Quando as redes sociais se tornam um problema

Estar em uma rede social hoje em dia praticamente faz parte da vida, mas o que precisa estar tão presente quanto as redes é não permitir que elas se tornem um problema. Confira o post de hoje.

Este post não tem respaldo científico ou acadêmico, mas expressa apenas a minha sensação diante do comportamento das pessoas nos dias de hoje.

Por causa do meu trabalho, me faço presente em algumas redes (Facebook, Instagram e YouTube) e sei como elas podem nos influenciar, assim como qualquer outra mídia. Mas a pressa com a qual textos e fotos são postados faz com que muita coisa seja superficial e fora de contexto e é aí que uma rede pode se tornar um problema. Em muitas coisas falta profundidade, análise, raciocínio. E é dessa mesma forma que muitas pessoas têm levado suas vidas: sem refletir, sem raciocinar, sem dar tempo ao tempo.

Parece que as pessoas estão vivendo no mesmo ritmo das redes sociais, pois  mudam de ideia com a mesma velocidade que rolam uma página, falam do que não sabem tal qual muita gente opina nas redes sem nem saber do que está falando e acha que, se cometer um erro, é só deletar mais adiante.

Precisamos ter profundidade, precisamos raciocinar, precisamos que o nosso cérebro seja mais rápido que a nossa boca ou que os nossos dedos num teclado e, para isso, precisamos dar tempo ao tempo. A vida não pode acontecer da mesma forma que um vídeo do YouTube: assistindo apenas algumas partes, correndo para frente quando estamos sem paciência ou voltando ao começo quando colocamos a carroça na frente dos bois e não estamos entendendo nada…

E muita gente tem se aproveitado dessa falta de profundidade e raciocínio, pois a internet está cheia de “mentiras legais” que vão de encontro com o que as pessoas querem ouvir:

  • Seja fluente em qualquer idioma em 4 semanas!
  • Aprenda a montar uma palestra de meia hora em 5 minutos!
  • Construa seu site com 3 cliques!

Você acredita mesmo que pode falar outro idioma fluentemente em 4 semanas? Você acredita mesmo que uma palestra com meia hora de duração pode ser criada em 5 minutos? Você acredita mesmo que é possível construir um site inteiro com 3 cliques?

Tem MUITA gente que acredita e alimenta essa indústria da enganação simplesmente porque não pensa, porque age na vida com a mesma superficialidade com que age nas redes.

  • O tal curso que faz você ser fluente em apenas 1 mês, oferece vários módulos que, na verdade, duram anos. Mas para que eu faria um curso durante anos se eu realmente me tornasse fluente em 1 mês? Por que, hein? Será que é porque eu não serei fluente em 4 semanas?
  • Só para explicar o que é o tal curso para montar uma palestra em 5 minutos a pessoa precisou de um vídeo de quase 20 minutos. Como alguém vai me ensinar a fazer algo em 5 minutos quando ele mesmo precisa de quase 20 só para me convencer a fazer um cadastro? Por que, hein? Será que é porque 5 minutos não são suficientes para fazer algo de qualidade?
  • Como alguém pode me ensinar a fazer um site com 3 cliques se só para me cadastrar no curso são precisos mais de 10? Por que, hein? Será que é porque 3 cliques não são suficientes para fazer tudo o que é preciso?

Quando você não usa a sua cabeça dá margem para que outros se aproveitem da sua falta de discernimento. Você é perfeitamente capaz de chegar às conclusões certas, desde que pense com coerência. Mas para pensar é preciso investir tempo, enquanto a superficialidade é superveloz. A escolha é sua.

Para não perder nossos próximos posts, cadastre-se:

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Patricia Silva diz:

    Muito bom este post a cada dia que se passa as pessoas desejam que alguém pensem por elas e na realidade gostam de serem enganadas pelos simples fato de não gostar de ler

  • Francisca Silveira diz:

    Amo o seu modo de ver as coisas Paty, e sempre busco discernimento em tudo o que vou fazer,tenho um site, onde vendo bolsas em couro na internet, até o momento não vendi nenhuma, mas sei que é questão de tempo, pois estou plantando e mantendo o foco, suas dicas muito me ajudam Paty. Obrigado.

  • marina diz:

    Amo muito suas dicas 🙂 Tenho aprendido muito,continue sempre assim com seus ensinamentos. beijos Sucesso!

  • taysa diz:

    Realmente Paty tem muita gente que se deixa enganar por tudo que vê,eu por exemplo era assim quando comecei a dirigir ,aceitava qualquer ajuda ,de qualquer ,pessoa,conclusão era tratada feito uma uma criança,sendo que ja sou adulta tenho 26 anos ,sabe o que eu fiz pra acabar com isso,percebi que se fui aprovada e por que sei e tenho condições sim de andar com o meu carro foi Deus quem me abençou.Não perco mais tempo com pessoas que não tem nada acrescentar ,isso não acontece so nas redes socias ,aonde formos encontramos com pessoas assim ,cheias de induzir a facilidades,que na verdade atrasam mais ainda nosso caminho . Sobre o inglês estou aprendendo um pouco a cada dia ,porque a gente não aprendeu falar o portugues ,todo de uma unica vez pelo contrario continuamos aprendendo mais e mais acada dia .Creio que além do inglês vou falar françes espanhol tudo com calma e determinação.

  • Josefa diz:

    Gostei desse poster, vou pensar mais, todas as vezes que ver algum assim, obrigado Paty.

  • Elaine Santos diz:

    Patrícia minha irmã compartilhou este post comigo, pois faz alguns meses que eu me queixava sobre a necessidade de estar nas redes sociais devido ao meu trabalho.Pelos mesmos motivos citados no post acima( superficialidade, mensagens desnecessárias, grupos, etc… e porque tudo é muito rápido .

    E minha vida estava na mesma velocidade adquiri estresse.Sem contar com estas ofertas de cursos e métodos mirabolantes que impõem uma urgência sem fim.

    Mas tinha horas que a vontade era de sumir disso não tinha nem tempo de pensar no que lia ou ouvia. Além da velocidade com que tudo se processa.

    E eu acabava perdendo o foco.Até que sofri um assalto e levaram o meu smartphone(porque???rede social com suas urgências).

    No início foi um grande prejuízo, pois desorganizou o meu trabalho. Mas tive paz e sossego , vi que de fato o incômodo era real e estava atingindo a minha saúde.Mudei radicalmente a forma de usá-la.

    Agora sim consigo trabalhar sem perder o foco e ler ou assistir com mais atenção o que de fato é importante.E impus dias horários para eu responder mensagens, e separei as redes sociais em dispositivos distintos. Não preciso levar tudo o universo comigo 24h rsrsr.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: