Portabilidade de crédito – O que é e como usar

Assim como você pode mudar de operadora de telefonia quando quer um serviço melhor, há dívidas que podem ser transferidas para um credor que lhe ofereça melhores condições de pagamento. Confira no post!

portabilidade

Se você tem o livro Bolsa Blindada 2 já sabe o que é e como funciona a portabilidade de crédito (pág. 142). Mas se você não tem, nada de pânico, vou passar a ideia geral dessa modalidade para você não ficar refém dos terroristas que mencionamos no post de ontem!

O que é a portabilidade de crédito – é a possibilidade de transferir a operação de crédito (empréstimo ou financiamento) de um banco para outro.

Quando usar – se você deve ao Banco A, mas ele não está lhe oferecendo uma boa condição para pagamento, você pode buscar em outros bancos melhores condições.

Como usar – você deve perquisar em outros bancos quais as condições que eles ofereceriam caso você transfira a sua dívida para eles. O que você deve ter em mãos é o valor total da sua dívida e a taxa de juros que está sendo utilizada. É seu direito ter acesso a essa informação, mas tenha o cuidado de pedir por escrito para ter certeza de que estão lhe passando tudo corretamente.

Seus direitos e os direitos do banco – o banco credor não pode se recusar a passar a sua dívida para outro banco, porém os outros bancos podem não querer ficar com a sua dívida. É bem parecido com a portabilidade de telefonia: você negocia, fecha o acordo com o novo banco e eles, (os bancos antigo e novo) se entendem entre eles.

Dica de ouro – você deve considerar o valor total que a dívida vai custar e não apenas se a prestação ficou menor. Esteja atenta e não troque gato por lebre.

Amanhã voltaremos com as dicas de Direitos Trabalhistas com o advogado German Segré. Não perca!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Carol diz:

    Ótima informação.

  • Erica diz:

    Olá Patricia, tudo bem?

    É válido para qualquer tipo de dívida, inclusive a imobiliária?

    • Patrícia Lages diz:

      É válida para empréstimos e financiamentos, então vale a pena consultar outros bancos. Bjs

  • Cristiane Nestor de Almeida diz:

    SENSACIONAAAAAAAAAL,sincero, prático e real.Essa foi minha sensação ao ler o BB2 e ficou um “clima” no ar de BB3, será? Histórias para ilustrar sei que não faltarão pois desde o BB1 notei que você não era uma patricinha mimada que aprendeu economia em “Harvard”, mas sim foi blindada pela vida.E é aí o pulo do gato pois foram os problemas, as lutas, as provas que nos fazem crescer e amadurecer (embora na hora a gente não entenda).Um grande abraço e chegarei onde eu sonho pois; minha imaginação já chegou lá primeiro.Cris Nestor.BH/MG.

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou!

  • monica diz:

    Boa noite Patrícia. Eu estava pensando nesta possibilidade. Estou precisando de 1800,00 para quitar umas dividas e ficar com meu salario tranquilo. E ja tenho um emprestimo no banco x estava querendo fazer a portabilidade pro banco y e ver se me sobrava 1800,00 pra quitar esta divida. E o que vc me diz Patrícia de fazer compra de comida com cartão de crédito; sendo que comemos tudo este mês e só pagaremos no outro. E se não for desta forma como acrescentar este valor de compra mo orçamento, sendo que o supermercado eu acredito que é o que mais leva nosso dinheiro pois os preços sempre mudam de um mês para o outro. Obrigada pelas dicas que tem ajudado a cada uma de nós. E eu aguardo a sua resposta. Que Deus te abençoe a cada dia lhe dando sabedoria para continuar nos ajudando. Abraços Mônica.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Monica. Se a portabilidade lhe der uma condição melhor para quitar seu empréstimo, então é bacana fazer. Quanto a comprar comida no cartão, não vejo problema, pois vc pode até acumular pontos concentrando todas as suas compras nele. O importante é não comprar além do que pode pagar para jamais entrar no rotativo. Beijos!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: