê uma nota mais alta (7 a 10);
  • Desenvolvimento Intelectual – você tem tido tempo para estudar, fazer uma especialização, curso, assistir uma palestra, ler um livro? Considere a mesma forma de avaliar do item anterior;
  • Equilíbrio Emocional – você perde a cabeça com facilidade? Vive nervosa e nem sabe por quê? Chora à toa ou percebe que está perdendo o controle das emoções? Conforme as respostas, dê uma nota;

Profissional

  • Realização e Propósito – o seu trabalho tem trazido satisfação ou tem sido apenas uma forma de pagar as contas? Você trabalha por obrigação ou com um propósito que a realize?
  • Recursos Financeiros – como anda o seu orçamento? Gasta mais do que ganha? Não consegue guardar dinheiro? Conseguiu conquistar algo que vinha lutando por muito tempo? Olha lá com esse aspecto, hein!? #BolsaBlindada rs…rs…
  • Contribuição Social – você tem reservado parte do seu tempo para ajudar o próximo, contribuir com alguma causa social ou impactar a vida de alguém, ainda que você nem sequer conheça?

Relacionamentos

  • Família – sua família está sendo negligenciada ou você sempre consegue um tempinho para estar com eles? Como anda a sua convivência: harmoniosa ou contenciosa?
  • Desenvolvimento Amoroso – como anda o coração? Sem cabeça para o amor? Será que vale a pena trabalhar e estudar tanto e não ter um tempo para cuidar ou buscar aquela pessoa especial com que divide ou vai dividir a vida?
  • Qualidade de Vida – você tem agido de maneira nociva ao seu próprio corpo? Como esta a sua alimentação, prática de esportes ou cuidados com o corpo e a mente?

Qualidade de Vida

  • Criatividade, Hobbies e Diversão – na sua agenda não cabe nem sequer o H da palavra hobbie? Você não faz nada para desenvolver sua criatividade e nem para se divertir? Que vida é essa? rs…rs… Avalie bem!
  • Plenitude e Felicidade – a sua vida hoje está lhe trazendo felicidade e feito você se sentir plena, realizada? Ou você tem vivido preocupada, estressada e com temor do futuro? Tente avaliar também os motivos dessas respostas.
  • Espiritualidade – você não é só corpo, né? Como você tem cuidado do espírito que mora aí na “casinha” do seu corpo? Sua fé tem lhe trazido resultados? Você reserva tempo para meditar em coisas espirituais?

Dica final

Seria bacana você dar um Google e buscar uma imagem da Roda do Equilíbrio para imprimir ou desenhe a sua própria.

Para preencher de forma mais visual, você pode pintar os espaços, por exemplo: se a sua vida espiritual for nota 8, você pode pintar os números de 1 a 8 no espaço da espiritualidade.

Vá pintando as casinhas conforme as suas notas (com a mesma cor ou cores diferentes). Assim, você vai ver mais claramente quais são as áreas que estão muito baixas e criar uma estratégia para aumentá-las.

Importante: não existe um resultado certo ou mais adequado para esse teste, pois nós somos diferentes umas das outras. Pode ser que, para mim, cuidar da saúde nesse momento seja o mais importante, enquanto que, para você, está tudo bem da maneira que está.

E aí, gostou do teste?

Amanhã tem mais dicas de organização, quem não quiser perder, cadastre-se!

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Fabiane diz:

    Adorei Pati. Já conhecia porque faço parte de um grupo de desenvolvimento pessoal. Essa ferramenta é ótima e de uso contínuo. Após a primeira avaliação é legal que comecemos a implantar mudanças onde é necessário, lembrando sempre: um passo de cada vez. Mudar tudo de uma vez é confuso, desgastante e pode não levar a lugar nenhum. As mudanças precisam virar novos hábitos, se encaixarem numa rotina para não sentirmos nenhum peso. Eu procuro fazer as avaliações e ir ponderando sobre o quê e como fazer para manter o equilíbrio, pois a chave para uma vida harmônica é o equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual. Vamos lá meninas, somos superpoderosas e conseguimos tudo o que queremos!!!

  • Liliani diz:

    Show

  • Marcia Ramos diz:

    Muito bom, já imprimi a minha. Creio que essa roda vai dar uma dimensão maior de como está a minha vida e ajudar a equilibrar todas as áreas!!! Mais uma vez obrigada Pat.

  • Fabíula Pereira diz:

    Bom Dia Patricia!
    Meu Deus!Parece até que você sabia tudo da minha vida.kkkkkk
    Eu não conhecia essa Roda do Equilíbrio e me ajudou muito,pois eu estava sobrecarregada e cansada.
    Vou por em pratica e depois te conto como foi.
    Beijos.

  • Fabiana maria dos santos oliveira diz:

    Que legal Patricia, gostei é bem interessante. As vezes temos que parar um pouco e nos focarmos em alguns pontos de nossas vidas que muitas vezes deixamos para traz.

  • Valéria Miranda diz:

    Amo essa roda, inclusive todos os meses faço pelo site http://www.mrcoach.com.br/ (Roda da vida)

  • carolina diz:

    Patrícia,obrigada vou imprimir preciso fazer muitos ajustes para equilibrar a vida e como é bom tem alguém sábio e objetivo para nos despertar .Deus abençoe seu trabalho!

  • Edna Freitas diz:

    Tudo o que eu precisava nesse dia rsrsrs dica de ouro!! Amei😍

  • Luciene Santos diz:

    Boa tarde Paty,

    ótimo teste , você sempre
    nós incentivando a sermos melhores a cada dia.
    grata.
    abraço

  • Josy Gomes diz:

    Quanto a diversão ( rsrs) quais séries na Netflix você assiste? (Se não se incomoda)

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: