Programa Jovem Aprendiz – Parte 1

Sabe aquele velho dilema dos jovens: não consigo emprego porque não tenho experiência e não tenho experiência porque não consigo emprego? Ser um Jovem Aprendiz pode ser a solução!

Jovem-AprendizJá ouvir falar no Programa Jovem Aprendiz? Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho e conseguir a tão solicitada experiência.

O legal desse programa é que, além facilitar o ingresso a um emprego, oferece aprendizado e qualificação profissional.

Veja quem pode ser um Jovem Aprendiz:

  • Ter entre 14 e 24 anos
  • Preferencialmente ter participado do Curso de Capacitação Básica*
  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental

 

Como o programa funciona?

O objetivo do programa é inserir o jovem no mercado de trabalho, por isso, empresas parceiras abrem vagas e contratam esses jovens que receberão acompanhamento e orientação de um monitor/orientador.

Qual o salário do Jovem Aprendiz e como é o contrato de trabalho?

O contrato será estabelecido entre empresa e candidato e sua duração pode ser de acordo com o curso que o jovem está fazendo, mas nunca ultrapassando 2 anos. Sua remuneração será o salário mínimo estadual, de acordo com as horas do programa (somando atividades práticas e teóricas).

Quantas horas o Jovem Aprendiz deve trabalhar?

Há dois tipos de contrato: os que estão cursando o Ensino Fundamental trabalharão 6 horas e os que já terminaram trabalharão 8 horas.

youthNa quinta-feira que vem vamos citar os direitos trabalhistas aos quais o Jovem Aprendiz tem direito e os benefícios que receberá ao fazer parte do programa. Se você conhece algum jovem com dificuldades de entrar no mercado de trabalho ou conhece grupos de jovens, compartilhe este post com eles, pois estas informações poderão fazer a diferença para eles. E fazer a diferença na vida de alguém é uma ótima forma de começar o ano, não?

Para dar um empurrãozinho, seguem alguns links com vagas abertas em grandes empresas:

Bradesco – clique aqui

Itaú – clique aqui

Petrobrás – clique aqui

*O Curso de Capacitação Básica é dado gratuitamente em instituições parceiras do programa Jovem Aprendiz (vale uma busca no Google) ou mesmo no Ensino a Distância (EAD).

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • CARMEM LUCIA diz:

    curti

  • Luiza diz:

    O programa Jovem Aprendiz é realmente excelente para experiência profissional. Participei por quase 2 anos e a área que fiz me ajudou a definir em que área cursar faculdade.
    Também ajuda a desenvolver a responsabilidade com dinheiro e dá noção de um ambiente de trabalho, além de ganhar fazendo um curso profissionalizante.
    Sempre que vejo um jovem reclamando de estar parado, sem renda, logo indico ser jovem aprendiz. Algo que também ajuda é que não atrapalha os horários de estudo.

    • Patrícia Lages diz:

      Ah se tivesse isso na minha época!!! rs…rs…

  • Bruna =^.^= diz:

    Bom Dia Patrícia!
    Iniciei minha jornada de trabalho com esse programa, e realmente é espetacular. Na época trabalhei no Banco do Brasil, e pra mim foi uma experiencia ótima, aprendi muitas coisas… Recomento 100% para os jovens.
    Beijinhos

  • Bruna =^.^= diz:

    Bom Dia Patrícia! Sua linda!
    Iniciei minha jornada de trabalho com esse programa, e realmente é espetacular. Na época trabalhei no Banco do Brasil, e pra mim foi uma experiencia ótima, aprendi muitas coisas… Recomento 100% para os jovens.
    Beijinhos

  • Nayana Eduarda diz:

    Paty, eu aproveitei esse post para te recomendar outro livro super bacana que estou lendo, terminei aquele “FOCO” do Daniel Goleman e agora estou amando o “Mais tempo, mais dinheiro” do Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi. Além dos seus dois maravilhosos livros Bolsa Blindada 1 e 2 que sempre indico para as pessoas (inclusive emprestei um para uma colega recentemente com muita dor no coração pq não quero que ela perca kkkk), eu tenho esses outros para te indicar pois sei que vc, como eu, somos interessadas na área! 🙂 Deus a abençoe sempre!

    • Patrícia Lages diz:

      Muito obrigada pela indicação! Estou lendo “Mentes Consumistas” da Ana Beatriz Barbosa e Silva. Estou achando interessantíssimo!

  • Elisangela diz:

    Ah se tivesse isso na minha época também kkkkkk!!!!

  • Nayana Eduarda diz:

    Humm…Mentes consumistas é? Oba!!! Esse será meu próximo da lista! Obrigada! 😀

  • Ingrid Galdino ce diz:

    Olá… É muito bom mesmo, sou jovem aprendiz, e gosto muito do lugar que trabalho e o melhor de tudo é que dependendo do nosso desempenho podemos ser efetivados na empresa.

  • Laila diz:

    Nooossa… uma das minhas melhores épocas em que eu aprendi muito, foi quando eu fui Jovem Aprendiz no Espro aos 16 anos!! Minha amiga já fazia o curso e me convidou a participar… fiz uma prova, participei de uma entrevista e entrei… Foram cinco meses, onde aprendi como funciona uma rotina administrativa, logística, financeira, recursos humanos, legislações e muito mais…

    Qdo no finalsinho do curso, me encaminharam para uma entrevista pra uma empresa multinacional… onde consegui entrar e lá tbm foi show de bola. Amei trabalhar lá!!!

    Em todas as vezes em que eu participei de uma entrevista de emprego até hoje, sempre qdo menciono dessa experiência, as pessoas me dão parabéns, e procuro mostrar tdo o que aprendi e quão sou grata pela oportunidade.

    Super recomendo que tdos os jovens participem desse programa…

    PS.: Inclusive a minha família estamos mto felizes, pois meu irmão mais novo de 16 tbm rsrs, está começando a trabalhar em uma empresa como aprendiz da Rio Branco, que tbm é uma excelente instituição que ajuda os jovens.

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom!

  • viviane diz:

    ola.Bom esse blog.

  • lidiane diz:

    Passei na entrevista coletiva do Itaú e me ligaram do CIEE pra avisar e mandaram eu esperar uma ligação pro agendamento da entrega da documentação. Isso quer dizer que vou ser contratada né ?

    • Patrícia Lages diz:

      Não sabemos Lidiane, espero que sim!

  • lidiane diz:

    Obrigado 🙂

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: